quinta-feira, 2 de setembro de 2010

ANÁLISE DA IMPRENSA REGIONAL DESTA SEMANA

COLABORAÇÃO DA PAPELARIA CLIPNETO, LDA

Enquanto a imprensa local já nem sequer aborda a lamentável sucessão de infelicidades, no caso da malograda vinda de Lobo Antunes, para uma charla dialogada no Paraíso, O MIRANTE concede bastante espaço ao triste acontecimento. Na página 13, publica a resposta de Luís Ferreira, que os nossos leitores já conhecem, pois foi aqui difundida. Na página 15, o sempre piadético texto "E-mails do outro mundo" é quase integralmente dedicado às facécias sobre o burlesco caso. A página 25 ostenta, a toda a largura, um título inequívoco, do tipo peixe-espada: "O discurso directo do vereador da cultura da Câmara de Tomar que dá o dito por não dito", matéria que ocupa toda a citada página. Finalmente, na habitual secção "ÚLTIMA PÁGINA", assinada JAE, que são as iniciais do dono do jornal, e tendo por título "O vereador analfabeto da cultura de Tomar" é feita uma crítica, muito dura, mas fundamentada, à actuação de Luís Ferreira. Os leitores interessados poderão ler transcrições da referida crónica, nos comentários ao nosso post "A questão do Mercado Municipal".
Sem pretender de forma alguma enveredar pela teoria da conspiração, não posso todavia deixar de estranhar que um semanário regional, não editado em Tomar, destaque desmesuradamente factos ocorridos há já 15 dias, justamente numa altura em que nada de novo ocorreu nesse âmbito. A que se deve semelhante barragem crítica? Será já o usual bombardeamento de artilharia, que precede o avanço da infantaria, neste caso a ruptura da coligação? Era bem bom, pois todos ficaríamos a ganhar. Em política, as longas agonias acabam sempre por prejudicar os eleitores, e a actual maioria de circunstância já nada mais é que um cadáver adiado.

Mais comedido, como é habitual, O TEMPLÁRIO destaca esta semana a infausta questão das instalações sanitárias que não há. Fá-lo sob a forma de reportagem, nas páginas 16 e parte da 17, ouvindo moradores e comerciantes da área próxima do Mouchão, da Várzea Pequena e do ex-estádio, agora campo de treinos, após a requalificação que custou milhões e suprimiu bancadas e balneários, cuja substituição continua à espera de melhores dias. Ou será de outros autarcas? Trata-se realmente de mais uma situação trágico-cómica na cidade nabantina, uma vez que temos vários campos de ténis, que segundo Corvêlo de Sousa ninguém usa, faltando-nos as retretes que todos querem usar, sendo obrigados a "cravar" cafés e restaurantes. Excelente execução de obras, tendo em conta as prioridades, como se pode constatar. Estão à espera de quê para ir comprar o equipamento e as bolas de ténis? Têm vergonha de mijar contra o muro?
Entretanto, como é sabido, também não existe estacionamento para autocarros de turismo na mesma área, mas a Câmara vai assinar, no próximo dia 8, a escritura de constituição da "Rota dos Mosteiros Património da Humanidade", para já contemplada com 15 milhões de euros de verbas europeias, para "criação de um produto turístico de excelência, que assente numa rede coesa e dinâmica em termos nacionais e com projecção internacional." (O Templário, página 7).
Com as estruturas de acolhimento que temos, e os crânios em planeamento de produtos turísticos que por cá abundam, está-se mesmo a ver que vai ser um sucesso retumbante. Como aconteceu com o hotel de charme no Convento de Santa Iria...ou com o percurso pedonal Cidade/Castelo. Casos em que, para usar uma expressão outrora do agrado de Nini Ferreira, a montanha pariu um rato, que nem sequer é dos mais medrados. Tristes tempos.

Na edição desta semana de CIDADE DE TOMAR avulta a página 3, com mais uma trapalhada provocada por Luís Ferreira. Desta feita a vítima foi a Filarmónica Gualdim Pais, aquando da realização do "Tomarimbando". Segundo relatou Bruno Graça, na última reunião pública da autarquia, a vereador da cultura fez promessas à colectividade que depois não honrou, por falta de verba disponível. Na mesma reunião, Bruno Graça queixou-se igualmente do prolongado mutismo da actual maioria autárquica em relação à Escola das Artes e, por carambola, à Orquestra de Sopros dos Templários. Vem tudo explicado na página acima referida, conquanto o melhor título sobre tal matéria seja o d'O Templário, na página 12: "O último sopro da Orquestra dos Templários". Deve ser maldição que paira sobre esta terra. Já há uns bons séculos atrás também se verificou o último sopro da Ordem dos Templários.
Ainda em relação à "Rota dos Mosteiros Património da Humanidade", Cidade de Tomar destaca, na página 8, a entrevista de Corvêlo de Sousa a uma daquelas revistas do tipo "pagas falas; não pagas não tens sorte nenhuma", distribuídas de tempos a tempos com os jornais nacionais. Só o título deveria dar muito que pensar aos políticos e outros cidadãos locais: "Turismo não está a avançar tão depressa como gostaríamos". Porque será? Calhando, porque, informados e precavidos, os turistas vão parando pelo caminho, em sítios onde há estacionamento, parques de merendas e casas de banho em condições, e depois já não têm vontade nem tempo para vir a Tomar. Ou estarei enganado? Deve ser só má-língua...

19 comentários:

Anónimo disse...

Oh Professor! O Senhor estranha que "um semanário regional, não editado em Tomar, destaque desmesuradamente factos ocorridos há já 15 dias, justamente numa altura em que nada de novo ocorreu nesse âmbito". Quem está habituado a ler os três jornais que utiliza para fazer a apreciada revista da Imprensa semanal, percebe que estamos perante três títulos diferentes em todos os aspectos. O Mirante é, de longe, o mais completo na abordagem da actualidade no distrito de Santarém - e até um pouco mais para sul. Além disso, é um jornal bem escrito. O Senhor, como Professor experiente, sabe diso. O facto de ter voltado a um assunto que tanto deu que falar, quer dizer que o mesmo não ficou esgotado. Uma das obrigações dos jornais é, precisamente,a de manter os seus leitores informados. E pelos vistos, a matéria não estava esgotada... Desculpe o desabafo!
Leitor interessado

Anónimo disse...

O professor está a branquear a questão, ou não fosse a sua costela socialista acusar o toque quando a situação dói...

Faz como eu digo. não faças como eu faço.

E são estas as cabecinhas pensadoras em Tomar! Por estas e por outraas é que isto está como está!

Anónimo disse...

Bom dia.
Concordo com a perspectiva em que enquadra a "opinião" de JAE em "O Mirante". A referência ao facto de ser o dono do jornal é de todo justificada porque é a partir daí que são definidos os seus alvos.
Quem paga publicidade em "O Mirante" está a salvo da crítica de JAE.
E em relação à matéria em si (Na cultura um Vereador culto) a análise poderia ser alargada (na educação temos uma vereadora educada? Na higiene e limpeza temos um vereador que tira os macacos do nariz?
Por muito mau político que seja Luís Ferreira não será capaz de envergonhar tanto os políticos como JAE envergonha quem honradamente faz vida na comunicação social...

Anónimo disse...

O Jornal o Templário tem um director adjunto, será que é só director? Ou será o novo dono?

Anónimo disse...

Perdoem a minha ignorància (talvez), mas em Tomar temos imprensa com qualidade? Não estamos na presença de meros paequins com absoluta dependência do poder local? Rastejam para lhes cair em graça. Quer neste assunto quer em tantos outros a dita imprensa local aborda as questões com um amadorismo confrangedor. Fala de qualquer assunto uma vez e já chega!
É a vida.

Unknown disse...

Para anónimo em 09:32

Se não fosse pedir-lhe demasiado, far-me-ia um grande favor detalhando tanto quanto possível a fundamentação da sua afirmação, segundo a qual estou ou estive a branquear a questão.
Que questão? Em que aspecto ou aspectos? Com que objectivos?
Já agora, porque vem a propósito, a frase-chavão que cita é realmente assim: "Que bem prega Frei Tomás! Oiçam o que ele diz! Não olhem para o que ele faz!"
Finalmente, permita-me algumas interrogações.O que pensa dos maniqueistas? Também acha que as pessoas se dividem entre boas e más, entre gordos e magros, ou entre inteligentes e lorpas?
Considera que o mundo é a preto e branco?

Cordialmente,

António Rebelo

PorTomar disse...

Na tarde da última reunião pública da Câmara a 26 de Agosto 2010 ouvi no noticiário da Rádio Cidade Tomar excertos de intervenções dos membros do executivo relativamente ao Plano de Pormenor do Parque Desportivo ao Açude de Pedra. Foi aprovada por unanimidade uma alteração ao Plano de pormenor para branquear a situação referida no seguinte tópico:

http://tomaradianteira.blogspot.com/2010/01/um-caso-exemplar-2.html

Caso a obra venha a ser legalizada poderá estar encontrada a solução para o actual desgoverno de Tomar. A análise do processo e dos factos ocorridos segundo a legislação em vigor daria origem à perda de mandato. É estranho que na imprensa escrita tomarense apenas se encontre referência a este "branqueamento" no jornal Cidade de Tomar como sendo uma "integração do novo prédio construído na Rua da Fábrica da Fiação para onde estava prevista a sede da União de Tomar". O prédio está em fase de conclusão e teve um aumento da área de implantação e de construção em desconformidade com os planos de ordenamento em vigor.
Não se investiga nada em Tomar?

Anónimo disse...

Anónimo das 13h49:

Parece que estamos diante de um génio do jornalismo. Nesta terra é só amadorismo, mas presumo que o senhor seja profissional... Oh homem, funde um jornal e faça dele um exemplo de como deve ser um órgão de comunicação social. Paleio não lhe falta

Anónimo disse...

Realmente sera caso para dizer: "deixem de bater no ceguinho". Aqui o ceguinho pode ser o vereador linguarudo ou a comunidade tomarense que tais politicos tem. Verdade se diga que o vereador em causa nao foi ecolhido: foi ele que se chegou ao poder! A "Geraçao Tomar" assim se mostra.
Quanto a JAE talvez seja um jovem (utilizando um termo paternal tao ao gosto do autor do blogue) que desconhece a realidade e a historia tomarense!
Pedro Miguel

Anónimo disse...

Ó Sr. Pedro Miguel
Os seus comentários têm sido tão sensatos, mas o de hoje "borrou a pintura".
O JAE, com todos os defeitos e virtudes, é o director do Mirante e uma pessoa que conhece (talvez bem demais) a realidade do Distrito e, sobretudo, as personagens políticas dos vários partidos.
Quanto à "Geração Tomar" isso é um chavão (ou uma consigna, ou até uma designação) criado precisamente pelos ditos socialistas e, traduzido em miúdos, não quer dizer NADA.
Em Tomar há inúmeras gerações e só os contributos de todas elas é que pode fazer andar esta terra.
O resto é paisagem e, claro, propaganda barata!!!

Anónimo disse...

Para "9:48" e Pedro Miguel

JAE ou Joaquim Agusto Emídeo, chefão do Mirante, de jovem ingénuo ou ignorante não tem nada.

Luís Ferreira esteve e tem estado mal, muito mal, pessimamente.
Mas como muito bem antes aqui é referido, JAE não é exemplo para ninguém, sendo bem conhecidas as perseguições que tem feito por esse distrito fora a quem não paga o dízimo.
JAE escreve muito bem, mas é etica moral e profisionalmente do pior que este distrito conhece, sendo quem é porque tem nas mãos a maior arma que este distrito tem nã maioria dos concelhos... o jornal Mirante.

Anónimo disse...

O jornal "O Mirante" apresenta muitas notícias, tanto boas como más,sobre Tomar, que nunca são descritas nos nossos dois jornais, "Cidade de Tomar" e o "Templário". Será que os jornais de Tomar são controlados pela politica tomarense, pela Câmara de Tomar?

Anónimo disse...

Só lamento que O Mirante não seja distribuído com o Expresso a nível nacional para em todo o país se tomar conhecimento da vergonha que se passa em Tomar com a escumalha deste calibre a mandar no concelho.

Se fosse o prof. Medina Carreira a dissertar sobre o Luis Ferreira nos moldes em o fez JAE, toda a gente lhe tirava o chapéu (ou talvez não...).
Curiosamente, num dos programas Plano Inclinado da Sic Notícias, Medina Carreira definiu a classe política que néste momento governa como sendo um conjunto de gente sem qualificação profissional porque nunca trabalhou, arrivistas sem noção das realidades do país, e sobretudo gente sem escrúpulos que leva tudo à frente para atingir os fins a que se propõe.
Epítetos que servem como uma luva ao senhor Luis Ferreira, pessoa de que não se conhece profissão a não ser que manobrar nas "catacumbas" dos partidos, espezinhando a atraiçoando tudo e todos com vista à promoção pessoal com fins políticos seja agora considerada profissão.

Anónimo disse...

Que é o Director-Adjunto do Templário ?

Anónimo disse...

O vereador Luis Ferreira deve ter estado mal a mandar "bocas" daquelas sobre mais uma argolada do Manel Faria, apesar de o fazer no seu faebook.

Mas de todo, parece desajustado insistirem os seus inimigos na tese de que ele não tem profissão. Sabe-se que ele é funcionário publico há muitos anos e que em tempos foi musico militar.

As atitudes que por vezes tem tomado na política são muito criticáveis, mas devemos deixar de levantar suspeitas, que se revelam logo de seguida infundadas, sobre a sua vida.

Criticar o político e deixar de fora disso o homem, parece o mais adequado, para elevarmos o nível da discussão na nossa Cidade.

Fátima Narciso

Anónimo disse...

O ferreira das farturas militar?!!!!!
Em que quartel?
Só se for na loja do Reis!!!!!!
Não brinquem com a gente, o povo engole muita coisa, mas não é estúpido!
E não se ofenda quem realmente trabalha e recebe uma pequena paga!
E será melhor o dito cujo ficar bem quietinho e calado para não desencadear o tornado que é o aparecimento público do célebre "dossier " da sua sociedade com o seu actual adjunto e outros e da sua fuga (temporária) para o exterior!
Há quem tenha esse "dossier" guardado a sete chaves para no momento oprtuno o divulgar!!!!!!!!
Portanto, cuidado com a língua!!!!!!

Anónimo disse...

O quê? Aquilo sobre os computadores, tal e tal...tal e tal...!!!...!!! tal e tal???!!!

Anónimo disse...

Convençam-no que ele foi militar que ainda vai pedir uma reforma!!!

Anónimo disse...

O Luis Ferreira não sabe estar de outra forma senão estar mal...em tudo o que diz e faz! E não é só de agora! Onvestiguem o seu percurso e percalços desde os tempos do ministério até ao tempo em que esteve tutelado pelo Rosa do Céu! Encontrar algo de bom é tao fácil como encontrar um alfinete na Mata dos sete Montes ou um melro branco...

...e olhem que o que não falta é gente capaz de testemunhar!