sexta-feira, 17 de setembro de 2010

RECENTRANDO A QUESTÃO

Terei sido quiçá o primeiro a formular a minha discordância em relação ao formato escolhido para o debate. Por dois motivos principais -Antes de mais, porque me parece ser muita gente junta ( 3 eleitos + 3 cidadãos convidados + 2 moderadores = 8 interventores activos), de tal forma que, pelo menos nalguns casos, quando falar o 8º, já ninguém se lembrará do que disse o primeiro, e assim sucessivamente. Em segundo lugar, por causa da estranha composição da mesa dos eleitos. Quer queiramos, quer não, de acordo com a lei, o responsável pela autarquia é sempre o seu presidente. Pode delegar poderes, mas o responsável último é sempre ele. Nestas condições, porquê e para quê dois acólitos, num debate sereno com os eleitores?
Apesar desta minha discordância de princípio, aceitei participar no debate, por entender que cada cidadão tem deveres para com a comunidade onde vive, sendo a participação activa nas questões locais um deles. Perante as reclamação chegadas a Tomar a dianteira, julgo útil avançar alguns tópicos.
Não se trata, bem entendido, de nenhuma sessão de propaganda eleitoral, combate de boxe, peixeirada, ou execução de mesquinhas vinganças pessoais. A Rádio Hertz é uma empresa privada, devidamente licenciada para exercer a sua actividade, nos termos previstos na legislação em vigor, pelo que pode e deve convidar para os eventos que resolva organizar as pessoas ou entidades que entender. No caso em apreço, se tivesse convidado igualmente os IPT, a CDU, o CDS e o BE, também com cidadãos eleitos, seriam 12 pessoas em palco. Havia de ser bonito!
Resta o problema da eventual intervenção dos espectadores. Infelizmente, estamos num país e numa cidade onde abundam os emplastros e outros adeptos do penacho. Nestas reuniões públicas, mesmo quando nada têm de substantivo para dizer, tomam a palavra só para aparecerem. Quando não chegam mesmo a fazer pior...
Os três cidadãos convidados (e estou a escrever sem com eles ter falado sobre o assunto) têm uma longa experiência de vida, não estão na política activa nem dela precisam para se governar, pelo que, participando no debate, estão apenas a exercer e a cumprir um básico mas fundamental dever cívico. Dito isto, no que me concerne, tenho a minha própria plateia, graças ao leitorado regular deste blogue, que faz o favor de me honrar com a sua participação regular, bem documentada nos comentários recebidos. De acordo com a estatística do Google, só ontem foram contadas 538 visitas. Nestas condições, irei com humildade e participarei com a melhor das intenções, mas apenas até ao momento em que me parecer que as coisas terão descambado para algo no meu entender menos digno. Do tipo aplausos, assobios, pateadas, piadolas de mau gosto, comentários desbragados ou extemporâneos. Nessa altura, no maior silêncio, darei corda aos sapatos e regressarei a penates, deixando o lugar livre para quem saiba e tenha mais pachorra do que eu. Aqui fica o aviso, para os efeitos tidos por convenientes. A boa educação exige que se avise sempre, antes de fazer seja o que for de imprevisto. Não contem comigo para enxovalhar ainda mais a minha cidade-mãe. Nunca!

18 comentários:

Anónimo disse...

ÚLTIMA HORA

METODOLOGIA DO DEBATE

Os convidados intervirão numa ronda de análise, ao que se seguirão questões a serem colocadas pela assistência.
E assim sucessivamente.

É bom. É dinâmico. Estimula ao diálogo em sociedade.

Alguns grupos políticos pressionaram para que não fosse permitido a assistência colocar questões, o que seria errado.

As questões pela assistência dinamizam o debate, e fomentam o diálogo, tão necessário em Tomar.

Espera-se elevação e civismo. Mas deve-se contar com grupos organizados por alguns convencidos que são malandros, como tem sido habitual. Mas vale a pena correr riscos.
É uma grande iniciativa da Rádio Hertz que deve ser apoiada e respeitada.

TODOS AO DEBATE DE AMANHÃ.

Anónimo disse...

A Democracia é também tolerância pelas ideias dos outros. Vejamos se a educação irá guiar este debate que se quer calmo e sereno.

Anónimo disse...

Parabens pelo convite que recebeu. A qualquer cidadão que pense poder contribuir para melhorar algo e que lhe seja oferecida audiência, deve sentir responsabilidade e ficar satisfeito.
Não precisa de justificativos curriculares como "longa experência de vida" ou "não estar na política activa nem dela precisar para se governar". A propósito, lembrei-me do dr. Cavaco que diz de si não ser político!
Também não precisava de fazer "avisos à audiência" sobre o (mau)comportamento possível dos ouvintes. Pior, informar que se vai embora se houver (...) assobios ou comentários "extemporâneos". Com essas suas ideias e temores sobre o exercício da cidadania tomarense, realmente não há como o recanto do blogue!
Felicidades e bom debate.
Pedro Miguel

Anónimo disse...

Todos os dias se debate a situação do país e nunca saimos da cepa torta. Bla,bla,bla, bla......
Já não acredito que seja com debates que a coisa vail lá. Ainda por cima Temos:
Rebelo - reformado.
Carlos Carrão - reformado.
Sérgio Martuins - reformado
Curvelo de Sousa - está à espera da reforma para se pirar da Cãmara.
Luís Ferreira - porfissão funcionário público.
Correia Leal- médico empresário, esse pertence a outra realidade. Não sabe o que é comer o pão que o diabo amassou!
Vamos mas é ver as estátuas Vivas. Excelente iniciativa da CMT.

Unknown disse...

Para Pedro Miguel:

Deixe-me dizer-lhe, a abrir e contrariado, pois não me agrada nada falar no assunto, que esse medo de que fala, deixei-o algures, há mais de 40 anos, nas savanas e matas angolanas. De manta às costas e rações de combate para três dias...
Regra geral, cada um fala em função da experiência e das informações disponíveis. Daí o meu aviso à navegação.
No fundo, permita-me uma pequena correcção da sua interpretação: Não me assustam nem as multidões, nem os assobios, nem as pateadas, nem os ocasionais insultos e/ou aplausos. Tudo coisas corriqueiras na agitada universidade que frequentei. Ou no post-25 de Abril.
Apenas pretendo evitar, ou pelo menos não assistir a mais um enxovalho desta minha adorada terra. Já basta a chacota que de nós fazem por esse país fora, quando dizemos que somos tomarenses.
-Ah, aqueles que gastaram milhões de euros, para transformar um estádio de 15 mil lugares sentados, num campo de treinos, sem bancadas nem balneários, não é verdade ?! É em geral o comentário mais simpático, acompanhado de sorrisos condescendentes e ares entendidos...

Cordialmente,

António Rebelo

Anónimo disse...

Para anónimo em 14:28

Você ou está de má-fé, sentado à frente do seu computador de serviço, comprado com dinheiro dos contribuintes; ou não tem grande experiência de vida. Qual é afinal o problema se o Rebelo, o Carrão, ou o Sérgio Martins são reformados? Será que se sente incomodado por assim poderem falar mais à vontade, uma vez que já não têm chefes ou patrões a quem prestar contas? Será o seu raciocínio tão trôpego que considera reformados=velhos=senis=sem interesse?
Vá lá então ver as estátuas. E já agora aproveite. Arranje um pequeno pedestal e ponha-se a fazer de idiota de serviço. Vai ver que ainda arranja umas moeditas!

Anónimo disse...

Caro Professor, faz bem recordar os tempos que passou, como tantos outros milhares de portugueses, número no qual o autor se inclui, "nas savanas e matas angolanas de manta às costas e rações de combate para três dias", muitas vezes com uma ração para três, quatro dias e mais - poderia acrescentar. Não tenha medo de recordar esse tempo. Muitos falam da mesma coisa, mas não andaram por lá, falam por falar. Falam, falam e não dizem nada. Estamos habituados. Mas vamos ao debate. Não acredito que possa haver alguém que para ali vá com propósitos alheios ao que é objectivo do mesmo - perceber melhor como está o Concelho e como podemos partir para um futuro melhor. O que se espera de todos os presentes, é o maior civismo. Quanto a quem foi convidado e não foi, devemos respeitar quem teve a iniciativa de organizar e de convidar quem. Da minha parte, espero assistir a um bom debate, proveitoso para Tomar!
Cordialmente,
Roberto Torres

Anónimo disse...

Com preços caros, gente antipática, e instalações decrépitas, e pouca ou nenhuma variedade de oferta, querem fazer negócio com o turismo? Estão bem enganados! E com preços de Supermercado com preços muito mais elevados que na capital. Por exemplo um filtro de água custa numa farmácia em liboa 5 euros. Na área de saude do Modelo de Tomar custa 7. Ho,ho, ho! E não vale a pena falar do resto....vai ser lindo vai.....!
Cumprimentos.
JSR

Anónimo disse...

PARA JSR

Na área de saúde do Continente em Santarém uma embalagem de Bexident (tratamento de gengivas) custa 6,35 euros. Em Tomar custa 8,25 euros. É do picking...dizem eles!

Anónimo disse...

Sim muito bem que façam, o debate mas deixem as pessoas esclarecidas.
Que expliquem para que se vai gastar, tantos milhões de euros na iluminação de Natal, estatuas vivas e outras coisas mais, não é que seja contra, mas as pessoas não comprendem que se gaste, tão em enventos que se podiam evitar, nos tempos que correm .
É como uma criança, pede um briquedo se lhe derem o briquedo, mas depois ao jantar, não lhe dão de comer, ela não comprende, mas se não lhe o derem, e lhe explicarem que se tiver briquedo não come, ela já não quer o brinquedo.

Anónimo disse...

Meu caro Dr. Rebelo você não munda nem que o mundo mude você será sempre um ingénuo mas dos bons, dos que não fazem mal a ninguém e por sua vontade sincera o mundo e Tomar seriam o paraíso. Mas a vida nunca foi assim e nunca será, na verdade após o debate tudo continua na mesma e po debate é uma pura perda de tempo para todos até para mim curioso sobre as perguntas e as resposta dadas. O assunto em questão os autarcas que temos o que estão a fazer por Tomar ou querem fazer já está á partida claro. Esta rapaziada esta a dar tudo o que pode e é capaz e a receber tudo o que pretende. Fácil não é? Pois é porque complicar o que é fácil e sobretudo não branquear os que estando actualmente na câmara nada fazem para melhorar o concelho, não têm projecto, nem capacidade para decidir. São seguidores dos anteriores projectos e cópias para pior dos seus bem criticados antecessores. Que tudo corra bem, mas não tenha expectativas sobre o futuro de Tomar com estes tipos.

Anónimo disse...

Palavra de honra, e sem ofensa, mas este "cartaz" do anúncio do debate do estado da nação nabantina, mais parece um daqueles cartazes das realizações do Rui Salvador.

...sem ofensa, volto a dizer!!!

Anónimo disse...

A zona histórica já não é nada! Nem em ambiente nem na oferta. Agora é só bares de porta fechada e fumos! Ainda me lembro quando era chavalito de ir a uma tasca que havia na rua do Pé da Costa de Baixo à esquina junto às escadinhas e comer uma sandes de atum e beber uma média Sagres.
O homem da tasca abria uma bola de pão que não era menos do dobro das que actalmente se vendem e meter lá dentro duas "pazadas" de atum. A sandocha custava vinte e cinco tostões. A cerveja já não me lembro.
Isto depois duma bela tarde passada na piscina (no Verão) ou no cine-teatro do Jaime de Oliveira.
No Verão as tardes eram passadas na piscina e à noite era no Cine-esplanada.
Ficávamos regalados com isto tudo aí por uns vinte escudos. É claro que os tempos são outros e os valores também.
Agora entramos num bar e com alguma sorte saímos de lá inteiros, porque se tivermos o azar de olhar mais que três segundos para algum tipo é certpo e sabido que há porrada. E se não for dentro do bar é cá fora onde esperam pacientemente outros habitantes da noite que nos cravam cigarros e outras coisas e a quem é proibido dizer não sob pena de sermos enxertados. os relatos destas situações são frequentes. Polícia? Onde? Ora, ora, estão demasiado cansados depois de um dia extenuante a multar condutores, e ademais, se forem chamados perdem-se no caminho e só chegam muito depois da poeira já ter assentado.
Isto é uma cidade voltada para o turismo como dizem os alucinados de cá, mas o que é certo é que de turismo não tem nada de nada.

Anónimo disse...

Ó António Rebelo, desfaça-me lá uma dúvida. Você mandou o Luis Ferreira para o SPAM, ou quê? É que nunca mais se leram aqui os inefáveis arrazoados desse senhor, só suplantados pelas crónicas de "sol, suor e moscas" ditadas ao Cidade de Tomar pelo nosso nunca por demais idolatrado vereador Carrão, em tempo de férias costeiras nas areias da distante Nazaré...

Unknown disse...

Para anónimo em 19:51

Pode crer que tinha até muito gosto em acolher os comentários de Luís Ferreira. Infelizmente, por motivos ainda não apurados, o mutismo tem sido a regra. Até o montante da dívida autárquica deixámos de conhecer...

Anónimo disse...

O Luisito está a cumprir um retiro espiritual! Está a carregar baterias. Vão vê-lo amanhã, sábado, a disparar cultura por todos os poros e em todas as direcções. Aquilo vai ser muito falado...

Anónimo disse...

DEBATES NÃO LEVAM A NADA COM GENTE DESTA.
O QUE INTERESSA É TRABALHAR INCOGNITAMENTE E FAZER PELA COMUNIDADE QUE É O QUE EU FAÇO.
ESTA CORJA DE VELHOS TARALHOCOS NADA FAZEM POR TOMAR. SÃO SÓ MANIAS À SANTANA LOPES. DEBATES IDEIAS, PROJECTOS E M...S POR ISSO SÓ ANDÁMOS PARA A FRENTE COM MARQUES E PAIVA. ANDÁMOS POUCO E MAL MAS ANDÁMOS.
A TERRA ESTÁ CHEIA DE VELHOS E O DEBATE É COM VELHOS PARA VELHOS.
DE FACTO O CARTAZ É UM NOJO PARECE A PUBLICIDADE A UMA CORRIDA TAUROMÁQUICA. QUEM SERÃO OU TOUROS E AS VAQUINHAS?
GAJOS QUE EM VIDA ACTIVA NADA FIZERAM POR TOMAR E ACTIVAM BLOGUES QUEREM O QUÊ? TACHO, VISIBILIDADE E QUE NÃO SEJAM ESQUECIDOS PELA SUA INCOMPETÊNCIA.
VAMOS VER SE TENS TINTINS PARA PUBLICARES ISTO SEU IDOSO.

MEGA MASSA PRO!

Anónimo disse...

Corri, corri, corri, à procura da estátua da Cicciolina em fato de trabalho, e nada! Grande treta esta das estátuas vivas...