terça-feira, 28 de setembro de 2010

MORADORES MANIFESTAM-SE CONTRA O DESMAZELO

Enquanto na antiga Rotunda Arantes e Oliveira, agora Rotunda Alves Redol, as obras nunca mais acabam, custando novamente milhões de euros, para resultados cuja lógica julgamos que ainda ninguém percebeu, a começar pelos próprios autarcas, naturalmente que não há verbas disponíveis para obras mais modestas, mas mais urgentes e úteis. É o caso do Largo do Pelourinho, também conhecido agora por Largo do Pòzinho, ou largo das Covas. Enquanto não acabam umas nem outras, aqui deixamos este postal dos anos 70, que nos foi facultado por um tomarense, ofendido com tanta barbaridade junta. Afinal, com muitíssimo menos gastos até se fez uma obra simples mas bonita, bem ao gosto tomarense. Mas também é verdade que naqueles anos as construtoras ainda não financiavam campanhas eleitorais. Inconvenientes da democracia oferecida de bandeja.
Cansados de esperar e desiludidos, moradores da zona do Pelourinho-Rua do Camarão, acabaram por chegar à conclusão que nunca se é tão bem servido como por si próprio. O conhecido e moderno self-service. Vai daí, não estiveram com delongas. Pegaram num balde e numa enxada, e vá de fazer o que a autarquia não faz, apesar de nunca se esquecer de nos cobrar os impostos a tempo e a horas. Abordados por Tomar a dianteira, disseram-nos que alguém tem de tomar conta disto, que assim não vamos a lado nenhum.
O porta-voz de outro grupo, que solicitou o anonimato, garantiu-nos que estão a pensar fazer um peditório ao nível da cidade e do concelho, para conseguirem verba destinada a pagar aos calceteiros que hão-de vir acabar a obra. Adiantou-nos também que tencionam solicitar ao Politécnico para implementar uma post-graduação intitulada "Reciclagem em gestão autárquica", de preferência integrada nas "Novas oportunidades", e destinada a quem se está mesmo a ver. Tal preparação terá, se vier a funcionar, pelo menos duas grandes vantagens, a saber: 1 - Contribuirá para melhorar o desempenho dos eleitos, ainda durante este mandato; 2 - Constituirá um excelente tópico curricular, quando procurarem emprego a partir de 2013, naturalmente como adjuntos especialistas em gestão autárquica. Pois então!

9 comentários:

Anónimo disse...

Câmara de Tomar entrega 4500 euros mensais a associação mas não dá informações sobre o protocolo


Desde 1 Junho de 2010 que a Câmara Municipal de Tomar se propôs transferir mensalmente 4.500 euros para a Associação Portuguesa de Turismo Cultural (APTC) cuja direcção é composta por João Fiandeiro (presidente), Rui Carvalho (secretário) e Cecília Rosa (tesoureiro). Mas, pela parte da autarquia, ninguém consegue responder a questões tão simples como, por exemplo, quanto dinheiro já foi transferido, qual a conta de destino e que trabalho tem vindo a ser desenvolvido pelos membros da associação que mereça este “generoso” subsídio.

O presidente da APTC é um ex-colaborador de O MIRANTE que está, neste momento, a ser julgado por abuso de confiança uma vez que, durante o tempo em que desempenhou funções de comercial na empresa, depositou cheques com receitas de publicidade na sua conta pessoal. O julgamento decorre no Tribunal Judicial de Santarém.


O protocolo assinado resulta de uma proposta do vereador da Cultura, Luís Ferreira (PS), a quem O MIRANTE colocou há mais de uma semana algumas questões que não mereceram resposta apesar da nossa insistência quase diária.


O protocolo, com efeitos a partir de 1 de Junho, envolve ainda o Instituto Politécnico de Tomar, isto porque a APTC resulta do trabalho de um conjunto de alunos que frequentou a licenciatura em Turismo Cultural ministrada na instituição, entre os quais João Fiandeiro Santos.


No protocolo o município compromete-se a prestar apoio logístico e material, indispensável à concretização das acções, que têm que ser previamente aprovadas pelos Serviços Municipais de Turismo. Já o Instituto Politécnico de Tomar tem que assegurar a supervisão científica do Programa “Tomar Património”, que incide na investigação e promoção de itinerários turístico-culturais no concelho, entre outros.


Quanto à APTC, cabe-lhe “promover o concelho de Tomar, garantir o funcionamento e gestão do Programa Tomar Património” e propor, organizar e desenvolver projectos e realizações inerentes a acções de promoção do concelho.

Anónimo disse...

A Rotunda nos anos 70 estava melhor e com mais simbolismo que a com o Penico Cibernético e com o que irá dali saír quando as obras aacabarem.

É a crise da Construção Civil, por isso as obras nunca mais acabam.

Constou hoje na Cidade que as televisões estavam a informar que o Governo avisou que os cursos dos Politécnicos que não tenham vinte alunos acabam. No final a notícia terá referido o curso de Construção Civil do Politécniso de Tomar. É verdade ?

Anónimo disse...

Um peditório ao nível da cidade e do concelho, para conseguirem verba destinada a pagar aos calceteiros que hão-de vir acabar a obra?
Era o que faltava!
O Professor ainda não conseguiu apurar quantos telemóveis tem a Câmara distribuidos pelos funcionários e para que servem!
E já agora, quantos chefes fazem parte do quadro do pessoal pago pela Câmara?
Atenção, o Governo prepara-se para anunciar já hoje um aumento dos impostos. Na vizinha Espanha, o Governo cortou nos ordenados dos ministros...
Zé da Ponte

Anónimo disse...

Cada um tem a cidade que merece...

Anónimo disse...

Desde 1 Junho de 2010 que a Câmara Municipal de Tomar se propôs transferir mensalmente 4.500 euros para a Associação Portuguesa de Turismo Cultural (APTC) cuja direcção é composta por João Fiandeiro (presidente), Rui Carvalho (secretário) e Cecília Rosa (tesoureiro).

Cecília Rosa, Mulher, ou companheira do Presidente, João Fiandeiro

Anónimo disse...

Boa, boa, esta eu gostei!
Viver não custa, CUSTA É SABER!
Quem comigo e mais uma, quer fazer uma associação turistico-cultural e sacar uns trocados largos ao erário público?

Bora nessa e fiandaremos com sucesso, porque fiar até custa!(e pagar muito mais)


tur que rende

Anónimo disse...

É vergonhoso!! Mas o que fez esta associação?? O que fez até agora?? Mas a Câmara paga 900 contos a um trio com o objectivo de fazer o trabalho do Turismo? Então o que anda lá a fazer o turismo?? É uma vergonha! Um escândalo! Amanhã todos para a Assembleia! O povo quer justificações!!

Anónimo disse...

Esta malta dos independentes por onde passa deixa rasto. A estratégia é sempre a mesma.
É o que dá, malta com muito tempo livre, põe-se a falar mal dos trabalham.

Anónimo disse...

E pergunto eu :

Dos 4,500,00 mensais quanto cabe de "royalties" ao mamão crónico dos orçamentos - ora do Estado e agora do Camarário ?