domingo, 19 de setembro de 2010

AFINAL HAVIA MAIS DESCONTENTES

Refere-se, num dos textos sobre o debate, que se verificaram várias ausências de políticos e eleitos locais. Desconhecia-se então que um desses ausentes, o presidente do PS Tomar, tinha declarado de antemão que não estaria presente. Até aqui tudo claro. Logo a seguir, porém, há o tom sibilino da mensagem. Ora façam o favor de ler este excerto do final:
"Escrito isto, e porque hipocrisia é das atitudes que mais abomino nas pessoas e é para mim impensável praticá-la, sinto-me obrigado a participar que: agradeço o convite mas, obviamente, o presidente do PS Tomar não estará presente.
Incoerente? De forma alguma"

"(Escrevi isto na quarta-feira e só agora reparei que não o tinha publicado, o que acontece muitas vezes, umas intencionalmente, outras por lapso, o que no caso ainda vai a tempo de ser publicado. Fica o registo."

Hugo Cristóvão, Algures aqui, Sexta-feira 17/09/10, 13H37

Consideramos e estimamos Hugo Cristóvão, como uma das grandes promessas da política local. Sincero, honesto, coerente, recto, exigente consigo próprio e com os outros, tem-se mostrado também de uma assinalável perseverança, embora por vezes ingénuo, o que acontece aos melhores. Lamentamos, por isso que, com este texto bastante ambíguo e misterioso, possa vir a ser considerado como um político que nem sempre é tão frontal e aberto como devia. Além de facultar aos leitores os condimentos para cozinhar perguntas do tipo " Já há mau tempo no PS nabantino?"
Por favor, Hugo. Tenha a coragem de completar o seu raciocínio. Nomeie e explique-se homem. Caso contrário, fica mal na fotografia e alimenta todo o tipo de suspeitas. Políticas, bem entendido...

15 comentários:

Anónimo disse...

Pelo que se está a ver o debate da Hertz ultrapassou todas as expectativas. Sinal disso são as atitudes dos "políticos".
A posição do presidente do PS de Tomar demonstra das contradições que se geraram no seio do partido. Será que se defendeu que era o presidente do PS quem devia estar presente no debate e não o Verador ?

Os partidos da oposição (Independentes nº1, CDU, BE, CDS, e outros)assumiram uma posição estática (virá de estátua?), mas falaharam totalmente. Não entendem que a política está, e faz-se, em toda a parte, principalmente na rua ?. Deviam ter estado no debate, e aproveitar o período de perguntas para atacarem em toda a linha os autarcas presentes. Não o fizeram, deixaram o campo livre ao adversário. A política é como o futebol, não se pode dar liberdade ao adversário, senão este mete golos. A atitude pequeno-burguesa praticada pela oposição não leva a nada. Perderam uma oportunidade excelente. Leiam o "Que fazer ?", a cartilha de todos os revolucionários, e "As duas tácticas", ambos do Lenine para aprenderem alguma coisa.
Aprendam ainda que, como nas artes marciais, há que saber aproveitar a força do adversário a nosso favor.

No oposto,de realçar a atitude do Dr. António Cruz, ex-PSD, deputado municipal, que interveio no período das perguntas, lançando achas para a fogueira. No final constatei que se dirigiu ao Dr. Sérgio Martins a quem entregou informação. Indagámos e soubemos que fora informação sobre a crise na construção de grandes superfícies comerciais. O Dr. Sérgio Martins, a propósito do Mercado Municipal criticou a intenção de ali instalar um Fórum, apresentando documentos onde se informa que a crise está a levar à não construção de grandes superfícies em toda a Europa e em Portugal, pelo que o Fórum em Tomar seria mais um erro. O Dr. António Cruz completou a informação. Positivo este diálogo. Uma prova de que é este o caminho a seguir.

Dois realces:
1 - Na assistência esteve, durante todo o debate, uma adolescente de 13 ou 14 anos, que, muito atenta, assistiu a tudo. Quando se é educado num meio de riqueza espiritual é-se rico, quando se é educado num meio de pobreza de espírito é-se pobre, por muito bom aluno que seja na escola. Aquela jovem está no bom caminho.
2- O Eg. Luís Marcelino, almoçou em Castelo Branco e de seguida veio para Tomar, para assistir ao debate, onde esteve até ao final, muito atento.
SAMURAI

Anónimo disse...

Estive no debate e acho que foi uma seca. Nenhum dos convidados patenteou inspiração e paixão pela política, muito menos pela política autárquica, e pelo concelho. Com boa vontade, terão mostrado algum interesse nas ressonâncias que possam propagar-se na Corredora e Praça da República. Só conseguem olhar para a cidade - um terço da população (vá lá vá lá...)-, e a páginas tantas pairou a ameaça de começarem a dissertar sobre a política de urinóis públicos.

O debate não ultrapassou o arremedo de uma Assembleia Municipal, evitando a contundência e mesmo agressão (agressão política, bem entendido). Minudências. Quanto a ideias e futuro, nada. Ficámos a saber que o património da autarquis é de 100 milhões e as dívidas de 34 milhões, o que foi considerado muito bom, podem endividar mais a autarquia. Ficámos ainda a saber que o Presidente está tão crivado de dívidas como o país e a maioria dos portugueses, causando na sala uma onda de comiseração...

Sinceramente, o debate pareceu-me uma reunião de uma Comissão de Moradores sem experiência, eleita há meia dúzia de dias.

Nenhum tem perfil para dirigir coisíssima nenhuma a sério no âmbito da política. Só um deles é militante partidário, tipo artista no sete e meio... António Rebelo não esteve mal de todo. Esperava mais, mas pareceu-me que se encolheu...Mas é muito melhor no seu Blogue, serviço público eficaz.

Saí com esta perspetiva maluca, baseado em certos detalhes e pormenores passados naquela sala, nomeadamente de hierarquia, representatividade e etiqueta (e até de ausências):

Não estará em marcha um projeto a curto prazo que coloque Curvêlo de Sousa como próximo cabeça de lista do PS à Câmara Municipal de Tomar?

Saí, sinceramente, com essa perceção.

Mas eu engano-me muitas vezes.

Anónimo disse...

Elementar meu caro Rebelo. Hugo Cristovão teve esta atitude porque na Semana em Revista o PS também não tinha assento. Aquilo era tempo de antena para os independentes, sem contraditório. Penso que aí reside a coerência.

Bravura Lusitana disse...

Como é óbvio, o PNR TOMAR esteve presente. Fomos três os jovens que assistiram, atentamente, à palhaçada que teve o auditório da Biblioteca Municipal o seu alvo.

Quando ouvimos o Presidente do município alegar que "a dívida é apenas correspondente a um ano de receitas da Câmara"; Quando Luís Ferreira se recusa a responder à questão, bem colocada, sublinhe-se, sobre a sua má-educação para com Lobo Antunes, não conseguindo entender que os seus actos como "CIDADÃO" não podem, quando roçam o grosseiro, ser desligados dos seus actos enquanto vereador; Quando António Rebelo se mostra muito mais acanhado do que é habitual atrás das teclas; Quando Sérgio Martins diz disparates como "e que tal criar uma villa callé ?" ou "estamos no início da 3ª guerra mundial", só tivemos uma opção.

Levantámo-nos os três, na parte das alegações finais, e fomos embora.

CHEGA DE DISPARATES !

Por Thomar, Por Portugal, PNR SEMPRE PRESENTE !

Anónimo disse...

Para artista das 18:09.
Engana-se, de facto, muitas vezes.
Entre os participantes no debate há mais um militante partidário.
É a filiação partidária que dá credibilidade ?
Não escutou propostas de desenvolvimento para o Concelho ? Propostas de reestruturação ?
Anda mal. Muito mal.

Anónimo disse...

"Sincero, honesto, coerente, recto, exigente consigo próprio e com os outros", diz o dr Rebelo de Hugo Cristóvão.
Está bem são opiniões, mas então o que já disse ele sobre a má educação do vereador socialista? O que já disse da inexistência do outro vereador socialista, despromovido de cabeça de lista a espectador? Não é ele o primeiro responsável pela coligação, por o PS ter aceito o convite do PSD?

O rapaz até podia ser uma esperança, e concorda-se que os artigos que escreve para os jornais são bem escritos, mas está a deixar-se afundar na incapacidade dos seus vereadores, pelos quais tem de responder.

Anónimo disse...

Os três do PNR eram aqueles três miúdos que estavam de calções e saíram antes das alegações finais ?
Cresçam e apareçam.

Anónimo disse...

Então mas não é evidente o que está a acontecer? Esse cidaão recto e honesto como você lhe chama, não passa de um amanuense do Ferreira e está a abrir-lhe caminho para ser o próximo candidato àcâmara de Tomar?
Vai ser um fartote de riso ver o Ferreira a concorrer à câmara e a chamar cobardolas a toda a gente. Até o Bloco fica À frete do PS.
Quanto ao Cristóvão, que deixe a política para os crescidos e volte lá para onde quer que lhe tenham arranjado tacho.

Anónimo disse...

O ps está no seu melhor. Perdeu as eleições mas foi chamado a partilhar das vantagens do poder em troca do apoio á gestão psd, na maior. O presidente da concelhia Ugo, está é sempre fora de tudo preside ao ps do ferreira, que manobra tudo para o seu prato, esta é uma geração que se está lixando para tomar como se vê. O psd está tramado nos próximos três anos e o ps vai estar também quando candidatar o ferreira e Tomar que se lixe. No debate como é a opinião maioritária nada de novo veio á tona. Ideias nada gestão da coisa publica séria nada, se não fosse triste dava vontade de rir aferir as condições financeiras da câmara pondo de um lado a dívida e do outro o património, são uns tontos então onde já se viu isto a câmara é alguma empresa ou família, a questão deve ser analisada noutras vertentes e são muitas, que dão claramente para o sentido da desgraça da gestão continuada do concelho agora com o apoio dos dois maiores partidos de Tomar. Quanto ao debate foi importante a rádio Hertez avançar com o debate mas o modelo e os intervenientes não poderiam dar outro resultado, uma pena a perda de tempo e de oportunidade, alguém comparou á assembleia municipal igualmente perda de tempo a sua acção fiscalizadora e de debate das questões de Tomar. Estamos mesmo tramados é a conclusão mais acertada e que aqui no blog se pode tirar das análises aqui escritas. È na realidade mais útil para Tomar, este tomaradianteira.

Anónimo disse...

O Hugo não esteve presente e fez muito bem.
E escusam de tentar ver nessa ausência um atrito com os socialistas que estão na vereação da CMT.
Outros também afirmaram que não se iriam sentar na plateia. Qual o problema. o tom morno do debate prova que quem ficou em casa ganhou.

Anónimo disse...

Eu sou dos que continuam a achar que o Cristóvão é o mais estratega de toda aquela gente, e quanto ao PS é evidente o que está a fazer.
Um vereador é uma nulidade e não deve passar pela cabeça de ninguém candidatá-lo outra vez, quanto ao Luís Ferreira basta dar-lhe trela como tem acontecido. Quanto mais solto mais se estampa. O que o Cristóvão está a fazer é a mostrar que é a melhor opção para ser o candidato do PS, sem ter que se esforçar muito para isso, aproveitando apenas os erros dos outros. Até a outra adversária Anabela deputada foi para o debate. mostrando que pode ser deputada, mas não passa da mulher do Ferreira. Alguém espera que numa situação normal um deputado compareça a uma coisa destas, é assim que usa o seu tempo.?

Anónimo disse...

O Cristóvão não teve tempo para ir ao debate, mas teve para horas depois estar num café da cidade em amena cavaqueira com 6 ou 7 dirigentes do Bloco de Esquerda.
Estaria a assinar contrato por nova equipa? É uma contratação de peso...
Seja como for par ser justo. no lugar dele também não irira. O Delgado que não percebe nada de política foi e o que é que ganhou com isso? Ser enxovalhado pelo vaidoso do Cruz? Os líderess partidários devem estar acima disto.

Anónimo disse...

Não, não!
Ganhou o ferreira das farturas! ganhou à fartazana!!!!!
Este tipo é um must!
De poder em poder a Presidência da Câmara espera-o, ansiosamente!
Vai ser ele o Gualdin Pais de Tomar!
Avante camarada ferreira!

Anónimo disse...

"
Sinceramente, o debate pareceu-me uma reunião de uma Comissão de Moradores sem experiência, eleita há meia dúzia de dias.
"

Anónimo disse...

Só faltou o tintol e um assador de febras.