sexta-feira, 22 de maio de 2009

ANÁLISE DA IMPRENSA LOCAL E REGIONAL

Redacção de Tomar a dianteira Colaboração CLIPNETO

Esta semana, no conjunto da imprensa local e regional, o indiscutível prato de sustância é a longa, profunda e magnífica entrevista do dono da Quinta das Avessadas, Luis Alvelos, ao TEMPLÁRIO, já aqui abordada anteriormente (ler "Afinal é a verdade nua e crua", de ontem). Na área político-partidária destaque para a apresentação das candidaturas dos IpT e da CDU. Ambas conseguiram pelo menos algo que, à partida, parecia difícil -roubar a liderança do PS em termos de comunicação. Na verdade, até agora, só os socialistas locais tinham avançado com um candidato, um lema e um cartaz, o que os colocava um pouco à frente dos outros grupos em informação. Pois agora, independentes e CDU apresentaram candidatos, lemas, ideias de cartazes e bases para programas de actuação.
Conforme referem ambos os semanários locais, os IpT avançaram que tencionam, sob a égide de José Soares, "transformar Tomar num centro de artes, criar uma aldeia pedagógica, uma bienal de Artes e outra de arquitectura, um festival de teatro de humor, recuperar o Festival de Cinema para a Infância e Juventude e o Festival internacional de Música." Por seu lado, Graça Costa, agora também dos IpT, pretende criar centros de convívio para séniores nas freguesias.
Mais realista mas também mais generalista, Bruno Graça, cabeça de lista da CDU, animou uma sessão tendo por base de discussão "A cultura como eixo estratégico do desenvolvimento do concelho de Tomar". Foi ontem e Tomar a dianteira agradece o convite entregue pessoalmente a um dos seus administradores, que não pôde estar presente.
Segundo um dos participantes aqui do blogue, aparentemente muito bem informado, para a CDU "No fundo é dar à cultura uma dimensão estruturante que a transforme num factor de produção de riqueza, criação de emprego e fixação de população jovem no concelho." Lá bem formulado, não dúvida alguma que está. Falta ver a continuação e, sobretudo, a passagem à prática, que para a CDU é do domínio do quase impossível. Na verdade, só um milagre, ou uma muito larga união de esquerda e outros independentes, poderia tornar possível a vitória. Ora sucede que os apoiantes de Bruno Graça não acreditam em milagres nem nessa tal larga união, sem qual a vitória é uma mera utopia. E sem vitória, adeus eventuais boas e pertinentes intenções.
O mesmo acontece com os IpT, todavia mais susceptíveis de alcançar uma vitória. As ideias agora anunciadas até podem não ser más. São, todavia, insuficientes e carecem de esclarecimento em termos de financiamento, que a época não está para devaneios.
Dito em termos mais acessíveis para todos, ambas as formações fariam bem em ponderar que, sendo certo ser um automóvel um grande monte de peças, não basta mostrar algumas peças. É necessário tê-las todas e, sobretudo, quem as saiba montar (sem subentendidos...). Mas isso ainda não nos foi explicado por ninguém, pelo que continuamos a aguardar. Uma coisa é certa: a bola está agora no campo dos socialistas locais.

8 comentários:

Anónimo disse...

lança-se um desafio: do cenário que se apresenta iremos ou não ter um orgão autárquico mais ou menos com a seguinte composição:

PSD: 3
CDU: 2
PS: 1
IpT: 1

o que, diga-se, nem seria mau de todo....

como diz o povo: "do mal o menos"

Anónimo disse...

É uma projecção muito realista.

Anónimo disse...

Não será antes:

PS: 4
CDU: 2
PSD: 1

restantes: ZERO!

Assim é ainda mais realista!

Anónimo disse...

Propostas do PS para melhorar a área da cultura no Concelho de Tomar:

Contributo do PS para a discussão sobre a Cultura (Setembro 2006)Geração Tomar: Servir Tomar, com seriedade!GIPS

Anónimo disse...

É tudo muito bonito mas não passa, uma vez mais, de generosas generalidades e bem intencionadas intenções. Quanto a recursos, caminhos, etapas e objectivos claros, outra vez ZERO. Palavriado é barato!

Anónimo disse...
Este comentário foi removido por um gestor do blogue.
Anónimo disse...

Não é necessário tanto nervosismo.

Quem faz o caminho, sabe o trilho.

(Afinal há projecto ou não há?)

Anónimo disse...
Este comentário foi removido por um gestor do blogue.