quarta-feira, 13 de maio de 2009

Aqui vão as prometidas fotografias

Ultrapassadas as dificuldades técnicas desta manhã, aqui vão mais algumas fotografias de Veneza. Nesta primeira pode ver-se a fachada de uma das casas de banho públicas. Repare o leitor nas indicações de utilzação, nas grades exteriores e no dispositivo para cartões de utlizador frequente. A fachada decrépita contrasta totalmente com o interior moderno, limpo e funcional. E a via pública está apresentável.



Por toda a cidade há indicações dos monumentos e das casas de banho. Neste caso indica-se a direcção da Ponte do Rialto, onde se pode atravessar o Grande Canal. Cada utilização da casa de banho custa um euro e meio, mas há cartões semanais, quinzenais ou mensais, que ficam mais baratos. Um cartão semanal, válido para os transportes colectivos (barcos vaporetos), os monumentos, os museus e as casas de banho, custa 119 euros por pessoa. Cada viagem nos vaporetos custa seis euros e meio.

Um aspecto do Grande Canal, a principal via de Veneza, nesta foto tirada a partir da Ponte do Rialto. De ambos os lados, vêem-se os cais de acostagem para cada edifício. Ao meio, cinco gôndolas, os barcos típicos de Veneza. Cada passeio de meia hora custa 80 euros por gôndola, para uma capacidade máxima de 6 pessoas.


A Ponte do Rialto, uma das mais conhecidas de Veneza, que atravessa o Grande Canal, ligando os Bairros de S. Marcos, à direita, e de S. Paulo, à esquerda, onde se realiza diariamente o mercado, há mais de 500 anos. Como é habitual por ali, vê-se ao meio da ponte uma faixa publicitária da empresa que financia as custosas e frequentes obras de restauro. A ponte é bastante mais larga do que a foto deixa perceber. Do outro lado do arco há mais outro tanto. Os arcos superiores são lojas comerciais.




Sem comentários: