domingo, 1 de maio de 2011

À MESA DO CAFÉ COM LUÍS FERREIRA

O vereador Luís Ferreira tem, como qualquer um de nós, qualidades e defeitos. Nas suas actuais funções de vereador topa-se isso mesmo. Procura informar os eleitores sobre o andamento dos assuntos autárquicos, designadamente na área financeira, o que é louvável, mas fica-se pelas meias informações, o que é condenável. Continua-se assim sem saber quanto cobrou a autarquia, em termos de receitas directas, durante o ano de 2010; continua-se assim sem saber qual a percentagem de redução das referidas receitas; continua-se assim sem saber quanto gastou a autarquia em telemóveis e outras comunicações...mas lá se conseguiu apurar, de forma inopinada, que os transportes locais, os TuT, custam ao orçamento municipal 500 mil euros anuais = 100 mil contos. Valerá a pena? Será mesmo indispensável? Haverá alguma racionalidade, tendo em conta que aumenta assustadoramente a obesidade e a marcha a pé ainda é um excelente remédio, tanto para o corpo como para o espírito?
Na conversa ontem mantida, na 17ª edição do programa À mesa do café, uma iniciativa conjunta Rádio Hertz/Tomar a dianteira, foi saliente tal dualidade -vontade de acção não seguida de efeito, informações incompletas, incongruências...
A grande surpresa foi, sem dúvida, a afirmação de que "Esta é a pior câmara desde o 25 deAbril...e sem a coligação, sem a acção dos eleitos socialistas, ainda seria pior". Uma pessoa ouve e fica espantada. Então numa autarquia em que a oposição potencial detém a maioria, um vereador desta lastima-se, mas nada faz para alterar a situação que denuncia?! A justificação apareceu pouco depois, mesmo sem ter sido solicitada, o que não deixa de ser significativo: "no actual figurino, quem manda realmente na câmara é o presidente; nem se percebe o que estão lá a fazer os representantes das outras forças políticas..." Por conseguinte, como sempre, a culpa é dos outros. Neste caso de quem fez a Lei eleitoral. E do presidente da câmara, claro!
"Tenho um excelente relacionamento pessoal com o presidente da câmara, mas em geral não concordo com para aí 80% das suas opções", disse noutra passagem. Como já antes lamentara que em Tomar se fale muito mas se implemente pouco, sendo raro que se vá até ao fim, fazendo o que ficou decidido, fica-se com a ideia de que há por ali uma série de contradições, a principal das quais parece residir na oposição entre as palavras e a actuação "no terreno". Com a notável excepção do "caso ParqT", que "passou" graças à inépcia dos IpT, em todos os outros tem vindo a verificar-se, de forma sistemática,  aquilo que aqui foi previsto desde o início da mancebia política PSD/PS -o vago acordo de coligação atou os eleitos socialistas de pés e mãos. Falam, falam, falam, mas nos momentos fulcrais votam como tem de ser, de forma a manterem em vigor a estranha aliança e, sobretudo, as benesses que dela resultam. Tudo tem os seus custos. Apesar das aparências, não há almoços grátis
Uma outra incoerência no discurso político de Luís Ferreira é o evidente desfasamento entre aquilo que propugna para o concelho em termos de actividade económica e os meios para que seja implementado. Noutros termos e mais precisamente, o vereador socialista defende o turismo cultural e a cultura como vectores do renascimento económico local. É uma opção respeitável e com pernas para andar, desde que encarada à luz da envolvência interna e do contexto internacional. Infelizmente para o autarca e para todos nós, ressalta do seu discurso que deverá ser a autarquia a liderar o processo, avançando com os meios humanos e, sobretudo, materiais. Tendo em conta a situação económica a que já chegou o concelho e a penúria reinante no município, pretender ir por essa via, equivale a querer construir e explorar uma piscina em pelo deserto do Sara...
Uma nota final para o que aí vem, a médio prazo. Luís Ferreira aflorou a hipótese de poder vir a ser o futuro cabeça de lista do PS, nas autárquicas de 2013. Fê-lo "de pantufas", assim como quem não quer a coisa, só para ver a reacção. Ao ser-lhe dito que se falava na hipótese de uma candidatura socialista feminina, tudo dependendo ainda dos resultados de 5 de Junho, apressou-se a negar essa hipótese. Demasiado depressa, quanto a mim...

13 comentários:

Anónimo disse...

De momento LF já tem um lugar na galeria dos COVEIROS DE TOMAR. Mas está agora a procurar um lugar de destaque ao lado de Relvas e Paiva (os maiores), Vitor Gil e Pedro Marques.A estes juntam-se obviamente as vereações respectivas.
-Os jovens, que ignorem Tomar como futuro.
-Quem puder, que fuja daqui.
-Quem estiver perto da reforma, paciência, que se aguente.

Anónimo disse...

Luís Ferreira é o exemplo-tipo, perfeito,do político que condensa em si tudo o que há de pior e que afasta os cidadãos da vida pública.

Apenas é movido pela ambição,pela vaidade,pela obsessão de sempre viver à custa do Orçamento de Estado,mas com chorudos vencimentos e mordomias.
Basta olhar para o currículo que despudoradamente exibe para perceber a matriz do seu projecto de vida.

Dentro do seu escalão de boy de 2ª ou 3ª categoria,já conseguiu 25 anos de "boa vida",à custa de pouco trabalho e muitos expedientes.

Para se auto-proteger eficazmente,infiltrou-se na Maçonaria.Por essa via vai manobrando traficâncias políticas e assegurando lugares aos que o rodeiam.

Para congeminar toda essa forma de viver não foi necessário um único voto popular.

Para ser Presidente da Câmara são necessários votos que o PS nunca conseguirá,dirigido e/ou encabeçado por Luís Ferreira.

Luís Ferreira está e estará indisociávelmente ligado ao mais negro ciclo eleitoral do PS/Tomar em eleições autárquicas.

Não atrai um único voto.

O PS/Tomar,em eleições autárquicas,políticamente dirigido por Luís Ferreira há muitos anos,não descola do score eleitoral mais baixo de sempre.
O PS/Tomar,com Luís Ferreira,apenas consegue manter os votos daqueles eleitores 100% fiéis ao emblema e à sigla,independentemente de ter uma pessoa ou um sobreiro como cabeça de lista.

Comparem os resultados do PS em eleições nacionais com os obtidos em eleições locais.

Poder-se-á dizer que a diferença é próxima dos votos dos IpT.

E antes de aparecerem os IpT?

E mais:

O que interessa isso?

A realidade objectiva,incontornável,há muitos anos,desde que Luís Ferreira é líder do PS/Tomar,directamente ou por interposta pessoa,é que o PS em Tomar só conhece a derrota,quedando-se até por um 3º lugar em 2005 e por um 2º lugar "à pele" em 2009.

LUÍS FERREIRA É O ROSTO DA DERROTA!

TEMOS DE MUDAR DE CICLO E DE LÍDER!

RÁPIDAMENTE!


Um socialista que não se identifica para não ser perseguido pelo clã Ferreira.

Anónimo disse...

O Luís Ferreira candidato à câmara!!!!!

Eu acho que eles no PS não são assim tão estúpidos, mas ainda gostava de ver isso!!

Era o fim da picada, até o BE tinha mais votos!!

É mesmo o figurino ideal, Carrão pelo PSD, Ferreira pelo PS, e a malta a rir até rebentar!

Cantoneiro da Borda da Estrada disse...

Ignóbil e miserável estilo de atacar um político, é o que tenho a dizer aos caros 3 Anónimos.
´

Anónimo disse...

Ó CBE,

Aprecio a sua fidelidade mística/religiosa (dizer canina é chato) ao seu Zézito e não deixo de compreender o seu agastamento quando aparecem 3 malvados a desmascarar o embaixador-mor do seu "Amor",qual amostra de catálogo do clientelismo SÚCIAlista - 50.000 BOYS E GIRLS - diatribuídos por todo o país, por tudo o que é pago pelo Estado com os NOSSOS impostos,incluindo os seus.

Ganhando em ordenado e mordomias uma média de 4.000,00 euros/mês,custam a módica quantia de 2.800.000.000,00 euros/ano - cerca de 2% do PIB.

DOIS MIL E OITOCENTOS MILHÕES DE EUROS ANO!

Olhe...

Tem de se conformar...

E não tenha ilusões...JÁ NÃO CHEGA A BANQUEIRO...

Aconteceu com o comissário Vara e a barraca está à vista.

Mas...com tanta fé...com tamanha devoção pelo seu Zézito...ainda pode chegar a gerente de balcão ou director de zona.

Sabe?

É que eu sou do PS mas sou SOCALISTA.

Não faço parte da súcia taxista,por opção,por convicção.

Mas...vergonhosamente,tenho de ocultar o nome para não ser prejudicado e perseguido pela clique de oportunistas e tachistas que tomaram conta do Partido.

E para me proteger da irmandade maçónica que tudo manipula na sombra e que hoje,infelizmente,reune o que de pior há no PS e no PSD.
A nível local e a nível nacional.

Sem prejuízo de reconhecer que há grandes homens,grandes democratas,que são maçons.

Já no Chile,em 1973,o exemplar democrata Salvador Allende era "irmão" maçon de Augusto Pinochet. Só por isso,ingénuamente,o deixou num lugar de topo da hierarquia das Forças Armadas chilenas.

São lições da História...

Passe bem...e tenha cuidado com os adjectivos.

Porque a VERDADE nunca foi nem será ignóbil e miserável.

O seguidismo doentio e cego,sim!

Anónimo disse...

A gente lê e não acredita. Que País é este, afinal? É com estes políticos que querem vencer a crise? Quem lançou o País na situação em que está? Mário Soares, insuspeito socialista, foi citado hoje nas televisões por ter chamado a atenção para o facto de haver apenas três países na Europa com governos socialistas. Quais são: Portugal, Espanha e Grécia. Está tudo dito!

Anónimo disse...

O Bill Clinton e o George W. Bush são, desde a Universidade, da mesma loja maçónica, a Caveira e Ossos. Aquela que tem dado quase todos os governantes aos EUA; o Obama também deve pertencer.
O Grande Oriente Lusitano-GOL, a que pertence Miguel Relvas não é presidido pelo socialista António Reis? O Mário Soares, o seu clã, o Lacão e protegidos, tomarenses incluídos, não pertencem ao GOL?
É assim: hoje vota-se nuns, amanhã vota-se nos outros, mas uns e outros têm os mesmos objectivos e as mesmas políticas, e quem vota faz papel de parvo.
Quem é o "socialista" que quase todos os dia almoça com dirigentes de uma IPSS, que são do PSD?
Por que é que o PSD controla o PS em Tomar?

Anónimo disse...

Para o sr. cantoneiro:
Ignóbil chamar coveiro a LF? Fazer um acordo com Relvas, dando-lhe uma bóia de salvação a ele em troca de um lugarzito? Mesmo que afirme que se não fosse o PS, o governo da cidade era pior, quer fazer dos cidadãos tontos? Isso interessa a Tomar? É bom ajudar a manter no governo da cidade quem a destruiu?
Levar o nome de Tomar aos maoires orgãos de comun. social por razões enedóticas como foi o caso Lobo Antunes, isso interessa a Tomar? Dizer que o futuro é a industria do turismo porque já subiram 50% as dormidas (passaram de 10 para 15), isso é sério e interessa a Tomar? Para "dar um sinal" de autoridade impõem-se regras "disciplinadoras", quase militares, aos bombeiros, mas deixa-se (decisão de governo PS)ir para Almeirim o centro operacional de proteção civil. Tomar precisa dos bombeiros fardados e recolhidos nas instalações ou de serviços que tragam riqueza como o que foi para Almeirim?

Anónimo disse...

Extraordinário... Antes de Luís Ferreira era tudo uma maravilha e se desaparecer Luís Ferreira acabam os problemas todos de Tomar. É assim para os anteriores comentadores não é?
A cegueira é algo de muito mau mas pior é a inveja que cega e retira tudo até à última gota de dignidade.
Tenham vergonha... Criticar, apontar erros, contradições, tudo é legítimo, menos a ofensa gratuita.
E a propósito, não há nenhum verdadeiro socialista, militante ou não, que não respeite a vontade das maiorias.
É velha a conversa do medo das represálias... Passaram 37 anos desde o 25 de Abril de 1974 e acobardar-se à sombra de supostas terríveis ameaças que não sei quem teria capacidade para fazer é uma ofensa a quem lutou e conquistou a liberdade.
António Santos

Anónimo disse...

Para LUÍS "António Santos" FERREIRA,

És como o algodão...
Não enganas...ninguém.

Anónimo disse...

Pelos visto o rapaz começa as ser topado, tal o serviço que presta á comunidade lá de casa.
Onde andam os militantes e membros da concelhia do PS, não tomam posição sobre o desastre de Tomar e do PS? Concordam todos com o que se passa?
Se bem que os do PSD estão no mesmo caminho, á espera de milagres e contando com a habitual distracção dos Tomarenses.

Anónimo disse...

Este Ferreira é que os vai enganando a todos.

Distribui bordoada por tudo e todos e lá vai abrindo caminho à sua companheira Anabela e ao seu pupilo Cristóvão para, um ou outro, liderarem a lista socialista lá para 2013.

Sempre a criar distrações, lá vai ocupando o espaço do poder e dando a mão ao Carrão e companhia.
Um espertalhaço, o rapaz.

Alfredo Martins Guedes - Entroncamento disse...

Continuo a lamentar a falta de coragem destes senhores que aqui escrevem, visto que atiram a pedra e escondem a mão! Não está minimamente em causa aquilo que aqui escrevem. Subscrevo quase na totalidade aquilo que eles dizem a respeito desta conversa de café com o tal Luís Ferreira. Somente o facto de aqui ver tanto anonimato me leva agora também a meter a minha colherada. Já há muito eu disse e escrevi que a coligação PS/PSD em Tomar não passa dum bafiento saco-de-gatos! É uma coligação, cujo parceiro se vem revelando sempre de má-fé. É um completo embuste, assim ao jeito do famoso "Cavalo-de-Tróia". Parafraseando agora o grande poeta e escritor Vasco da Graça Moura, a respeito duma acesa polémica jornalística, então travada com Alfredo Barroso, sobrinho de Soares, também eu diria agora que Luís Ferreira não passa de uma simples alforreca política!