quarta-feira, 22 de setembro de 2010

MUNICÍPIO: É SEMPRE A SOMAR!!!

Durante o recente debate sobre o estado do concelho, o vereador Luís Ferreira, respondendo a uma observação nossa sobre o facto de ter deixado de publicar no seu blogue o montante da dívida municipal, alegou que isso sucedia porquanto os balancetes de 31 de Julho e 31 de Agosto ainda não eram conhecidos. Vai-se a ver, não disse a verdade, ou pelo menos a verdade toda. No momento em que o disse já havia, no mínimo, uma informação escrita da DF, datada de 03/09/10. Ou seja, de quinze dias antes! Isso não se faz, senhor vereador. Esconder a realidade é feio e denota falta de ética.
Pois "tá" bem! Ainda não lhe tinha sido comunicada, ou ainda não tinha sido apresentada e aprovada em reunião. Desculpas de mau pagador...
Indo ao que interessa realmente à população. Situação da dívida municipal em 31/08/10:

30 de Junho de 2010 31 de Agosto de 2010

Fornecedores 6.253.593 7.282.505

Conta corrente 2.514.703 2.7o7.960

Imobilizado 2.968.154 3.804.828

Banca CMLP 23.892.384 23.785.731

TOTAIS 35.628.832 37.581.025

(CMLP = Curto, médio e longo prazo, incluindo leasing)

Temos, por conseguinte, que entre Junho e Agosto, 60 dias, a dívida municipal medrou 1.852.193 euros = 370 mil contos, números redondos. O que nos dá a bonita soma de 6,167 contos por dia. Nada mau! Até apetece exclamar: Ah valentes! Vamos morrer na miséria, mas alguns terão gozado à grande!
Entretanto, a autarquia apresentou mais três candidaturas ao maná de Bruxelas: Envolvente ao Convento de Cristo = 3 milhões 173 mil euros; 3ª fase do Flecheiro = 2 milhões 969 mil euros; Assistência técnica = 86.590 euros.
Não foi o ex-presidente da CIP que disse, aqui há tempos, ser o país demasiado pequeno para se roubar tanto? Queiram desculpar! Mil perdões! Foi um lapso! Esta história do Ferraz da Costa não tem mesmo nada a ver com o assunto que está a ser tratado, mas fica, só para não perdermos tempo a apagar. Como Vexas bem sabem "Time is money".
Nestas três candidaturas supra referidas há dois tópicos assaz cómicos, um na do Flecheiro, outro na da assistência técnica. No Flecheiro, além do realojamento dos ciganos, tencionam fazer uma marginal, umas zonas ajardinadas, pistas pedonais e para ciclistas e UMA BANCADA PARA SE PODER CONTEMPLAR O NABÃO. Só nos faltava mais esta! Já temos uma bancada inútil virada para o Rio Bar, ali por trás do Paredão Pai (o filho está na Rotunda). Agora vamos ter uma outra, virada para o rio. Não se estarão a enganar na localização? É que a bancada faz falta mas é no ex-estádio, agora miserável campo de treinos.
Outra parte gaga aparece nos objectivos da candidatura à assistência técnica: "Visa manter de forma permanente a população informada...e fomentar a sua participação..." Está-se mesmo a ver, não está? Realmente a autarquia tem sido até agora, e desde sempre, um modelo de informação, de diálogo com a população e de transparência. Ou estaremos a ver mal??!!
O riso ainda continua a ser o melhor remédio...

13 comentários:

Anónimo disse...

Amigo Prof. Rebelo

Sugiro que re-escreva a situação da dívida municipal em 31 de Agosto de 2010, pois não está devidamente entendível.

Muito obrigado!

Anónimo disse...

Alguem deve informar o sr. Relvas lisboeta deste despesismo do sr. Relvas tomarense.
Crise? Primeiro corta-se nos ordenados e reduz-se o nº de funcionários (lá se vai de vez o comércio tomarense), depois vai-se a essas minudências como obras de fachada locais, pagamentos compensatórios de SCUT,TGV, Hospitais-empresa,eólicas, etc.
Afinal na Checoslováquia (outro "modelo" como a Irlanda) também há crise financeira do Estado. Depois queixem-se que voltaram os bolcheviques!
Pedro Miguel

Unknown disse...

Para anónimo em 10:05

Tem razão. A culpa é do Google Blogger, que juntou aquilo que estava bem separado. Para ler sem problemas basta separar em cada linha os primeiros 7 algarismos (oito nas duas últimas linhas) dos seguintes. Feito isso, terá nos primeiros 7 a dívida em 30 de Junho; nos seguintes a dívida em 31 de Agosto. Sempre na vertical, bem entendido.
Cordialmente,

A.R.

Anónimo disse...

Informar o Miguel Relvas, de quê ?
A comunicação social de ontem escrevia que uma das causas de o PSD estar em queda acelerada nas sondagens deve-se a não ter nomeado porta-vozes por sectores.
Como se sabe, o porta-voz para o PSD é o seu Secretário-Geral, Miguel Relvas, que andou por aí a falar de tudo sem saber de nada, agora o PSD sofre as consequências. Quem te manda a ti sapateiro...
A Checoslováquia está em crise financeira ? Mas está o mundo todo. Vêm por aí mais medidas duras, mais intervenção dos Bancos Centrais até ao estouro final.
Lancelot du Temple

Anónimo disse...

Para Lancelot:
Informar o sr. Relvas, presidente da Ass. Mun. de Tomar, deste despesismo (como ele diz) tomarense. Ou é só o Governo central que faz sofrer os portugueses por causa do "despesismo"?
Quanto ao dito sr. falar de tudo sem saber de nada estamos de acordo.
4 exemplos que provam que o mundo não está todo em crise: a China e o Brasil (devido à actividade económica), a Rússia e Angola devido às matérias primas exportadas. Crise é na Europa dita desenvolvida-não fossem os "investidores" para o oriente colocar indústrias e aproveitar o trabalho barato, quase escravo!
Políticos, precisam-se.
Pedro Miguel

Anónimo disse...

Então já se começam a ver frutos da gestão do casamento entre a anterior gestão e a geração oportunista de Tomar (ps), quando isto acabar vai ser uma beleza ficam sem dinheiro para pagar os telefones a luz mais o gasóleo um grande casamento e um grande serviço ao concelho que esta gente está a prestar. Mas esses projectos agora em aprovação não são da autoria do Paiva, o tal que o ferreira e o Hugo criticam dia sim dia não e depois na câmara aprovam aja Deus e vergonha meus senhores. Depois digam que é má língua. Vamos á festa que Tomar precisa é de festa como se anda a ver.

Luis Ferreira disse...

Prof. Rebelo

Uma só correcção: voltou de novo a somar todas as parcelas, quando devia ter somado apenas a primeira e a ultima. A divida total, curto prazo (até um ano) e de médio longo prazo (superior) é de cerca de 31 milhões €. Podem conferir o valor ao cêntimo em vamosporaqui.blogspot.com

Uma pequena clarificação: eu só divulgo os valores depois de me serem distribuídos como documentos para a reunião de Câmara. Recebi o respectivo documento na segunda às 18h, exactamente ao mesmo tempo que o vereador que lhe forneceu copia o teve. E no Sabado não sabia mesmo quais os valores da Informacao que refere. Como sabe a tutela sobre a Divisao Financeira é do Sr. Vice-Presidente da Autarquia e eu não tenho por hábito meter-me no trabalho directo dos meus colegas.

Pode conferir no meu blogue mais um conjunto de valores, de receitas e despesas dos meus pelouros pelos quais sou responsável e sobre os quais pode, com propriedade, dissecar e envolver-me.

Quanto ao resto,... Conversados!

Cumprimentos do vereador

Anónimo disse...

Este caramelo não perde uma oportunidade para remeter para a porcaria de blogue que tem!
Um pretensioso com pés de barro!!!!!
Um toleirão armado ao pingarelho!
Quando é que aparece a público o dossier que vai dar a conhecer o verdadeiro carácter desta criatura?
Está cheínho de rabos de palha e sempre a carregar em cima dos outros!!!!!
Realmente este aventalão é um must!!!!!!!
Até quando???????!!!!!!!

Anónimo disse...

Deviam fazer como o chefe máximo, não se fala de crise. Apenas importa propalar que a economia subiu o,ooooooo1 e estamos no caminho certo. Tudo a aumentar ao ritmo previsto no orçamento. Tudo tecnologicamente controladex. A crise é um estado de espírito, tal como o desemprego. Tudo o resto é bota-abaixismo e....etc, etc. A propósito, então no dia em que a nossa CMT aderiu ao dia europeu sem carros, se desdobrou em animações de rua e colocação de "mensagens verdes" enviou uma "chusma" (16?) de autocarros para poluir as estradas e a terra dos outros? O "Passeio dos Idosos" podia ser noutro dia? Podia, mas não era a mesma coisa...
Laura Rocha

Anónimo disse...

Para Pedro Miguel.
É o próprio Partido Comunista da China quem reconhece que o seu país está em crise. A China tem excedente financeiro, produz, mas tem imensos problemas sociais, e ambientais.
No Brasil os desequílibrios estruturais não só persistem, como se agravaram com o actual modelo.
Os problemas cambiais aumentam.
O mesmo se está a passar com a Rússia.
Angola tem um problema financeiro enorme. A falta e liquidez em Angola leva a que esta não pague às empresas portuguesas. Como avisou o Jorge Coelho, da Mota-Engil, quem for para Angola em negócios tem de ter músculo financeiro.
Nestes países não há trabalho escravo ?
Em Portugal todos são culpados pelo despesismo: Estado, autarquias, famílias, empresas, etc.
Acha que o Miguel Relvas ainda está em Tomar ? E no PSD nacional ? Veja a subtileza do que escrevi.
Lancelot du Temple

Anónimo disse...

UMA BANCADA PARA SE PODER CONTEMPLAR O NABÃO!
Uma bancada, então, de costas viradas para o Estádio Municipal, rebaptizado, recentemente, de Campo Municipal de Treinos?
Não há dúvida, estamos perdidos...
Zé da Ponte

Anónimo disse...

este vereador cultureiro é cada tiro...cada melro!

Anónimo disse...

Aguentem-se!
JSR