segunda-feira, 27 de setembro de 2010

DA CIDADE AO CASTELO PELA MATA...

Estão praticamente concluídas as obras de requalificação da ligação pedonal Cidade-Castelo, através da Mata. Sempre atento a tudo o que possa vir a contribuir para melhorar o nosso sombrio futuro, Tomar a dianteira foi lá ver e fotografar uma vez mais.
Esta casa de banho modernaça, com recepção e tudo, pode ter sido uma ideia excelente ou péssima, consoante o que vier a acontecer. Para já, é bastante estranho que, numa altura em que nem sequer há pessoal suficiente para cuidar da Mata, possa haver alguém para assegurar a recepção e a manutenção(?) dos novos sanitários. A ver vamos. Para já parece ser mais um exemplo da tradicional megalomania tomarense. E aquele muro da direita, coitado, nem sequer teve direito a uma nova camada de tinta...
Quanto à requalifiada via pedonal, há detalhes que nos levam a cismar e a coçar na cabeça. Aqui à entrada tudo bem, salvo aquela conduta enterrada, para as águas pluviais da direita passarem a escoar pela esquerda. Porquê? Para quê? Para se entupir dentro de pouco tempo?
Logo mais acima, este banco de madeira deve constituir uma originalidade, ou pelo menos uma raridade no país. Com efeito, faz parte dos livros de boas práticas de qualquer técnico ligado à construção civil e/ou ao urbanismo, que todos os assentos devem ter igual distância ao solo. Quanto mais não seja por questões de estética e de comodidade. Pois aqui não senhor. Temos um banco simultaneamente para adultos e para crianças ou anões. Não há nada que esta gente não invente!
Tanta propaganda, tanta conversa, tantas esperanças na nova ligação como via para trazer mais turistas do Convento à cidade e afinal deparamo-nos com erros destes: A ligação mais curta entre a Torre da Condessa e a baixa, via escadinhas do Tanque dos Frades, nem sequer teve direito a qualquer ligação ao novo piso. Está muito pior do que antes, conforme se pode ver na fotografia.
Na maior parte da via requalificada, por motivos que ainda  não conseguimos alcançar, só uma parte do piso foi arranjada. Nalgumas troços só metade, ou nem isso. Qual terá sido a intenção?
Outro aspecto assaz curioso são estas mesas (e outras do lado oposto), no terreiro junto à Torre da Condessa. Uma vez que não há por ali nem água corrente potável, nem instalações sanitárias; visto que fica longe de tudo e nem sequer está indicado, este novo parque de merendas (ou de leitura?) vai servir a quem e quando?
Obras praticamente em auto-gestão, em todo o caso sem adequada fiscalização, dão nisto. As árvores velhas de séculos é que pagam. Neste caso sacrificaram uma frondosa pinheira. Estava podre, dirão os carrascos. Pois! Ao preço a que está a madeira com mais de 30 cms de largo, percebe-se sem dificuldade a intenção. Só perde quem tem.

18 comentários:

Anónimo disse...

É roubar vilanagem. Até os empreiteiros, não fiscalizados, roubam a madeira...

Anónimo disse...

A ROUBAR É QUE ELES SE ENTENDEM!
E SÃO ESCRAVOS DO DEVER! (MUITO E A MUITOS)!

Anónimo disse...

Segundo notícia publicada na internet, incendiaram um ecoponto na rua Voluntários da República (ou o que resta dela depois das arbitrariedades urbanísticas cometidas por Paulino Paiva), durante a noite de ontem para hoje, resultando daí um prejuízo de cerca de 1.500 euros.
Isto vem ao encontro daquilo que eu disse numa minha intervenção anterior a propósito da esplanada junto ao rio perto do campo da borracha paulino. O vandalismo nocturno que prolifera em Tomar, debaixo dos auspícios das autoridades, por omissão de acção, corta cerce qualquer tentativa de se fazer algo em prol da higiene e da segurança dos cidadãos.
A Câmara dá o exemplo. Basta ver a sujidade e o lixo por toda a cidade, e a forma como tem desprezado de uma forma que até me atrevo a qualificar de intencional certas zonas urbanas de Tomar.
Quanto à polícia quase nem vale a pena falar de tão conhecidas que são as suas práticas: caça à multa (e aqui vê-se que não há falta de efectivos) das 09:00 às 17:00, e depois isto fica entregue à bicharada. Quem quiser comprovar basta dar uma volta à cidade durante a noite e verificará que da polícia nem o mais leve rasto.

Anónimo disse...

Oh Professor, desculpe este ingénuo cidadão: por que carga de água é que os gestores públicos e mais uma série enorme de gente paga pelo aparelho do Estado têm que ter carro, cartões de crédito, telemóveis e muitas outra regalias vedadas ao trabalhadior comum, tudo à conta do orçamento? E quando é que alguma vez foi preciso vir a Portugal um dirigente da OCDE dizer-nos o que temos de fazer para garantir a nossa sobrevivência, nossa, perdão, dos não privilegiados? Ao que isto chegou!

Anónimo disse...

Para comentador das 19:31.
A OCDE desde há anos que publica dois relatórios anuais, bem como o FMI, e a Comissão Europeia sobre Portugal. Desde sempre que os relatórios foram muito críticos.
Ás previsões daqueles organismos, e de outros, há mais de meia dúzia de anos que avisam que, em 2018, Portugal será o último da UE. Medina Carreira, e outros em Portugal, em Tomar e aqui no blog, há anos que referem o assunto, o Povo ligou alguma coisa ao assunto ?
Disseram que o Campeonato Europeu de Futebol realizado em Portugal iria levar o nome do País longe. O Povo acreditou. Os custos foram e estão a ser enormes.
Disseram que o Festival das Estátuas vivas em Tomar levou o nome do Concelho longe. Quais os benefícios ?
Vão dizer que a realização do Mundial de Futebol com a Espanha em 2018 ou 2022 vai levar o nome de Portugal longe. Como colónia da Espanha ?
Dêm aos ricos para eles poderem dar trabalho aos pobres. O luxo dos ricos é trabalho dos pobres. O luxo parisiense dos asiáticos, dos angolanos e de outros é necessário para dar algum trabalho ao Povo.
Não é um ex-dirigente comunista russo que faz publicidade a uma marca de malas de luxo ?
Tio Patinhas

Anónimo disse...

A 'MODERNAÇA' Casa de banho/recepção, n mata dos 7 montes, é algo q não passa pela cabeça d alguém com 2 dedos d criatividade.
Não é preciso ser nenhum cientista.
Basta uma pitada de BOM SENSO...e deixar fluir.

A 'Barraca'/Bunker não s enquadra minimamente.
É enooooormmmeee.
A escolha d materiais foi interessante, mas não para a Mata dos 7 Montinhos,.....bem mais adequado seria seguir a linha dos bancos, mesas e lixeiras...ou seja construi-la (ou pelo menos envolve-la) em madeira ou pedra.

Quanto ao dito percurso na retaguarda do antigo parque das merendas está horrivel....mais parece o Estreito d Gibraltar.....
3m d largura, passaram a 1 metro e meio
Será d crise??
Atenção q a geração Mc Donald vai precisar d espaço para passar.

Quanto aos pirilampos em forma de estaca são d mau gosto...e estão no meio do caminho.
POR FAVOR MEUS SENHORES!!
É melhor não fazer, do q fazer m.......

TUDO ISTO só mostra a mentalidade anti-conceptual d quem aos poucos vai destruindo uma lindissima cidade historica.

GS

Anónimo disse...

Porque o trabalhador comum ganha um ordenado elevadissimo e os gestores são os mais mal pagos da europa, ou até mesmo do mundo...Não? os trabalhadores comuns levam a astronómica quantia de 500 ou 700 euros para casa ao fim do mês, e ainda queriam ter carro, cartões de crédito e subsídios para o SPA ou para o Ténis? Trabalhem mas é, e paguem impostos, muitos, que a crise está aí - para o trabalhador comum, como é óbvio.
Laura Rocha

Anónimo disse...

ASSASSINOS!
ASSASSINOS!
ASSASSINOS!

Anónimo disse...

Será que a pinheira serviu para fazer os bancos e as mesas? Os bancos e mesas de pedra apodreceram? Mais uns atentados ao património tomarense. Anda tudo doido ou os arquitectos paisagistas tiraram o curso no NOVAS OPORTUNIDADES e fazem parte dos milhares de estágios milagrosos criados na administração pública, para reduzir o número estatístico dos jovens desempregados? Podiam ir estagiar longe, não?
Laura Rocha

Anónimo disse...

Professor António Rebelo, benquisto comentador mor do burgo, não respondeu ao visitante das 19:31! Já agora, será possível apurar, também, qual o número de telemóveis distribuidos pela Câmara Municipal aos seus funcionários e quanto custam por mês?
Obrigado.

Anónimo disse...

Foi jeitoso o festival das estátuas. A minha preferida foi a da lavadeira do Nabão, principalmente porque estava munida de um alguider de...plástico!
Ninguém informou a senhora que ao tempo se usavam as celhas, ou numa época já mais próxima de nós se usaram os algidares em folha com o fundo reforçado em madeira? Eu mesmo cheguei a tomar banho num desses.
Isto para não recuar ainda mais ao tempo em que era a peça maior que servia como atado para carregar todas as outras.
A minha avó materna, coitada, morreu entrevada, com as pernas destroçadas pelas águas do rio. Foi lavadeira durante muitos anos. O seu local de trabalho era no Açude dos Frades. Corriam os primeiros anos do século passado.

Anónimo disse...

Laura Rocha,

Os bancos e as mesas de pedra não alimentam as empresas que precisam de vender, e continuar a vender, mobiliário urbano a câmaras municipais com sintomas de novo-riquismo.

Noutros tempos os bons políticos seriam medidos pelo dinheiro que poupariam aos contribuintes. Nos dias de hoje, julgam-se melhores os políticos que conseguirem gastar mais dinheiro e apresentar planos de investimento mais volumosos.

A factura pode tardar mas ela acabará por chegar na volta do correio.

O Lacrau do Nabão

Unknown disse...

Para 10:34
Parti do princípio que o comentador das 23:01 já respondera ao das 19:31.
Sobre os telemóveis, vou indagar, mas não prometo nada, que anda tudo cada vez mais fechado. Apesar de existir uma lei a garantir o direito à informação.

Cordialmente,

A.R.

Anónimo disse...

Tal como Frank Gehry afirmou,
'Nem todos os arquitectos são artistas'.
...ou pessoas d bom senso....ou frequentadores d Matas.
....E é aí q reina a diferença! Falta sensibilidade e criatividade a quem não a tem!
Quem diz na Mata, diz nas Rotundas.
Quem diz nas Rotundas, diz no resto...............

O enquadramento do dito BUNKER n interior do jardim é n minimo 1 acto d 'vandalismo' ao património e á história local, nacional...e mundial.

Quase q m apetece dizer q....e porque não!
Uma das soluções passava pela criação d uma policia ASPC (Autoridade d Segurança d Património Cultural)
...uma especie d ASAE liderada por qualificados ...e com provas dadas.

Tenho dito
Sou novo no Blog e frequento a Mata com regularidade (pelo menos 1 vez por semana)

GS

Anónimo disse...

E a poda valente que o vereador ferreira mandou dar nas arvores que estavam na envolvente da ermida?

Já viram aquilo?

Anónimo disse...

É a célebre doença arbórea que atingiu Tomar. Chama-se mal-de-corte e só atinge árvores saudáveis...

Anónimo disse...

Já visitei a Mata dos Sete Montes e fiquei maravilhado com a beleza arquitectónica da cagadeira municipal ali construída. Na minha opinião deviam espetar uns pregos na parede exterior e pendurar uns rolos de papel higiénico para as pessoas saberem do que se trata., assim a modos como fazem as "mininas" com os sacos de plástico ali para os lados da Asseisseira. Ou então porem um anúncio por cima em letras garrafais "Cagadeira da Mata ao Castelo".

Depois comecei a subir o novo arruamento mas deparei-me com o caminho barrado por fitas. Desci. Reparei então nuns pequenos arremedos das estátuas da ilha da Páscoa. Bonito, sim senhor! Aquilo foi tão bem escolhido que até já apresentam um aspecto seloso, típico, aliás, das obras paulinas, ou então já têm ferrugem. Seja como for, apresentam já a patine do tempo. Bonito! A condizer com o local, só não sei qual a função daquilo! Serão suportes para cestos do lixo? Bebedouros? Para iluminação não deve ser porque a Mata encerra antes do fim da tarde, se não me engano...
Por último, e logo à saída reparei num "emplastro" em alcatrão que puseram mesmo defronte dos portões da entrada. Nada mais conveniente para justificar um certo orçamento...ou será o novo "look" para sítios como aquele?

Pobre Mata, mais valia deixarem-te ao abandono. Assim ainda conservarias o teu aspecto bucólico que fez as delícias de várias gerações de tomarenses...

Anónimo disse...

O ferreira das farturas quer podar o município e os munícipes!