sexta-feira, 10 de setembro de 2010

O DESCALABRO ACENTUA-SE

Acentuam-se os sinais de descalabro na política autárquica tomarense. A população queixa-se, com toda a razão, das obras da Rotunda, que nunca mais acabam. E das do Largo do Pelourinho, que nunca mais começam. Lastimam-se, dizendo que a cidade está porca, desmazelada, ao abandono, irreconhecível, concluindo quase sempre com uma pergunta pertinente -Que estão os autarcas lá a fazer? (Não dizem bem autarcas, mas pronto. Sejamos educados.)
Os próprios vereadores da oposição, Pedro Marques e Graça Costa, apresentaram há pouco declarações para a acta sobre a acumulação de detritos nas traseiras dos prédios da Av. Nun'Álvares e acerca da infeliz actuação do vereador Luís Ferreira, no caso do escritor Lobo Antunes.
Enquanto isto, a autarquia adjudicou obras de envergadura na Mata dos Sete Montes, uma propriedade que nem sequer lhe pertence. Pior ainda, as referidas obras são apenas para armar aos cucos, como já aqui foi demonstrado anteriormente. Designadamente porque ninguém vai usar o percurso requalificado, uma vez que não acrescenta qualquer mais-valia para os visitantes. Temos assim que, a actual maioria consegue sempre arranjar fundos para as empreitadas supérfluas, mas alega não ter dinheiro para obras de primeira necessidade, como por exemplo o Largo do Pelourinho, ou os balneários e as bancadas do ex-estádio. Ou os melhoramentos no Parque de Campismo.
As coisas chegaram a tal ponto que envergonham os tomarenses, quando confrontados com os comentários menos agradáveis dos visitantes, comparando-nos com cidades vizinhas. Ou até, imagine-se, com Ferreira do Zêzere! Ao que chegámos!
Em caso de dúvida, basta atentar na ilustração supra, tirada na Sinagoga, Museu Municipal Abraão Zacuto. Ou nas paredes exteriores da ex-biblioteca, actualmente sede da Assembleia Municipal. Vão aparecer milhões para os museus da Levada, mas não há condições para rebocar as paredes interiores da Sinagoga. Ou para mandar pintar as fachadas da ex-biblioteca municipal, que é um imóvel classificado.
No meio rural, as coisas não vão melhor. A título de exemplo, queixam-se os cidadãos da Linhaceira de que foram obrigados a comprar um contentor com ar condicionado para o ATL da criançada, devido ao encerramento compulsivo de anteriores instalações públicas e à alegada falta de verbas da Junta de Freguesia. -Que não tinha para o contentor, mas teve depois para o habitual passeio gratuito anual, no valor de 4.500 euros, concluíram. Dá a ideia que naquela freguesia é mais importante passear, encher a pança, beber e divertir-se, do que arranjar condições para a educação dos mais novos. Estranho concelho este!
No meio disto tudo, Luís Ferreira, que decidiu logo de início publicitar mensalmente a dívida total do município, pelos vistos foi forçado a arrepender-se. Já lá vão dois meses e nada. De boas intenções está o inferno pavimentado, amigo Luís! Depois não te queixes. Quem anda à chuva, molha-se!

6 comentários:

Anónimo disse...

Notícia do último jornai "Sol".
"Cortes nos municípios podem levar a falências", "Presidente da Associação de Municípios teme redução de transferencias orçamentais" e "admite que possam ocorrer casos de insolvência".
Tendo em conta a situação de Tomar é de temer um desastre.
Carrão acha que não devia haver limitações de mandatos. Safa, safa, como diria Cavaco nos tempos da (sua)maioria absoluta; tempos dos jovens enérgicos e promissores como Paiva/Gil/Relvas. E Carrão nem percebe que os "ratões" já se safaram. Fica ele baralhado e o povo com um futuro nada promissor.
Pedro Miguel

Anónimo disse...

O Luisito deve ter ido para um retiro espiritual! Está na moda nos dias que correm!

Anónimo disse...

O luis ferreira, pelo que se ouviu nas rádios esta semana, esteve bastante activo.

Ele foi a valorizar o Teatro do Fatias numa iniciativa na piscina municipal. Ele foi a dar a voz à atribuição da Avenida Luis Bonet.

O retiro espiritual dele deve ser outro.
Cá para mim está a preparar mais alguma das dele.
O homem tem mais do que sete vidas.

Anónimo disse...

ou sete tachos

Anónimo disse...

De qualquer das formas acho que quer o PS, quer o PSD de Tomar estão muitos apáticos, não tem planos, não têm estratégias, enfim: é um munícipio que está á deriva!
Se o Corvelo, Carrão, Rosário e companhia continuam sem fazer nada, o mesmo se passa com a oposição. Aliás o objectivo da oposição é simplesmente... opor-se, falar mal! O Luis Ferreira e a Graça Costa em vez de passarem o dia inteiro no facebook ( em vez de trabalhar), poderiam pelo menos tentar fazer alguma coisa util. Um dia vamos dar conta que a nossa cidade está encerrada para balanço!!!

Anónimo disse...

Se os políticos dão conta do que fazem e do que pensam é porque o fazem. Se não o fazem é porque se escondem e só querem é tacho e não prestam contas a ninguém.

Juro que não entendo.