sábado, 18 de setembro de 2010

UM DEBATE CONDENADO DE ANTEMÃO

Cerca de 90 pessoas assistiram esta tarde, durante mais de duas horas e meia, interrompidas por um intervalo de 15 minutos, ao anunciado "Debate sobre o estado do concelho". A Rádio Hertz está portanto de parabéns por mais esta feliz iniciativa, que correu de forma impecável. Oradores e alguns assistentes puderam "dizer de sua justiça", segundo uns; "vender o seu peixe", segundo outros. Não se registou qualquer incidente, a não ser a saída inopinada, e ainda por explicar, de quatro ou cinco pessoas ligadas aos IpT, antes do início da função.
O anunciado debate é que não houve, nem podia haver, conforme aqui foi oportunamente referido. Com seis intervenientes + dois moderadores, tal não era realmente possível. A não ser que houvesse mesmo muito boa vontade dos eleitos visados, o que não era nem tinha de ser o caso. O vereador Carrão nem sequer chegou a comparecer por "motivos pessoais inadiáveis", segundo a fórmula consagrada. Fino diplomata, Corvêlo de Sousa escudou-se no seu habitual discurso emoliente, não tendo respondido a qualquer das perguntas colocadas. Já Luís Ferreira foi prolixo e mostrou-se até empolgado por momentos. Anunciou bons resultados na sua área, como o aumento de visitantes da ordem dos 35%, salvo erro. Só quando foi instado, por Correia Leal, a explicar-se sobre o "caso Lobo Antunes", soube ser rápido, sucinto e escorregadio quanto baste.
Na nossa opinião, mesmo sem debate, ou até em virtude disso mesmo, tornou-se evidente que a actual maioria está numa posição política praticamente idêntica à de Sócrates em relação à economia portuguesa -Está tudo bem, os progressos já são visíveis e as coisas vão melhorar rapidamente. Trata-se, como é óbvio, de uma posição muito perigosa. Ao não reconheceram a gravidade da situação tomarense, nem a política errada que vêm seguindo, torna-se impossível optar por novas soluções, antes debatidas com os cidadãos.
No caso de Sócrates, praticamente nada podemos fazer a nível local, enquanto que a nível nacional não temos estruturas de protesto, fora da área sindical. Terão, por isso, de ser os mercados financeiros e Bruxelas a constranger o primeiro-ministro, vendedor de ilusões de circunstância, a mudar de agulha, promulgando gravosas e impopulares medidas de austeridade. Quanto antes, para evitar males maiores.
Já a nível local, como a oposição se tem mostrado impotente, tanto para contrariar a relativa maioria como para apoiar os protestos dos cidadãos, resta esperar que a nova gerência do PSD local saiba ser digna de alguns ilustres militantes que o partido já teve e tem em Tomar. Vamos esperar, no duplo sentido do termo. Aguardar e ter esperança.
Entretanto, salvo melhor e mais fundamentada opinião, o formato escolhido para o evento mostrou que está totalmente ultrapassado, se o que se pretende é mesmo que haja debate, diálogo vivo, troca de pontos de vista. Tudo, bem entendido, num clima de correcção e de serenidade. De futuro, parece-nos que o ideal será um dos três formatos seguintes: Um para um, 1 x 2, ou 2 x 2. Exactamente como nos matraquilhos. Com as mesas frente a frente. Com um moderadorao meio, só para dar início, acalmar os ânimos quando e se for necessário, marcar os intervalos e fechar o programa. O outro moderador recolherá a opinião dos espectadores durante os intervalos, estabelecidos para esse efeito. Aqui fica a proposta, naturalmente sujeita...a debate prévio, pois então!

33 comentários:

Anónimo disse...

Nem Carlos Carrão, nem Independentes... Então mas o Pedro Marques abandonou a sala? Não lhe deram a palavra?? Realmente, coitadinhos uma vez, coitadinhos para sempre...

Anónimo disse...

Aproveito este espaço para felicitar a Rádio Hertz pela iniciativa, que decorreu de forma educada e cordial e bem organizada.
Mais uma vez esta rádio marca pontos em relação aos restantes orgãos de comunicação social locais, que parecem estar mergulhados num completo marasmo.
Fiquei agradavelmente surpreendida com as intervenções do Dr.Correia Leal, pois apesar do próprio dizer que não era a pessoa adequada para estar naquela função a meu ver foi quem esteve melhor.
Força Hertz continuem com esse dinamismo!!!

Anónimo disse...

Olá, assisti ao "debate" através do rádio e gravei-o todo, infelizmente a qualidade sonora nem sempre foi boa, por vezes mal se ouviam os participantes e chegou-se mesmo a não se ouvir mais do que ruído branco durante partes de intervenções, terá sido censura?!

Gostaria de partilhar o debate com quem quiser mas são cerca de 150MBytes pelo que estou a tentar alojar o ficheiro num site de partilha para depois "sacarem", quem desejar o ficheiro que diga alguma coisa nestes comentários.

O conteúdo do debate agradou-me tal como a intervenção da assistência colocando questões, pena que muito tenha ficado por responder!

Sou a favor de mais debates mas o formato não foi o mais correcto tal como o caro Rebelo já constatou, espero ouvir mais um debate em breve mas com um formato melhorado e a parte áudio com menos falhas.

Com os meus melhores cumprimentos
Paulo Silva

Anónimo disse...

O debate foi uma iniciativa importante, que deve ser repetida com outro formato. Os moderadores devem ver os temas mais pertinentes, e não coisas pequenas.
Perguntar a um convidado se gostou da presidência do Egº Paiva é criar situação de avaliação pessoal, que qualquer pessoa evita responder.
Os Independentes que saíram antes do debate fizeram-no em protesto por não terem sido convidados para a mesa. É uma atitude aristocrática, mas errada. Deviam ter permanecido, e, aproveitando o período de intervençõs pelo públoco, desencadeado uma táctica de guerrilha contra os membros do Executivo camarário na mesa. A política não é para inocentes.
O presidente Corvêlo de Sousa conhece bem as questões, perde-se em explicações, e não tem um modelo de desenvolvimento para Tomar.
O vereaodr Luís Ferreira, tem traquejo, sabe expor, conhece as questões, não tem modelo para Tomar,mas está a preparar a sua candidatura como cabeça-de-lista pelo PS às próximas eleiçõs. O PSD anda distraído.
O professoe António Rebelo ia bem preparado, e colocou questões pertinentes.
O médico Correia Leal não ia bem preparado, tem dificuldade em enterder que um debate não é uma conversa amena de café, insistiu demasiado na quesília com Lobo Antunes, já ultrapassada.
O economista Sérgio Martins ia bem preparado, levou assuntos pertinentes que impolgaram a assistência, como a da falta de desenvolvimento para Tomar e a ligação deste problema com o futuro do IPT, o que desagradou ao antigo presidente deste, Pires da Silva. Pires da Silva não entendeu que um debate é composto por análises e contra-análises. A sua contra-análise podia ter sido útil para esclarecer sobre o futuro do IPT, que ele próprio reconheceu, anteriormente, e no debate, que não é claro. Pires da Silva reconheceu que o Laboratório de Investigação e de apoio às empresas e à região foi para Abrantes porque este deu melhores condições que Tomar; foi pena que não tivesse aclarado esta afirmação, e que tivesse terminado com o: "e mais não digo". Ainda para mais quando um estudante do IPT tinha afirmado que Tomar está de costas voltadas para o IPT. Este assunto é muito importante,pena que não tivesse sido mais desenvolvido por quem sabe e acusou os outros de não saberem do que estavam a falar.
Falou-se ainda do Mercado Municipal, dos ciganos, do desporto, da saúde, das escolas, da cultura, do turismo, do património e do urbanismo, e de outras coisas.
Foi o primeiro debate. Tem que ser burilado. Venham outros.
Carlinhos

Anónimo disse...

Caro Dr. Rebelo, então a coisa deu em nada. Foi assim como um encontro de bons rapazes. Assim o tal debate de nada serviu, novidades nenhumas, esperança em dias melhores nada e por algum prisma, até serviu para lavar a cara da incompetente maioria, que lá vai cantando e rindo. Tomar que se lixe.

Anónimo disse...

UMA PERGUNTA PARA QUÊ GASTAR DINHEIRO EM ELECTRICIDDE SE O DEBATE SERVIU APENAS PARA A VELHADA E AUTO-PROMOÇÁO DO FEIOSO DO DUPLO-QUEIXO E DE UM SENHOR MÉDICO QUE NUNCA FEZ NADA POR TOMAR?

MEGA MASSA PRO!

Anónimo disse...
Este comentário foi removido por um gestor do blogue.
Anónimo disse...

Divertia-me mais a ver os Marretas...

Anónimo disse...

Adenda a Carlitos.
No intervalo do debate fui informado por alguém da assistência que quando apresentei a minha análise sobre o Politécnico de Tomar, o ex-presidente do IPT, Dr. Pires da Silva, abanou a cabeça em discordância. Informei desta posição a Hertz, e alvitrei que deviam procurar saber da sua opinião. O moderador que estava na sala assim o fez. o Dr. Pires da Silva começou por afirmar que estava ali só para ouvir, não tinha intenção de intervir, mas lá disse alguma coisa. Foi pena que não tivese dito mais. O importante não foi o que eu disse, mas sim o conhecimento de quais os fundamentos da opção do actual modelo de especialização do IPT e não outro. Como o disse na altura, penso que o concelho Abrantes, com o Laboratório, em ligação com O Tagusvalley (ligado ao Taguspark de Oeiras),e ao Nersant, tem maior potencial do que Tomar com a actual especialização do IPT.
O Politécnico para Tomar foi no passado uma luta da CM de Tomar e da sociedade nabantina (na qual eu partecipei).
Hoje, o IPT continua a ser um parceiro no desenvolvimento de Tomar e da Região. Qual o seu futuro ?
Estes problemas interessam à situação do concelho de Tomar.
Por tudo isto, e por mais, DEVEM ser debatidos. Não o estão a ser. Lamenta-se.
SÉRGIO MARTINS

Leonel Vicente disse...

Para quem não teve oportunidade de acompanhar, uma síntese das frases-chave do debate em: http://tomar-actual.net

Anónimo disse...

Julgo que ao fazer-se a pergunta se ao Correia Leal se o Paiva tinha sido bom presidente, o objectivo passava por haver contradição... E foi conseguido em pleno, já que o Correia Leal defendeu-o e o Sérgio Martins atacou-o. Boa rasteira

Anónimo disse...

Pelo que aqui se lê, quem não foi só ficou a ganhar.
Mais uma chachada para enganar as pessoas.
Falam, falam, falam e ninguém diz nada de jeito.
Na próxima podem ir até ao Paraíso.
Com o patrocínio da Delta bem o cafézinho da tarde, depois, com o patrocínio duma cervejeira bebem uns finos.
Entretanto o Correa Leal debita uns valentes elogios ao Paulino Paiva (o melhor presidente da Câmara, diz ele) e demonstra que teoricamente sabe muito sem nada saber.
Os dois comentadores hertzianos amandam uns bitaites.
O Curvelo fala muito (e com boa oratória), mas não diz nada, nem responde a nada.
O Rebelo e o Sérgio mostram a sua boa preparação e conhecimentos.
O Ferreira das Farturas lá vai preparando a sua candidatura a Presidente da Câmara nas próximas eleições.
O não inscrito Zé da Cruz lá volta para malhar no PSD e o Leal volta a estranhar!
O Carrão, coitado não pode ir, porque tens os seniores para acompanhar em mais uma passeio.
O Victorino está bem representado pelo seu camarada e nem precisa e se maçar.
Os independentes, os CDS, os CDS, os BE voltam a não ser convidados e não fazem lá falta nenhuma.
Na verdade só estorvam, até podem ser inconvenientes, para a culigação e para o status quo!!
No final os presentes vão petiscar à Casa das Ratas, ou ao Fernandito, ou às Alminhas e vão espreitando na SportTv um jogo da 1ª divisão ou de Espanha.

E assim continuarão a charlar, muito felizes, enquanto o Concelho progrEde e o bem estar da população regride!!!!!
E vivó forró!!!!!!

Anónimo disse...

Ao Srº Paulo Silva

A divulgação e comercialização de ficheiros de áudio carecem de autorização do autor, caso não tenha sido solicitado incorre num acto ilícito dos artigos 13º e 14º.

Assim, solicita-se ao autor do blogue que guarde os códigos para a identificação do IP.

Anónimo disse...

Fará as delícias do PSD e dos IPT, mas se ninguém põe a mão no PS, da maneira que a coisa vai, manipulador como é, o Ferreira está mesmo a fazer o caminho para ser cabeça de lista! É que vai ser rir!
Uma deputada e um vereador que foi cabeça de lista já tem no bolso, até foram apoiá-lo ao debate, que tansos que nem percebem que isso só os faz perder estatuto e demonstrar que não estão à altura dos cargos que ocupam.
Inteligentes ao contrário do que afirma o Rebelo, foram os que lá não foram. Onde é que você já viu detentores de cargos políticos a sério, sentados em plateias a assirtir a debates?
Pior que estes que lá foram, só mesmo a figurinha da Graça Costa e da outra, mas aplica-se em dobro o que se disse dos anteirores.

Anónimo disse...

Que bela figurinha fizeram os independentes... Chegam em grupo, sentam-se e, de repente, qual gang a praticar arrastão, saem eufóricos da sala! É com estas atitudes que querem convencer o eleitorado? Já agora, para onde foram prender o burro? Para casa do patrão Pedro Marques?

Anónimo disse...

A vereadora Graça Costa e alguns deputados municipais não deviam ter este tipo de comportamento... Faltaram lá Pedro Marques e João Simões. Não foram eles a fazer figurinhas, mas foram eles que deram as ordens à trupe... Ainda bem que, desta forma, todos ficaram a saber quem são estes independentes de trazer por casa

Anónimo disse...

Teatro. Algo entre o dramático e a comédia. Notei a falta da Beatriz Costa...
Noutro tempo Tomar jamais seria palco para actos desta (baixa) qualidade. Infelizmente agora é o que temos. Mas qualquer dia o palco vem abaixo e depois...

Unknown disse...

Para anónimo em 14:42

O seu comentário está muito bem construído e escrito, pecando no entanto num aspecto: não é nada esclarecedor. Que tipo de comédia ou de drama? Porquê de tão baixa qualidade? "Noutro tempo...": Que tempo? A que palco se refere? Quem foram os comediantes? Todos? Só alguns?
Em política como na vida o melhor é, diz-se nos meios rurais, "falar claro e mijar a direito". Sobretudo quando se está protegido pelo anonimato.

Anónimo disse...

A montanha pariu um rato! Aquilo que se passou no anfiteatro da biblioteca foi inqualificável. Um "debate" conforme anunciado pressupôe troca de ideias, mas o que se passou foi uma procissão de comentários sobre diversos assuntos, emitidos à vez pelo painel de iluminados cá do sítio.
No entanto houve um que sobressaiu dos restantes. Refiro-me ao dr. Sérgio Martins que foi o único a alinhavar as ideias de forma coerente, com um discurso com princípio, meio e fim.
Dr. Sérgio Martins, se algum dia pretender candidatar-se á Câmara de Tomar faça-o, mas como independente! Não deixe que a mordaça partidária o tolha! E rodeie-e de gente capaz! Terá o meu apoio.

Quanto aos outros, a mediocridade foi confrangedora. De Corvelo de Sousa e Luis Ferreira veio aquilo que já se esperava: discursos ocos, ideias grotescas, hilariantes.
Do rei das radiografias, dr. Correia Leal, nada era espectável. O homem já por mais de uma vez disse que não estava muito a par dos assuntos para que o solicitavam (já o dissera uma vez aos microfone da rádio hertz, no estúdio). Então porque é que o convidam e roubam o lugar a alguém cujo contributo poderia ser válido? Mistério...ou talvez não! Nesta terra o dinheiro manda muito...
O sr. Rebelo continuou fiel a si mesmo. Promessas...promessas...promessas!
Perdeu uma boa oportunidade de desvendar o tal plano de salvação para a cidade que diz que tem e que todos aguardam ansiosamente. De tão anunciado e sempre escondido não tarda nada suplanta o 4º segredo de Fátima.
Se o tem e é assim tão vantajoso para a comunidade porque o guarda em segredo a "sete chaves"? Vê-se que está deveras preocupado com Tomar, não com ele mesmo que é uma pessoa desinteressada...
O menos mau de todos foi o vereador Carrão. Esteve ausente e fez muito bem! Poupou-nos a uma dose suplementar de tédio galopante e assim contribuiu para suavizar o mau que tudo aquilo foi.

Por último há a registar a má performance da rádio Hertz que, para além de não ter verdadeiros jornalistas capazes de conduzir e moderar um espectáculo desta natureza, falhou redondamente no capítulo técnico já que a sua emissão foi um desastre. Nem som, feed-back q.b., enfim...é uma rádio local e isso diz tudo.
Proponho que se ofereça à rádio Hertz um dicionário de português para que os seus colaboradores aprenderem o que significa a palavra "debate"...

Anónimo disse...

Olá...

Anónimo disse...

Não vi o debate nem o ouvi. Apenas pelas informações dadas no blogue. Preocupa-me a falta de diálogo credível.Apenas subjazem criticas maliciosas e por vezes destrutivas, mas o que mais se nota é falarem fora do contexto.
Tomar está moribunda e em breve morrerá. Ou se praticam actos de gestão moderna e eficiente tal como se ensina nos livros e seguir, não é dizer faz-se e depois faz-se à guisa de cada um, ou então nada a fazer e assumir o epitáfio: TOMAR de Cidade a Aldeia (reles).

Anónimo disse...

O Politecnico vai ter um fim triste. Os indícios estão aí.Pires da Silva diz que está tudo bem e do melhor. Mas quem é ele para previsões estrategicas? Foi toda a vida um professor do Colégio. Apanhou o lugar de presidente do Politécnico já reformado com a ajuda doutro reformado: Pacheco.

Anónimo disse...

O debate foi interessante, nas partes que ouvi.

O Dr.Correia Leal esteve muito bem, apesar de estar desfasado das principais matérias do Concelho.

Os outros estiveram ao seu nível.

Gostei de saber pelo Vereador Luis Ferreira que o número de turistas terá aumentado já este ano 35%. É bom sinal para Tomar.

Parabéns a todos.

Anónimo disse...

Frustração, mesquinhez e inveja! O anónimo das 18h57 consegue reunir todas estas «qualidades». A vida deve correr-lhe muito mal e você, em vez de olhar para o seu quintal, só se preocupa em apontar para o lixo que está no quintal do vizinho. Tudo é mau, nada tem solução. Só lhe faltou escrever que os bolos com que encheu a barriga no intervalo tinham pouco açucar. A seu tempo o dirá, se calhar... Não foi uma iniciativa perfeita? Pois não, mas alguém tinha dito que a perfeição foi atingida?! Ficou ofendido com o feed-back? Está habituado a transmissões de outra natureza, por certo. Está habituado a transmissões com assistentes de som, assistentes de produção, assistentes de realização, assistentes técnicos, maquilhadores, tele-pontos, holofotes e outros afins... De facto não se viu nada disso. O que se viu foi uma verdadeira equipa a desdobrar-se «em vinte» para que tudo ficasse pautado pela mínima dignidade, o que se viu foram os convidados a dar o melhor de si, bem preparados, corajosos, sem medo das palavras. Não lhe chegou tudo isto? Está no seu direito... Para a próxima já sabe onde não perder o seu precioso tempo.

PS: Significado de debate - Discussão amigável entre duas ou mais pessoas que queiram apenas colocar suas ideias em questão ou discordar das demais, sempre tentando prevalecer a sua própria opinião ou sendo convencido pelas opniões opostas. Geralmente debates são longos, e raramente se chega a alguma conclusão, porém, é uma prática considerada saudável onde uma pessoa pode ver vários lados de uma mesma questão. Debates ou discussões amigáveis podem ser a respeito de temas diversos, como futebol, política, etc. Eles não devem ser confundidos por brigas ou amultuações. Geralmente debatentes são concisos e tem em mente a troca de idéias sem que haja ofensas para ambos os lados.

PS 2: Em relação à sua sugestão «Proponho que se ofereça à rádio Hertz um dicionário de português para que os seus colaboradores aprenderem o que significa a palavra "debate"...», tomo a liberdade de lhe dar uma dica... Procure um professor de português. Ele dir-lhe-à para escrever desta forma: «Proponho que se ofereça à rádio Hertz um dicionário de português para que os seus colaboradores APRENDAM o que significa a palavra "debate"...».

Anónimo disse...

Para o comentador das 01:41

"Dir-lhe-à"???!!!

Não quer vir comigo escolher o tal professor de português?

Anónimo disse...

que mal tem o dir-lhe-á?

Anónimo disse...

Você ou é atolamado/a ou não sabe mesmo ler...

Anónimo disse...

O aprendiz de repórter escreveu "dir-lhe-à". Percebo a ironia do outro anónimo a quem pretendeu dar uma lição de português.
Diz o roto para o nú...

Não será "dir-lhe-á" com acento agudo?

Anónimo disse...

Oh homem você necessita é de dois professores de português... Ler bem, deve ler, agora dizer que algo está mal com o «dir-lhe-á», nem sei o que escrever mais... Algum professor de português aqui na zona a fim de nos esclarecer??!!

Anónimo disse...

Os independentes é que não têm aparecido por aqui... Ainda não soltaram o burro ou andam disfarçados em aulas de bom português?

Anónimo disse...

O aprendiz de repórter continua a mancar. Quando não consegue "investigar" que na sua primeira intervenção escreveu "dir-lhe-à"...

Até um burro é mais esperto!

Anónimo disse...

aprendiz de repórter? Não entendi... Há já sei, isto é tiro aos patos! A ver se acerto não é? Não me parece é que o zé gaio defenda a Hertz, então ele que anda cheio de azia... Bem, mas aí não era tiro aos patos, era tiro aos gaios. Em frente... Oh professor Alexandrino, já agora diga aí como se escreve opiniões. É que opniões não é de certeza... Já faltou o acento e o i... Há mesmo com cada abécula... Você nem para ser raptado por Ets!

Anónimo disse...

os independentes estão a comemorar o festival das estátuas!!!!!!!!

a rosário está de parabéns, porque foi um must!!!!!

uns falam, falam e voltam a falar, rosário trabalhadora atua assim de fininho e vai marcando pontos,

a propaganda xuxa de um lado o trabalho rosa choc do outro!!!!!

ah! ganda rosária!!!!!!!!! os espinhos são dos xuxas!!!!!