sábado, 25 de setembro de 2010

MAIS AVISOS À NAVEGAÇÃO

O conceituado economista Vítor Bento deu uma entrevista ao DN, que a publicou na edição de ontem. Vítor Bento é  autor do livro cuja capa mostramos acima, e do qual aqui falámos em tempo oportuno. Além disso, é conselheiro de Estado, nomeado directamente por Cavaco Silva, também ele -como é sabido- economista. Eis dois excertos das suas declarações, particularmente pertinentes para o país e, sobretudo, para Tomar. Todos os senhores autarcas nabantinos deveriam ser obrigados a lê-las. De preferência antes das refeições.
"DN - O Estado social já atingiu os seus limites?
VB - É um facto, e um facto a que anda toda a gente a tentar fechar os olhos, que o modelo social que temos é financeiramente insustentável a prazo. De maneira que faz todo o sentido pensar em racionalizá-lo -e no fundo fazer como que a negociação de um novo contrato social, entre a sociedade, vendo o que é preciso redistribuir, ver quem devem ser os principais beneficiários desse processo, concentrar neles a distribuição, E, por outro lado, que é outra parte do contrato social, criar condições para se gerar mais riqueza. Porque quanto mais riqueza houver, mais fácil é distribuir. Nós hoje estamos num problema -que dura há mais de uma década. É que crescemos cada vez menos e distribuímos cada vez mais.
... ...A narrativa oficial que existe, não coincide com a visão que tenho da realidade. Nós temos uma realidade muito difícil pela frente. Não vamos conseguir superar as dificuldades sem passar por um, dois, ou três anos de vida difícil. E quanto mais cedo começarmos a discutir e a consensualizar como se distribuem os sacrifícios, melhor. Não podemos é ter a a retórica..."


O negrito é da responsabilidade de Tomar a dianteira.


Estatísticas do blogue Tomar a dianteira:

Visitas ontem -545; No mês de Agosto -14.706; Desde  Março de 2009 -186.179. Dados fornecidos automaticamente pelo servidor google-blogger. Não incluem as visitas dos administradores do blogue. Agradecemos a todos os que têm tido a paciência de nos aturar e fazemos votos para que nunca desistam de pugnar por um mundo melhor.

16 comentários:

Anónimo disse...

AVISO DEBATES

De futuro, quando organizarem debates, vejam os calendários dos eventos.

O debate da Hertz sobre o "Estado do Concelho", de há uma semana, caíu nomesmo dia em que
1 - O correu o festival das estátuas;
2 - Os Padres em Tomar assumiram novas funções. Houve presidentes de Junta, e não só, que estiveram no debate e, a meio, tiveram de saír para irem a este evento às 18,30. Muita gente lamentou não assistir ao debate porque teve de ir cedo para apanhar lugar na Igreja de Stª Maria do Olival, que esteve cheia.
Há que ver se os debates não caiem no Carnaval, como já aconteceu, em momentos de grandes jogos de futebol etc.

Leiam o artigo de opinião no Templário sobre o debate. Muito bom. E vejam como Tomar vai pelo caminho errado. O caminho faz-se caminhando. Factos são factos.
Lancelot du Temple

Anónimo disse...

Caro Professor, afinal o Senhor também se ocupa de política nacional aqui no Tomar a dianteira...
Cordialmente,
Zé da ponte

Anónimo disse...

Em Tomar há a mania das grandezas... Como é que uma cidade desta dimensão se pode dar ao luxo de ter dois jornais?? E para já não falar das rádios, que também são duas. Porque não se fundem todos?

Anónimo disse...

E ainda dizem que em Tomar não acontece nada!...

Com estas coincidências todas de calendário, com esta agenda super preenchida, com esta chuva de acontecimentos, com este rol de coisas diversas..., meus amigos, não digam mal;

a terra é grande, as suas gentes enormes: esta a regra!
A excepção? Os seus detractores e desbocados constantes, endemicamente contaminados pela peçonha do mal dizer, do abater, do dizer mal por mal dizer; estes, estes é que não conseguem desapegar as suas fracassadas ambições pessoais, politicas, ou outras que tais de uma isenta, racional, real e consonante análise daquilo que os rodeia.

Daí, nos ensinarem aqueles que, adjectivados, a passeios autárquicos vão: “não há pior cego do que aquele que não quer ver”!


ps: Coisas de importância vão acontecendo cá pela urbe; a exemplo: aquele debate ontem, levado a efeito pela estrutura local do PSD (pelo que se vê e ouve, começa a fervilhar actividade; força sangue jovem…) sobre reabilitação urbana.
A quem interessou, a quem interessa? …
(É claro, sentemo-nos no nosso confortável cadeirão de críticos, que alguém, os outros,… hão-de resolver aquilo que com todos mexe…)



100P

Anónimo disse...

E de repente o vereador Ferreira volta a ser assunto no O Ribatejo por causa da sua explosão hormonal no caso Lobo Antunes. E o semanário ribatejano não faz a coisa por barato. São duas páginas inteiras dedicadas ao assunto.
Alguns amigos meus que não são de Tomar já me perguntaram que é este senhor Luis Ferreira. Respondi que é um político local produto das JS. "E o que é que ele faz profissionalmente?", perguntaram-me. Respondi que o senhor nunca teve profissão conhecida mas pelos vistos estará a desenvolver especiais aptidões para a Stand-up Comedy para quando se reformar da política...o que, para mal dos nossos pecados não se antevê para os próximos anos.

Unknown disse...

Para anónimo em 12:43
Só quando o evento ou escrito pode ser transposto mutatis mutandis para as margens do Nabão.
Cordialmente,

A.R.

Unknown disse...

Para anónimo em 13:08
Nunca diga, e muito menos escreva uma coisa dessas, alma de Deus! Olhe que o excomungam! E depois vai parar às profundezas do inferno!
Fundir-se todos? Mas se já é o caso! Há muito tempo que estão todos fundidos. E os cidadãos, incluindo este vosso servidor-garatujador, também! Não aconselhe a um peixe do Nabão que o melhor é começar a nadar...

Unknown disse...

Para anónimo em 16:50

Excelente comentário o seu! Apenas uma ligeira emenda, se me permite: O semanário a que se refere é O MIRANTE, não O Ribatejo.

Cordialmente,

A.R.

Anónimo disse...

Para o anónimo das 16:50

A publicidade ao vereador ferreira continua.
A profissão dele até é conhecida: funcionário público.

O Joaquim Emídio está a cumprir a sua promessa: vai levar o nosso vereador a presidente... Da banda da gualdim-pais!

Isto é que vai uma açorda.

Anónimo disse...

À deriva vai a nau tomarense e bem desgovernada. Envelhecida, decrépita, preconceituosa, descriminadora, e outros adjectivos negativos que caracterizam a sua atitude.
-Juventude? Vai embora.
- Idosos? Passeatas para calar a boca e depois ala para Marmelais.
- Empregos? é só correr com multinacionais que outros recebem de mãos abertas.
- Impostos? Paguem para sustentar a classe dos inuteis saloios gerenciais.
-Oposição? Onde? Onde?
- Imprensa? O senhores, esse tipo de imprensa já nem se usa, tenham dó.
- Enfim, é isto que querem para a cidade que foi berço dos descobrimentos, e da nacionalidade (Gualdim Pais foi quem redigiu o pergaminho da independência, e onde o fez, em Tomar é claro, só depois é que foi para Guimarães.
Acordem Tomarenses senão Tomar vai desaparecer. Vai-se transformar em aldeia mas das mais reles.
Abraços.
JSR.

JSR.

Anónimo disse...

Para 100P. Realmente tem toda a razão. É só qualidade de vida, limpeza e movida, em Tomar. A crise é mesmo um estado de espírito, basta rirmos muito e ela acaba. O desemprego não existe, o dinheiro cai das árvores aos pontapés. No comércio os clientes fazem fila à porta. As fábricas que fecharam, abrem já amanhã e o mercado também...E ainda os Madrilenos não começaram a vir à praia de TGV. Quando isso acontecer passamos a exportar dinheiro às pazadas. É mesmo tudo uma questão de perspectiva. Más línguas, pois então. Nada como decorar a cartilha que tão bons resultados tem dado. Faz-me recordar a velha anedota do cavalheiro com diarreia que foi aflito ao médico e a quem, por engano, medicaram com calmentes. Duas semanas depois a diarreira continuava, mas o cavalheiro já não se ralava nada.
Laura Rocha

Anónimo disse...

Vamos ao que interessa:
a) Sempre vai haver Assembleia Municipal no próximo dia 30 de Setembro?
b) Sempre se faz a mobilização popular para que alguém lá fale em nome da sociedade civil?
c) Haverá quem esteja disposto a fazer um diagnóstico sobre a situação real (económica, psicológica, do desemprego, osgastos sem nexo da autarquia...) que se vive em Tomar?
d) A comunicação social está informada? Mesmo a nacional?
Aguardo informação.

Anónimo disse...

O dr. Cavaco é economista e também tem culpas no estado a que Portugal chegou. O dr. Bento é conselheiro em substituição do sr. Loureiro de triste figura, escolhido por Cavaco.
Todos sabemos que criamos casa vez menos riqueza (a Europa também) desde que os investidores viram "o furo" no Oriente. Como o que se faz lá é vandido cá, claro que teriam que faltar verbas para o Estado Social. Em Portugal ainda se junta a esse factor uma imensa incompetência geral e o saque descarado promovido (legalmente) pelas muitas clientelas partidárias.
Assim, vamos ter tempos difíceis e só os encurtaremos se houver mais competência e seriedade e menos oportunismo dos dirigentes.
Ao cuidado dos eleitores, tomarenses inclusivé!
Pedro Miguel

Anónimo disse...

Para 100P
A reabilitação urbana interessa a todos, se bem que em Tomar devia-se começar por procurar novos residentes. Com a população sempre a diminuir não faltam nem faltarão casas.
O assunto também deve interessar o presidente do PSD local porque essa pode ser uma área dos seus negócios privados. Coincidências.
Pedro Miguel

Unknown disse...

Para anónimo em 23:23

A - A AM vai mesmo reunir na próxima quinta-feira, dia 30, a partir das 15 horas, no edifício dos paços do concelho.
B - O que aqui foi dito, dito está.
C - Milagres só em Fátima e pelos vistos só antigamente. Que se saiba. Se houver quem mobilize, quem informe a imprensa nacional e local...
D - Caso o salão esteja cheio, não deixará de se celebrar o acto por falta de orador.
E - Seria ridículo, e reforçaria o actual e triste estado de coisas, falar em nome dos tomarenses, estando na sala apenas meia-dúzia de almas caridosas, mais pelo espectáculo que pela tragédia humana local.
F - Não há, nem convém que haja, homens providenciais. Que cada um procure fazer a parte que lhe compete, no quadro das suas obrigações de cidadania.Que saiba estar à altura das circunstâncias.

Cordialmente,

A.R.

Anónimo disse...

Permita-me, Senhor Professor António Rebelo, que faça aqui um apelo mobilizador:

- Que os jovens aproveitem esta oportunidade e compareçam na Assembleia Municipal na próxima 5ª feira;

- Que os cidadão conscientes da situação em que Tomar se encontra compareçam e não se escondam, pois a situação em que Tomar se encontra é demasiado grave para agirmos;

- Todos somos responsáveis pela situação, uns por responsabiloidade directo, outros por omissão;

QUINTA-FEIRA, 30 DE SETEMBRO, VAMOS ESTAR PRESENTES NA ASSEMBLEIA MUNICIPAL.

NÃO FALTES.