domingo, 26 de setembro de 2010

À BEIRA-TEJO E À BEIRA-NABÃO

2 - À beira-Nabão

A confirmar a pertinência do conceito de "desejo mimético",  magistralmente exposto e dissecado pelo filósofo francês René Girard, a residir e a ensinar na Califórnia, também à beira-Nabão temos comparsas políticos condenados a abrilhanteram a festa e mais nada. IpT, BE, CDU e CDS nunca demonstraram ter qualquer projecto fecundo para Tomar, ou sequer vontade de o conceber, uma vez que insistem já possuirem tal projecto, quando a realidade quotidiana  evidencia o contrário.
Dirão os visados que os três ocasionais companheiros de coligação, PSD+Independentes+ PS,  também ignoram o que seja um projecto global, com pernas para andar. É verdade. Mas uma coisa não justifica a outra, antes a torna estranha. Porque se houvesse um plano devidamente estruturado, sempre se poderia alegar que, dada a sua adequação mais ou menos importante, era difícil redigir algo de alternativo. Agora assim, sem qualquer plano...
Segue-se que, ao contrário do cenário lisboeta, aqui é o provisório casal 2 + 1 (afinal o bem conhecido "ménage à trois") que vai escolhendo a música e marcando assim o compasso. No recente debate organizado pela Hertz, Corvêlo de Sousa lá foi procurando sossegar as suas tropas e os seus apoiantes, assegurando que vai tudo bem e que as obras continuam "para aproveitar ao máximo os fundos europeus". A tradicional e doentia ganância tomarense -pensa ele- ajudará a passar a mensagem. Por isso até se arriscou a avançar uma justificação curiosa no área económica. Afirmou que a situação financeira do município é boa (não disse excelente, o que já não é mau de todo...), pois ocupa a 38ª posição no ranking das 309 Câmaras Municipais. Esqueceu-se foi de dizer qual é a fonte. Se calhar algum consultor de comunicação, doutorado em esperteza-saloia. Para já não falar da situação catalamitosa de muitas autarquias.
Quem não parece estar nada convencido com a actual presidência, e ainda menos com o tal "ménage à trois" é a actual direcção do PSD/Tomar. Se calhar por já terem concluído que estão a ser encarados, pelo menos pela anterior maioria, como meros e provisórios guardas da quinta laranja, enquanto não se aproximam as coisas sérias, vulgo autárquicas 2013. Quando tal acontecer, o general Relvas, militar de muita tarimba, mandará tocar a reunir, travará nova batalha eleitoral interna, e ganhará sem grande dificuldade. Se isso não vier a acontecer, significará que as usuais e cada vez mais frequentes passeatas-comezainas-tintol-animação + os generosos subsídios para tudo e mais alguma coisa, entre outros expedientes igualmente aliciantes, afinal não servem para nada em termos eleitorais.
Tal como  "o algodão não engana", também a movimentação política local, por banda dos social-democratas,
não deixa dúvidas a ninguém. Em dois dias seguidos os tomarenses tiveram direito a dois eventos promocionais, um da actual gerência laranja, outro da anterior. Aquele realizou-se na Biblioteca Municipal e versou sobre reabilitação urbana -o exemplo do Porto. O orador convidado, engenheiro Rui Quelhas, chegou a ser brilhante, no seu improviso preparado, mas foi precisando que apenas percorrera a cidade velha durante uma hora.
Dos outros membros da mesa, António Lourenço Santos foi claro e eficaz, a demonstrar quem é realmente o motor pelo menos intelectual da actual direcção. A experiência internacional, quer queiramos, quer não, ajuda muito. 
Quanto ao Eng. José Delgado, mostrou-se interessado e diligente. Tem, no entanto, todo um longo caminho a percorrer, até poder aspirar a um poder mobilizador equivalente ao do general Relvas, no intrincado meio político tomarense. No seio do qual, contrariando o conhecido dito, muitas vezes, em política, o que parece não é.
Relvas, por seu lado, escolheu o quadro mais bucólico, confortável e aconchegado da Estalagem de Santa Iria, para se reunir com os boys da JSD, num acto promocional sobre empreendedorismo. Supõe-se que jovem. Quem sabe, sabe! E nunca esquece.
Em qualquer caso, enquanto Tomar existir como município, ficará na história local que, por manifesta incapacidade dos cidadãos e das oposições locais, o PSD-Tomar, assumindo-se como grande partido de massas (nos dois sentidos políticos do vocábulo)), se viu constrangido a ser, em simultâneo, poder e oposição. Esta pobre terra nabantina está cada vez mais exótica. E os eleitores, pachorrentos em demasia, continuam muito sossegados a ver passar os comboios.

13 comentários:

Anónimo disse...

A direcção política infantil de Hugo Cristóvão está totalmente ultrapassada.

Arrasta-se interminavelmente num pranto lento de morte anunciada.

Quem será o senhor que se segue?
Ou será senhora?

Anónimo disse...

É possível que arregimente laranjinhas, mas com a folha de serviço do sr. Relvas será possível os eleitores tomarenses darem-lhe, no futuro,qualquer crédito?
Lembrar que Manuela F. Leite, que afinal tinha razão em muita coisa (mesmo com maus modos e má cara), dispensou de deputado tal individualidade.
Se assim for só há uma posição inteligente: emigrar da cidade.
(des)governem-se os de cá.
Pedro Miguel

Anónimo disse...

Não tenha dúvidas Pedro Miguel. Vamos ser francos. Antes do 25 de Abril houve um bom presidente de câmara que se chamou Fernando Oliveira. Era admirador de Salazar, o que não o impediu de tudo fazer por Tomar e a favor dos tomarenses, mesmo se adversários políticos. Depois do 25 de Abril foi o que se sabe. Bonet, Murta, Jerónimo, Pedro Marques, Paiva e Corvêlo. Tudo cidadãos que mostram bem a capacidade política e a sagacidade de quem os elegeu. E se dúvidas houver, faça-se o apanhado das obras que deixaram.

Anónimo disse...

Como é que querem jovens na AM no dia 30 ? Só se forem os putos do secundário, porque os que estudam no ensino superior noutras cidades (e não são tão poucos como isso) estão impossibilitados de assistir à assembleia.

No meu caso, vou fazer mais de 100km e perder um dia de aulas para estar presente. Obrigadinho, Relvas...

Anónimo disse...

Rebelo, você pode perceber muito de economia, de viagens, de francês, de muita coisa.
Mas de política e dos actores locais da mesma, está mais que demonstrado a sua quase ignorância.
Não vai gostar da crítica, talvez, mas será que não percebe que passa a vida a falar para a mesma meia dúzia de pessoas, que fazem sistematicamente os mesmos comentários, pessoas essas a quem lá fora na vida real ninguém dá nenhum crédito?
PF

Anónimo disse...

Só tontices. Pensam que são os politicos que fazem alguma coisa. Estão bem enganados. A maioria deles não sabe nada, só pensam neles, e julgam que sabem mais que os outros. Vão perder muito tempo. No dia 30 vai ser uma montanha a parir um rato. Desenganem-se. E a marcha da falencia da cidade é irreversível.O que se deveria fazer, a meu ver, era uma assembleia com o povo todo do concelho e avaliar de forma condigna o que se deveria fazer a bem de todos. O pior é que a maioria não tem educação civica ou de cidadania suficiente, falando sem parar um pouco para pensar, e pensar em jantaradas bem regadas para uma cata de favores.
Abraços.

Unknown disse...

Para anónimo em 21:21

Terá certamente razão. Sempre fui e continuo a ser bastante ingénuo em certos domínios. Torna as coisas mais fáceis e agradáveis, sabe?!
Quanto às "mesmas pessoas que lá fora na vida real não têm nenhum crédito", ainda que fosse verdade, valeria a pena continuar, porque já são muitas. Tomar a dianteira já vai a caminho das 600 visitas por dia...
Cordialmente,

A.R.

Unknown disse...

Para anónimo em 22:13

Agradecemos o seu amável comentário, a demonstrar que, em matéria de leitura do futuro próximo, você parece ser muito superior ao velho Zandinga. Ou até ao Monsieur Bembo. De tal forma que pedimos licença para um conselho, gratuito e bem intencionado: Com tanta certeza, na próxima vez que for sentar-se na sanita, não se esqueça que só se deve limpar o respectivo após ter feito o serviço. Valeu?
Olhe que o velho filósofo grego bem preveniu -A previsão é uma coisa muito difícil e falível; sobretudo quando se trata de prever o futuro.
No dia 30, a partir das 15 horas,à entrada do salão nobre da câmara, logo veremos se sim, se sopas.
Cordialmente,

A.R.

Anónimo disse...

Parece-me óbvio que os comentários "desmobilizadores" têm mão partidária. Só a hipótese de alguns tomarenses estarem presentes na próxima AM já os aasusta.

Não estão habituados, nem querem que os tomarenses se interessem pela vida pública. Para isso lá estão os "políticos". Assim pensam.

Não foi por acaso que uns certos senhores (PSD+PS+...) acordaram um horário simpático para as reuniões da AM, precisamente para as 15h00. Acho que a hora foi escolhida na convicção de que a essa hora ninguém trabalha.

Mas para quê irem agora assistir à AM? Já estão lá os políticos para resolverem as coisas e para evitarem que os cidadãos percam tempo inutilmente. Os partidos servem mesmo para isso.

Os cidadãos servem para trabalhar, trabalhar, trabalhar, muito, muito, muito, para que haja dinheiro bastante para que os políticos possam gastar, gastar, gastar.

Por favor, não vão à AM!!! Os políticos que lá estão ficam incomodados se o povo lá estiver!!! Para além de demonstrativo de falta de confiança nos eleitos, a presença do povo na AM poderá levar a que eles se chateiem e deixem de lá ir???

Se eu fosse presidente da Câmara, e perante tal "ameaça", assinava uma ordem de serviço a impor aos funcionários da autarquia presença obrigatória no Salão Nobre às 15h00 do próximo dia 30 de Setembro. Assim, não haveria lugar para intrusos!!!

Onde é que já se viu? Isso até é uma ofenso aos partidos lá representados! Os partidos são o garante da democracia! O povo depois de votar, bem ou mal, deve aguentar e trabalhar para ter direito a esta democracia meramente representativa.

Pois os governantes, à escala de cada um, não estão dispostos a ceder no que quer que seja e muito menos nas mordomias, nos ordenados, nas nomeações à medida etc...etc...etc...

Aliás, posso dizer-vos desde já que se tiverem a ousadia de ir à AM no próximo dia 30 de Setembro,
5ª feira, pelas 15h00, serão responsáveis pela demissão do Sócrates. Sim! Desde quando è que Tomar tem estatuto para que os seus habitantes participem numa AM? Isso só aconteceu no PREC!!!Admitir isso em plena democracia consolidada, seria uma eresia e um retorno ao período do PREC, e, pior ainda, poderia levar à derrocada da coligação, facto que constituiria uma razão para os espamhóis nos invadirem e re-instaurarem as cortes espanholas cá no burgo.

Credo! Bruxedo!

José Soares

Anónimo disse...

Parece-me óbvio que os comentários "desmobilizadores" têm mão partidária. Só a hipótese de alguns tomarenses estarem presentes na próxima AM já os aasusta.

Não estão habituados, nem querem que os tomarenses se interessem pela vida pública. Para isso lá estão os "políticos". Assim pensam.

Não foi por acaso que uns certos senhores (PSD+PS+...) acordaram um horário simpático para as reuniões da AM, precisamente para as 15h00. Acho que a hora foi escolhida na convicção de que a essa hora ninguém trabalha.

Mas para quê irem agora assistir à AM? Já estão lá os políticos para resolverem as coisas e para evitarem que os cidadãos percam tempo inutilmente. Os partidos servem mesmo para isso.

Os cidadãos servem para trabalhar, trabalhar, trabalhar, muito, muito, muito, para que haja dinheiro bastante para que os políticos possam gastar, gastar, gastar.

Por favor, não vão à AM!!! Os políticos que lá estão ficam incomodados se o povo lá estiver!!! Para além de demonstrativo de falta de confiança nos eleitos, a presença do povo na AM poderá levar a que eles se chateiem e deixem de lá ir???

Se eu fosse presidente da Câmara, e perante tal "ameaça", assinava uma ordem de serviço a impor aos funcionários da autarquia presença obrigatória no Salão Nobre às 15h00 do próximo dia 30 de Setembro. Assim, não haveria lugar para intrusos!!!

Onde é que já se viu? Isso até é uma ofenso aos partidos lá representados! Os partidos são o garante da democracia! O povo depois de votar, bem ou mal, deve aguentar e trabalhar para ter direito a esta democracia meramente representativa.

Pois os governantes, à escala de cada um, não estão dispostos a ceder no que quer que seja e muito menos nas mordomias, nos ordenados, nas nomeações à medida etc...etc...etc...

Aliás, posso dizer-vos desde já que se tiverem a ousadia de ir à AM no próximo dia 30 de Setembro,
5ª feira, pelas 15h00, serão responsáveis pela demissão do Sócrates. Sim! Desde quando è que Tomar tem estatuto para que os seus habitantes participem numa AM? Isso só aconteceu no PREC!!!Admitir isso em plena democracia consolidada, seria uma eresia e um retorno ao período do PREC, e, pior ainda, poderia levar à derrocada da coligação, facto que constituiria uma razão para os espamhóis nos invadirem e re-instaurarem as cortes espanholas cá no burgo.

Credo! Bruxedo!

José Soares

Anónimo disse...

Quem tem medo compra um cão...
Os vereadores não terão medo, mas têm cú, e portanto...

Anónimo disse...

Enquanto Tomar existir como município...
Não desesperemos, a salvação está próxima. O fim-do-mundo para os políticos e corruptos (como prova de educação separei as duas raças) está próximo. Será um autêntico apocalipse no qual sairemos todos a ganhar.

O lacrau do Nabão

Anónimo disse...

Ao amável AR.
Agradeço-lhe a preocupação sobre a forma como se procede à operação de defecação. A minha está limpa antes do serviço.
Olhe, antes de se servir da sua tire os oculos para se certificar se ela está limpa e verifique se assim continua. Existe outro filósofo que dizia: Não faças aos outros o que não queres que façam a ti. É muito dificil prever o futuro, e também não falei em certezas. Tire os óculos e veja à sua volta. O resultado está à vista. Se ainda tiver duvidas agradeço-lhe que não me contacte e contacte ( e aqui quer-se actualização porque o Zandinga está morto, e o prof. Bambo indiciado em práticas pouco abonatórias do ponto de vista financeiro) algum visionário credenciado. consulte por exemplo o Gabinete de Estudos e Planemaento da urbe, ou algo no género. Já agora: em terra de cegos quem tem olho é rei, portanto tire o óculos para ver melhor.
Reamavelmente!