quinta-feira, 21 de maio de 2009

A CRISE EM CRISE?

António Rebelo

Estranhos tempos estes que vivemos agora! Enquanto Jacques Attali escreve que "o ofício de banqueiro nunca devia ter deixado de ser a profissão modesta e aborrecida que sempre foi", as populações mais informadas procuram saber o que realmente nos espera a todos.
Nalgumas regiões da Europa, em Espanha ,na Andaluzia e na Extremadura, por exemplo, o desemprego há muito que ultrapassou os 20%, mas em Portugal, fortemente traumatizados pelo evidente fim da idade da fartura, continua a não se admitir que, mais mês menos mês, a percentagem dos sem emprego ultrapassará os 10%. A Holanda, que é quase sempre e em quase tudo um país de vanguarda, não esteve com meias medidas. Para estancar a hemorragia orçamental com os milhares de novos pedidos do "Rendimento Mínimo Garantido", decretou o "work first" para todos os jovens. Noutros termos mais simples -primeiro procurem emprego e vão trabalhar; depois, se e quando ficarem desempregados, venham então requerer o subsídio.
Quanto à crise planetária, particularmente gravosa nos países cuja cobertura social e de saúde é fraca ou inexstente na prática, continua a agravar-se. Conscientes de que ninguém gosta de receber más notícias, e eles próprios vítimas de situações por vezes dramáticas, os responsáveis pelos grandes órgãos de comunicação social descobriram a transitória fórmula mágica. Como ninguém minimamente informado poderia escrever, respeitando a verdade, que a crise está a passar ou a melhorar, adoptaram uma fórmula de compromisso, ainda assim optimista e muito conveniente: A crise continua a agravar-se, agora mais lentamente.
Em Portugal, onde as coisas raramente são simples e/ou claras, governo e oposição estão nas encolhas, apesar de por vezes aparentarem o contrário. Há três eleições e não é nada conveniente, seja qual for o pretexto, espantar a caça. Por isso, silêncios convenientes, inaugurações de circunstância e palavras de estímulo são de rigor, perante uma oposição que vai pegando em detalhes, olvidando os fundamentais. Agora o cavalo de batalha é o caso Lopes da Mota. Nem se dão conta de que os eleitores se estão nas tintas para tudo isso. Querem saber é quando as condições de vida vão melhorar.
Sobre isso,no entanto, numa entrevista recente, Manuela Ferreira Leite, ao ser-lhe perguntado se no caso de vir a formar governo congelaria os salários e vencimentos, foi clara e peremptória -"Já anteriormente o fiz por duas vezes." Por aqui já os nossos leitores podem aquilatar da situação em que nos encontramos. Quando a própria líder da oposição admite implicitamente a inevitabilidade de medidas impopulatres logo a seguir às eleições, muito mal vai o país.
O ministro Mariano Gago, por seu lado, também vai avançando com a sua estratégia de ataque à crise. Assim a talhe de foice, lá foi dizendo que, uma vez concluídos os processos eleitorais internos, todos os Institutos Politécnicos devem procurar agrupar-se em parcerias, com acentuada especialização de cada um, de forma a evitar redundâncias e possibilitar um melhor aproveitamento dos recursos humanos e materiais disponíveis.
Para Tomar, estas palavras significam, sem margem para dúvidas, que o IPT afinal continua entre a marreta e a bigorna. Na melhor da hipóteses juntar-se-á ao I.P.de Leiria, de longe o melhor da região, em termos de reputação e de empregabilidade dos seus finalistas. Na pior, será parceiro do I.P. de Santarém. Numa situação intermédia, será parceiro tanto de um como de outro. Em qualquer dos casos, vamos ter, tudo indica, um "Centro Académico do Alto Tejo e Liz", do Ribatejo, ou do Ribatejo e Liz. Tudo à imagem e semelhança do "Centro Hospitalar do Médio Tejo", com as mesmas vantagens e os mesmos inconvenientes. Muitos anos de compadrios, de inépcia e de falta de transparência dão nisto. E os eleitores tomarenses a verem...

20 comentários:

Anónimo disse...

José Soares = Investigado pela PJ?
Bem me parecia que o Pedro Marques tinha um financiamento deste tipo. O PM não tem dinheiro nem para mandar cantar um mudo por isso o Sorares está em terceiro. Agora comprendi. Que interesseiros. Boa Luís Ferreira por tere denunciado o Soares, um gajo que não te grama nada.
António o Politécnico vai-se fundir com Leiria porque o próximo presidente é um vendilhão mas será uma necessidade para a região. Quanto ao que escreves. Não há nada de novo e mesmo assim apesar de te esforçares o Pedro Marques continua a não confiar em ti. Não sei porquê? Ele que te convide, senhor.

Anónimo disse...

«Só duas achegas. Sobre os microgrupos e os votos dos IpT, considera-se geralmente que cada... Aqui em Tomar, quem gostava muito de feijão frade era a tropa e foi no século passado. Agora já nem a tropa.»

As suas achegas não são, por hora, de desprezar pois ainda estamos no domínio das incertezas. Certezas teremos após os resultados eleitorais ou não será?
Esse raciocício matemático, uma progressão sua quase aritmética (com o resultado do seu somatório errado), sem fundamentação empírica pode aplicar-se também ao Eng.º Paiva (algumas juntas, um jornal e funcionários da câmara influentes fizeram o mesmo 1 vezes 3 pelo menos).
O senhor menospreza o trabalho do dueto dos IpT mas isso não é importante vindo de quem vem pois o senhor não argumentou porque é que o Arq.º Vitorino está em melhor posição que o Sr. Carlos Silva. Se for capaz de me dizer que é o próprio (é suspeito, claro!) ou que o Sr. Arquitecto é mais culto, inteligente e com mais auto-estima provavelmente acreditarei. Isso não ganha eleições como foi desde Mendes até ao agora Arq.º Vitorino. O povo convive bem com o Sr. Carlos Silva e quanto ao Arq.º não sabe o que é o convívio salutar, verdadeiro e sincero com a população. Em Tomar é alcunhado de "Cagão". Isto diz tudo. Quantos o conhecem na rua? Até é motivo de gozo. Tal como a figura do Sr. Soares que agora aparece com a PJ a investigá-lo. Quatro anos de trabalho como vereador dá ao Sr. Carlos Silva uma bagagem importantíssima mais para ele que para o seu PS. Melhorou, é um facto, o seu medíocre currículo.
O PS neste quadriénio trabalhou bem e até publicitou boas propostas nos sites próprios. Só a falta de credibilidade, a míngua de confiança e os erros de casting constantes provocam repulsa aos tomarenses deste PS local.
A Dr.ª Graça, tal como outros, abraça os bons projectos e as boas condições de trabalho que lhe concedem e faz muito bem pois cada um deve mudar para melhor. No mercado de trabalho se as minhas condições globais melhoram: eu mudo. Só um burro não muda! Chama-se ser vira-casacas? Eu subscrevo a mudança para melhor. Em democracia quem não se sente não é filho de boa gente por isso alguns abandonaram o PS, o PSD e os IpT.
Quanto aos projectos do Dr. Pedro Marques irão seguir a mesma trilha mas teremos novidades que só um burro ainda não conseguiu ler nas suas intervenções. Agora os IpT tem que dar consistência ao que discursam. Poderiam agarrar no rol de propostas e apreciações feitas nestes últimos anos (ignorando a futilidade dos que dizem "pois nem sequer eram, no geral, de uma qualidade por aí além") e está feito. Os IpT sabem e o mérito da sua vitória será o mérito dos dois estrategas "Dr. Marques/Sr. Dias". O Dr. Pedro Marques sabe as condições financeiras em que se encontra a câmara. Ele ficou como vereador para ver como a casa trabalhava e aceder a informação privilegiada embora o gosto pela disputa política seja intrínseco ao próprio. Julgo! Acha que o Dr. Pedro Marques avançaria sem conhecer minimamente o cenário financeiro paupérrimo da câmara? Claro que quando for Presidente vai dizer, como todos, que as contas estão pior do que pensava mas nesta matéria ninguém é original ou é?
Quanto aos desporto "futebol" acho que só deve lá estar quem quer estar por gosto pois é melhor fazer algo para o bem comum que passar a vida nos cafés e bares a beber e a fumar em má-lingua. Nunca se deve pensar que o futebol tem que ser subsidiado pela Câmara para pagar ordenados. É melhor assim do que fechar os portões, não é?
Fico por aqui por hora, senhor "duas achegas".


Julião Petrúchio :-)

Anónimo disse...
Este comentário foi removido por um gestor do blogue.
Anónimo disse...

Falam muito, mas a verdadeira alternativa de mudança vem da CDU com o Engº Bruno Graça.

Basta ouvir o grande nível da entrevista que deu ontem á Rádio Hertz.

Vamos a ver os próximos desenvolvimentos. Tudo é possivel .

Anónimo disse...

A propósito sabem que hoje na Junta de Freguesia de S. João Baptista a CDU vai promover um debate sobre o seu projecto cultural para o concelho ?

Vão concerteza aparecer propostas estruturantes !

Anónimo disse...

Estou deveras curioso para conhecer as propostas do Engº. Bruno para a cultura.

Espero que não esqueça uma certa iniciativa.

Anónimo disse...

Vão supreender pela positiva !

Anónimo disse...

Até que enfim os camaradas da CDU vêm aqui fazer alguma (séria) propaganda!

Olhe Dr. Rebelo e já agora se bem pergunte a notícia sobre o Zé do Pífaro tem algum fundo de verdade?

Ou é mais uma ferr(eir)oada para tentar o descrédito do seu inimigo de estimação.

Será bom não brincar com coisas sérias e muito graves.

Venha a verdade, custe o que custar, doa a qum doer!

A calúnia mentirosa é abjecta!!!!! e define o(s) crápula(s) que a pratica(m)!

Anónimo disse...

Ò anónimo das 14h30, faça o favor de debitar aqui os pontos principais, porque eu estou ausente de Tomar até à próxima semana.Não estou em férias, estou a trabalhar para debelar a crise.
Obrigado.

Anónimo disse...

Anónimo das 16.56,

Amanhã já terei condições para falar das linhas gerais

Anónimo disse...

Sobre o Politécnico os senhores apenas dizem disparates e insultar o seu Presidente ainda é pior. Deviam era praticar desporto. Sim o desporto é a mãe e pai de todas as dúvidas.

Anónimo disse...

A crise em crise?

Já deixou de dar votos.
Agora é só balelas.

Na semana do falsete dos indep e do prpjecto cultural do bruno/CDU só nos faltava saber que a terceira da lista do PSD era a Profª Rosário.

Que crise.

Anónimo disse...

O CANDIDATO

Tomar é uma terra poluída de maldizer! E, de maldizentes!
Os agentes são vários, mas de matiz muito semelhante: dizer mal de tudo e de nada!
A contracorrente vou dizer bem.
Do Bruno Graça, e da lufada de ar fresco que poderá ser a sua candidatura à CM.
Desde já o meu voto e, com ele, enfileirados, mais sete mil! E mais todos os outros que serão muitos! Mesmo muitos!
Ou seja meu caro, – prestigiado Presidente, com obra feita, perfil (sério) conhecido, homem de acção mais do que de palavras – é mais do que certa a sua eleição! No actual estado de coisas…

E TUDO O QUE DE MAIS A CANDIDATURA PODERÁ TRAZER AO PAUPÉRRIMO PALCO DA POLÍTICA TOMARENSE.

FORÇA!

ps: …é que, olhando à volta, é o deserto! que venha um oásis!...

Anónimo disse...

"ÚLTIMA HORA:

Ligação entre os negócios de José Soares e uma empresa de exportações está a ser investigada pela Polícia judiciária e deverá ser constituído arguído muito em breve."

É verdade?
É uma ferr(eir)oada?

A resposta pode esclarecer muitas coisas! a muita gente!

Anónimo disse...

Ah, não é por pedofilia que está a ser investigado? Esse assunto já foi encerrado? Não sabia, tenho andado distraído.

Anónimo disse...

De Anónimo

"Estou deveras curioso para conhecer as propostas do Engº. Bruno para a cultura.

Espero que não esqueça uma certa iniciativa.

21 de Maio de 2009 14:19 "

Ontem na Junta de São João Baptista, com o salão cheio, um grande momento. A CDU apresentou , com muito profissionalismo, o seu projecto cultural para o concelho. " A Cultura como eixo estratégico do desenvolvimento do concelho de Tomar " . No fundo é dar à cultura uma dimensão estruturante que a transforme num factor de produção de riqueza, criação de emprego e fixação de população jovem no concelho.
Uma ideia forte a reter :
A criação de uma estrutura que assuma a não só a dimensão do apoio ao movimento associativo mas que também uma nova dimensão profissional da àrea cultural.
Foi de tal forma interessante e participado que acabou já depois da meia noite.

Também uma grande notícia . A Sílvia Serraventoso é a candidata a Presidente pela CDU para a Junta de Freguesia de S. João Baptista. É uma aposta muito forte da CDU numa freguesia em que é notório a necessidade de uma mudança radical de politica. S. João é a freguesia chave no desencadear desta nova politica cultural.

Anónimo disse...

"A Sílvia Serraventoso é a candidata a Presidente pela CDU para a Junta de Freguesia de S. João Baptista."

Deixa-me rir....!!!!

A menina até nasceu e sempre viveu em Santa Maria!

Enfim cada um se enfeita com as penas que quer!

Mas o eleitorado não é parvo.......

Anónimo disse...

Ao Anónimo dia 22 - 08H16:

Agradeço sua atenção.

Obrigado.

Anónimo disse...

E simpática que ela é...

Anónimo disse...

ggggggggg