quinta-feira, 28 de maio de 2009

SANTA MARIA DOS CAPINZAIS???

Anunciada como uma obra emblemática, para requalificar toda a zona do Flecheiro, a empreitada da nova ponte foi antecedida de forte contestação. A tudo, os eleitos do PSD, liderados por António Paiva, responderam sempre que ia ficar tudo muito bonito quando estivesse acabado. Com os prazos legais há muito esgotados, nem ditos nem modos. Pior ainda: o estaleiro foi abandonado pela sociedade construtora e está tudo parado. Está instalado um sistema de rega automática. Falta quem o ponha a funcionar regularmente. Também não há quem cuide das zonas relvadas, como se pode ver nesta fotografia e na seguinte. Que se passa afinal?

Junto à Igreja de Santa Maria dos Olivais, o panorama é desolador. Árvores e arbustos a secar por falta de rega, espaços verdes transformados em hortas incultas. Até parece que estamos à porta da Igreja de Santa Maria dos capinzais.


Agora que até já se fala na hipótese de substituir a gravilha por um revestimento mais confortável, os quadriláteros mais chegados à Torre Sineira e à Igreja continuam por acabar, há mais de um mês. Falta resolver o problema do escoamento, não previsto no projecto inicial, segundo julgamos saber.


A jusante do açude insuflável, o aspecto é este. Uma barreira de sacos de rede metálica com brita da mais grossa. Foi a forma mais rápida e económica que encontraram para obstar à erosão do leito do rio, provocada pela queda de água. Também podiam ter feito uma sapata adequada, em betão. Era muito mais discreto mas igualmente mais caro. Adoptou-se a solução mais barata. O clássico desenrascanço português.
Com a obra quase acabada, cabe perguntar -Após os erros cometidos no Mouchão, se era para ficar ainda pior, qual foi a ideia de gastar tanto dinheiro dos contribuintes?
Nos finais do século XIX, durante o reinado do senhor D. Carlos, João Franco costumava dizer "O governo e os parlamentares são bons. O povo é que não presta para nada." Estarão os senhores autarcas que agora nos administram a pensar intimamente algo parecido? É que, bem vistas as coisas, se os eleitores do PSD tivessem iniciativa e gostassem de resolver problemas, bem podiam arranjar umas ovelhinhas e umas chibinhas para comeram todo aquele capinzal. Alimentavam o gado, resolviam o problema da autarquia e ainda podiam aproveitar para regar durante as horas de pastorícia. Era tudo lucro. E não nos venham com a história de que não há ovelhas, nem carneiros, nem cabras, nem chibos entre o eleitorado social-democrata, sabido como é que estamos perante um partido muito bem implantado nas zonas rurais. Ou não? A ideia aqui fica. À borla!




4 comentários:

Anónimo disse...

Excelente artigo, parabéns!
Nem eu faria melhor.

Julião Petrúchio :-)

Anónimo disse...

Ai santa madre de deus.
Este Julião Patranhas...

Anónimo disse...

Eu sempre disse que as obras do Polis do Flecheiro têm ar de terem sido feitas a fugir á massa. E não me refiro apenas à massa de pedreiro. refiro-me também à massa de banqueiro...

...e não dou muito tempo para tudo aquilo ficar com aspecto de zona de desastre.

Anónimo disse...

Sim, a condizer com o resto do campo do Flecheiro.