terça-feira, 26 de maio de 2009

LOCAIS E CONFIDENCIAIS

OBRAS COM FALTA DE RESILIÊNCIA

Elemento influente do PSD/TOMAR, ligado à sua fundação, confidenciou a Tomar a dianteira, em tom de lástima, que está muito decepcionado com a evidente falta de resiliência da actual maioria camarária, face às recentes críticas que lhe foram dirigidas, a propósito de eventuais ilegalidades cometidas nas obras de requalificação do Centro Histórico. Confessou temer que agora possamos ficar meses e meses com algumas ruas pavimentadas a gravilha, enquanto não se encontrar uma solução para o caso, o que provocará o aumento da debandada da já reduzida população da denominada Cidade Velha. "Por este caminho, um destes dias não mora cá ninguém, como está quase a acontecer a Praça da República", rematou.
CHEGAR A BRASA À SUA SARDINHA
O presidente da Câmara anunciou recentemente que se vai proceder à demolição do que resta da antiga Messe dos Oficiais, por razões de segurança, uma vez que, apesar de escoradas, as paredes sobreviventes ameaçam ruína.
Fontes credíveis garantiram-nos que afinal não se trata unicamente da ameaça de ruína, embora seja quase certo que o autarca tomarense agiu de boa fé e convencido da autenticidade do tal perigo de derrocada. Na verdade, segundo a nossa fonte, digladiam-se actualmente, no estilo luva branca e punhos renda, dois grupos de oficiais das Forças Armadas, uns no activo, outros na reserva, cada um defendendo a sua dama. Um grupo pretende que o edifício que substituirá o actual deve ser feito no Entroncamento, por ficar mais perto de Abrantes, Tancos e Santa Margarida, e dispôr de melhores transportes. O outro grupo acha que tal equipamento deve ser feito em Tomar, onde sempre esteve e cujo prestígio é incomensuravelmente maior. Cada um vai procurando chegar a brasa à sua sardinha...

INSPECÇÃO PROLONGADA NUMA DAS CONSERVATÓRIAS

Tomar a dianteira sabe que decorre desde há algum tempo um minuciosa inspecção aos serviços da Conservatória do Registo Predial de Tomar. Tal iniciativa terá sido despoletada por reclamações de alguns cidadãos que se sentiram lesados. Segundo conseguimos apurar, conquanto a auditoria prossiga, é já possível avançar que há sérios indícios de irregularidades, susceptíveis de vir a configurar um ou vários crimes de peculato, de montante bastante elevado. A nossa fonte escusou-se a falar em números, mas acrescentou que já em tempos, numa outra cidade próxima de Tomar, uma funcionária foi indiciada por desvio de fundos públicos, podendo haver relação entre esse caso e actual.


CONSTRUÇÃO CIVIL E OBRAS PÚBLICAS É QUE ESTÁ A DAR

Fonte geralmente bem informada garantiu-nos que uma sociedade, composta por Miguel Relvas, Duarte Nuno Vasconcelos e António Lourenço dos Santos, vai licitar e tentar comprar o Antigo Convento de Santa Iria/Antigo CNA Feminino, cuja hasta pública, seguida de negociação particular, está prevista para o próximo mês, com uma base de licitação de milhão e meio de euros. A confirmar-se tal hipótese, tinha razão o presidente Fernando de Sousa quando garantiu que já havia interessados naquela compra, o que na altura pareceu muito pouco provável, dada a profunda crise que se vive no país, particularmente sensível na área da construção..
Recorde-se que, de acordo com frequentes conversas de café, todavia ainda nunca desmentidas, o governador civil Paulo Fonseca administra quatro ou cinco empresas da mesma área, com empreendimentos no distrito, designadamente na zona de Tomar, tendo entre os seus colaboradores permanentes Becerra Vitorino e Luis Ferreira. A ser assim assim, não há dúvida -Construção civil e obras públicas é que está a dar. Além da política, naturalmente!

25 comentários:

Anónimo disse...

Obras com falta de resilência.

Ora se resilência é, primeira acepção, um conceito da física, utilizado primeiramente pela engenharia que se refere a capacidade de um material sofrer tensão e recuperar seu estado normal, quando suspenso o "estado de risco" e, segunda acepção, a resiliência tem que ver com a capacidade de um indivíduo para ultrapassar os traumatismos e construir-se apesar das feridas, obras com falta de resilência, e não estou a brincar, são o quê?

Obras onde os materiais têm falta de capacidade de retornar ao seu estado normal? Obras com dificuldades para ultrapassar traumatismos.

Eu percebo a "falta de resilência da actual maioria camarária", no corpo do texto, atribuindo ao grupo as qualidades de indivíduo caracteriza-as.

Agora o título não o acho correcto.

Se calhar é mau feitio meu...

Anónimo disse...

Mau feito não diria; talvez demasiado minucioso. Mas isso é comum num país e numa terra rica em estilo manuelino, o qual...

Anónimo disse...

Boa tarde, caro anónimo.

Penso que está enganado.

Olhe que minúcia, neste desgraçado país, não é coisa não comum quanto isso.

Se o fosse não estávamos como estamos.

Deve ser mesmo mau feitio.

Cumprimentos.

Anónimo disse...

tão comum, queria dizer.

Minúcias.

Anónimo disse...

...cagança diria o outro...
e se se fosse resiliar para outro lado!


pregodaço.

Sebastião Barros disse...

"Obras com falta de resiliência" são, na acepção que lhe é dada pelo texto sob esse título, obras inacabadas por óbvia falta de resiliência dos "donos". Neste caso, o ou os autarcas responsáveis, como igualmente se depreende do texto, com cujo conteúdo nos disse concordar. Claro que teria sido mais explícito titular "Obras inacabadas por falta de coragem dos autarcas para ultrapassarem o traumatismo provocado pelas recentes afirmações de um munícipe em reunião pública". Concordará que era um bacadinho tipo peixe-espada. De qualquer modo, fez muito bem interpelar-nos. Permitiu-nos ficar a saber que há técnicos minuciosos, que não só nos lêem como até acham útil pedir esclarecimentos. Se todos fizessem sempre assim... o mundo seria bem melhor. Como naquele conhecido dito popular: "Se a velhice pudesse ou a juventude soubesse...

Cordiais cumprimentos

Anónimo disse...

"Recorde-se que, de acordo com frequentes conversas de café, todavia ainda nunca desmentidas, o governador civil Paulo Fonseca administra quatro ou cinco empresas da mesma área, com empreendimentos no distrito, designadamente na zona de Tomar, tendo entre os seus colaboradores permanentes Becerra Vitorino e Luis Ferreira. A ser assim assim, não há dúvida -Construção civil e obras públicas é que está a dar. Além da política, naturalmente!"Refere-se ao Sr. Paulo Fonseca que disse isto:
"Foi um trabalho gigantesco começar quase do nada, visto apenas ter existido uma Comissão Ad-Hoc, e sentir que lá fora éramos olhados de lado - ser Socialista Mal eu sabia, nesse dia longínquo que passados uns anos havia de vencer um daqueles congressos distritais com centenas de militantes...
era sinónimo de coisa ruim no nosso concelho."
E mais isto:

"Mal eu sabia, nesse dia longínquo que passados uns anos havia de vencer um daqueles congressos distritais com centenas de militantes..."O Sr. Paulo Fonseca é o Governador Civil de Santarém, o mesmo que foi elogiado pelo autarca por vocação, polícia por profissão e telenovelista/argumentista por génio?

"O presidente da Câmara Municipal de Santarém, Francisco Moita Flores (PSD), deixou um rasgado elogio público ao socialista Paulo Fonseca na hora da despedida deste como governador civil de Santarém. Fonseca sai do cargo para se dedicar à sua candidatura à presidência da Câmara de Ourém pelo PS."O Sr. Paulo Fonseca é aquele que é Secretário da Feder. Distrital de Santarém do PS?

O Sr. Paulo Fonseca é o que se candidata à CMOurém? O que disse o que a seguir se cita, como candidato à CMOurém em 2009:

"Caros munícipes:
Como, certamente, já saberão, aceitei o desafio de me candidatar à presidência da Câmara Municipal de Ourém, nas listas do Partido Socialista.
Muitos se interrogam sobre os motivos que me levaram a tomar esta decisão, neste momento da minha vida, quando, como representante do Governo da República, exerço as funções de governador civil de Santarém.
Devo dizer que gosto do que faço e que tenho desempenhado este cargo com total entrega e disponibilidade.
No entanto, há momentos na vida em que temos que retribuir o amor e a gratidão recebidos, por parte da nossa terra e dos nossos concidadãos."
E não me diga que o candidato do PS a Tomar é seu colaborador nessas empresas e mai-lo seu assessor?

Ó Senhor Sebastião Barros, mas isso é tudo conversa de café, não é? O SB está a mangar, ora diga lá se está ou não está...

E uma empresa de que faz parte o Sr. Miguel Relvas quer comprar o Convento de Santa Iria?

Ah isto tudo é verdade?

Ah mas se isso tudo for verdade...
EU QUERO VOLTAR PARA A ILHA!
EU QUERO VOLTAR PARA A ILHA!

Anónimo disse...

Boa tarde.

"Resilência da Cãmara na conclusão das obras" parece-lhe mal?

Não é o tal peixe-espada...

Não é só pela minúcia, é pelo gosto de ver Português bem escrito.

E como foi professor e deve partilhar esse gosto...

Cumprimentos.

Sebastião Barros disse...

Não tenho qualquer rebuço em concordar com a sua proposta, a qual vem demonstrar, uma vez mais, que todos juntos podemos encontrar melhores soluções do que cada um no seu cantinho.

Cumprimentos.

Sebastião Barros disse...

Para anónimo das 17:11

Sobre a edventual compra do antigo Convento de Sta Iria e ex-CNA feminino, não tardaremos a ter certezas. A menos que não respeitem os prazos. Não seria a primeira vez.
A respeito de Paulo Fonseca, O MIRANTE noticiou recentemente que ele é administrador, ou dono, de vários empresas de construção. Não foi possível, por enquanto, determinar onde têm a sua sede ou onde exercem as suas actividades, tal como ainda não há confirmação sobre as alegadas ligações de Luis Ferreira e/ou Becerra Vitorino a essas mesmas empresas. Mas geralmente não há fumo sem fogo, embora se deva ter em conta que estamos em pré-campanha eleitoral, com tudo o que isso implica.
Vamos aguardar que haja desmentidos e o seu eventual teor.

Anónimo disse...

Infelizmente quase tudo o que vem no post é verdade.

O Sr. Dr. António Rebelo está muitíssimo bem informado, porque falou com a pessoa certa sobre os factos que reela.

Temos de lhe tirar o chapéu e dar-lhe parabéns.

E já agora uma mini informação: a Câmara vai recuar na pavimentação das artérias do Centro Histórico ainda não repavimentadas e recolocar a calçada de seixo, mas o Presidente (e/ou os ditos técnicos) não vão abdicar dos passeios.

Enfim, nestas artérias e no futuro só será preciso retirar esses passeios o que, apesar de tudo ficará mais barato ou menos caro.

Mas, claro que vai pagar as asneiras são os do costume - os munícipes.

Anónimo disse...

De Miguel Relvas/Duarte Nuno tudo é de esperar. Têm vivido a vida em chico espertices, onde a política é apenas um instrumento e basta ver os carros onde se pavoneiam.

Quanto ao Luis Ferreira/Becerra Vitorino o facto apontado só pode ser fruto do ácido estomacal, de quem derrotado em pleito interno democrático continua com dificuldades em engolir tal desfecho.

A insidiosa e tremendamente falsa afirmação é reveladora de um total desconhecimento da vida quer de um quer de outro.

Só falta compará-los com os caloteiros dos independentes ou com as aldrabices do Pedro Marques enquanto foi Presidente da Câmara.

Ai tanta dor de c....

Arraia Míuda disse...

Isto é uma pouca vergonha!
As relações destes senhores políticos locais e regionais e os grandes interesses roça um "corleonismo" já há muito instalado à beira Tejo.
Volta, Trinitá! Estás perdioado e isto afinal ainda é um "faroeste".

Anónimo disse...

É praticamete uma confirmação sobre o Paulo Fonseca e Companhia. Basta ler a mensagem-resposta, com a habitual classe de LF. Tudo a preto e branco, que dá mais jeito. O Relvas e o Duarte Nuno são uns malvados. Do António Lourenço Santos não fala, que foram companheiros de escola. Sobre o comentário inicial, diz outra vez que é tudo dor de corno. Pois! É ler para crer. Está logo aqui acima.

Anónimo disse...

Se "Infelizmente quase tudo o que vem no post é verdade" haverá uma parte do que vem no post que não verdade.

Essa parte é?

Anónimo disse...

Há um ou outro pormenor da construção civil e obras públicas do post de que não tenho informação segura e, assim, não posso afirmar com segurança que seja verdade, mas também não é falso à partida.

Daí o "quase tudo"!

Anónimo disse...

De Luis Ferreira/Becerra Vitorino tudo é de esperar. Têm vivido a vida em chico espertices, onde a política é apenas um instrumento e basta ver os cargos que ocupam e porquê.

Anónimo disse...

@ 26 de Maio de 2009 22:42

Obrigado pelo esclarecimento.

Anónimo disse...

Que grande charco !

Está na hora de mudar e de tirar "esta gente" do poder.

Anónimo disse...

O coração de afilhado do fascista Oliveira veio de novo à tona.

Na incapacidade de se fazer escolhido por um Partido para concorrer à Câmara, decidiu optar pelo mais fácil que é o de tentar enxovalhar os 'partido do sistema'.

Mais um excluído à procura de poiso.
Uma lástima!

Sebastião Barros disse...

Se estava à espera de que o comentário fosse removido, equivocou-se. Pareceu-nos melhor deixá-lo, como exemplo de obra-prima (salvo erro!) da inteligência tomarense.

O afilhado do fascista Oliveira, que falecido há quase 40 anos ainda faz tanta impressão. Em contrapartida você pode morrer quando quiser que provavelmente nem terá grande gente para o acompanhar. Com essa inteligência, não me admirava nada.

Anónimo disse...

Espalhou-se ao comprido criatura! Se com esta idade ainda andasse à procura de poiso, estava bem entregue estava. E então nesta santa terra que me viu nascer e crescer.
Trate de arranjar outra argumentção que essa é chocha. Já se esqueceu que nem sequer sou candidato ao que quer que seja?

Anónimo disse...

Estás enganado, pá.

És candidato a saber-se o teu nome!

Não será?!

Anónimo disse...

Pois, ó Rebelo, a intelig~encia tomarense mora toda no teu crânio...toldado pelo álcool!!!
Admite!!!

Anónimo disse...

Façam também uma auditoria à Câmara Municipal e aos SMAS. Se o motivo for corrupção haverá muito que auditar por aquelas paragens.