sexta-feira, 22 de maio de 2009

CAMPISMO SÓ LÁ PARA JULHO...

Fortemente criticados e pressionados pelos mais variados sectores da comunidade tomarense, os membros da actual maioria PSD acabaram por concordar com a reabertura do Parque de Campismo, que anteriormente António Paiva decidira suprimir dissimuladamente. A proposta de encerramento, como decerto se recordam, foi apresentada pelo actual presidente e era justificada apenas durante as obras do pavilhão e parque de estacionamento. Provisória portanto. Apesar disso, já passaram uns bons anos de prejuízos para a cidade. Assim contrariados nos seus intentos, os autarcas que presentemente nos governam mandaram fazer as obras indispensáveis antes da retoma da actividade. Tomar a dianteira andou por ali e verificou que está tudo ainda muito atrasado. Na ilustração acima, pessoal de uma empresa tomarense coloca "mantas" de relva nos dois canteiros logo à entrada. Os restantes ficarão a aguardar melhor oportunidade, que actualmente o dinheiro é pouco e caro.


O antigo restaurante, no qual foram gastas verbas importantes, pouco antes do imprevisto encerramento do parque, está como se vê. Vai servindo de estendal e de arrecadação para o União de Tomar. Tudo indica que, nesta fase, apenas será sumariamente arranjado, de forma a ser utilizado unicamente como bar. Falta de determinar para onde será mudado o clube tomarense que até agora ali tem ocupado vários edifícios. No primeiro plano, o parque infantil, já limpo mas ainda sem areia.

Esta será a futura casa de banho para deficientes, mesmo ao lado dos balneários. Pelo aspecto, não será tão cedo que poderá servir os utentes.


Eis um aspecto dos balneários, ainda em obras, com uma programação algo caótica. Já há azulejos e espelhos nas paredes, mas o solo ainda está longe de poder vir a receber o revestimento final. Tudo indica, por conseguinte, que este ano poucos vão ser os campistas clientes do parque, pois não só a data de abertura já será demasiado tardia, com terá faltado uma adequada campanha promocional, tanto do país como no estrangeiro. A actual Câmara prometeu que ainda este ano teríamos parque para auto-caravanas. Vai cumprir a sua promessa ainda em tempo útil para as eleições de Outubro. Os campistas é que só virão, em números significativos, no próximo ano e seguintes. A recuperação do antigo prestígio, particularmente no estrangeiro, vai leva muitos anos. Infelizmente.




11 comentários:

Anónimo disse...

Parolada!
Então é com parques de campismo que pensam atrair turistas? Só de rir ou então daqueles turistas de pé descalço ou daqueles europeus em auto-caravanas que deixam lixo em vez de Euros. Tá bem tá, muito bem pensado. Regiões de turismo, comissões. Bufo frustrados é o que é. E depois andam a bufar armados em especialistas pedantes. Vão mas é...sabem muito bem. Remova lá isto senhor administrador censor.

Anónimo disse...

....acampar acampar, seria ali para os lados das Cabeças, no desenho criado por essa ilustre cabecinha tonta e desbaratadora dos dinheiros do Municipio, que foi o engº. coça melenas paivinha...

Sebastião Barros disse...

Anónimo da parolada

Ainda que, por mera hipótese de trabalho, se considere que você tem razão, o que não é de forma alguma o caso, repare: -Há na Europa Ocidental mais de oito milhões de autocaravanas e foram os contribuintes europeus que nos pagaram grande parte das autoestradas por onde agora circulamos. Entre muitas outras coisas. Acha que temos o direito de os acolher mal? Pensa seriamente que quem tem meios para comprar e manter uma autocaravana, não tem dinheiro para gastar nos locais que visita?

Anónimo disse...

Exmo Senhor Sebastião Barros. Aprecio os seus comentários excepto alguns cortes censores pois pode existir um "gato" verdadeiro em algumas opiniões e também porque a censura é algo de abominável.Não evoquei a razão de recebermos mal essas pessoas autocaravanistas pois isso não acontece. O que lhe quero transmitir e aos leitores é que não fazem consumo e havendo parques de estacionamento proprios não vão para lá como é lógico. Não sei se conheçe mas nos países europeus a autocaravana é coisa barata e muitas vezes atribuida como habitação social. Era apenas isso que lhe queria dizer. Acha que é bom para o turismo tomarense? Não o creio. O turista precisa de paz, sossego, asseio, diversidade, e boa comida. Acha que temos isso? DÊ uma volta pela cidade e veja. Olha a cidade ao fim de semana, e etc. Acha que esta merece isso? Pois eu não acho.
Aceite os meus cumprimentos.
Anónimo da parolada.

Anónimo disse...

Óptimo! Já há uma data, só é pena que seja a meio da época de férias. Aposto que se as eleições fossem neste mês de Maio ou em Junho ninguém falava no parque de campismo. Quanto a esse tótó que despreza os tais "autocaravanistas" ou os "pés descalços" só tenho a dizer que lamento reconhecê-lo mas no fundo acaba por ser o porta-voz duma certa forma de pensar em Tomar...que nos tem conduzido ao estado em que estamos...

Anónimo disse...

Ao anónimo anterior se deve colocar o apodo de tótó. Acha o senhor que o autocaravanismo é um incentivo ao turismo de Tomar. Nota-se a sua capacidade obtusa, a meu ver, de observação. Com os abundantes espaços de estacionamento, e de qualidade é óbvio que mereçe que se lhe tire o chapéu. Já agora não sou porta voz de ninguém. Apenas lhe solicito que reflicta. E depois veja quem é tótó.
Um abraço.
Anónimo da parolada.

Sebastião Barros disse...

Senhor Anónimo da parolada:

Fique descansado que quando avanço com afirmações, faço-o sempre apoiado em dados precisos. Embora reconheça valor a algumas opiniões alheias, sou forçado a reconhecer que a esmagadora maioria não passa de meros palpites, do tipo "porque sim".
O problema que levanta, sobre os caravanistas, é muito fácil de resolver QUANDO O PARQUE ESTIVER A FUNCIONAR. Basta proibir o estacionamento de caravanas ou autocaravanas fora do Parque de Campismo, coisa que se faz um pouco por todo o lado, na Europa.
Ainda assim, cumpre reconhecer que, antes da infeliz decisão de encerramento, havia em permanência, durante quase todo o Inverno,três ou quatro dezenas de reformados, sobretudo holandeses, ingleses e belgas, que davam um jeitão aos restaurantes e aos supermercados locais.Sem contar com a excelente promoção da cidade que iam fazendo. Basta perguntar aos prejudicados, que eles logo informam. O resto são meras posições pessoas, geralmente assentes em preconceitos não assumidos.

Anónimo disse...

Senhor Sebastião de Barros como pode fazer tal afirmação em que dados se baseia para o dizer? Concordo consigo naquilo que diz mas não é nada suficiente, e quando o parque abrir lá estaremos atrasados como sempre. Mas deveria observar estatísticas sobre auto caravanismo e verá que é um modo muito assessível de não gastar dinheiro no turismo. Claro que não serão todos. Primeiro disse que os acolhia mal, e não disse isso, e segundo apenas chamei ( não insultei ) a sua atenção que nem tudo o que luz é ouro.
Cumprimentos do anónimo da parolada.

Anónimo disse...

Um Parque de Autocaravanas é muito mais e menos caro do que o que vai ali ficar a funcionar mal amanhado.

Estamos perante uma não-solução. Típico desta cidade.

Sebastião Barros disse...

Baseio-me em declarações do pessoal do parque, dos donos dos restaurantes da cidade e naquilo que tive e vou tendo a ocasião de ler e de ver. Em qualquer cidade da Europa Ocidental (excepto em Portugal) é proibido estacionar caravanas ou autocaravanas na via pública, designadamente por motivos de higiene, de segurança e de monitorização dos visitantes.

Anónimo disse...

Sr. Sebastião Barros

Tem de rever a matéria no que respeita à sua intervenção de 25/05/2009 às 19:43H.

Ninguém pode proibir o estacionamento de autocaravanas. Uma pessoa pode estar de pasagem numa localidade sem intuito de aí permanecer.
Por outro lado um cidadão pode ser possuidor duma autocaravana sem ter garagem, podendo por isso estacioná-la na via pública.

O que existe é regulamentação para o estacionamento desse tipo de veículos que, pela sua dimensão, não podem estacionar em qualquer local. Não podem também permanecer no mesmo local por tempo indeterminado. Não podem permanecer no mesmo local e em evidente utilização por mais que X dias. Não podem estacionar em locais em que impeçam a visão panorâmica, nem em frente de estabelecimentos comerciais, etc, etc, etc.

Mas não se pode proibir de forma quase fundamentalista como a sua mensagem dá a entender o estacionamento desses veículos. Se alguém o fizer estará a ir contra a lei.
Remeto-o para a Federação Portuguesa de Campismo e Caravanismo que de certo lhe facultará a legislação referente ao assunto.