segunda-feira, 6 de setembro de 2010

TRADUZINDO PARA SINTÉTICO, PARA V. EXAS. PERCEBEREM MELHOR

Sócrates proclamou "Estamos aqui pela vontade do povo e porque ganhámos as eleições." Luís Ferreira costuma dizer algo como "Estamos cá para governar e é isso que fazemos". No PSD local murmura-se à boca pequena, no melhor estilo da casa, "temos toda a legitimidade para estar no poder até 2013."
Todos dizem a verdade, ou pelo menos um dos seus aspectos. Têm portanto razão. À primeira vista.
Mas, porém, todavia, contudo:
-Se mentiram à população, ao dizerem que tinham um programa, que afinal nunca existiu.
-Se enganaram a população ao fazerem uma coligação da qual nunca tinham falado antes.
-Se intrujaram os eleitores ao celebrarem um acordo intrapartidário Corvêlo/Carrão, cujos termos continuam a não ser conhecidos.
-Se afirmaram serem capazes de governar a autarquia, o que todos os dias se verifica não passar de uma falácia.
-Se as reuniões do executivo parecem brincadeira de cachopos, na opinião de quem nelas participa.
-Se, finalmente, nem sequer são capazes de gerir capazmente os assuntos correntes, ou de debater a problemática local.
Legalmente têm o direito de ocupar os lugares de mando até 2013, auferindo os apetitosos proventos que dessa ocupação resultam. Como infelizmente só os ocupam, não os sabem desempenhar, moralmente, eticamente, decentemente, terão mesmo o direito de continuar a massacrar-nos o juízo?
Em democracia, todos têm a sua oportunidade de experimentar. Mas espera-se de cada um que saiba abandonar a cena quando a assistência já está mais do que farta de tão ordinária comédia.
Tão ordinária que até nos concelhos vizinhos já são cada vez mais os que se riem de nós, quando dizemos que habitamos em Tomar. Com ar de comiseração, ainda por cima...
Quem nos viu e quem nos vê.

32 comentários:

Anónimo disse...

Dormiu mal de noite foi?

Não se preocupe que em 2013 há eleições para tirar o Socrates pelo (?) e tirar o PSD de Tomar pelo (?).

Até lá, vá impondo a sua cidadania.

Anónimo disse...

Só há uma solução! O povo invadir a Càmara e defenestrá-los! A História repete-se, está provado!

Anónimo disse...

Por causa da crise que assola as empresas de construção (cuidado Paulino!!!) uma consultora criou um revolucionário método de recrutamento de quadros. O método T de Tijolo.
Os candidatos são trancados durante 3 horas num armazém. Cada um recebe, sem qualquer tipo de instrução, 500 tijolos.

- Os que contarem os tijolos são contabilistas.

- Os que contarem e recontarem são auditores.

- Os que espalharem os tijolos pela sala são engenheiros.

- Os que arrumarem os tijolos de forma extravagante e bizarra vão para os projectos e controle de produção.

- Os que picarem os tijolos em pedacinhos e tentarem montá-los novamente vão para as tecnologias de informação.

- Os que disserem que fizeram de tudo para diminuir o stock mas a concorrência está desleal vão para vendedores.

- Os que já tiverem saído vão para administradores.

- Os que estiverem a olhar para o infinito vão para o planeamento estratégico.

- Os que afirmarem que não estão a ver tijolo algum no armarém são advogados.

- Os que reclamarem que os tijolos "estão com as medidas erradas" vão para o controle de qualidade.

- Os que começarem a chamar os demais de "camaradas" são eliminados antes que criem um sindicato.


...!!!

Anónimo disse...

Como infelizmente só os ocupam, não os sabem desempenhar, moralmente, eticamente, decentemente, terão mesmo o direito de continuar a massacrar-nos o juízo?

- A resposta só pode ser uma: um redondo NÃO.

P.M.

Anónimo disse...

Meu caro, você tem quase sempre toda a razão. Mas é verdade que a coisa é muito má, que este executivo camarário, é de longe o pior de sempre, colectivamente e individualmente. Mais numa altura de vacas magras, com projectos e candidaturas de muito duvidoso interesse para a cidade e o concelho, sem oposição crítica e até de alternativa é a treva total. Um afundar de Tomar, cantando e rindo. É Festa sobre Festa e o barco ao fundo.
O PSD ainda têm alguns (CPC), que discordam e disso dão algumas notas públicas, mas o PS apoia tudo sem crítica e sem que traga alguma vantagem, ou melhoria das coisas só dos próprios actores desta reles peça.
Como é possível que o PSD fale em traição aos eleitores, se o PS também fez e esta a fazer o mesmo, ao apoiar na câmara toda a anterior gestão e projectos do Paiva, que antes tanto criticava, uma vergonha, se alguém destes actores a tivesse. A grande fragilidade é que tanto uns como os outros não tinham projecto, só dos seus interesses pessoais. Estamos bem tramados agora e para o futuro. Parabéns no entanto por ir mais fundo, do que a imprensa local sempre dependente e também ela interesseira

Unknown disse...

Para anónimo em 09:38

Durmo como um bébé! O que me preocupa é justamente que as eleições sejam só em 2013. Não sei se vamos aguentar até lá, sobretudo aqui em Tomar.

Cordialmente,

A.R.

Anónimo disse...

Aguenta, aguenta, que já teve bem pior no passado ou já se esqueceram o que era no tempo do Pedro Marques, com as construções e no tempo do Antonio Paiva com as obras inúteis e o afastamento das empresas?

Unknown disse...

Gostava de ter assim tanta certeza. Tipo fé em Deus e todos prá frente. Infelizmente, todos os dados disponíveis indicam precisamente o contrário: caminhamos a passos largos para a falência técnica e para a irrelevância política a nível regional.
No tempo do Pedro Marques e do Paiva, -tem toda a razão-, era realmente tão mau como agora. Ou até talvez pior em certos sectores. Mas tinham uma vantagem -Era a época das vacas gordas e das farturas, que entretanto se foram para não mais voltar. Daí a minha preocupação.
Quem viver verá!

Unknown disse...

Para anónimo em 10:02

Nem tanto! Nada de violências. Até porque os nossos autarcas, mesmo com todos os seus defeitos, não deixam de ser tomarenses. E mesmo que não fossem. Mesmo que se tratasse de espanhóis, como em 1640.Atirava-os das janelas abaixo e depois? Exportávamos para onde? Recebíamos a fruta e outros produtos alimentares de onde? Viajávamos de automóvel ou de comboio rumo à Europa como?
Onde é que a violência cega já resolveu algum problema?
Blábláblá...

Anónimo disse...

É simplesmente notável o contributo cívico para a construção de uma verdadeira democracia, o que o Dr. António Rebelo vem fazendo há muito e muito tempo.

Porém, nunca como agora, com a criação deste blog, a sua participação ganhou uma auréola de autenticidade, até pelas análises cuidadas dos seus textos e situações referenciadas, mas, também, pela frontalidade, que não pode ser confundida com alinhamento despropositado, com que vai assinalando os actores desta tragédia tomarense.

Meu caro António Rebelo, se os políticos, nem que fossem apenas alguns, agissem, no mínimo, com a mesma clareza e frontalidade que o António, Tomar estaria certamente a respirar diferente e não seria objecto de chacota pelas piores razões. No fundo nós os cidadãos é que somos os verdadeiros alvos da chacota por permitirmos este circo que não passa de uma palhaçada, e em que os actores são de um amadorismo confrangedor.

É curioso verificar que a realidade vivida na aureola do convento de cristo é inspiradora desta realidade. Todos esperam é por uma reforma boa, e os "talentos" estão apenas focados nessa realidade. São as nomeações políticas que visam apenas criar um "exèrcito" de dependentes bem pagos e a quem não é exigida qualquer responsabilidade de produção.

É o país que temos! Mas também é contra isto que devemos apontar as nossas "armas", e sem contemplação!


José Soares

Anónimo disse...

Sócrates também passou o verão a dizer que tinha criado não sei quantos mil empregos para estagiários na administração pública. Esqueceu-se foi de dizer que para encaixar estes, sem qualquer experiência, colocou no desemprego outros profissionais com vários anos de contracto e que já asseguravam um serviço com qualidade e conhecimento específico das funções que desempenhavam. Nada tenho contra os estagiários, que se entenda, é necessário que comecem a ganhar experiência e também precisam de trabalho. Mas, podiam e deviam ser enquadrados e supervisionados/ensinados pelos colegas que desempenhavam estas funções. Depois falam em exigência, qualidade e excelência. Largam pessoas jovens inexperientes às feras e colocam pessoas jovens experientes no desemprego. É troca por troca, para show-off puro. Só falta mesmo e para cumulo, virem dizer que por via desta engenharia o desemprego diminuiu.
Laura Rocha

Anónimo disse...

Partilho o comentário da Laura, porque passei exactamente pelo mesmo enquanto trabalhei para o Municipio. Depois de ter estado vários anos a contrato a exercer o meu trabalho, vieram os chamados " tarefeiros" ou pessoas " em actividade ocupacional" substituir-me- ou seja alguem do centro de emprego que fica muito baratinho ao municipio pois não recebem ordenado. Depois de tanto tempo de trabalho nem uma palavra tive destes politicos!!! Se os próprios funcionários da câmara tem andado descontentes na forma como tudo está a ser tratado, digo-vos Povo de Tomar: eles não querem saber, desde tenham tacho!!! Mas certamente o meu voto não vão ter! BASTA!!!

Anónimo disse...

Em 2011 deverão haver eleições legislativas.
Há que tomar medidas mais duras, este Governo não as pode assumir. Só depois de a austeridade assentar em Espanha é que em Portugal será mais a sério.
Os despedimentos, no particular dos Funcionários Públicos, terão de ser liberalizados. A taxa de desemprego terá de aumentar e os salários diminuirem.
Regalias socias terão de ser reduzidas.
O Estado, a bem ou a mal, terá de reduzir a sua despesa.
Muitas empresas terão de fechar, e o desemprego caminhar para os 25%, ou mais, como em Espanha.
Será o próximo Governo, com Sócrates, ou com Coelho/Relvas, quem terá de assumir as novas directivas do capital internacional, do FMI, da Comissão Europeia e de outros, tudo o mais são ilusões à portuguesa.
Quanto a Tomar as eleições serão em 2013. Para serem antes, os tomarenses, como disse o Prof. Fraústo da Silva, durante a conferência "Um olhar sobre Tomar", realizada m 1997, teriam de tirar os ovos debaixo dos braços, o que é impossível.
Foi recentemente divulgada a queda de Tomar no ranking do Poder de Compra por Concelhos ente 1997 - 2007, já repararam que foi no período paulino ?
D. Henrique Nuno Álvares Vaz , e mais 50 nomes, Administrador da Desordem Templeira.

Anónimo disse...

Vamos lá a ver se a gente se entende. Sou também crítico da esmagadora maioria dos anteriores Presidentes de Câmara de Tomar, pois de uma maneira ou outra foram fracos.
Mas existe na verdade uma enorme diferença para pior, neste e a sua actual maioria PSD/PS.
Pedro Marques ainda realizou muitas coisas e até projectou, tinha na realidade alguns defeitos bem conhecidos, razão pela qual não continuou, mas agora é bem pior que no seu tempo.
António Paiva fez um primeiro mandato bastante razoável até surpreendente, para que o conhecia, mas depois perdeu-se na sua teimosia em pretender fazer de Tomar uma cidade diferente, sem respeitar o seu património nomeadamente as pessoas e mesmo os investidores, mas temos que reconhecer empenhamento e a realização de trabalho, com algumas mesmo poucas coisas positivas que saíram da sua cabeça e da sua dedicação á gestão municipal, mas muito melhor do que actualmente.
Agora é na verdade e evidente a fragilidade, a ausência de empenhamento, a ausência de projecto e até de capacidade de mandar, a câmara anda á deriva completa.
Acresce que com este e a sua maioria, nada mudou para os investidores, nem para os cidadãos em geral é tudo falácias, os projectos em execução por eles, são os do António Paiva, quanto ao PDM, também não tem capacidade de o melhorar, etc, etc.

Bravura Lusitana disse...

Se fossemos nós a tomar conta disto, já se sabia como era, não, senhor Rebelo... ?

Por Thomar, Por Portugal, PNR SEMPRE PRESENTE !

Anónimo disse...

Tem razão, mas não sejamos ingénuos. Quando Corvelo, Carrão e a outra Sra., "a trabalhadeira", se candidataram eram desconhecidos dos votantes tomarenses? E o sempre em pé Miguel Relvas? Hugo C. e L. Ferreira são agora diferentes do que sempre foram? Que garantias davam tais figuras para uma nova vida para Tomar? E é bom lembrar que Tomar foi das cidades com mais candidaturas autárquicas, sinal já de inquietação de alguns... Como responderam os cidadãos? Com a vontade de ir mais fundo. O problema pode ser a apneia!
Pedro Miguel

Anónimo disse...

Na SIC Notícias e neste preciso momento, Relvas está indignadíssimo (só lhe falta chorar) pelo facto de o governo ter decidido comprar automóveis em tempo de crise e de aumento de impostos! "Este" não deve vir a Tomar há muito; tem que se lhe arranjar um almoço com o vereador Carrão. Para irem no Insignia...com o Vitorino a segui-los de perto...Em dia ge AM, de preferência!
Pedro Miguel

Anónimo disse...

O Pedro, o Paiva foram bons presidentes (!?), só não se preocuparam com os reais problemas do Concelho.
Dizem os tomarenses que em Tomar todos os presidentes fizeram um primeiro mandato bom, no segundo é que falharam...
Foram bons e os problemas de Tomar agravaram-se ao longo dos anos ?
Isto não é iliteracia ?
É por acaso que Tomar está cada vez pior ?
Ganhem coragem. Cresçam. Aanalisem os problemas. Não tenham medo que ninguém vos faz mal. Ou então sucumbam e declarem Tomar terra de desgraça.
Os presidentes da CMT foram bons ? E deixaram-me um futuro sem esperança ?
Carlinhos

Anónimo disse...

Miguel Relvas é o exemplo do "nojo" da nossa política. Como ele vai circulando por aí um exército de pretendentes aos lugares que a político vai criando, cujo propósito é terem poder sobre os outros (leia-se cidadãos) e serem bem remunerados e não terem horários a cumprir, não terem objectivos estabelecidos para se manterem no lugar por mérito, alcançarem uma boa subvenção na reforma sem que para isso estivessem obrigados o ter mérito, e por aí fora.
Mas o país já não aguenta esta situação muito mais tempo. Quando isto estoirar, vai haver muito tempo para chorar e rir (dependendo dos actores).
REparem ao ponto a que isto chegou: Até já querem multar os deputados europeus que não se sujeitem a estar presentes no Parlamento Europeu aquando do discurso de Durão Barroso. Ai que isto chegou.
A ex-União Soviética deu o peido.
Os Não-Alinhados também deram o peido.
A Europa, tal como est+a concebita, também não vai longe...
Se as famílias partidárias elegeram para presidente da Comissão Europeia um tipo que não serviu para Primeiro-Ministro de um pequeno país chamado Portutal...
Se a Europa elegeu um tipo apenas porque serviu de porteiro/recepcionista de um encontro de "iluminados" no0s Açores para declararem GUERRA a uma Nãção APENAS PORQUE ELA TÊM NO SEU TERRITÓRIO MUITO PETRÓLEO....
Não vamos longe.
E em Tomar o que é que se passa? Temos um presidente de Câmara que é um emplastro político acompanhado de uns emplastros do sistema.
Teremos coragem para dizer alto e em bom som que eles são todos uns INCOMPETENTES?
Que os partidos é que são os verdadeiros responsáveis por esta situação?

Unknown disse...

Pedimos aos nossos leitores/comentadores que na medida do possível evitem estar sempre a bater na mesma tecla. Já todos estamos fartos de saber da carreira profissional do primeiro-ministro, de Miguel Relvas, deste, daquele e daqueloutro. E daí? Infelizmente não nos ajuda mesmo nada andar sempre a tocar a mesma música. O ideal, pensamos nós, é respeitar a vida privada de cada um, bem como águas passadas, que já não movem moínhos. E ater-se só àquilo que fazem ou deixam de fazer, bem ou mal ou assim-assim, no desempenho dos lugares para os quais foram eleitos. Tudo o resto é dar-lhes razão, quando sustentam, a torto e a direito, que é tudo inveja e má-língua.
Convém evitar cair no exagero daqueles que, quando viram o presidente, graças a um milagre, caminhar serenamente sobre as águas do lago, exclamaram irritados -Ai o palerma, que nem sequer sabe nadar!

Anónimo disse...

Desde do General fernando Oliveira e do Dr. Aurélio Ribeiro que nunca mais tivemso um beom presidente de Câmara. Tem sido só cnagalheiros e coveiros.
Que triste sina a de Tomar.

Anónimo disse...

Caro Rebelo
Concordo com o seu último comentário, acho até que o que devemos apregoar à saciedade é a mensagem do anónimo das 19:21, até conseguirmos convencer os reformados que recebem pouco mais de 200 euros, os trabalhadores com ordenado mínimo e os funcionários públicos, sobretudo os porteiros, paquetes e "soldados rasos", que são uns otários e devem cometer suicídio...a bem da Nação e do défice. Enquanto isto, sustentamos duas cortes, uma cá e outra na europa, e canonizamos todos os que, principescamente pagos, se esforçam diariamente por fingir que desenvolvem o que, na verdade, se esforçam por manter como está e, se possível, pôr ainda um pouquito pior, como forma de domesticar as hostes. Já sei que o meu discurso é assim a modos que criptocomunista invejoso...mas não consigo alimentar o das elites que tanto têm feito pelo progresso financeiro e económico mundial. Diferenças de somenos importância.
Laura Rocha

Anónimo disse...

Antes criptocomunista que cleptosocialista, cleptosocialdemocrata, cleptocentrista.
Antes croptocomunista que aventaleiro, comilão da corrente, boy, jota!!!!!!

Anónimo disse...

A sina é triste. Mas, verdade se diga, que foram os tomarenses que a escolheram!!!! Ou agora não tiveram nada a ver com isso?
Laura Rocha

Anónimo disse...

A deputada municipal Laura Rocha, eleita pelo partido de Pedro marques pirou de vez.
Pronto é oficial. Segue as pisadas de graça costa e José Soares.
Finito!

Anónimo disse...

Laura Rocha pode ser o que quiser ser ideológicamente, tem todo o direito.
Não deve é ficar desagrada com as análises realistas que dizem que isto vai piorar, e que o povo vai viver pior do que o que está.
O donos do Mundo já estabeleceram que assim será.
Acredita que eles, bem como os seus serventuários em Portugal, estão preocupados com as reformas de duzentos euros, ou que há gente neste País e por esse mundo fora a passarem fome ? Dirão: porreiro !
As teorias revoluconárias, como a marxista, descrevem bem o exército de reserva dos trabalhadores para se poder manter os salários baixos. Até o Keynes o defendeu.
Repare, Cuba, erradamente apelidada de comunista, vai despedir até um milhão de Funcionários Públicos, para criar um exército para a iniciativa capitalista que vai chegar àquele país.
A China aderiu ao capitalismo e está a ameaçar o capitalismo dos seus concorrentes. O Vaticano reconhece a necessidade do capitalismo global, e colocou na gaveta a Doutrina Social da Igreja, como outros já colocaram o Socialismo.
Leia o livro, editado em português: "Como é bela a guerra económica", ou outro "O horror económico". Estamos em guerra económica, e, acredite, os portugueses são dos que vão pagar mais caro.
Não é por acaso que prometem o Mundial de Futebol de 2018 ou de 2022 para a Península Ibérica, porque se sabe que nela a pobreza vai aumentar e muito. E como faziam os romanos, há que dar ao povo "pão e circo". O povo português conquista-se com futebol. Perante o agravar da crise, chora e vai a pé até Fátima.
Não desanime que isto vai piorar e muito. E Tomar vai estar na vanguarda da desgraça.
O sonho dos portugueses e dos tomarenses é viverem mal e serem enganados.
Como perguntou Lenine: "Que fazer ?"
Respondo com uma pergunta: a revolução capitalista não é mais eficiente e eficaz do que as pretensas revoluções socialistas e comunistas ?
Continue, gosto das suas corajosas posições.
SÉRGIO MARTINS

Anónimo disse...

Caro Sérgio Martins, concordo plenamente consigo. Mas deixe-me usar do meu direito à indignação, se é apenas isso que me resta. Aceito as suas propostas de leitura, mas duvido que estas me façam mudar de ponto de vista, sabendo sempre que serei vencida, mas não convencida. A minha opinião, ainda por cima, sobre uma área que leio com muito pouco prazer e da qual tiro pouco sentido vale o que vale, e é muito pouco. Há coisas que dificilmente entenderei. Uma delas é porque é que se cria riqueza e se apregoam milhões em nome das pessoas e do seu bem estar e depois se age com indiferença e contra elas...não vivo no século XXI, paciência.
cumprimentos
Laura Rocha

Anónimo disse...

Para anónimo das 02:31. Pirou, pirou e ainda bem. Pelos outros falam eles, que eu já tenho idade para andar sozinha e tenho pouco jeito para corneta de serviço. E foi a sua saúde mental que o(a) levou a fazer comentário tão profundo? Vou anotá-lo na minha agenda para pedir a Freud que explique...
Laura Rocha

Anónimo disse...

Dr. Sérgio Martins
Só uma terceira via, de base socialista (ou social) pode salvar o planeta de derrocada que se avizinha.
Usando a teoria dos vasos comunicantes: uns enriquecem mais e mais, o resto da malta empobrece mais e mais!
Os capitalistas (escondidos) pensam assim: o mundo está à beira do abismo, temos de dar um passo em frente!

Anónimo disse...

Cara Laura Rocha.
Você, como eu ou qualquer outro, vivemos no século XXI, e temos que nos adaptar a ele. Para isso precisamos de compreender a situação.
Eu não procurei convencê-la, e muito menos vencê-la, só pretendi, e pretendo, com base na minha experiência, que é muita, informar que a situação não é como se julga. Acredita-se que o Poder anda à procura do bem estar de todos, mas não é assim.
Age-se contra as pessoas, mas não com indiferença. Como, entre outros, explicou Hegel, na Fenomologia do Espírito, o senhor age sobre o escravo procurando convencê-lo que domina porque o seu ser é superior ao do dominado.
Não há indiferença quando o ser humano é tratado como meio de aumentar a riqueza. Riqueza não para distribuir, mas para ser acumulada por alguns. Não foi por acaso que Karl Marx e Rosa Luxemburgo deram tanta atenção à Acumulação de Capital. Esta é Poder. A Economia é, em mundialização, a base do Poder. O General Giap (hoje Marechal), que derrotou os franceses na guerra da Indochina, e os americanos na do Vietname, foi talvez o primeiro a dizer que os Economistas são os novos generais, porque a guerra é económica. Nesta guerra, aliada da economia temos a Filosofia. Não é por acaso que alguns pensam em retirar a Filosofia dos currículos escolares.
Não estou a defender o actual caos mundial. Estou a analizá-lo. As teorias sobre o caos dominam hoje a ideologia capitalista. Lembre-se que a Bíblia diz que no princípio era o caos... Os poderes dominantes querem um novo princípio, a "new down", por isso invadiram o Iraque.
O entendimento da actual situação é um imperativo político e estratégico. Quem não entender sucumbirá e será dominado. Será proletarizado, em termos pessoais, nacionais e regionais. Portugal vai ser. é, uma nação proletária, para ser explorada.
Foi o grande herói do Maio de 68, Cohn Bendit, que propôs, no Parlamento Europeu, que os deputados que faltassem hoje ao discurso do Durão Barroso sofressem uma multa. Quem viu e quem o vê. Já nem num Parlamento se pode protestar por abandono...
Fatalmente vivemos no século XXI. Este é perigoso, muito perigoso. De acordo com a profecia tomarense temos de dizer que vivemos na época do Anti-Cristo. Isto não é beatice, é análise simbólica. O símbolismo é importante para dominar.
A dialéctica é tramada.
Cumprimentos.
SÉRGIO MARTINS

Anónimo disse...

Para comentador das 19:46.
Meu caro amigo, eu já vi tantas terceiras vias (Ota Sik, Giddens, Corporativismo, Terceiro Mundismo, Auto-Gestão, etc.) que duvido que alguma vez se alcance a Terra da Promissão por essa via.
Quem são os capitalistas escondidos ?
O capitalismo monopolista de Estado, que se dizia comunista ?
O capitalismo de Estado ?
Diga-me: e o povo não está à beira do abismo e procura dar um passo em frente ? Olhe para o que está próximo de nós ?
Temos de acreditar num movimento socialista (?), de base social, como diz, ou acreditar, como profetizou Karl Marx, que o capitalismo de crise em crise estiolará e obrigará ao socialismo mundial ?
Cumprimentos.
Sérgio Martins

Anónimo disse...

Caro Sérgio Martins, com o meu comentário não inferi nem que fosse defensor da situação mundial em que vivemos, nem tão pouco senti o conselho das leituras como uma "afronta", antes pelo contrário. As sua achegas constituem para mim informação útil...Apenas pretendi expressar o meu estado de alma que é, como é evidente eminentemente primário e até pouco informdo.
Cumprimentos
Laura Rocha