sábado, 2 de maio de 2009

RONDA DE FIM DE SEMANA - 2




As fotografias acima documentam um dos crónicos dramas locais. As obras demoram tempos infinitos e raramente ficam em condições. Falta sempre qualquer coisa, que obriga a abrir buracos ou valas novamente. Neste caso da Av Marquês de Tomar, ainda se pensou aqui no blogue que iam finalmente aproveitar para fazer o tal parque de estacionamento para autocarros de turismo, que tanta falta faz. Qual quê. Fica tudo quase como estava, que a mudança é sempre problemática.
Acossados pelas reclamações dos habitantes, os responsáveis autárquicos foram forçados a mandar acelerar os trabalhos. Como a pressa é geralmente inimiga da correcção, temos outra vez erro do grosso. No conjunto das ruas já requalificadas e equipadas, além das horríveis lajes de granito, que não respeitam o estipulado no regulamento de protecção do Núcleo Histórico, conforme referiu o arq. Lebre um dia destes, perante a Câmara reunida em sessão pública, há agora ruas onde falta a canalização para o gás, outras onde falta a calha técnica para o telefone e a electricidade, outras ainda onde falta tanto uma como outra. E há também aquele troço final da Rua Direita, entre o cinema e a Rua da Graça, que não tem sarjetas. Em qualquer dos casos, os moradores vão ter outra vez, mais tarde ou mais cedo, pó, pedras e lama à porta.
Neste caso da Marquês de Tomar, como decerto os nossos leitores já terão reparado, esqueceram-se dos candeeiros e da pré-instalação para o distribuidor de talões de estacionamento no troço agora concluído. Lá vamos ter mais umas valas para abrir... E se ficam à espera que a EDP faça o necessário, o melhor é sentarem-se, porque vai levar o seu tempo. Um buraco aberto para uma reparação eléctrica há mais de um mês, ali à ilharga da Rodoviária e obstruíndo todo o passeio, está bem conservado e recomenda-se. Até a vegetação já aproveitou para começar a crescer, provando que a terra é de boa qualidade. A população é que nem tanto. E os dirigentes então...

Este cartaz do Bloco de Esquerda é um infelicidade. Não ignoramos que é pouco ou nada usual criticar os partidos de esquerda, uma vez que os seus militantes se consideram geralmente acima da arraia miúda, detentores de indiscutível superioridade ética e situados na correcta corrente da história. Mesmo assim, achamos que o que tem que ser dito tem muita força.
Dizer num cartaz que a EDP e a GALP tiveram 1500 milhões de lucro, para logo abaixo acrescentar, em letras garrafais, "A TODOS O QUE É DE TODOS", um sofisma que não respeita a verdade, pois falta demonstrar que a electricidade, o gás, a gasolina ou o gasóleo são de todos e porquê, é apelar ao que os seres humanos têm de mais reles e bárbaro na sua vertente negativa -a inveja, a cobiça e a ganância. Se eu não tenho, também não hás-de ter! Se eu não consigo correr, tu também tens de andar a passo, e assim sucessivamente. A velha história do nivelamento por baixo.
No caso presente, trata-se objectivamente de inculcar no espírito das pessoas que poderá vir a ser possível "meter a unha" nos fabulosos lucros das grandes sociedades, se e quando o BE vier a ser governo. Há até um detalhe curioso. O cartaz menciona "lucros 1500 milhões" mas não especifica se de euros ou de contos. Há realmente omissões muito convenientes!
Intencional ou não, a verdade é que tudo isto nos parece tão óbvio e tão vergonhoso que a princípio até tivemos dificuldade em acreditar que viesse mesmo do Bloco de Esquerda. Porque a realidade é esta. Que Jerónimo de Sousa, ex-operário afinador de máquinas, mande volta e meia uns palpites pouco congruentes, desculpa-se sendo quem é. O seu passado fala por ele. Que Manuel Alegre se saia com frases eloquentes, por vezes pouco compatíveis com a realidade que vivemos, devemos desculpar-lhe. É um grande poeta, tem um grande passado, e aos poetas deve-se perdoar tudo, posto que sentem o que nós não sentimos.
Em contrapartida, que o Prof. Doutor Francisco Louçã, professor de economia e líder do Bloco de Esquerda, consinta que se afixe um cartaz deixando entender subliminarmente que um dia será possível nacionalizar (outra vez) a EDP e a GALP, ao arrepio dos princípios fundadores da União Europeia, da qual fazemos parte, releva naturalmente do embuste e da má-fé. O Doutor Louçã, sendo economista, não pode ignorar que nas semanas seguintes a uma eventual nacionalização das grandes empresas e/ou da banca, todas as participações estrangeiras, que são muitas e importantes, abandonariam apressadamente o país, criando o caos. É isso que quer? O "quanto pior melhor", para satisfação do seu camarada Fazenda, antigo da UDP, que proclamou em tempos "Os ricos que paguem a crise"?
Se, por hipótese, alguma vez viesse a ser possível "meter a unha" nos lucros da EDP e da GALP, a que têm todo o direito, pois cumprem as leis do país, dão emprego e pagam os seus impostos, passado relativamente pouco tempo já não teríamos nem dinheiro nem energia. A demagogia é uma coisa nada bonita, Doutor Louçã, sobretudo quando visa a caça ao voto. E se proclama, por outro lado "Bloco, esquerda de confiança!"


60 comentários:

Anónimo disse...

Não, em Tomar não se querem estranhos. Isto mais parece um daqueles povoados dos filmes de "cábóis" onde um estranho chega ao saloon e pouco falta para ser apedrejado. Por cá ainda não são apedrejados mas se não vierem é um favor que nos fazem. Assim como assim o nosso ordenadinho até vem de Lisboa, para que é que precisamos de forasteiros a incomodar o nosso sossego?
Deixem-nos em paz a contemplar as obras do Polis que são tão bonitas, e as ruinas do castelo e anexos, para não falar das escadinhas da Senhora da Piedade.

Por falar na Senhora da Piedade sugiro ao sr. barros que nos seus passeios pedrestres passe também por lá (sei que não é fácil galgar aquilo tudo mas faça-o por etapas) e aprecie o abandono com que apuilo tem sido mimoseado por quem de direito.

Anónimo disse...

UM DIA DESTES FOI JANTAR A UM RESTAURANTE EM TORRES NOVAS QUANDO INICIEI UMA CONVERSA COM O SEU PROPRIETÁRIO.
DIZIA-ME - A PROPÓSITO DE EU SER TOMARENSE E VIVER EM TOMAR - QUE A NOSSA CIDADE ESTAVA MUITO VELHA E UM POUCO MORTA (O SENHOR ATÉ ESTAVA INCOMODADO COM A DESELEGÂNCIA DAS SUAS PALAVRAS MAS FUGIU-LHE A BOCA PARA A SUA VERDADE). DIZIA-ME QUE DANTES GOSTAVA DE VIR A TOMAR PASSEAR MAS AGORA TINHA QUASE TUDO EM TORRES NOVAS. SABEM O QUE LHE RESPONDI?
NADA! ABSOLUTAMENTE NADA... LAMENTEI-ME APENAS COM UM ENCOLHER DE OMBROS.
PERANTE O ÓBVIO; PERANTE O CENÁRIO CATASTROFISTA; PERANTE A DOENÇA SEM REMÉDIO NÃO HÁ PALAVRAS LIMITAMO-NOS A ACEITAR A REALIDADE POR MAIS QUE NOS CUSTE. RESIGNAMO-NOS! ESTAMOS 10 ANOS ATRÁS DOS NOSSOS CONCELHOS CONCORRENTES. O CENÁRIO É MUITO RUIM E VAI PASSAR POR UMA TERRA DE PASSAGEM, UMA CIDADE ABANDONADA, UM LAR DE IDOSOS E MAIS AGORA QUE A CRISE ECONÓMICA ESTÁ A COLAR-SE NO EMPRESARIADO TOMARENSE. NÃO HÁ NINGUÉM COM SOLUÇÕES MILAGROSAS POIS NINGUÉM MAS NINGUÉM MESMO CONSEGUE EM 4 ANOS FAZER O QUE SE DESTRUIU EM 12! TODOS TEMOS IDEIAS, ENERGIA E VONTADE PARA DAR A VOLTA MAS PELO QUE VEJO DOS CANDIDATOS AO "TRONO" NÃO PRESTAM MESMO NEM PARA NOS TIRAREM DA SEPA TORTA.
ACHO QUE NEM DEUS CONSEGUIRIA MUDAR A NOSSA TERRA POR ISSO É MELHOR FAZER A NOSSA VIDA E DEIXAR QUE ALGUM SULTÃO NOS COMPRE COMO O FAZEM EM INGLATERRA COM OS FUTEBÓIS: ATÉ QUE NÃO ERA MÁ IDEIA POIS AS DÍVIDAS CAMARÁRIAS FICARIAM PAGAS; AS PESSOAS TERIAM EMPREGOS; OS EMPRESAS FICARIAM E VIRIAM PARA CÁ; OS PRÉDIOS AS CAIR SERIAM RESTAURADOS; TUDO O QUE FOSSE BOM PARA TOMA COM MUITA FELICIDADE E AH... ACABARIAM A M...A DAS ELEIÇÕES QUE NÃO SERVEM PARA NADA QUE NÃO SEJAM PARA GASTAR DINHEIRO, FAZER PERDER TEMPO E POLUIR O AMBIENTE. NA VENDA AO SULTÃO HAVERIA ALGUÉM QUE PODERIA ATÉ GANHAR UMA COMISSÃO DE VENDAS. EU ATÉ SEI QUEM VENDERIA TOMAR AO SULTÃO DO BRUNAY... EU ATÉ SEI DOS CANDIDATOS QUE SE PERFILAM AO "CADEIRÃO" AQUELE QUE GOSTARIA MAIS DE TER UM PÁSSARO NA MÃO DO QUE DOIS A VOAR ;-)

SELF MADE MAN!

Anónimo disse...

UM DIA DESTES FUI JANTAR A UM RESTAURANTE EM TORRES NOVAS QUANDO INICIEI UMA CONVERSA COM O SEU PROPRIETÁRIO.
DIZIA-ME - A PROPÓSITO DE EU SER TOMARENSE E VIVER EM TOMAR - QUE A NOSSA CIDADE ESTAVA MUITO VELHA E UM POUCO MORTA (O SENHOR ATÉ ESTAVA INCOMODADO COM A DESELEGÂNCIA DAS SUAS PALAVRAS MAS FUGIU-LHE A BOCA PARA A SUA VERDADE). DIZIA-ME QUE DANTES GOSTAVA DE VIR A TOMAR PASSEAR MAS AGORA TINHA QUASE TUDO EM TORRES NOVAS. SABEM O QUE LHE RESPONDI?
NADA! ABSOLUTAMENTE NADA... LAMENTEI-ME APENAS COM UM ENCOLHER DE OMBROS.
PERANTE O ÓBVIO; PERANTE O CENÁRIO CATASTROFISTA; PERANTE A DOENÇA SEM REMÉDIO NÃO HÁ PALAVRAS LIMITAMO-NOS A ACEITAR A REALIDADE POR MAIS QUE NOS CUSTE. RESIGNAMO-NOS! ESTAMOS 10 ANOS ATRÁS DOS NOSSOS CONCELHOS CONCORRENTES. O CENÁRIO É MUITO RUIM E VAI PARAR POR UMA TERRA DE PASSAGEM; UMA CIDADE ABANDONADA; UM LAR DE IDOSOS E MAIS AGORA QUE A CRISE ECONÓMICA ESTÁ A COLAR-SE NO EMPRESARIADO TOMARENSE. NÃO HÁ NINGUÉM COM SOLUÇÕES MILAGROSAS POIS NINGUÉM MAS NINGUÉM MESMO CONSEGUE EM 4 ANOS FAZER O QUE SE DESTRUIU EM 12! TODOS TEMOS IDEIAS, ENERGIA E VONTADE PARA DAR A VOLTA MAS PELO QUE VEJO DOS CANDIDATOS AO "TRONO"... NÃO PRESTAM NEM PARA NOS TIRAREM DA SEPA TORTA.
ACHO QUE NEM "DEUS" CONSEGUIRIA MUDAR A NOSSA TERRA POR ISSO É MELHOR FAZER A NOSSA VIDA E DEIXAR QUE ALGUM SULTÃO NOS COMPRE COMO O FAZEM EM INGLATERRA COM OS FUTEBÓIS: ATÉ QUE NÃO ERA MÁ IDEIA POIS AS DÍVIDAS CAMARÁRIAS FICARIAM PAGAS; AS PESSOAS TERIAM EMPREGOS; AS EMPRESAS FICARIAM E VIRIAM PARA CÁ; OS PRÉDIOS A CAIR SERIAM RESTAURADOS; TUDO O QUE FOSSE BOM PARA TOMAR COM MUITA FELICIDADE E AH... ACABARIAM A M...A DAS ELEIÇÕES QUE NÃO SERVEM PARA NADA QUE NÃO SEJAM PARA GASTAR DINHEIRO; FAZER PERDER TEMPO E POLUIR O AMBIENTE. NA VENDA AO SULTÃO HAVERIA ALGUÉM QUE PODERIA ATÉ GANHAR UMA COMISSÃO DE VENDAS. EU ATÉ SEI QUEM VENDERIA TOMAR AO SULTÃO DO BRUNAY... EU ATÉ SEI DOS CANDIDATOS QUE SE PERFILAM AO "CADEIRÃO" AQUELE QUE GOSTARIA MAIS DE TER UM PÁSSARO NA MÃO DO QUE DOIS A VOAR ;-)

SELF MADE MAN!

Anónimo disse...

Não se desiluda tanto, caro amigo. Se a verdade é essa que diz, a solução é arregaçar as mangas e juntar-se a uma das várias alterenativas que tem para mudar o rumo ads coisas.

Junte-se a quem entenda melhor.
Não fique é no café de Leiria ou no Restaurante de Torres Novas a dizer mal da vida.

Mexa-se!

Anónimo disse...

"Não se desiluda tanto, caro amigo. Se a verdade é essa que diz, a solução é arregaçar as mangas e juntar-se a uma das várias alterenativas que tem para mudar o rumo ads coisas.

Junte-se a quem entenda melhor.
Não fique é no café de Leiria ou no Restaurante de Torres Novas a dizer mal da vida.

Mexa-se!"

PARECE QUE NÃO ME FIZ PERCEBER!
QUEM ESCOLHE OS MEUS AMIGOS SOU EU!
QUEM ESCOLHE AS MINHAS CAUSAS SOU EU!
QUEM DEFINE OS MEUS OBJECTIVOS SOU EU!
QUEM CONSTRÓI A MINHA VIDA SOU EU!
NÃO É JUNTAR-ME PARA SER MAIS UM - COMO LHE GARANTO QUE É ASSIM - COM AQUELES QUE QUEREM "MANDAR" EM TOMAR.
CASO NÃO TENHA PERCEBIDO: SÃO OS DE FORA QUE FALAM MAL DE TOMAR E COMO BOM FILHO DA MINHA TERRA NÃO POSSO DEFENDER CAUSAS EM QUE NÃO ACREDITO. SÓ TENHO QUE ME RESIGNAR E ACEITAR OS DESÍGNIOS SUPERIORES.
IRONICAMENTE A COMPRA DE TOMAR ERA A MEU VER A MELHOR DAS SOLUÇÕES... MAS É A TAL QUE É IMPOSSÍVEL! POR CONSEQUÊNCIA MEXO-ME SIM E DE QUE MANEIRA POIS LOGO TENHO QUE DAR O EXEMPLO NO MEU TRABALHO. CHEGA POR HORA ;-)

SELF MADE MAN!

Anónimo disse...

Para SERL MADE MAN 04/05/2009 00H00

Tem toda a razão! Eu também tenho passado por experiências idênticas à sua! Tenho amigos em praticamente todos os concelhos limítrofes e invariavelmente dizem-me o mesmo que o senhor ouviu.
E nada melhor para aferir o "estado da nação" em Tomar que ouvir a opinião dos que não são de cá nem moram cá mas que conhecem a terra de há longos anos. E todos dizem o mesmo. Tomar é uma sobra do que já foi. Alguns, em tom de gozo, até me perguntam quando nos reunimos como é que vai a cidade fantasma!

Agora estamos, como diz, 10 anos atrasados relativamente aos outros, quando antes estávamos 20 anos à frente. Tinhamos um tecido industrial invejável (Mendes Godinho, as 3 fábricas do papel, a Fiação, etc.). Não havia desemprego neste concelho. A aliar a isso tínhamos uma das mais belas e limpas cidades do país. Daí o cognome de "cidade-jardim". Dava gosto visitar Tomar. Quem cá vinha uma vez nunca mais esquecia esta terra e voltava sempre.
Agora, acabada a pujança industrial, restam como diz, os lares de idosos e as escolas que dão emprego a cada vez menos funcionários públicos - esses também com poder de compra cada vez mais minguado - e pouco mais!
A cidade apresenta-se feia, descaracterizada e sobretudo sujíssima. Atrevo-me mesmo a dizer que Tomar está transformada numa espécie de lixeira a céu aberto, tal a quantidade de lixo e dejectos de animais que "animam" as nossas ruas e avenidas. Dos antigos jardins frondosos e românticos restam apenas o da Várzea Pequena, porque, sabe-se lá porquê, o ex-presidente Paiva, ao mandar proceder à sua renovação não lhe mexeu na traça, como infelizmente fez no Mouchão, e a Mata dos Sete Montes que apesar da incúria de que tem sido alvo, mantem uns resquícios da majestosidade que o seu mentor, o sr. Vasconcelos, mestre jardinheiro responsável pelos jardins reais de Sintra, lhe conferiu.

A vida estagnou em Tomar, pouco se evoluiu de há 40 anos para cá. Não existe comércio moderno porque não há motor da economia, a mentalidade tomarense definhou. Não se criaram infraestruturas adequadas à vida moderna. Os jovens fogem de cá como diabo da cruz. O futuro está hipotecado.

Anónimo disse...

Muito pessimismo, SEL MADE MAN, mas ele decorre da realidade que não pode ser iludida.
António Rebelo caracterizou muito bem, num dos seus escritos neste blog, a pequena burguesia da cidade de Tomar, de que faz parte a elitezinha partidária:

"Ar sisudo, tom pretensioso, estilo trombudo, silêncio respeitoso, estilo estudadamente monacal"
-António Rebelo

Para mim há em Tomar uma pessoa capaz de liderar a autarquia nessa crise, mas não digo, por respeito por ela e também porque os partidos já escolheram os seus candidatos. Lá porque citei AR, não é a ele que me refiro.

Anónimo disse...

NA MINHA TERRA QUANTOS PONTOS WIRELESS EXISTEM? VÃO A TORRES NOVAS, OURÉM, ENTRONCAMENTO, ABRANTES... LEVEM OS PORTÁTEIS E EXPERIMENTEM. E EU NÃO TENHO RAZÃO? VIVEMOS QUASE NAS TREVAS E DEPOIS APARECE UM RIDÍCULO MENDES A LANÇAR UM SITE DO CONVENTO DE CRISTO A TÍTULO EXPERIMENTAL... MAIS UMA IDEIA "ROUBADA" LÁ FORA E MUITO PASSAGEIRA. SOMOS MESMO UNS PEQUENINOS! SE EU QUISER LIGAR O PORTÁTIL NO JARDIM DO MOUCHÃO PARA PARTICIPAR NA BLOGOSFERA OU NAVEGAR ATÉ AO DUBAI, POIS NÃO O POSSO FAZÊ-LO FISICAMENTE, SERÁ QUE TENHO INTERNET PÚBLICA? NÃO, POIS CLARO!


SELF MADE MAN!

Anónimo disse...

Apoiado! Em Tomar imita-se, e mal, o que já existe lá fora!
É estranho dizer "lá fora" como se se tratasse de lugares distantes. Não, são lugares aqui bem pertinho, confinantes, que todos conhecemos. A sensação de distanciamento que se sente tem a ver com o atraso, agora endémico, que atira Tomar para a "liga dos últimos" desta região.

Cada vez gosto mais das suas intervenções sr. SELF MADE MAN. Continue por este caminho e deixe de parte aquele estilo a que nos estava a habituar um bocadinho, perdoe-me a expressão, mais ronceiro. Chapadas de luva branca são bem mais eficazes que alegações mais rasteiras, com a vantagem de serem politicamente correctas.

Anónimo disse...

Loucos.

Deixem-se estar aí a dizer mal e não levantem os rabinhos da cadeira: MEXAM-SE PORRA!

Anónimo disse...

E tu mexes-te para além de ires buscar o prato?

Anónimo disse...

Até no nome da terra temos pouca sorte. se algumas vez cá chegassem as bicicletas de utilização livre como se chamariam? Como?

Claro: TUGAS!!!!!!!

Anónimo disse...
Este comentário foi removido por um gestor do blogue.
Anónimo disse...
Este comentário foi removido por um gestor do blogue.
Anónimo disse...
Este comentário foi removido por um gestor do blogue.
Anónimo disse...
Este comentário foi removido por um gestor do blogue.
Anónimo disse...
Este comentário foi removido por um gestor do blogue.
Anónimo disse...
Este comentário foi removido por um gestor do blogue.
Anónimo disse...
Este comentário foi removido por um gestor do blogue.
Anónimo disse...
Este comentário foi removido por um gestor do blogue.
Anónimo disse...

Esta mensagem foi democraticamente removida por um administrador do blogue.

Em nome da Liberdade e do 25 de Abril!

Unknown disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Anónimo disse...

Melga!

Anónimo disse...
Este comentário foi removido por um gestor do blogue.
Anónimo disse...

o rebelo está a preparar a sua candidatura à câmara.

Anónimo disse...

Deve ser deve.

Como eu há umas semanas vos dizia: este blogue vai ter o mesmo destino que um outro há uns anos, chamado tomaronline.

As coisas sem consistência, nem estratégia, dão nisto.

Mas:
"as noticias sobre a minha morte são, neste momento, claramente prematuras"

Anónimo disse...

Não me digam que conseguiram dividir os responsáveis deste blog.

O blog é bom. Cumpre missão de serviço público.

Anónimo disse...
Este comentário foi removido por um gestor do blogue.
Anónimo disse...
Este comentário foi removido por um gestor do blogue.
Anónimo disse...
Este comentário foi removido por um gestor do blogue.
Anónimo disse...

Ó Self

Tu é que estás obcecado, fossilizado!

E com as afirmações que fazes só demonstras uma coisa - não conheces minimamente nem o Pedro e muito menos aquelas pessoas honradas que o acompanham e que tu queres achincalhar.

Felizmente que em Tomar os conhecem bem e vais ver que vão votar neles.

Tu deves estar é sedento de protagonismo e queres boleia.

Dou-te a solução: junta-te à geração, pode ser que eles te arranjem um tacho à mesa do orçamento.

Faz-te à vida, porreiro, pá!

Anónimo disse...
Este comentário foi removido por um gestor do blogue.
Anónimo disse...

Será que ofereceram ao AR alguma "missão" para o silenciar neste blog?

Está doente? Oxalá que não.

Após tanta parra, tanta uva...

Vá lá, uma explicaçãozinha à malta.

Cá para mim o "grupo" desentendeu-se devido ao apreço dedicado ao AR e, vai daí..., a inveja bem portuguesa veio ao de cima.

Tudo leva a crer que o blog estoirou. E é pena.

Anónimo disse...

Vai fechar!!!!
Vai fechar!!!!

Anónimo disse...

Vamos mas é amanhã à Sopa!

Enquanto o Sócrates deixar!!!!!!!!

Anónimo disse...
Este comentário foi removido por um gestor do blogue.
Anónimo disse...
Este comentário foi removido por um gestor do blogue.
Anónimo disse...
Este comentário foi removido por um gestor do blogue.
Anónimo disse...
Este comentário foi removido por um gestor do blogue.
Anónimo disse...
Este comentário foi removido por um gestor do blogue.
Anónimo disse...
Este comentário foi removido por um gestor do blogue.
Anónimo disse...
Este comentário foi removido por um gestor do blogue.
Anónimo disse...

Este ano a feira da sopa vai ser um sucesso. Com o Mouchão transformado em savana não vai faltar espaço para as bebedeiras se espraiarem.
A organização já se lembrou de mandar colocar vomitadouros? E cagadeiras portáteis?

Anónimo disse...
Este comentário foi removido por um gestor do blogue.
Anónimo disse...

Tá mal! Sábado a feira da sopa e no Domingo a do feijão! Assim é que era! Serviço completo...

Anónimo disse...
Este comentário foi removido por um gestor do blogue.
Anónimo disse...
Este comentário foi removido por um gestor do blogue.
Anónimo disse...
Este comentário foi removido por um gestor do blogue.
Anónimo disse...

Hoje, Domingo, lá estão na savana do Paiva as cagadeiras arrumadas a um canto, e os lava-patas em cima da erva (relva??!!!), testemunhos de mais um dia de fartura para as barrigas e para o CIRE que é a instituição mais rica deste concelho e a quem ainda se continua a oferecer o valor da receita, depois de deduzidos os custos da organização e as comissões dos seus mentores.
Antigamente era o carnaval que proporcionava aos membros da comissão a troca de carro quase todos os anos e a continuação de alguns negócios falhados, caso do Célio da sapataria.

É só saúde!!!

Anónimo disse...

É só saúde!!!

Mas pouco dinheiro para gastos!

Que os tempos são de austeridade!!!!!

Para os do costume, é claro!!!!!!

Anónimo disse...
Este comentário foi removido por um gestor do blogue.
Anónimo disse...
Este comentário foi removido por um gestor do blogue.
Anónimo disse...
Este comentário foi removido por um gestor do blogue.
Anónimo disse...
Este comentário foi removido por um gestor do blogue.
Anónimo disse...
Este comentário foi removido por um gestor do blogue.
Anónimo disse...

Ó Tó o SELF é o Paiva?

Talvez!!!!!!

Anónimo disse...

Ó Tó, lá tinhas tu de eliminar uns comentários! Negas às pessoas o pouco que ainda se pode fazer nesta terra: dizer mal dos outros.

Sebastião Barros disse...

A função deste blogue não é, nunca foi, nem nunca será "dizer mal dos outros". Criticam-se actuações políticas e não pessoas. Por isso mesmo, são removidos os comentários sem relação directa com a mensagem a comentar. Quem desejar praticar a maledicência, a calúnia, o escárnio, o boato, a atoarda ou os palavrões, só terá de fazer um blogue à sua imagem e semelhança.

Anónimo disse...

Pois, concordo, mas o que é que há em Tomar digno de discussão? O que é que se tem visto por aqui no blogue? Uns a reivindicarem os louros para si, outros a mandarem abaixo...e o resto é paisagem!

Anónimo disse...

Afinal o SELF é o REBELO!