quarta-feira, 8 de setembro de 2010

UMA ESMOLA ENVENENADA

Foto reproduzida do site da Rádio Hertz, com os nossos agradecimentos.

O Vladimiro Illitch Oulianov, que o pessoal só conhece quando se acrescenta o seu pseudónimo Lenine, nunca foi propriamente uma referência democrática. Mas era um homem de cultura, cheio de boas intenções, que depois o georgiano atirou por água abaixo, com a sua paranóia causadora de milhões de mortes injustas. Pois o Vladimiro escreveu um dia que "Quando os meus inimigos estão de acordo comigo, começo logo a pensar -que asneira terás tu feito?" Para além deste exemplo russo, avulta igualmente o bem conhecido anexim português "Quando a esmola é grande, o santo desconfia."
Mesmo assim, confessa Hugo Cristóvão nas suas declarações à Rádio Hertz, o PS local não desconfiou quando em clima de urgência Miguel Relvas, em nome do PSD, lhes ofereceu tudo e mais alguma coisa. A título de dote, desde que aceitassem o proposto casamento de conveniência. "Esqueceu-se" foi de acrescentar de quem era a conveniência.
Luís Ferreira, José Vitorino, Hugo Cristóvão e os outros aceitaram logo. Uns, deslumbrados pela súbita fartura, sabendo muito bem ao que iam e cuidando conhecer, ainda que sumariamente, a aquilo que os aguardava. Outros, na sua candura angelical, produto da falta de mundo e de experiência política, julgando que iriam trabalhar em prol do concelho e de quem nele habita. Santa ingenuidade!
Ainda nem chegámos a meio do mandato e as coisas são agora dolorosamente evidentes e incontroversas -Tratou-se de uma manobra do sabido Miguel Relvas, tendo em vista a manutenção da sua costumeira plataforma local e distrital. Alcançado esse desiderato, entregues aos novos parceiros de circunstância os pelouros mais problemáticos (PDM, obras, urbanismo, turismo, cultura, defesa civil), como quem lança inimigos às feras, passou a dedicar-se à campanha do seu amigo PPC. Eleito este, escolhido como secretário-geral e sombra do novo presidente, adeus Tomar, adeus PS, adeus AM, adeus Côrvelo. Governem-se que eu já estou bem encaminhado.
Eis, em resumo, os contornos de uma esmola aparentemente muito generosa, mas na realidade envenenada. Como quem dá aos ratos aquela comida que os vai, em paralelo, matando e secando pouco a pouco... Entretanto, como já aqui foi escrito, o PSD/Tomar já está a burilar uma equipa alternativa, naturalmente sem mácula, para quando seja necessário. O mais tardar em 2013. Agora só falta conhecer a reacção dos ratos. Enquanto estiverem vivos, claro! Aguardam-se os capítulos das próximas cenas.

10 comentários:

Anónimo disse...

O poder, as mordomias, a ocupação de cargos remunerados explica o acordo circunstancial, espúrio e sem qualquer suporte programático mínimo e credível.
Agora, desfazer o nó quando os interessados estão já a usufruir das benesses que lhes foram concedidas (à custa do erário municipal) é quase impossível.
E quem ganha?
Eles mesmos os protagonistas.
E quem perde?
Os Tomarenses e o Concelho de tomar que vai suportando burrices e mais burrices até à burrice final!
É pena!
Mas um dia, embora já tarde, a história os acusará!

Anónimo disse...

Por cá tem seguidpores, no que ao conceito de democracia diz respeito. Nem por sombras tentem atacar os senhores Miguel relvas e Luis Ferreira, porque o sr. Rebelo tratará de mandar para o lixo esses comentários "merdosos".
Já perceberam o golpe de rins que o administrador do blog está a fazer, não é? Pois é! Tachito a quanto obrigas, qual formiguinha que no bom tempo trabalha, trabalha, para usufruir no futuro cinzento, assim o sr. Rebelo busca simpatias na expectativa dum cargozito qualquer que lhe dê alguma visibilidade e uns euros a mais...
Toda a gente tem direito à sua opinião, diz ele, porque é um dos atributos da democracia, desde que coincidente com os seus interesses, digo eu...!!!
Duvido da publicação deste comentário e pouco me importa se me mandar para o spam...

Bem haja, na sua reverente subserviência.

Unknown disse...

Para anónimo em 12:11

Você sabe muito bem que o conteúdo deste seu comentário é falso e do domínio da calúnia. Revela igualmente que não me conhece minimamente. Subserviente eu?! Se isso fosse verdade, pode ter a certeza de que os meus conterrâneos já há muito o teriam feito constar. Para além de que, imaginar cedências em nome de interesses menos confessáveis, foi roupa que nunca usei. E de que agora também já não preciso.
Sobre aquilo que o/a levou a caluniar-me -os comentários mandados para o lixo-, vamos fazer o seguinte, se estiver de acordo: Você identifica-se por baixo e inclui o nº do BI ou do Cartão de Cidadão; e eu terei todo o gosto em publicar tudo, desde que não inclua calúnias (como este último)
nem obscenidades. A vida em sociedade tem regras, criatura!

Cordialmente,

A. R.

Anónimo disse...

Está certamente a confundir-me com alguém. Nunca, em situação alguma proferi aqui, ou noutro sítio, qualquer tipo de obscenidades, a não ser que você considere o facto de eu ter dito que o seu guru Relvas deve ter tirado o curso na mesma universidade do primeiro-ministro, o relativamente engenheiro José Sócrates, uma obscenidade...

Portanto quem está aqui a ser calunioso é o senhor, e vale-se da prerrogativa de ser o administrador do blogue para sentenciar de forma avulsa os outros, porque, reafirmo com toda a convicção, não perfilham das suas ideias, e estarão de momento a ser incómodos face aos seus planos.

Passe bem!!!

Anónimo disse...

...e se a vida em sociedade tem regras, como você advoga, uma delas é a coerência...

Anónimo disse...

Acertivo o comentário das 10:58.A manobra prevista do PSD para 2013está bem desenhada. Com o PS local em cacos ainda o responsabilizam pelo desastre destes últimos anos. Próximas condecorações:
-ouro para Miguel Relvas, o sabidão
-cobre para Corvelo que depois de engolir os sapos do sr. Paiva agora só sai com a reforma integral
-lata para os dirigentes locais do PS que comprometeram o futuro em troca de, politicamente,nada.
Antidepressivos, precisam-se para os tomarenses que cá ficam...
Pedro Miguel

António Serraventoso disse...

Todos os conhecemos de longa data. Não se percebe porque alguém espera algo desta gente. É difícil fazer pior. Mas talvez os tomarenses gostem de ser dirigidos por eles uma vez que votam invariavelmente nos mesmos em alternância. Quem perde é Tomar e as gerações mais novas que são obrigados a rumar para outras paragens, onde há emprego e desenvolvimento.

Anónimo disse...

Não esquecer também que Anabela Estanqueiro, logo após as eleições, integrou a direcção dos SMAS. Fará também parte do acordo PS-PSD?

Anónimo disse...

Mas este dois crmos digo Relvas e Cristvão o que fazem na vida?
F... não fazem puto.
Serraventoso tem toda a razão e eu acrescento que esses dois senhores são manipuladores dos peões do seu partido pois tachos são para Luís Ferreira, Fernando de Jesus, Sandra Mata ou Isabel Estanqueiro.
Vejam o seu nível de vida e comparem com o do Carlos Silva ou o da Rosário por exemplo.

Anónimo disse...

A coligação foi feita quando Relvas precisava de trono (Assembleia Municipal) em virtude de ter sido corrido das listas do PSD para a Assembleia da República.
Neste momento ele tem mais que fazer. Está-se borrifando para Tomar e para a concelhia do PSD.
A única coisa que o poderá mover é relançar o Paiva para um próximo mandato. Mas para isso precisa de mais algum tempo. Para o desgaste do actual PSD e do PS ser maior.
Isto é fazer política. Adulta. Não é para novos impreparados e com ambição à flor da pele.
Sabe quem anda nisto há muito tempo...

Raposão matreiro