quinta-feira, 25 de dezembro de 2008

UMA PONTE QUE NASCEU TORTA

Salvador sem sorte
O discurso do presidente Corvelo de Sousa, na inauguração da nova ponte, veio confirmar aquilo que já era do conhecimento geral, nos meios ditos bem informados: o PSD está muito preocupado e com muitas dúvidas sobre as eleições de 2009. Sobretudo com as autárquicas aqui em Tomar. E compreende-se. Há o problema Carrão, mas igualmente as obras mal encaixadas e a manifesta ausência de um plano digno desse nome. Apesar das proclamações em contrário, como por exemplo na introdução ao Orçamento 2009: A população conhece-nos bem. Sabe que somos uma equipa com um projecto com futuro...
Cidadão de boa convivência, quero acreditar que esse tal projecto existe na verdade. Devo, porém, confessar que nunca o vi, nem conheço quem o tenha visto. Se os senhores autarcas tivessam a amabilidade de enviar um exemplar aqui para a redacção, é que era serviço!
No que concerne às obras, o que já está, já está. O tempo se encarregará de demonstrar quem tinha razão, e quem estava equivocado. No caso da ponte, há a questão da localização, o facto de ter só três faixas, a falta de uma rotunda na junção com a Av. Nun'Álvares, o insólito desvio da Av. Aquiles da Mota Lima e os acabamentos de gosto muito duvidoso. Aqueles passeios em calçada e os projectores azuis são nitidamente estilo parvónia.
Sobre os arranjos daquela zona, por enquanto ainda longe da conclusão, que se pode acrescentar? Que não se percebe a utilidade de tudo aquilo? Que há vários locais muito perigosos, sobretudo para as crianças e os jovens? Que os acabamentos já executados carecem de qualidade estética? A tudo isto, os usuais votantes do PSD dirão, como sempre, que está muito bonito, ou que está muito melhor do que estava. Pois está, confirmamos nós. Mas o problema não é esse. A questão é a de saber se não se poderia ter feito muito melhor pelo mesmo preço. Se a ponte não teria ficado melhor em S. Lourenço ou em Carvalhos de Figueiredo, para ligar à futura Via de Cintura. Se aquele paredão com aquela altura era mesmo indispensável.
E depois há igualmente a questão dos custos-benefícios. Tudo aquilo foi financiado em grande parte pelo Governo e pela UE, mas doravante vai exigir manutenção em condições, tanto nas novas vias de comunicação como nos espaços verdes, que são vastos. Já atascada em dívidas e com as receitas a baixarem, designadamente em virtude da diminuição da população residente, onde tenciona a autarquia ir arrecadar o suplemento anual indispensável para dar conta do recado de forma cabal?
O Castelo mostra todas as noites aos tomarenses que não basta gastar milhares de contos numa iluminação capaz. Sem manutenção adequada, tudo aquilo se vai degradando aos poucos. O mesmo acontece com a Ermida da Conceição e com os projectores das margens do Nabão. Dado que a partir de 2013 não haverá mais fundos europeus, a partir daí onde iremos conseguir verbas para manter a barca tomarense a navegar em condições que não nos envergonhem a todos? Porque estamos actualmente numa posição semelhante à do submarino do Solnado: A cidade é bonita. Mas não flutua! Nem lá perto!

3 comentários:

Anónimo disse...

A ponte, apesar dos seus eventuais defeitos é uma obra útil mas o que seria conveniente era revitalizar os seus espaços circundantes para utilidade pública, pois o que se vê é pó, lixo, lama (de inverno), e nada que vislumbre dignidade para a cidade. Por outro lado, se alguém quer defender o cidadão, baixe o IMI, permita a entrada de empresas que dão emprego, baixe a água, e taxas que nem nos municipios mais caros do país existem. Por exemplo a água em Vilamoura é mais baixa que em Tomar e não tem taxas ilegais a cobrar, e não têm água, faria se a tivessem. Portanto, não há nada mais a dizer....
Cumprimentos
JSR

Anónimo disse...

Estou de acordo com tudo o que escreveu.Todavia, continuo convencido de que a ponte não era prioritária. E os arranjos circundantes muito menos. Quanto aos acabamentos, vamos mostrar em breve algumas imagens elucidativas. Agradecemos a sua participação. Tenha um 2009 menos mau.

Anónimo disse...

Estou de acordo com tudo o que escreveu.Todavia, continuo convencido de que a ponte não era prioritária. E os arranjos circundantes muito menos. Quanto aos acabamentos, vamos mostrar em breve algumas imagens elucidativas. Agradecemos a sua participação. Tenha um 2009 menos mau.