quinta-feira, 16 de setembro de 2010

ANÁLISE DA IMPRENSA REGIONAL DESTA SEMANA

COLABORAÇÃO DA PAPELARIA CLIPNETO LDA.

Seja qual for a ideia que tenhamos sobre "O MIRANTE", temos de reconhecer duas coisas: faz pela vida e cumpre escrupulosamente os protocolos que estabelece. A semana passada beneficiou de um encarte publicitário de 4 páginas, para promover o Festival de Estátuas Vivas, que terá custado à roda 8 mil euros = 1.600 contos à autarquia tomarense. Esta semana a mesma edilidade teve direito, como se pode ver na ilustração infra, à manchete, a fotografia a duas colunas e a entrevista de duas páginas.
A manchete é sobre aquela trampolinice da marca turística reconhecida internacionalmente. Coisa que nunca ninguém conseguiu neste país. Excepto os ingleses, com o vinho do Porto. Mas levou tempo.
Ainda para mais, as actividades da recém-constituída rede de Mosteiros Património da Humanidade começam bem -Com um concerto gratuito de música barroca, com a presença da ministra da cultura. Era mesmo o que estava a fazer falta aos tomarenses e aos visitantes do Convento de Cristo. Porque tem tudo a ver! Esta gente realmente não há meio de se enxergar.

Quanto à entrevista, a vereadora Rosário Simões, de longe o melhor elemento do actual executivo, saiu-se bem. Absteve-se de qualquer observação sobre os seus homólogos, soube posicionar-se como eventual cabeça de uma futura lista PSD e defendeu bem o projecto das Estátuas Vivas. Salvo num ponto. Referiu que o respectivo programa foi organizado de modo a que os visitantes cá jantem e pernoitem, o que não irá decerto acontecer. Por dois motivos, entre outros -Os preços tomarenses não são competitivos e a qualidade das prestações é geralmente medíocre. E em geral os vistantes sabem isso muito bem.

Os que, com ou sem óculos partidários, tenham alguma dúvida, farão o favor de atentar neste quadro, publicado na página 4 de CIDADE DE TOMAR. Nele se pode ver que a câmara arrecadou, a título de derrama sobre os lucros das empresas concelhias, praticamente tanto em 1996, como onze anos volvidos, em 2007. Com uma singular agravante: em 2009 ficou-se quase pela metade. Argumentarão os mais ferrenhos que a autarquia nada tem a ver com as empresas privadas. Pois não. Mas pode ajudá-las ou asfixiá-las, consoante reduza ou aumente os impostos e outros encargos. Assim sendo, temos de reconhecer que este quadro não é mesmo nada animador. Pelo contrário. E quando se sabe que em 1996 as despesas de funcionamento da autarquia não chegavam sequer a metade das actuais, é ou não é de arrepiar? Só os autarcas da actual maioria é que fingem não se dar conta do evidente descalabro. Convém-lhes!

E se dúvidas subsistem, apesar do já dito, aqui temos um exemplo flagrante da péssima relação qualidade preço na restauração tomarense...

Ainda em CIDADE DE TOMAR, merece destaque a evidente crueldade da manchete, que julgamos involuntária. Anunciar impostos a triplicar sobre os prédios em ruínas, com uma fotografia de prédio arruinado da própria autarquia, não se faz. A piedade cristã recomenda que não se bata mais em quem já está no chão. O conhecido "Não batam mais no ceguinho!"
Finalmente, a não perder, a usual "Crónica de campanha", na página 30, esta semana intitulada "A verdade na boca dos políticos". Apenas dois exemplos, para não vos estragar a surpresa: "Vereadora Graça Costa -Digo a verdade, se estiver na ordem de trabalhos; Corvêlo de Sousa -Vou dizer a verdade aos tomarenses... já não me lembra o que ia para dizer."

O TEMPLÁRIO desta semana é uma edição comemorativa. Inclui excelentes reportagens fotográficas a cores das festas da Senhora da Piedade, de Santa Cita e do Poço Redondo. Foca igualmente a inauguração das estátuas de Gualdim Pais e do Infante D. Henrique, bem como a abertura do ano lectivo nas várias escolas.
Felicitações ao José Gaio e à Isabel Miliciano pelo 8º aniversário da sua obra.

15 comentários:

Anónimo disse...

Importa focar um ou dois pontos que muitos podem não ver: qualquer jornal é uma empresa jornalistica. E se é uma empresa tem como objectivo angariar lucro. O jornalista é um assalariado. Recebe ordens de um ou mais patrões. Isto aplica-se quer ao Mirante, Templario ou Cidade de Tomar. No caso da entrevista da vereadora Rosario até não acho grave dado que não se trata de uma entrevista "pé de microfone" como muitas que lemos. Todos temos que fazer pela vida, até os donos dos jornais tem que arranjar maneira de pagar o ordenado aos funcionários, entre os quais os próprios jornalistas. Só os freelancers são livres mas não sobrevivem.

Anónimo disse...

A Cãmara de Tomar e o Mirante podiam ser um pouquinho mais discretos na troca...! Dou-te uns milharzitos de euros e tu pões-me na primeira página. O Relvas fez boa escola! É vida quem sabe sabe! Ou quem tem feitio para isso!....

Anónimo disse...

Ó dr Rebelo, a Rosário Simões o melhor elemento do executivo?

Já viu bem que pelouros tutela e como estão? Quer melhor exemplo que o desgraçado que está nas casas de banho ao pé de São Gregório há seu lá quanto tempo e ainda ninguém o tirou de lá? A senhora não consegue resolver aquele problemazito e você acha que é o melhor elemento do executivo?!!

Anónimo disse...

Atentem que quer no Templário, quer no Cidade de Tomar desta semana o Festival de Estátuas também vem em chamada de destaque na primeira pagina. E também eles receberam uma página de contracapa publicidade. Atentem que no suplemento de aniversario do templario, as entrevistas que aparecem são as dos anunciantes. Vai tudo dar ao mesmo. Chama-se a isto fazer pela vida.

Zé das Couves disse...

Professor Rebelo, convenhamos. Até o Sr. faz pulicidade á papelaria que lhe oferece os jornais todas as semanas nesta análise semanal...

Unknown disse...

Para anónimo em 10:08

Pois claro que acho! Quanto ao caso que foca, julgo saber que está em vias de resolução. Sobre tudo o resto, já viu bem como são os outros 6, em termos políticos e de capacidade de trabalho, por exemplo?

Unknown disse...

Par anónimo em 11:47

Sejamos justos e parcos nas afirmações. Leu alguma vez aqui no blogue que a papelaria em questão é a melhor, a mais barata, a mais isto, ou mais aquilo?
Quando muito poder-se-á dizer -usando linguagem da TV- que a indico como ajuda à produção. O que é diferente de fazer-lhe publicidade.
Por outro lado, um órgão de informação que hierarquiza as notícias e o relevo que lhes atribui em função da publicidade que lhe pagam, poderá ser tudo; probo e honrado não é de certeza. Na minha humilde opinião, pelo menos.

Anónimo disse...

Ó dr Rebelo, desculpe lá insistir mas, a ROsário, a melhor dos 7?!!!
Não estará a ser condeascente por ela ser sua colega de profissão?

Olhe que mais ninguém a não ser você achará isso. Enquanto Paiva por cá andou ela não foi mais que a secretária pessoal. Politicamente não se lhe conhece um pensamento, e os pelouros dela são genericamente um desastre, especialmente o do Apoio Social. A única excepção é o da educação, mas nem se pode dizer que seja por ser professora, mas sim porque Paiva investiu nessa área com a construção de centros escolares. E até aí ela deixa a desejar, por exemplo mostrou-se contra a que todos os alunos tivessem direito às refeições escolares.
A maioria das pessoas não gosta dela, a começar pelos directores das escolas, e os órgãos colegiais a que preside, como o COnselho municipal de educação ou a rede social é como se não existiddem.

E você acha que ela podia ser cabeça de lista do PSD? Cruzes!
Nem um voto tinha na comissão política, é que nem mesmo o dela que não é militante.

Unknown disse...

Para anónimo em 17:40

Julgo perceber o seu ponto de vista. Em tempos, Bento Baptista perdeu contra Pedro Marques, porque este era mais simpático e prometeu muito mais coisas...Era então o tempo das vacas obesas.
Ali onde a vê, ou muito me engano ou a Rosário é mesmo a melhor cabeça do executivo. Sei do que falo. Não só fui seu colega como parceiro de trabalho nalguns eventos, designadamente nos barquinhos. Que ela nem sempre se sinta como gostaria em determinadas situações, é assunto que só ela poderá esclarecer. Que tem mau feitio, toda a gente sabe. Quanto à sua experiência política, que é bastante vasta, também só ela poderá explicar, se assim o entender. Em qualquer caso, que não restem dúvidas a ninguém: em administração, organização,carácter, honestidade e firmeza, ponho as mãos no fogo por ela. Não é nada pouco.
Que ninguém votasse nela é provável, pois os tomarenses, e os portugueses em geral, ainda não perceberam que com gajos porreiros, sorrisos e palmadinhas nas costas não vamos a lado nenhum. É só esperar pela pancada!

Anónimo disse...

Concordo com o Prof. Rebelo. A vereadora Rosário pode não esbanjar sorrisos mas é a mais competente dos sete, apreciando a frontalidade de Graça Costa. Se Rosario Simões tivesse sido a cabeça de lista pelo PSD nas ultimas eleições tinha votado no PSD e não deixado o boletim em branco depois de encolher os ombros.

Anónimo disse...

Sinceramente... Tomar parece um beco sem saída! Rosário Simões realmente é super antipática, quanto a ser trabalhadora, realmente trabalha mas para o seu partido e não para a sua cidade!Precisamos de pessoas realmente capazes, mas não esta senhora! Como ser humano considero que é uma pessoa fria e muito pouco humana. Além disso como vem no jornal é normal ela começar a "trabalhar" muito cedo- não tem filhos nem marido... também com aquele feitio, só tem o apoio daqueles k são como ela- os seus queridos elementos do partido!

Anónimo disse...

Rosário na presidência seria uma forma de perpetuar Paulino Paiva na Câmara. Ela é e sempre foi os seus olhos e os seus ouvidos.

Anónimo disse...

Rosário a presidente!

Anónimo disse...

O meus SRs. nenhum de vós foi aluno, dela de certeza, é fria como o Inverno a nevar, mas tem a favor dela o saber, falar e dar a voltas as questões, e quem foi aluno dela sobre-o bem ou sabia ou era deixado para trás. Pro isso havia sempre muitos chumbos nas turmas dela, que as aulas eram tão rapidas como o comboio.

Anónimo disse...

Ó anónimo das 12h
não percebi, isso é a descrição de um bom professor?