sábado, 13 de outubro de 2012

Carta póstuma a um querido amigo

À memória do cidadão exemplar Fernando Patrocínio

A última vez que falei contigo, Fernando, foi na ponte velha. Tu vinhas para cá, para a antiga cidade dos vivos, eu em sentido oposto, rumo à antiga margem cemiterial. Agora, como bem sabes, tudo mudou. A cidade praticamente é do lado de lá, não sendo preciso dizer o resto. Quando aí nos cruzámos estava longe de imaginar que seria a vez derradeira. Mas foi. Ontem soube pelo portal d'O TEMPLÁRIO que nos deixaras para sempre, durante a noite. Em posição fetal, disse a tua filha mais tarde.
Fui ao teu funeral. Simples e humilde como tu. Saiu da capela do cemitério velho -decrépita como a sociedade tomarense e a própria povoação. Sem sacerdote, que tu não terias gostado que o chamassem. Entre cinquenta e cem pessoas a acompanhar-te rumo à última morada. Todos os previsíveis e alguns inesperados, que me abstenho de melhor referenciar. Esteve o senhor presidente da câmara e uma vereadora.
Na hora do adeus final, falou a tua filha, falou o Trincão e falou o Faria. Palavras sentidas. Houve aplausos. Mas nenhum dos três mencionou o que me parece básico: foste toda a vida um democrata sincero e iconoclasta, à moda de antes do 25 de Abril. E passaste pelos calabouços da PIDE, tendo sido abarbatado pelos seus esbirros quando tranquilamente jogavas xadrez, no Paraíso, com o Carlos Loures da Gulbenkian, outro combatente pela liberdade desde antes de 74. É portanto da idade, Fernando. Eram ainda putos nessa altura...
Para surpresa minha, e cuido que da maior parte dos presentes, após as orações fúnebres supra referidas, um conterrâneo aproximou-se com um grande rectângulo de tecido rubro, que lançou na tua campa. Acto contínuo, o coveiro municipal desceu à cova, ajeitou o pano, saiu, benzeu-se e deitou a primeira pá de terra...
Decerto, cumprindo a tradição, o nosso comum amigo e ilustre conterrâneo Luís Maria fará uma lutuosa com outro gabarito, como só ele sabe. Tu mereces. Como poucos.
Entretanto, até um dia destes, meu querido conterrâneo. 
Descansa em paz!

Sem comentários: