domingo, 21 de outubro de 2012

VIVÓ PROGRESSO !!!

Foto 1 - Instalações sanitárias da Mata, com três volumes. O primeiro, à direita, é a recepção -que até agora nunca serviu- com acesso simples e para deficientes.

Foto 2 - Futura cafetaria do parque de estacionamento da Cerrada dos Cães, junto ao Castelo dos Templários. No chão, as condutas de ar condicionado, agora em fase de instalação. Observe-se a fraca espessura da parede do lado esquerdo, bem como o tecto em pladur, ambos sem qualquer protecção térmica.

Foto 3 - Aspecto das casas de banho, instaladas no subsolo da cafetaria mas igualmente com acesso pelo exterior, já com a conduta de ar condicionado colocada.

 Foto 4 - Aspecto actual da cafetaria. O foto foi obtida ontem de manhã.

Crise? Troika? Austeridade? Sacrifícios? Que é isso? Aqui há alguns anos, com os socialistas no poder, o então ministro da cultura Manuel Maria Carrilho -um reputado filósofo, reconhecido internacionalmente- resolveu mandar fazer no ministério umas instalações sanitárias com ar condicionado, para seu uso pessoal. Foi um escândalo. A imprensa pegou no caso como cão que ferra uma perna e o infeliz governante só não teve que pedir desculpa e mandar demolir porque entretanto, como sempre sucede, a coisa caiu no esquecimento, ultrapassada por outras tramóias bem mais graves.
Vai-se a ver, anos volvidos e com o PSD no poder, constata-se que afinal o ilustre intelectual mais não fez que anunciar o futuro, como costumam  fazer todos os filósofos que se prezam. Pelo menos em Tomar, esta bela cidade outrora orgulhosa e limpa, mas agora porca e envergonhada.
Após o brilhante achado das casas de banho à entrada da mata, com uma imponente recepção, dispendiosa mas absolutamente inútil, a autarquia nabantina deu mais um passo corajoso rumo ao futuro e à sociedade socialista. A futura cafetaria da Cerrada dos Cães, bem como as respectivas instalações sanitárias no subsolo, terão ar condicionado, apesar de nem as paredes nem a cobertura terem sido convenientemente isoladas. Agora também já é tarde. Coitado do futuro concessionário -se houver algum com tendências suicidárias...- caso não desligue aquilo tudo, só conseguirá ganhar para a bucha vendendo os cafés e as bebidas em geral ao preço dos combustíveis. E mesmo assim...
De qualquer maneira, eis mais uma prova de que ninguém consegue parar o progresso. Nem a dívida da autarquia! 
Resta aguardar a conclusão das obras, para então verificar se instalaram igualmente torneiras, autoclismos, secadores e iluminação com sensores de movimento. Bem como em cada sanita um dispositivo para lavar, secar, desinfectar e perfumar o respectivo, como já se usa nos modernos 5 e 6 estrelas dos Emiratos.
É dos livros que na futura sociedade socialista "a cada um segundo as suas necessidades, de cada um segundo as suas possibilidades."  No caso presente, para clientes de caca, obras de caca. Aprovadas por autarcas de... capacidade muito reduzida para entender aquilo que estão a votar.
Se tem remédio? Claro que tem! O dinheiro é que já se foi. Vivó progresso! Amen!

2 comentários:

Pedro disse...

Engraçado. Quando se expõem situações anedóticas destas que são de algum modo atentados ao património Templário, ninguém faz comentários. Porque será?
Será porque os que costumam comentar aqui os assuntos políticos (esses sim, costumam ter sempre comentários) têm de algum modo o rabito preso?

Leão_da_Estrela disse...

Caro professor,

Eu como micromini-empresário já vivi esse horror. Aquilo é feito assim porque a Lei o obriga! Se assim não fosse feito, o desgraçado do "suicidário" que pensasse investir ali, nunca teria alvará sanitário e para além de não ganhar para a renda, não ganharia para as multas da ASAE!
Eu cuido que aquilo seja extração de cheiros, no WC e ventilação e exaustão na cafetaria, mas posso estar enganado, o meu caro é que "inspeccionou" a obra.
Não sei quem aprovou a Lei, mas sei quem criou a ASAE, uma e outra completamente desajustadas da realidade do País.

Já quanto à recepção dos WC's da Mata, parece-me ser má vontade sua, mais uma vez! não percebe o meu amigo que com a crise que vivemos, vamos voltar aos tempos antigos, em que havia um funcionário a vender uma folhinha de papel para limpar o dito cujo? havendo uma casinha, poupa-se um funcionário e é tudo muito mais organizadinho, ou queria que o homem andasse pelo WC das senhoras a distribuir papel?... para senvergonhices chegam as vividas nos Paços do Concelho!

Cordialmente