sexta-feira, 19 de dezembro de 2008

ANÁLISE DA IMPRENSA LOCAL E REGIONAL

Redacção de Tomar a dianteira Colaboração da Papelaria CLIPNETO
Desta vez a primazia vai, sem contestação, para a "Grande entrevista exclusiva a "O Templário", dada por Miguel Relvas e com direito a foto e chamada de 1ª página. Grande, é realmente. Ocupa três páginas, embora com algumas fotografias. Entre estas, uma assaz curiosa, onde se pode ver o nosso deputado ao lado de Durão Barroso, agora em Bruxelas, e de Isaltino Morais, com um sobrinho na Suiça, segundo constou nos jornais.
Em termos de qualidade, a citada entrevista já não se pode dizer que seja grande, designadamente porque não é esclarecedora. Não por culpa de quem entrevistou, mas em virtude das cautelas do entrevistado. Político hábil, inteligente e com muita experiência, Relvas só disse exactamente aquilo que entendeu dever dizer. Não houve qualquer deslize, qualquer palavra ou frase fora do sítio.
Ficamos assim a saber que a nova ponte, cuja construção só foi aprovada na Assembleia Municipal com o seu voto de qualidade, "É hoje um consenso no concelho." Na mesma linha, "12 anos depois sinto-me feliz pelo facto de termos iniciado um trajecto comum que me deu muita satisfação." E mais adiante "Tivemos um excelente, dos melhores presidentes de Câmara do país."
Para que não restem quaisquer dúvidas de que aprova e apoia tudo o que foi feito, acrescentou que no próximo mandato há que "Manter o projecto e abordar um novo ciclo." "Temos orgulho na obra que está a ser realizada." Sobre o referido projecto, de cuja existência nunca ninguém se deu conta, nicles. Sobre a "luta de galos" Corvelo/Carrão, apenas uma explicação vaga.
Em resumo, Miguel Relvas nunca se engana e raramente tem dúvidas. Para ele não parece haver, em Tomar e no concelho, nem miséria, nem fome, nem sem-abrigo, nem prédios em ruínas, nem desemprego, nem decadência urbana, nem estabelecimentos a fechar, nem eleitores pouco satisfeitos. Lendo e relendo as suas respostas, fica-se com a ideia de estarmos a viver num oásis de paz e prosperidade. Na devida altura, os cidadãos dirão se assim é realmente.
No "Cidade de Tomar", destaque para ambulância do INEM que levou meia hora a chegar ao Moinho Novo, e "Mulher agredida e roubada". Sobre esta última notícia, será pertinente reconhecer que a nossa língua se vai degradando paulatinamente, de tal forma que já pouco ou nada nos pode surpreender. Após leitura atenta, aqui a redacção concluiu que não se trata propriamente de uma mulher, mas de uma senhora de 63 anos, viúva. Vai dar ao mesmo, dirão os do costume. Pois vai, mas há aquela história do tempo da tropa obrigatória.
Um soldado dirige-se ao sargento da guarda e pede-lhe para o deixar saír. -E o que é que tu queres ir fazer lá fora? -É para ir ajudar a minha esposa a levar as compras do mercado, respondeu o soldado. O sargento soltou uma sonora gargalhada e exclamou -Esposa?! Mulher tenho eu, e sou sargento! Esposa é só para os senhores oficiais! Vai lá ajudar a tua gaja e não digas que vais daqui!
Na segunda página, o mesmo semanário publica uma notícia curiosa, sobretudo no título: "PSD em vias de encontrar lista única. Carlos Carrão receptivo a ocupar o segundo lugar da lista." O curioso é que da leitura do corpo da notícia não resulta qualquer das anteriores conclusões. Carrão apenas confirmou estar a ser pressionado, designadamente por Relvas, afirmando que vai ponderar junto da família e dará uma resposta em Janeiro.
Noutras páginas, o periódico da Praça da República fala do natal dos vereadores em duas páginas, da primeira reunião da Entidade Regional de Turismo, que teve lugar em Tomar e designou Manuel Faria com vice-presidente, secretário, responsável pela delegação de Tomar e pelos Serviços de promoção. Aprovaram igualmente o organograma, que o jornal publica, mas num formato que não permite a respectiva leitura.
Ainda no "Cidade de Tomar", uma magnífica fotografia do candidato PS, no estilo Indiana Jones, uma proposta dos Independentes pedindo a reabertura do Parque de Campismo, bem como a revisão do plano de pormenor para o local. Trata-se de boa base, que teria outra força e outro alcance se fizesse parte de um plano mais abrangente. Assim ficamos sempre sem respostas para algumas perguntas. A ler igualmente as "Conversas ajardinadas" de António Freitas, que permitem entender, com diz o povo "porque é que as cabras marram umas nas outras".
No "Ribatejo", apenas duas notícias do nosso concelho: a reunião da Entidade Regional de Turismo e um Projecto de Realidade Virtual no Convento de Cristo, numa parceria IGESPAR/IPT. O texto de parte da notícia é muito peculiar. Ei-lo: "Imagine-se transportado à Idade Média, há cerca de mil anos atrás, quando o castelo e o Convento de Cristo eram o centro da vida de toda a região de Tomar." Tal e qual. O pior é que há cerca de mil anos ainda não havia Castelo, nem Convento, nem Tomar. Resta esperar que o citado projecto tenha mais qualidade. Caso contrário mais vale estar quedo, que com coisas sérias não se brinca.
"O Mirante" dedica esta semana muito espaço ao nosso concelho. Logo na primeira página, a toda a largura, os casos de agressão aos bombeiros. Depois temos ainda a transferência do Tribunal de Trabalho, uma foto de Corvelo de Sousa, a propósito de ter assumido a presidência da CIM do Médio Tejo, uma foto conjunta dos presidentes de S. João e Santa Maria e as queixas dos moradores de Carvalhos de Figueiredo, por causa da inclinação do viaduto sobre a via férrea.
Boa leitura. Bom Natal. Até para a semana.

Sem comentários: