quarta-feira, 1 de setembro de 2010

RECADO PARA UM LEITOR

O seu comentário estará algures entre as dezenas que aqui chegam, mas não o consegui encontrar após publicação. Apesar disso, não quero deixar de lhe responder. Só por uma questão de boa educação.
Para começar, agradecia que tomasse nota, de modo definitivo, do estatuto deste blogue: propriedade privada, sem salariados nem subsídios seja de onde for. Carece por conseguinte de cabimento a sua frase imperativa "será bom que se explique". Felizmente, já consegui atingir o estatuto de plena cidadania, em que não tenho que me explicar seja sobre o que for, com quem quer que seja. Demorou muitos anos, mas consegui. Estamos entendidos?
A respeito da sua pergunta "porque é que o vereador Pedro Marques não foi convidado para participar no debate", fará o favor de a endereçar aos organizadores do mesmo: A Rádio Hertz, que foi quem me convidou. Devo dizer-lhe, ainda assim, que não percebo porque haveria o vereador em questão de ser convidado. Ele ou qualquer outro. Não se trata de um debate entre a actual maioria autárquica e três cidadãos de fora da política activa, não filiados em qualquer agrupamento da especialidade? Pedro Marques faz parte da actual maioria? Não dispõe das reuniões camarárias e das conferências de imprensa que convoca para expor as suas posições? Beneficia de algum estatuto especial? O facto de ter sido presidente de câmara, no tempo das vacas gordas, confere-lhe algum direito particular, em relação aos demais cidadãos?
Espero ter respondido à sua questão, usando o método jesuíta -A uma pergunta deve sempre responder-se com várias outras.

Cordialmente,

António Rebelo

11 comentários:

Anónimo disse...

Dada a clara falência do concelho, é de louvar a coragem dos representantes do PSD no poder local em participar. O do PS pode sempre assobiar para o lado- quanto à crise- e ainda aproveitar o debate para a sua promoção. Quanto aos outros convidados, um é um importante investidor local e mandatário de candidatura alternativa à autarquia; Sergio M. escreve umas refexões e, várias vezes, elogia-se a si próprio;
A. Rebelo criou, reflecte e tem um participado blogue.
Espera-se que o debate seja alargado.
Pedro Miguel

Unknown disse...

Obrigado, Pedro Miguel pelas suas acutilantes considerações. Será concerteza um jovem, o que não lhe permite conhecer muito do que está para trás. Por isso resolvi endereçar-lhe esta resposta, acrescentando que, no meu caso, além do blogue, há a experiência além-fronteiras e um lastro de mais de 50 anos de política local. Desde o tempo em que pretenderam desviar a água do Nabão para abastecer Fátima. Apesar de vivermos então num regime autoritário, houve manifestação popular. E este então rapaz andou a colar cartazes a proclamar "O Nabão é sangue do concelho", sob a orientação de Fernando Nini Ferreira...
Não se trata de mostrar medalhas de antigo combatente. Apenas de lembrar que a vida política local não começou nas autárquicas de Outubro passado...

Anónimo disse...

"Apenas de lembrar que a vida política local não começou nas autárquicas de Outubro passado..."
nem ainda acabou e nem vai acabar!!!!!!

Anónimo disse...

Mas,este será o primeiro de vários debates, provávelmente com outros convidados. Pedro Marques que tenha esperança.
Pedro Marques assume sempre o ar de "malandro" contestatário quando não passa de um copo-de-leite. Durante o debate sobre as últimas autárquicas, realizado pela Hertz, foi o único candidato que contestou os tempos, passando a vida a chorar que lhe cortavam a palavra. Se forem ver o vídeos que a Hertz realizou, constatarão que ele falou sempre mais tempo que os outros.
Já em 1992, quando ocupava o cargo de presidente da Câmara, durante a conferência sobre a situação das empresas em Tomar, teve uma birra porque queria estar no módulo das empresas de papel realizado de manhã, e não queria estar na sessão de encerramento, a apresentar conclusões, como lhe competia. Acabou por ceder, esteve no encerramento, sem conclusões e com uma análise muito pobre.
Os seis escolhidos para o debate foram muito bem escolhidos, e são gente com capacidade de dar o pontapé de saída para movimentar a vida no Concelho. Se fossem outros os escolhidos, provávelmente diriam que não tinham tempo, como é habitual.
Quanto às obsessões do Pedro Miguel. Para ele todos se promovem. Como ele sabe tão pouco da história do Concelho. As (umas) reflexões apresentadas por alguns dos convidados para o debate, ao longo de muitos anos, compiladas, seriam um autêntico programa de salvação do Concelho.
Tomar está fora do mundo e da vida.
SAMURAI

Anónimo disse...

A António Rebelo
No comentário das 21:27 não se pretendeu desmerecer quem quer que fosse.
Claro que a vida política local não começou em Outubro passado, mas o "afundamento" de Tomar pode admitir-se que começou há duas décadas. E permita-me dizer-lhe que, se na ditadura não levaram a água do Nabão, mais recentemente já "levaram" as vias de comunicação estruturantes (auto-estradas), as indústrias (várias), os seviços públicos (PJ, valencias hospitalares) e privados (clínica, distribuidores) e, em consequência, o comércio tomarense (à moda antiga), definhando!
Cordialmente
Pedro Miguel

Anónimo disse...

A que propósito e por alma de quem é que o Pedro Marques quer ter lugar na mesa do debate? Não é o mesmo Pedro Marques que teve um programa na Rádio Hertz juntamente com o Ivo Santos, durante a campanha eleitoral? Nessa altura não se queixou.
A Graça Costa Marques que tenha juízo na cabecinha. O jogo do rato e do gato não é para todos.

Anónimo disse...

Segundo um responsável pela Rádio Hertz , vai haver um debate todos os meses e o moderador vai ser o Drº. Pedro Marques. Por esse motivo é que não foi convidado para este.

Anónimo disse...

Para os objectivos do programa os respondentes estão bem escolhidos e dois dos questionantes/ comentadores também (Rebelo e Sérgio).

O médico/empresário (correia) foi lá metido a martelo!

Talvez por ser um bom cliente da publicidade da Hertz.

Anónimo disse...

O Correia Leal está convencido que com a Rádio Hertz muda Tomar. A rapaziada anda com ele ao colo, porque este lhes paga bem. Há gente que sabe mamar! Por sorte a teta é boa!

Anónimo disse...

AH estão convencidos que isto vai lá com debates?...
ENTRETENHAM-SE COM ESTAS PÍVIAS, QUE NÓS TRATAMOS DO RESTO!
TÕMAR SEMPRE FOI ASSIM MUITO PALEIO, MAS TRABALHO, MOITA CARRASCO!

Anónimo disse...

O Pedro Marques vai moderar debates? Mas alguém viu algum político no activo a moderar debates?! E sabem o que quer dizer a palavra «moderar»? É piada atrás de piada. Um gajo diverte-se...