terça-feira, 30 de dezembro de 2008

MAZELAS TOMARENSES - Ruas e caminhos

Acessos pedonais ao Convento - Património da humanidade



Foto 1



Cão Tinhoso




Antes de mais, um agradecimento à nossa companheira de redacção Odete das Farturas. Às terças-feiras este espaço é dela, mas esta semana, dada a minha insistência, concordou em ceder-mo.
Ontem, aproveitei a ida ao Porto do sr. Sebastião, e lá fui com ele. Os tripeiros continuam iguais a si próprios: abertos, fraternos, francos, frontais, usando sem peias uma linguagem vernácula, sempre adaptada às circunstâncias. Quando nos viram gritaram logo -Ora sejam bem aparecidos os mouros da herdeira burra! Tudo fino? Correspondida a saudação, como não percebi aquela da herdeira burra, indaguei. A resposta saltou logo -Ai num sabiam?! É Tomar; herdeira de vastíssimo património, não o sabe governar. Toma e arrecada, pensei eu.
A conversa continuou e, quando íamos a despedir-nos, lançaram-nos -Tende boa viagem de regresso à terra do faz de conta. Só em Tomar é que se inauguram pontes que faz de conta que estão prontas! Rimo-nos e o sr. Sebastião murmurou para mim -Nestas ocasiões a gente faz de conta que está alegre e que gostou da piada.
Ainda outro desvio, antes de ir ao essencial. Ontem o blogue do Templário esteve praticamente inactivo. Quererá isso dizer que a quase totalidade dos seus intervenientes são gente de passagem, que se entretém a semear caca e depois desanda para outras paragens, quando o cheiro é demasiado intenso e persistente? Aqui fica a pergunta, com votos de Bom ano novo para a Isabel e o Zé, que naturalmente não têm culpa nenhuma e merecem respeito pela coragem.
Passando às mazelas: Eu já desconfiava. Agora, após a entrevista de Corvelo de Sousa ontem referida, poucas dúvidas me restam. Tanta insistência no percurso Cidade-Convento através da Mata, há-de ter a sua explicação. Fiz-me ao caminho e julgo ter encontrado uma resposta possível. Ao pretender encaminhar futuramente os turistas por parte da antiga estrada da Almedina, a autarquia pretende desviar as atenções do estado em que se encontram, há longuíssimos anos, a Calçada dos Cavaleiros e a Calçada de S. Tiago. Além de arrecadar fundos europeus e mostrar obra feita, como vem sendo hábito.
Para quem tenha algumas dúvidas, é só reparar nas duas fotografias anexas, que não necessitam de qualquer comentário. Apenas duas achegas: 1-Ambas as vias pedonais se situam a menos de 200 metros da sede da autarquia; 2 - No caso da Calçada de S. Tiago, (Foto 1), já há cerca de 400 anos, o rei Filipe III de Espanha, 2º de Portugal, mandou recomendar ao alcaide o arranjo da calçada, antes da visita que tencionava fazer... Nas margens do Nabão, há coisas que nunca mudam!


41 comentários:

Anónimo disse...

Convidem os srs. Corvelo, Carrão, Ivo, Rosário e técnicos do DOM, DPF, DGEUR a fazerem uma caminhada (ligeira) com saída da Praça de República em direcção ao Pelourinho, subam a íngreme calçada até à Cerrada dos Cães e daqui desçam pela outra calçada.
Pode ser que, assim, estes srs se sensibilizem para mandar fazer as reparações devidas.
Mas, cuidado, expliquem-lhes muito bem a história das pedras das calçadas e recomendem-lhes que não é preciso modernizar o pavimento!.
É que pode acontecer o mesmo que à miscelânea de pavimentos do Centro Histórico (com novos passeios!!!!) e a escrita fica borrada.

Rui Ferreira disse...

E não esquecer que o acesso viário também não está "católico" lembro a debilidade estrutural, por cima do parque de estacionamento, que faz perigar o trânsito de pesados... (de passageiros claro).

Ainda sobre este assunto, gostaria de dar nota duma "empreitada" que a CMT realizou há pouco tempo nas imediações do Convento: - a limpeza de uma larga porção de terreno seu, quase a chegar à Ermida da Conceição, que mantinha desmazelado há mais de 10 anos, após compra a particulares.
É o QREN !!! (lol)

Anónimo disse...

Como sabem... o heritage tourism provoca efeitos directos (gastos no alojamento ou restauração), indirectos (contratualização de serviços de conservação e restauro de monumentos ou edifícios; outsourcing na conservação e manutenção de recursos naturais como os jardins, o rio ou a mata) e induzidos (criação/manutenção de emprego que provocará aumento do rendimento disponível local com consequente acréscimo da procura global: compra de casa, automóvel, mobiliário).
Ora perante tamanhas barbaridades cometidas pela câmara PSD o resultado de 10 anos de gestão camarária está bem à vista nas fotos apresentadas. Com tantos recursos financeiros desperdiçados, por exemplo, num complexo desportivo realizado sem qualquer estudo custo/benefício. Sem sensibilidade pelo que melhor temos em Tomar canalizaram-se recursos para obras "megalómanas".
Ora sair do marasmo em que Tomar esteve desde 1996 poderia ter sido evitado apostando e estimulando os vários agentes turísticos em torno da nossa cidade com uma estratégia concertada. Como em tudo na vida foram tomadas decisões e opções e os resultados estão à vista: os eleitores que os julguem em 2009 como é normal na nossa democracia.
Recomendo que vão ao largo que dá entrada para o Castelo de Tomar/Convento de Cristo e que façam o registo fotográfico do abandono e desprezo a que foi deixado o local. Até turistas ou excursionistas se sentirão aturdidos com tanta degradação à volta. Será o heritage tourism - que não é a mesma coisa que turísmo cultural - é uma prioridade de alguma força partidária candidata a eleições para o ano em Tomar?
Vou sair pois não tenho capacidade para mais e a tristeza plasmasse na minha alma perante tantas incompetências e interesses imobiliários. Quanto aos interesses políticos cá estaremos para avaliar estes 10 anos e governação PSD comandados pelo SALTITOCAS.
Este texto irá para o blogue do "O Templário" pois parece-me que anda muito fraco de qualidade.


*Mega Massa Pro*

Anónimo disse...

"(...)a tristeza plasmasse na minha alma(..."

Para Português de doutorado e pouco menos que genial, que até sabe, pasme-se!, o que é a TAEG, não está mal.

Recomenda-se contudo uma revisão da conjugação reflexiva.

Anónimo disse...

Parodiando Kubitschek de Oliveira, o blogue d'o Templário está à beira do abismo e com as contribuições do "Massinha" irá dar um passo em frente.

Anónimo disse...

A Câmara tem sido dominada nos anos de democracia, e não nos últimos dez anos!, pela direita (PS/PSD) e a assacarem-se responsabilidades não responderá sozinho este executivo.

As opções tomadas foram tomadas com base num escrutínio popular e apetece perguntar: "Que Fazer?"

Mesmo que nas próximas autárquicas mude a Câmara para as mãos do PS e mesmo que o PS tenha apenas maioria relativa o que muda?

Na minha opinião nada.

Far-se-ão outros "paredões" manhosos com base no saudável princípio democrático que diz que "obra enterrada não dá votos" e completado pelo outro que diz que "obra útil é apoio à oposição".

A única esperança para Tomar é que tomarenses de alma e coração tomem nas suas mãos as rédeas do poder e façam obra consentânea com a História de Tomar.

Não é com piadolas fáceis de "herdeira burra" que vão lá.

Anónimo disse...

Sr. Diogo de Arruda
Reveja lá os seus conhecimentos.

Kubitschek de Oliveira, não senhor!
Este homem era um civil com massa cinzenta e foi eleito!

Era antes um dos Coroneis que tomaram o poder ditatorialmente - COSTA E SILVA (mais tarde, general, como é óbvio!).

O tal que, quando a hospedeira de bordo o informou que iam a sobrevoar a grande Amazónia a 11.000 pés de altura, lhe disse surpreendido: "Puxa filha! Que o Brasil era grande, eu sabia! Mas tão alto, não!".

E disse também a frase lapidar que V. Srª deturpou:
"O Brasil está à beira do abismo! Comigo na Presidência vai dar um passo em frente!".

Anónimo disse...

Caríssimo Anónimo.

Se a quer atribuída a Costa e Silva, seja.

Como sabe é apenas uma anedota sem qualquer base factual.

E de facto fica melhor atribuída a Costa e Silva que a Jucelindo Kubitschek de Oliveira que disse um dia : "Não aceito o julgamento dos que agora me julgam; só aceito o julgamento do povo, pois só nele reconheço o juiz de minhas acções."

E, creia, sendo que o verbo "deturpar" tem essa acepção de "modificar" também tem a de "tornar torpe", a minha intenção era apenas "adaptar".

Passe bem.

Anónimo disse...

Enfim o património tomarense em breve desaparecerá se não se tomarem sérias medidas. O dinheiro não abunda, encontra-se nos bancos. Concordo com o bloguer Arruda, e em parte, com o bloguer Mega Massa Pro. Que fazer? Tornar atractiva a cidade tem de ser com todos os cidadão. Mas ninguem se entende, há sempre interesses e divergencias, que fazer?
Abraço e Feliz 2009.
JSR

Anónimo disse...

Oh Arruda escreve algo que interesse e beneficie o interesse tomarense. Duplo Queixo, menina e salticocas o que já fizeram por Tomar? Nada. Lê com atenção o discurso de Cavaco que ele, às tentas, diz o que sempre tem acontecido em Tomar desde 1992: interesses partidários prejudicam as instituições democráticas. O segundo mandato de Marques foi uma verdadeira marcação ao homem.
É extraordinário como tipos que nem pagam impostos em Tomar tem a veleidade de ganhar eleições. Em 2009 ficas, de novo, em terceiro lugar!
E já agora o teu PS parece uma loja de taxidermia. Que fachada!

Os semáforos da nova ponte, ontem de tarde, deixaram de funcionar. É de imaginar o que isso acarretou para a circulação rodoviária. A fonte cibernética está uma vergonha pois como julgo que sabem a água tomarense é das mais calcárias do país e os chuveiros estão todos entupidos. Oh Corvêlo... nem vê-lo... que herança.
Oh PS mais uma vez para terceiro.

Marques será presidente até porque como já tenho "escrevido" é o mais bem preparado para implementar políticas contra-cíclicas como sejam investimentos estratégicos na área do heritage tourism, no touring (lembram-se do parque de campismo?) e no turismo de negócios (congressos, convenções, reuniões de trabalho, etc.). Mais tarde serei mais explicito e concreto pois nada melhor que mensurar estas grandezas - justamente o que falta na agenda urbana 2015.

Anónimo disse...

to mr diogo de arreda

Juscelino Kubitschek de Oliveira
(1902-1976) President of the Republic of the United States of Brazil, 1956-1961

Juscelino Kubitschek de Oliveira was born in Diamantina, Minas Gerais, on September 12, 1902. He moved to Belo Horizonte in 1921, where he studied medicine at the University of Minas. After graduating in 1927, he worked at the surgery clinic of the Santa Casa de Misericordia in Belo Horizonte and then studied for two years in hospitals in Paris, Vienna and Berlin. He returned to Brazil and established his own practice in Belo Horizonte, in 1931. That same year he married Sarah Luiza Gomes de Lemos.

Early Political Career

Kubitschek's political career began in 1934, when he was appointed chief-of-staff in the Minas Gerais state government by Governor Benedito Valaderes. That same year he was elected to the Federal Chamber of Deputies, where he served until President Getulio Vargas dissolved Congress in 1937, after which he returned to his medical practice.

In 1940, Governor Valaderes appointed Kubitschek Mayor of Belo Horizonte, in which position he served until 1945.

In 1945, Kubitschek was again elected to the Federal Chamber of Deputies, this time serving until his election as Governor of Minas Gerais.

As Governor (1951-1956), Kubitschek oversaw the building of new airports, schools, hospitals, health care units and other facilities all over the state.

President

In 1955, the Social Democratic Party nominated Kubitschek for President. Unlike previous presidential candidates, Kubitschek began his campaign in the country's interior, rather than in the big coastal cities. His campaign focused on improving Brazil's economy and infrastructure, and promised to move the nation's capital to the interior. The campaign was successful, and he took office on January 31, 1956.

Kubitschek began his massive Brazilian rebuilding program, which he called "50 years of progress in 5," almost immediately upon taking office. Immense public works programs were launched, including the construction of major highways, hydroelectric facilities, and public buildings. To stimulate industry tariffs were revised upward, foreign exchange was rationed to aid importation of needed capital goods, and the credit facilities of Banco do Brasil and National Economic Development Bank were made liberally available. The country's productive capacity soared, and Brazil became a major industrialized nation.

The most impressive program he oversaw, however, was the construction of an entirely new capital city, Brasilia, 700 miles in the interior. The city was constructed in four years, and the capital was officially moved several months before the end of his term.

Kubitschek's administration was also noted for being one of the most democratic in South America, with few restrictions on individual liberties. The country also enjoyed remarkable cultural development, including rapid growth of the publishing industry; the appearance of numerous new novelists, essayists, and poets, as well as composers, painters, and sculptors; and, for the first time ever, a new national legitimate theater came into existence, especially in Rio de Janeiro and São Paulo.

On the foreign relations front, Kubitschek took the lead among Latin American nations by launching his proposal for Operation Pan America, a cooperative hemispheric program for Latin American development that served as a basis for the Alliance for Progress.

Kubitschek left office on January 31, 1961, and was succeeded by Janio Quadros.

Later Career

Soon after leaving the presidency Kutbitschek was elected Senator for the state of Goias.

In 1963, Kubitschek was asked by the Organization of American States to join with former OAS President Alberto Lleras Camargo of Colombia in a study of the functioning of the Alliance for Progress. Their recommendations resulted in establishment of the Inter-American Committee of the Alliance for Progress, which served as the supervisory body of the Alliance program for the rest of the decade.

In 1964, the military took control of the government. Kubitschek was stripped of his Senate seat and forbidden to hold any political office for ten years. After spending a few years in voluntary exile in the United States, he returned to Brazil in 1967 and became an entrepreneur.

Juscelino Kubitschek died in a car crash on the Rio-São Paulo Highway, 100 miles from Rio, on August 22, 1976.

Anónimo disse...

para Sua Excelência Prof. Dr. Diogo de Arruda

Artur da Costa e Silva (Taquari, 3 de outubro de 1902 — Rio de Janeiro, 17 de dezembro de 1969) foi um militar e político brasileiro, o segundo presidente do regime militar instaurado pelo Golpe Militar de 1964. Casou com Iolanda Barbosa Costa e Silva, filha de um militar.
Nascido no interior do Rio Grande do Sul, era então, quando assumiu a presidência da república, marechal do exército Brasileiro, e já havia ocupado o Ministério da Guerra no governo anterior, do marechal Castelo Branco.
Seu governo iniciou a fase mais dura do regime militar, à qual o general Emílio Garrastazu Médici, seu sucessor, deu continuidade.
Sob o governo Costa e Silva foi promulgado o AI-5, que lhe deu poderes para fechar o Congresso Nacional, cassar políticos e institucionalizar a repressão, sendo que no seu governo, houve uma aumento significativo das atividades subversivas e de terrorismo visando combater o Golpe de Estado de 1964 e do regime militar por ele instalado.

Anónimo disse...

Passaram do "Templário" para aqui.

Vamos por partes.

"E já agora o teu PS parece uma loja de taxidermia."

Este se se desse ao trabalho de ler o que os outros escrevem em vez de vir vomitar coisas sem nexo ganhava mais.

Não passa de um palerma, quer como anónimo quer como "massinha" ou "mega massa" e não vale o tempo que se perde a dar-lhe nas orelhas.

Sigamos.

"para Sua Excelência Prof. Dr. Diogo de Arruda"

Prof. não sou.
Dr. não sou.

Resta "Excelência" e isso sim sou.

O que ganhou em tentar hostilizar-me?

É por isso que não vale a pena a blogos tomarense, pelo menos no que concerne a comentadores.

Fique com o outro que fica bem.

Por acaso leio inglês, francês e dou uns toques de castelhano. Se era para copiar a biografia do Presidente Jucelindo era melhor fazê-lo de um sítio em português do Brasil.

Anónimo disse...

Por acaso leio inglês, francês e dou uns toques de castelhano. Se era para copiar a biografia do Presidente Jucelindo era melhor fazê-lo de um sítio em português do Brasil.

E a excelência a dar-lhe!
Não é Jucelindo
é JUSCELINO!
Nota-se que lê mal português!

Anónimo disse...

Oh Arrudalho estudaste em alguma escola na Nigéria?
Vai aprender a maximizar sistemas de equações no excel! Sabes fazer um organigrama no excel? As variáveis são quantitativas ou qualitativas? Absolutas ou relativas?
É que assim pelo menos saberias que uma das restrições a introduzir no problema de optimização dos teus votos seria: PS maior ou igual a rol de incompetentes.
Não sabes nada que interessa para a humanidade. O teu curso está cheio de desempregados. São precisos fisoterapeutas, engenheiros eléctricos, programadores.
Quando jogo futebol, ténis ou vou ao ginásio: aparecem uns tipos estranhos que não têm jeito nenhum para o ofício mas tentam, tentam e tentam contudo não sai nada. Eu chamo-lhes ABERRAÇÕES ou FREAKS, o que te parece?
És muito invejoso e os teus correlegionários?
Essa inveja só leva à tua desgraça como tens visto desde que te filiaste! Em Tomar és um cadáver político.
Mas está descansado que a UNESCO não te considera património mundial.
A partir de agora escreverei para quem me quiser ler ou ignorar pois tenho o meu próprio palco enquanto que o meu carísssssssimo tomarense tem que procurar e pedir audiências.

Não preciso de assinar, não é?

Anónimo disse...

Onde está "fisoterapeutas"
deveria estar "fisioterapeutas" e onde está "Não preciso de assinar, não é?" deveria estar "Mega Massa Pro" :-)

Anónimo disse...

Ó "massinha"

Estou mais que farto de te aturar e não tenho mais paciência para malucos.

Fica a gritar sozinho ou vai tratar-te.

Nem mais uma resposta da minha parte.

Anónimo disse...

Caro Rui Ferreira: Obrigado pela participação e notória boa vontade tomarense.
O terreno em questão não foi comprado. Foi doado à CMT por uma ilustre senhora tomarense, no tempo do presidente Bonet, se não erro.
A limpeza foi realmente feita e ainda bem. O pior é que juntaram as ramagens sobre um poço sem protecção, ali junto à estrada nova. De maneira que os pobres animais que ali procuram esconder-se... E os trabalhadores que futuramente forem recolher os detritos, se não estiverem avisados...
Sempre fomos assim cá em Tomar.

Cão Tinhoso

Anónimo disse...

Caro Rui Ferreira: Obrigado pela participação e notória boa vontade tomarense.
O terreno em questão não foi comprado. Foi doado à CMT por uma ilustre senhora tomarense, no tempo do presidente Bonet, se não erro.
A limpeza foi realmente feita e ainda bem. O pior é que juntaram as ramagens sobre um poço sem protecção, ali junto à estrada nova. De maneira que os pobres animais que ali procuram esconder-se... E os trabalhadores que futuramente forem recolher os detritos, se não estiverem avisados...
Sempre fomos assim cá em Tomar.Estamos sempre a improvisar e a armar em carapaus de corrida.

Cão Tinhoso

Anónimo disse...

@ Cão Tinhoso.

A diferenciação que faz aos seus comentadores é ultrajante.

Se não nos quer cá porque abre os comentários?

E não por ser o Rui Ferreira que até é bom rapaz.

Anónimo disse...

Qual é o maior contribuidor para o turismo tomarense: o turista nacional ou o estrangeiro?
O turista nacional com 68% das dormidas em estabelecimentos hoteleiros (dados de 2006). O turista estrangeiro contribui com o restante… ou seja 32% das dormidas em Tomar. O turista predominante em Tomar, em 2006, foi o espanhol porque estão mais próximos de nós e usam o automóvel como meio de transporte relativamente rápido e pouco oneroso? Não. São batidos pelos italianos! Do total de turistas com residência habitual fora de Portugal e que dormitaram em terras nabantinas em 2006, 28% eram italianos, 19% alemães, 16% franceses (França é o país que exporta mais turismo no mundo tendo em conta o número de visitantes. Quanto ao volume de receitas turísticas é o país de Mr. Bush que lidera o ranking mundial) e 14% espanhóis (1.718 hóspedes em estabelecimentos hoteleiros dos 51.252 totais).
E quanto às dormidas? Os valores percentuais são similares.
Poderia agora determinar (fica para outro dia) a permanência média em Tomar fazendo o rácio entre as dormidas e os hóspedes e aferir da capacidade, das nossas infra-estruturas físicas e naturais, na retenção e atracção do turismo interno e estrangeiro aos hotéis, pensões, etc. Devo assinalar que a estada média, em 2006, de hóspedes estrangeiros é de 3,9 noites enquanto que Tomar surge com 1,4 noites! Abaixo da média do Médio Tejo com 2 noites. Dos dez concelhos que compõem a nossa NUT III é Ourém (com o turismo religioso fatimense).que sobressai, neste (2,1 noites) e nos outros indicadores acima referidos. Tomar pode assim manter o segundo lugar (se é impossível competir com Fátima porque não fazer uma parceria estratégica e reduzir o seu problema de sazonalidade turística usando Tomar como parceiro catalizador?) no Médio Tejo, ser um verdadeiro pólo de excelência em heritage tourism, touring, turismo de negócios e atrair mais espanhóis e ingleses. Vamos pensar que além dos que ficam pelos menos 24 horas em Tomar existem aqueles que estão só de passagem e contribuem, mesmo assim, para o consumo turístico tomarense e consequentemente para o nosso PIB local?

*Mega Massa Pro*

Anónimo disse...

Rabisco corrigido e sujeito a apreciação:

Qual é o maior contribuidor para o turismo tomarense: o turista nacional ou o estrangeiro?
O turista nacional com 68% das dormidas em estabelecimentos hoteleiros (dados de 2006). O turista estrangeiro contribui com o restante… ou seja 32% das dormidas em Tomar. O turista predominante em Tomar, em 2006, foi o espanhol porque está mais próximo de nós e usa o automóvel como meio de transporte relativamente rápido e pouco oneroso? Não. É batido pelo italiano! Do total de turistas com residência habitual fora de Portugal e que dormitaram em terras nabantinas, em 2006, 28% eram italianos, 19% alemães, 16% franceses (França é o país que exporta mais turismo no mundo tendo em conta o número de visitantes. Quanto ao volume de receitas turísticas é o país de Mr. Bush que lidera o ranking mundial) e 14% espanhóis (1.718 hóspedes em estabelecimentos hoteleiros dos 51.252 totais no Médio Tejo).
E quanto às dormidas? Os valores percentuais são similares.
Poderia agora determinar (fica para outro dia) a permanência média em Tomar fazendo o rácio entre as dormidas e os hóspedes e aferir da capacidade, das nossas infra-estruturas físicas e naturais, na retenção e atracção do turismo interno e estrangeiro aos hotéis, pensões, etc. Devo assinalar que a estada média, em 2006, de hóspedes estrangeiros em Portugal é de 3,9 noites enquanto que Tomar surge com 1,4 noites! Abaixo da média do Médio Tejo com 2 noites. Dos dez concelhos que compõem a nossa NUT III é Ourém (com o turismo religioso fatimense) que sobressai, neste (2,1 noites) e nos outros indicadores acima referidos. Tomar pode assim manter o segundo lugar (se é impossível competir com Fátima porque não fazer uma parceria estratégica e reduzir o seu problema de sazonalidade turística usando Tomar como parceiro catalizador?) no Médio Tejo, ser um verdadeiro pólo de excelência em heritage tourism, touring, turismo de negócios e atrair mais espanhóis e ingleses. Vamos pensar que além dos que ficam pelos menos 24 horas em Tomar existem aqueles que estão só de passagem e contribuem, mesmo assim, para o consumo turístico tomarense e consequentemente para o nosso PIB local?



*Mega Massa Pro*

Anónimo disse...

Rabisco corrigido e sujeito a apreciação:

Como sabem... o heritage tourism provoca efeitos directos (gastos no alojamento ou restauração), indirectos (contratualização de serviços de conservação e restauro de monumentos ou edifícios; outsourcing na conservação e manutenção de recursos naturais como os jardins, o rio ou a mata) e induzidos (criação/manutenção de emprego que provocará aumento do rendimento disponível local com consequente acréscimo da procura global: compra de casa, automóvel, mobiliário).
Ora perante tamanhas barbaridades cometidas pela câmara PSD o resultado de 10 anos de gestão camarária está bem à vista nas fotos apresentadas. Com tantos recursos financeiros desperdiçados, por exemplo, num complexo desportivo realizado sem qualquer estudo custo/benefício e sem qualquer sensibilidade pelo que de melhor temos em Tomar canalizaram-se recursos para obras "megalómanas".
Ora sair do marasmo em que Tomar esteve desde 1996 poderia ter sido evitado apostando e estimulando os vários agentes turísticos em torno da nossa cidade com uma estratégia concertada. Como em tudo na vida foram tomadas decisões e opções e os resultados estão à vista: os eleitores que os julguem em 2009 como é normal na nossa democracia.
Recomendo que vão ao largo que dá entrada para o Castelo de Tomar/Convento de Cristo e que façam o registo fotográfico do abandono e desprezo a que foi deixado o local. Até turistas ou excursionistas se sentirão aturdidos com tanta degradação à volta. Será o heritage tourism - que não é a mesma coisa que turismo cultural - uma prioridade de alguma força partidária candidata a eleições para o ano em Tomar?
Vou sair pois não tenho capacidade para mais e a tristeza plasmasse na minha alma perante tantas incompetências e interesses imobiliários. Quanto aos interesses políticos cá estaremos para avaliar estes 10 anos de governação PSD comandados pelo SALTITOCAS.


*Mega Massa Pro*

Anónimo disse...

Para Diogo de Arruda:

Aceitamos o seu protesto e pedimos desculpa. Ocorre, todavia, que não houve qualquer discriminação, no nosso entendimento, claro! Apenas se considerou útil esclarecer o Rui Ferreira naquela questão do terreno, doado à CMT pela senhora Dª Maria Luiza Madureira. Salvo melhor opinião.
Já que estou com a enxada na mão, e a pedido do sr. Sebastião, aproveito para esclarecer que a expressão "herdeira rica e burra" não é, de forma alguma, "piadola". Dói, mas é o que se diz lá pelo Norte.
Escreva sempre, s.f.f. Bom ano!

Anónimo disse...

Para sua excelência diogo do arreda

Com que então queria censura?

Terá saudades do lápis azul e dos sargentos lateiros?

Que faziam os cortes (irracionais, no mais das vezes).

Mesmo que lhe custe!

Viva a liberdade!

SEMPRE!

Anónimo disse...

Vai tomar os comprimidos.

Anónimo disse...

ó arreda arruda

então tu, que açambarcaste todos os comprimidos que havia aqui nas farmácias,
agora queres que os outros também os tomem,
olha lá, telefonaram do júlio de matos a saber quando regressas, fazes falta lá para animar a malta!!!!
vá lá, regressa depressa
ok
obrigadinho!

Anónimo disse...

Estesr. Diogo e Arruda é um mero intelectualoide que tenta imprimir uma linguagem cuidada aos disparates que diz. É mais um daqueles de café....
Cumprimentos.
JSR

Anónimo disse...

Estesr. Diogo e Arruda é um mero intelectualoide que tenta imprimir uma linguagem cuidada aos disparates que diz. É mais um daqueles de café....
Cumprimentos.
JSR

Anónimo disse...

@ JSR

Olhe que não...

Rui Ferreira disse...

Caro Cão Tinhoso

Quase que lhe posso garantir que não foi doado e até lhe informo que andou um tempito (o terreno) sem estar correctamente conservado (na Conservatória claro!). mas esta cabeça não fixa tudo...!

Ah! e não foi a CMT, foram os SMAS que adquiriam,(vai-me dizer que é a mesma coisa... há quem discorde, sobretudo agora em per
iodo pré-pré-eleitoral) lol

Rui Ferreira disse...

Já agora gostava de saber porque é que o caro Diogo de Arruda e o caro "suplemento energético" PRO, trouxeram para aqui a sua eterna luta ?, é exibicionismo não é? lol

Anónimo disse...

Caro Rui Ferreira:

Bem sei que a regedor aí de cima é vocemecê.E com todo o mérito, pois é tomarense, filho e neto de tomarenses. Diz o avô Libério...
Neste caso do terreno, tenho a certeza que houve doação naquela zona. Se é aquele terreno, como penso; o do outro lado da estrada, ou ambos, isso é que já não garanto. Só consultando as actas camarárias, mas isso tem bicho...

Saudações tomarenses

Cão Tinhoso

Rui Ferreira disse...

Essa do Regedor, é preciso ter calma, não queremos criar incidentes protocolares...

Quando muito sou "varredor", creia que para "regeduras", e como dizem os ingleses: "the position is filled"!!! lol

Anónimo disse...

Por falar em ingleses, o Infante D. Henrique, que justamente era filho de uma inglesa e do Mestre da Ordem de Avis, foi nomeado regedor e governador da Ordem de Cristo, fanando o lugar ao seu antigo aio, o Mestre D. Lopo Dias de Sousa, desde então a repousar na Charola. Assim sendo, não vejo qual o motivo que poderá impedir o Rui, na qualidade de tomarense dos quatro costados, de ser regedor daquilo que entender. Podem é não lhe reconhecer tal título. Mas quem são os outros perante os tomarenses? Simples metecos, sem carta de alforria, como afirmava o Nini em pleno Paraíso. O da Corredoura, claro, que ao lá de cima ainda não tenho acesso. Mas com tempo e paciência...

Cão Tinhoso

Anónimo disse...

Caríssimo Rui Ferreira.

Pergunta Vossa Mercê :"Já agora gostava de saber porque é que o caro Diogo de Arruda e o caro "suplemento energético" PRO, trouxeram para aqui a sua eterna luta ?, é exibicionismo não é? lol"

Primeiro.

Não trouxe para aqui nenhuma luta, quanto mais eterna.

Não dou mais resposta ao Mega Não Sei Quê. Ponto final.

Segundo.

Exibicionismo? Da parte do "Massa" talvez, da minha nenhum.

Tenho poucos préstimos para andar a exibi-los.

Passe nem e um bom ano.

E fica-lhe bem "Regedor". Acrescentaria apenas "E Curador".

Anónimo disse...

arruda vem aí o arreda

ou será antes

arreda vem aí o arruda

e já agora vejam no muro da casa do saudoso Dr. NINI FERREIRA a placa toponímica da rua
DR. Lopo Dias de Sousa

e atentem na promoção do ALFERES Maia Pereira, feita pelos serviços urbanos/jardins da CMTomar nos documentos oficiais,

há pr´aí cada calino!!!!!!!

Rui Ferreira disse...

Ó Diogo!! eu tava na reinação... os blogs são públicos e portanto, amanhã poderemos ser NÓS os dois a esgrimir argumentos!

Ainda dizem que em Portugal se lê pouco!.. vocês escrevem cada tratado... (lol)

Anónimo disse...

Caro sr. Arruda:
Também cheguei a pensar em curador, mas arrependi-me. Concluí que havia o risco de julgarem que se tratava de algum auxiliar do adjunto do sr. Dr. enfermeiro, encarregado dos curativos no banco do hospital. Com a nível a que se chegou no domínio da língua pátria, todo o cuidado é pouco, não lhe parece?
Saudações cordiais

Cão Tinhoso

Anónimo disse...

Caro Rui Ferreira:
Após madura "matutação", permita-me uma pequena observação. Por favor não volte a designar-se com "varredor"! É reles, vulgar, ordinário, datado, ultrapassado, obsoleto. Agora entra-se na citada profissão como ajudante de cantoneiro de limpeza, e vai-se progredindo até cantoneiro de 1ª. Depois, ou se ascende a chefe dos ditos, ou se passa a técnico de recolha de resíduos sólidos (excepto pastéis de cão) de 3ª e assim sucessivamente. Logo mais acima há os engenheiros de salubridade urbana, geralmente na dependência do chefe de divisão de ambiente e reciclagem, mas aqui só chegam geralmente os devidamente habilitados com o cartão mais adequado ao momento que se atravessa. Actualize-se homem!

Rui Ferreira disse...

Tem toda a razão, vi a luz...!
Infelizmente, nem o cartão do ACP tenho!
Mas olhe, eu gostava mesmo era de ser balconista numa loja de ferragens, é esse o meu sonho! lol