domingo, 28 de dezembro de 2008

MAZELAS TOMARENSES - Desprezo pelos eleitores



Foto 1

Foto 2

O nosso painel de leitores, que nos orienta nestas coisas da actualidade, foi claro: O tema de ontem é interessante, mas a aludida ligação entre a Rua Lopes Graça e a Av. Mello e Castro é periférica, numa zona de expansão da cidade. Tomei nota, sem todavia concordar. Pode lá ser periférica uma ligação entre uma zona residencial e um hospital moderno?! Correndo o risco de ser inconveniente, ouso dizer que se trata de mais uma daquelas desculpas para lástimas que não têm desculpa nenhuma, pelo menos no domínio do bom-senso.
Como não sou de rancores, e continuo sem trela nem açaimo, pelo menos enquanto o sr. Sebastião consentir, fiz-me à viagem e fui procurar outras mazelas, desta vez mais antigas e situadas em zonas não-periféricas. A foto 1, ao cimo da Rua Voluntários da República, mostra o passeio, ou o que dele resta, junto à actual residência de um dos vereadores da oposição. Ou muito me engano, ou o referido autarca nunca protestou contra tal estado de ruína. E se nem a oposição protesta...
A foto 2 foi tirada um pouco mais acima, na antiga Rua de Coimbra. Um passeio dos antigos está em estado lamentável. Além disso, um poste da EDP obriga qualquer peão a passar pela faixa de rodagem, colocando-se assim em perigo.
São estes detalhes, que com boa vontade se resolveriam rapidamente e em conta, que me envergonham, a mim e aos tomarenses. Porque coisas destas já nem são sequer europeias. Fazem pensar noutras cidades bem mais a sul. E quem nos visita nota isso, embora nada nos diga.
Aqui há tempos, dois jornalistas locais falaram com um turista canadiano, professor universitário. Quando lhe perguntaram o que pensava do país, nem hesitou -"É muito sujo e pouco cuidado. Faz-me lembrar a Itália dos anos 50." O que ele ignorava e continua a não saber, é que os autarcas, apesar de insistentemente alertados pela comunicação social, fazem ouvidos de mercador e assobiam para o lado. Como se não fosse nada com eles. Ora se isto não é desprezo, desdém, por quem os elegeu, é o quê? Falta de vergonha, se calhar.

Cão Tinhoso

3 comentários:

Rui Ferreira disse...

Acho que nunca é demais fazer estes apontamentos!
Um "Zé da Vassoura" electrónico e para memória futura... Continuem a fazer esta colecção de cromos, bom trabalho!

Anónimo disse...

Obrigado Rui Ferreira! Se não forem os tomarenses a tentar zelar pela cidade, quem o fará? Fazem falta mais "Zé da Vassoura"!

Cão Tinhoso

Anónimo disse...

Pode ser que o Corvelo, o Carrão, o Ivo e a Rosário leiam este espaço, se envergonhem e tratem de curar as mazelas.
Mas, eles são assim um bocadito para o surdo e, mesmo com alguns puxões de orelhas e de alertas não costumam ir lá.
Mas, sr. Cão Tinhoso agarre-se com força às canelas deles, não os largue, pode ser que arrepiem caminho e se cheguem ao rego!
Continue e que nunca lhe doa!!!!!