quarta-feira, 31 de dezembro de 2008

BREJEIRICES DE ANO NOVO




Redacção de Tomar a dianteira





Duas advertências, a abrir: 1 - Sabido como é que os tomarenses em geral padecem de obstrição crónica do sentido de humor, pedimos licença para informar que esta peça tem termos que podem considerar-se brejeiros, (segundo a opinião da Velha senhora indigna e da Odete das farturas, expressamente consultadas para o efeito), pelo que deverá fazer-nos o favor de se abster de continuar a leitura, caso não consiga suportar as cantigas do Quim Barreiros. 2 - Como sempre acontece no nosso país, particularmente nas margens nabantinas, a culpa é sempre dos outros, nunca nossa. Neste caso, o "culpado" é o Alfredo Caiano Silvestre, que foi o primeiro a publicar na blogosfera a opulenta imagem que antecede. Aqui fica o nosso agradecimento ao Caiano, com votos de Bom ano novo.
No blogue citado, Caiano Silvestre escreveu que gostaria muito de ver a cara do padre, aquando da celebração do enlace. Dado que o lema de tomaradianteira é "os meios de saber e a coragem para o dizer", fomos consultar um dos nossos companheiros de redacção, que esteve duas semanas na Rússia, em Agosto passado. De fio em agulha, concluiu-se que o matrimónio em questão teve lugar em S. Petersburgo, conforme indicam a vegetação e as limousines. O passo seguinte foi a consulta ao clero local, que prontamente nos indicou o pope celebrante.
Questionado sobre a sua atitude na ocasião do evento, mostrou-se surpreendido, pois considera que se tratou de um casamento como tantos outros, embora neste caso com especiais características, que nos enumerou: A - Trata-se, sem qualquer dúvida, de pessoas prevenidas, pois temendo que a vodca possa escassear, começaram a beber logo junto à igreja; B - O noivo escolheu bem, em termos de falta de leite condensado, de falta de aquecimento, de falta de chicha, ou de airbag no carro, para já não falar na eventual falta de divertimentos. C - Acresce que, consciente de que as altas cilindradas implicam altos consumos, a noiva fez bem em escolher um homem prevenido, que como se sabe vale por dois. E se calhar nem é demasiado...
Bom ano para todos!

6 comentários:

Unknown disse...

Quero sensibilizado agradecer a enorme provação que foi o deslindar das circunstâncias que rodearam tão feliz enlace.

Fica assim esclarecido que a Lactogal não aparece na lista de patronicadores.

Anónimo disse...

Rabisco sujeito a apreciação:

"Sr. Padeiro Mega Massa"?
Tire o padeiro pois Mega Massa Pro é um suplemento alimentar para fazer crescer a massa muscular enriquecida com hidratos de carbono e proteínas e muito pouco de gordura. Coma muito pão e vai ver se a massa muscular cresce. É razoável que não! Conheço casos pontuais mas em média com pão não vai lá. Por isso só quem é um ignorante em bodybuilding pode dizer padeiro = massa mas é o perfil de tomarenses que temos que odeiam exercício físico. Conheço exemplos de residências universidades americanas onde existem ginásios para PhD students e não só, tomam suplementos e comem racionalmente. Mas é a nata pois a maioria dos americanos (da terra do tio Sam) são obesos. Tenho esperança que aprenda comigo também sobre esse dossier pois não me parece que esteja nada à vontade.
Gostou da apreciação mas também informação que complemente a minha nada, não é? Se eu resolver apoiar algum candidato presidencial que tenha ideias para o assunto o senhor já não gosta da apreciação, não é?
Quanto às taxas de ocupação há uma ligeira confusão da sua parte pois hóspedes/dormidas não são indicadores de taxa de ocupação hoteleira! É preciso olhar para o lado da oferta turística tomarense: capacidade de alojamento por 1.000 habitantes. Ora em Portugal a média (dados de 2006) são 24,9 camas por mil habitantes; no Médio Tejo 28,1 por mil; Ourém com 97,9 por mil e Tomar com 16,3 por mil. É um indicador que pode ser expandido não na criação (mas na diversificação dos produtos turísticos, em verdadeiras campanhas de charme junto dos mercados emissores e na criação de um centro de Investigação em Turismo em Tomar como existe no Algarve mas porventura e por certo mais pequenino) de mais infra-estruturas de acomodação pois a taxa de ocupação-cama (líquida) em Portugal é de 40,8%; o Médio Tejo com 25,1%, Ourém com 24,9% e Tomar com 30,4% (acima da média do Médio Tejo!). Ressalvo algo, e para finalizar este ano, o índice de saturação que reflecte o peso dos visitantes na população tomarense e que deve ser analisado pois reflecte a relação turismo/ambiente e precisa alguma precisão contudo utilizarei uma variável proxy para os visitantes... como já devem ter aprendido comigo… os visitantes são os turistas e os excursionistas!
Aconselho a leitura de dois razoáveis livros em Turismo, em língua portuguesa e inglesa: Cunha, Licínio (2007), Introdução ao Turismo, Editorial Verbo, Lisboa e Sinclair, M. T. e Stabler, M. (1998), The Economics of Tourism, Routledge, Nova Iorque, respectivamente.
Desejos de um ano de 2009 estimulante! Não esqueçam que antes da transição de ano o relógio parará um segundo… estejam atentos :-)



*Mega Massa Pro*

Anónimo disse...

Mesmo assim, mesmo assim! Se a senhora viesse viver para Portugal, há por aí tanta gente à mama que se calhar não se aguentava muito tempo. Mas posso estar enganado!

Anónimo disse...

GOOD YEAR!

Com uma leitaria destas os meninos que a elas tenham acesso directo serão uns autênticos infantes!!

Passe a imagem: antigamente TOMAR também tinha esta pujança!
Mas, com tantos mamões está exaurida e cheia de dívidas (dúvidas, já não há!).

Um abraço para todos!

Por TOMAR vamos LUTAR!

Anónimo disse...

Comi-a toda.
Cumprimentos
JSR

Anónimo disse...

Para JSR:

Não comias nada! Andas é atirar foguetes para o ar para distrair as pessoas!