quarta-feira, 15 de setembro de 2010

COMO ISTO JÁ ESTÁ !!!



A coisa começou de forma algo bacoca. Com fotografia inaugural de grupo, encabeçado por Corvêlo de Sousa e Luís Ferreira. Ali na multicentenária Calçada de S. Tiago. Logo publicada na imprensa local, pois claro. A prenunciar futuras poses, com o vereador da limpeza a comemorar uma qualquer manifestação cultural. Adiante. Seguiu-se a útil e louvável tarefa de limpeza dos taludes ao longo da estrada entre a cidade e o convento. Obra do fotografado e recém constituído grupo de sapadores florestais. Que não se sabe se são voluntários, amadores, semi, ou conforme calha.
Cedo se verificou que abundou a boa vontade, mas faltou planeamento. Como de costume por estas bandas. Em vez de irem cortando e colocando as ramagens e os arbustos num qualquer meio de transporte, foram deixando tudo aos montes, espalhados pelo terreno. Conforme documentam as fotografias. O tempo foi passando. Perante a inércia, houve reparos. Designadamente aqui em Tomar a dianteira. Manda a verdade dizer que o vereador Ferreira, sabe-se lá porquê, uma vez que nada tem a ver com a limpeza urbana ou rural, foi rápido e eficaz. Três dias após o nosso reparo, os detritos tinham sido removidos.
Tomar a dianteira sabe que o referido serviço de remoção foi efectuado por uma empresa privada. O que é muito estranho, dado que a autarquia dispõe de pessoal e de meios de transporte. O pior, porém, é que o ajuste directo com a citada empresa não foi precedido de qualquer consulta ao mercado. Nem sequer foi perguntado ao respectivo gerente qual era o montante do trabalho a efectuar. Tal como também não houve qualquer fiscalização por parte da câmara, durante os trabalhos de recolha e transporte dos detritos.
Sabemos que pessoas ligadas à citada empresa até acabaram por se sentir agastadas com tal situação de evidente deixa-andar, nada comum no mercado. Que deixou ao empresário inteira liberdade para facturar aquilo que entendesse. Tratando-se de pessoas honestas, ter-se-ão ficado pelos 50 euros/hora, montante razoável nas actuais condições de mercado. Mas quando alguém avisou que só iam receber 5 ou 6 meses mais tarde, um deles foi rápido na resposta -eu cá me arranjo com os juros. Para bom entendedor...
Como isto já está! Temos uma autarquia praticamente em autogestão. Em regime de cada um para si e Deus para todos. Onde o vereador da cultura e turismo também têm de ocupar-se de retretes e de limpeza urbana. O que fará, entretanto, o vereador da limpeza e do saneamento?
Parafraseando o presidente do PS local (ver blogue alguresaqui) -Ora porra!

20 comentários:

Anónimo disse...

Senhor Professor, pelo que nos relata diariamente, é caso para perguntar se não há alguém que diga basta! Não será melhor fechar o País por uns dias para mudar o rumo que nos conduz para o abismo?
Cordialmente,
Roberto Torres

Anónimo disse...

O problema de Tomar está a tornar-se cada vez mais grave.

O curioso de tudo isto é a "latosa" de alguns em não quererem ver a realidade e, o que é sintomático e grave, para além de misturarem alhos com bugalhos, é insistirem nas blasfémias próprias de gente sem alma e escudada no anonimato.

Com este tipo de postura, que revela o carácter das pessoas em causa, Tomar vai afundando dia após dia.

E os autarcas não são capazes de se analisarem e concluirem que não são as pessoas indicadas para a missão que lhes está confiada? Sim! O povo, bem ou mal, confiou-lhes a missão de governarem o que ainda vai restando para...mas a verdade é que eles não têm uma ideia clara do que é prioriario, nem sequer têm um projecto para fazer face ao descalabro quanto mais para pensarem numa ideia que seja para o futuro.

Tenho ouvido disparates atrás de disparates sobre projectos culturais para Tomar, pois não passam de arranjinhos, supostamente de "primeira grandeza", segundo os autores, que os apresentam como parte da solução para a crise.

A verdade porém não é essa. Aproveitam as fragilidades, que são muitas, do poder local para irem pressionando a aprovação de umas coisas...a que chamam projectos estruturantes, ou projectos âncora, etc...etc...etc...

É o reino da fantasia! E Tomar e os tomarenses que se lixem!!!

José Soares

Anónimo disse...

Para Roberto Torres
Para o caso de ter estado ausente e em lugar sem informação disponível, deixe-me dizer-lhe que, por muitos defeitos que tenha esta democracia e o País, todas as eleições são verdadeiramente livres. No caso das últimas eleições acresce ainda que quem as ganhou já tinha pelo menos 4 anos de serviço público: não pode dizer-se que, para os eleitores, os vencedores eram desconhecidos. No caso das eleições locais não são 4 mas 10 anos de trabalho autárquico do mesmo ou da mesma família de "timoneiros" com uma linha de acção constante! O drama tomarense é esse...e não é pequeno!
Se alguem enganou alguem foi o partido da alternância que "se entregou nos braços" do "inimigo".
Pedro Miguel

Anónimo disse...

A minha perspectiva.
Há, seguramente, várias maneiras de olhar para a actual questão da Câmara de Tomar.
A minha, por exemplo, está expressa no protesto anunciado pela Escola de Futebol de Tomar, na Rádio Hertz.
Perguntarão se uma Associação com dez anos de vida e pouco mais de cem atletas é assim tão importante...
É! Não por esse número ou pela representatividade que possa traduzir mas porque ela expressa, na minha opinião fielmente aquilo que se passa em tudo o resto - Carrão a criar problemas a Corvelo.
Só assim se explica que uma questão tão simples de resolver (o Presidente resolveu com um telefonema) não tenha sido resolvida pelo Vereador do desporto. Consta que ele se diz enganado pelo União de Tomar, que dirigentes do histórico clube lhe terão dito que tinha chegado a acordo de horários com a Escola de Futebol, mas é aceitável que mesmo que isso tenha acontecido depois se esconda "queimando" todo o PSD. Qual é o seu interesse nisso? O lema é quanto pior, melhor? Já viram em que estado estão os pelouros do Vereador dançarino?
É a minha perspectiva. Estarei errado?
José Martins

Anónimo disse...

José Soares à Câmara!
Já!

Anónimo disse...

Para José Martins.

Tem razão em parte, uma análise atenta do trabalho do vereador Carrão demonstra a incompetência do mesmo, mas ao contrário do que insinua, não julgo que seja propositado, acho que é mesmo por incapacidade pois foi sempre assim desde que é vereador.

É ver como anda a limpeza, é ver como procedeu no caso do mercado, é lembrar que a falta de apoios às associações é pelo menos em grande parte sua responsabilidade, etc, etc.
Realmente, com o tempo que perde em aniversários, passeios e almoços, não deve sobrar para muito mais.

PF

Anónimo disse...

José Soares para a câmara, já!!!

Anónimo disse...

Este José Martins é o mesmo que, ainda técnico da formação do União de Tomar, contribuiu decisivamente para a não aprovação de um protocolo de parceria do União com a Escola e uma empresa destinado a unir forças, potencialidades e complementaridades na formação e assim não concorrerem ambos nas várias provas de jovens?
Esse protocolo foi a votos numa Assembleia Geral do União realizada nos Bombeiros.
Aí o homem até chorou baba e ranho e quase chamou traidores aos sócios que apoiavam o protocolo, porque o União ia acabar "devorado" pela Escola!
As suas posições fundamentalistas ficaram escritas nos jornais de Tomar na época!

Poucos anos depois o homem mudou-se com armas e bagagens para a tal Escola, que antes era o pior de todos os males!

Parece que agora o inimigo é o União!!!!!!!

Coerente a criatura, não haja dúvidas!

Anónimo disse...

Esteja descansado que José Soares não está interessado em ir para a Câmara.

O José Soares integrou uma lista como cidadão livre e com um projecto que foi rejeitado pela população. Ponto final.

O José Soares assumiu, assume e continuará a assumir as suas atitudes, como um dever de cidadania.

O José Soares não tem nunhum interesse, repito: o José Soares não tem nenhum interesse (nem pessoal nem outro qualquer) em perder tempo com "jogos" politiqueiros de trazer por casa ou em busca do poder pelo poder (com tudo o que isso implica!).

Como cidadão livre intervi. Como cidadão livre continuarei a intervir. Não serei mainato de ninguém e não defenderei interesses obscuros, venham eles de onde vierem.

De uma coisa podem ter a certeza: continuarei a intervir civicamente sem receio de ninguém que não esteja de boa fé!!!

O futuro de Tomar é que me preocupa, não o exercício do poder a qualquer custo. Isso NUNCA!

José Soares

Anónimo disse...

Em suma, o José Soares é um filantropo preocupado com os desgraçadinhos dos tomarenses!

Anónimo disse...

Zezito, não foi dessa câmara que eu falei...! Presunçoso!!!
Repara que eu até escrevi "câmara" e não "Câmara"...

Anónimo disse...

Vamos lá a saber.
No Sábado há, ou não, debate na Biblioteca, sobre "O Estado de Tomar" ?

Onde é que está a promoção do evento ?

Como é que vai funcionar ?

A que horas é que começa ?

o Rebelo nunca mais falou no assunto.

Anónimo disse...

Querem saber uma. Um caramelo qualquer colocou dois perdregulhos enormes na estrada que vai da saída de Tomar para o Piolhinho, na subida ingreme, ocupando uma faixa de rodagem, podendo provocar um acidente um acidente. foram mostradas fotografias por alguem que contactou as entidades directamente responsáveis, e nada.
Até agora nem presidente de junta já notificado, nem policia que sabe do assunto, nem a autarquia, fizeram nada. Quanto se sabe isso dá uma multa enorme e se ocorrer um acidente e morrer alguém ainda pior. Aconteçe que esta inércia e irresponsabilidade ainda vão provocar danos, e se calhar incomodar cobardemente cidadãos inocentes.
Tristeza, JSR.

Anónimo disse...

Para Pedro Miguel:
O Senhor não entendeu bem o que escrevi no meu breve comentário (10:30 de ontem, dia 15). Não sou contra a democracia. Como cidadão cumpridor das minhas obrigações, respeito todas as opiniões concorde ou não com elas. O que não faço é olhar, apenas, para a cor da minha camisola. Com a expressão "fechar o País por uns dias" quero dizer apenas que os responsáveis políticos, os que governam e os que estão na oposição, deveriam dialogar mais na procura das melhores soluções para todos os portugueses. Só isso. Sei bem o que é a democracia e o que foi a ditadura. Vivo numa e vivi a outra também. Permita-me um conselho: leia hoje, quinta-feira, os títulos principais do "Diário Económico" e do "Jornal de Negócios".
Cordialmente,
Roberto Torres

Anónimo disse...

Concluindo: o vereador Ferreira depois de se ter substituído ao seu colega Carrão na colocação de casas de banho na entrada do Castelo, também se substituiu a ele na apanha do lixo espalhado pela encosta do Castelo.

Das duas uma: ou Ferreira se armou em cavaleiro defensor do nosso Castelo ou então anda a dar sopa ao seu colega social democrata na autarquia.

De uma coisa não o podemos acusar: de não deixar de estar atento e de não intervir.

Unknown disse...

Para anónimo em 22:47

Há debate sim senhor! Não sei se vão aparecer os seis convidados, ou não. Mas isso já é outra história. Começa às 4 da tarde e acabará por volta das 7. No site da Rádio Hertz tem sido e está a ser devidamente difundido, logo no "cabeçalho".
Tem toda a razão. Não voltei a falar no assunto porque sou apenas um dos seis convidados. Não tenho nem tive nada a ver com a organização do evento, que de resto considero muito oportuno.
Se tivesse continuado a falar do acontecimento seria imediatamente acusado de estar a promover-me. Julgo conhecer menos mal os tomarenses, o que me levou ao silêncio nessa matéria.
Cordialmente,

A. R.

Anónimo disse...

"Fechar o País por uns dias" não irá chegar.
Deveríamos fazer o mesmo que os israelitas fizeram com a El-Al ou os Suiços com a Swiss-Air.
Declaram falência e fecham a empresa, reabrindo no dia seguinte com nome ligeiramente alterado mas modificando profundamente o interior da organização.

Anónimo disse...

Meu caro Dr. Rebelo, no debate não se acanhe, nem se arme em socialista, se me permite a sugestão. Pergunte por Tomar, sem partidarite. Pergunte ao Ferreira, o que é feito das ideias que a sua “geração” tinha para Tomar e sobretudo, porque continua a num dia criticar a gestão Paiva e no outro a vitalizar os seus projectos e por isso a continuação da sua gestão, agora numa versão ainda muito pior. A isto deve agora chamar-se “geração xuxa Ferreira”. E sobretudo pergunte, se o seu amigo Corvelo, julga mesmo que está a ser presidente da Câmara, ou se está só á espera que o árbitro apite, para terminar o jogo sem sofrer muitos golos. E sobretudo pergunte, se os autarcas não têm vergonha de Tomar estar a ir ao fundo de uma maneira confrangedora, pois não só a cidade o concelho em geral, sentem o desnorte a falta de garra de projecto mobilizador de industria comercio e o urbanismo, se é só aprovar PDM castrador e instalar os ciganos na zona Industrial. Se perguntar e for claro, deixe lá os que o zurzem por gostar tanto da sua cidade e por ser um critico convicto deste casamento de políticos da mesma gestão em Tomar.

Anónimo disse...

Para Roberto Torres
Tambem não pretendi por em causa o seu espírito democrático. Apenas lembrar que houve uma escolha livre dos tomarenses e relativa a autarcas sobejamente conhecidos. E até havia alternativas. "As coisas são como são" e isso é que é preocupante: os tomarenses querem assim!
Pedro Miguel

Unknown disse...

Para anónimo em 1105

Obrigado pelo seu conselho. Caberá a quem assistir julgar da qualidade de cada intervenção.
Quanto a essa de não me armar em socialista, sem querer acertou mesmo no centro do alvo. Creio que nunca fui chamado para altos voos exactamente por não gostar de me armar seja no que for, incluíndo aos cucos ou ao pingarelho. E como também nemn sempre dou o corpo à curva...

Cordialmente,

A.R.