terça-feira, 23 de dezembro de 2008

CRÓNICA DA ODETE DAS FARTURAS

Castanhas quentes e boas
Hoje é terça-feira e dia da minha habitual crónica. Como estamos no Natal e os próximos tempos
vão ser de muitos sacrifícios, achei melhor não desanimar mais os leitores com um texto longo e sem pontuação. Por isso, pedi ao sr. Sebastião, aqui do blogue, para me ajudar, que ele gosta muito de me pontuar (entre outras coisas), quando eu deixo. Mas não se avezem. Para a próxima já não haverá outra vez pontuação. Para se habituarem a ler "como deve ser".
1ª Castanha
Foi hoje inaugurada a Ponte do Flecheiro, cuja utilidade real continua por demonstrar. Para já, constata-se que praticamente não tem saída em condições para nascente, e que lhe falta uma via ascendente. Depois, aquele desvio da Av. Aquiles da Mota Lima para a traseira de Santa Maria, só podia lembrar a alguém numa terra como esta. Como se tudo isto não bastasse, quem circule de automóvel pela nova ponte não consegue aceder ao Mercado. É muito prático, não é?
2ª Castanha
Os arranjos envolventes da ponte são uma maravilha. Até há o que parece ser uma pista de ciclismo, que por enquanto não vai dar a lado nenhum. Os peões é que estão pior. O novo acesso pela ponte pedonal abriga a descer/subir uma escada. É assim o progresso?
3ª Castanha
Aquela extravagância que veio substituir a modesta muralha do matadouro é uma desgraça. Qualquer que seja o ponto de vista. Já se sabia, mas agora os factos são incontroversos. Além de prejudicar seriamente os moradores e ser um verdadeiro atentado ao bom gosto, ainda nem sequer abriu ao público e já causou duas vítimas, naqueles degraus. Uma perna partida e um jovem em estado grave, internado em Lisboa. É no que dá o novo-riquismo, que ignora como investir decentemente os fundos públicos colocados à disposição.
4ª Castanha
Ouve-se por aí, e já foi escrito neste blogue, que a imprensa local começa a sentir algumas dificuldades. Nada mais natural. Mesmo a nível nacional e internacional as coisas não vão nada bem para os jornais. E a crise ainda agora começou. E está para durar. Infelizmente!
Neste contexto, é surpreendente que numa das redacções locais se queixem de "original" a mais, ou de falta de páginas, situação que obriga a protelar algumas colaborações. Se realmente assim é, a solução parece óbvia. Como justificar um suplemento desportivo semanal, de 12 páginas no mínimo, numa zona onde o desporto está como sabemos, e num distrito em que os jornais regionais se limitam a 3 ou 4 páginas de desporto por semana? Diz o povo e com razão: Quem não tem dinheiro, não tem vícios.
5ª Castanha
Necessários, ia a escrever indispensáveis, sem qualquer dúvida, são aqueles três postes de iluminação pública, quase da altura da Torre Sineira, ali junto ao Cemitério Antigo. Com vários projectores cada um, facilitam as coisas a muita gente. Eu, por exemplo, que ainda não tinha decidido se devia ir morar para o novo ou para o velho, agora já não tenho qualquer dúvida. Vou escrever que me levem para o Cemitério Velho. Sempre poderei ler durante a noite, de borla.
6ª Castanha
No blogue mais animado aqui da zona, que é o do Templário, os conteúdos são por vezes de um nível que mete dó. Agora que vieram as férias, diminuiram as mensagens, mas a qualidade parece ter aumentado um bocadinho. Hoje, por exemplo, houve intervenientes muito instruídos em agricultura. Digo isto porque, lendo-os, fica-se com a ideia de que a crise tomarense resulta da óbvia falta de tomates. No meu fraco entendimento, nada mais falso. A cidade manifestamente não precisa de quem tenha tomates, mas de quem tenha cabeça e saiba usá-la, sem confundir a de cima com a de baixo. No caso dos cavalheiros, bem entendido. Essa é que é essa!
Um bom Natal para todos!

2 comentários:

Anónimo disse...

Penso que a D. Odete está a labutar numa confusão.

Os conteúdos do blogues são da responsabilidade da autoria. Ora dizer que "os conteúdos são por vezes de um nível que mete dó" quando se refere ao blogue do Templário é uma opinião que não partilho. Se calhar quereria referir-se aos comentários.

Anónimo disse...

Para Diogo de Arruda:

Tem toda a razão, mas julgo (se calhar erradamente...) que está subentendido. Até porque além das mensagens, só as primeiras páginas. De qualquer forma, bem haja pela chamada de atenção e aqui fica a rectificação. O blogue é bom e honesto. Algumas mensagens é que...
Bom Natal e 2009 o menos mau possível!

Odete das Farturas