quarta-feira, 20 de maio de 2009

AS ELEIÇÕES FAZEM MILAGRES...







Houve em tempos, aqui na urbe gualdina, um estilo de jornalismo cujas peças abriam amiúde com a expressão "Chega-nos a notícia que..." Aqui em Tomar a dianteira não ficamos à espera que nos cheguem as notícias. Vamos onde elas costumam acontecer. Falamos com os protagonistas, quando possível.
Esta manhã constatámos que funcionários da autarquia se preparavam para remover um daqueles painéis do "Roteiro" para turistas, colocado ao lado do Portal da Igreja de S. João. Conseguida a máquina fotográfica, fomos encontrar os funcionários já acompanhados do arquitecto Faria, assessor do Presidente da Câmara. Com ele encetámos um curto diálogo.
A propósito dos citados painéis, que são um excelente exemplo de como uma boa ideia pode estar na origem de uma posterior vergonha, disse-nos que inicialmente se tratava apenas de substituir a película com as indicações, há muito ilegíveis. Depois constatou-se que tal não era possível sem substituir os suportes de alumínio. Agora, os funcionários encarregados do trabalho eram de opinião que, para tirar o alumínio, tinha de se tirar a estrutura cravada no solo, o que supõe que se retire a laje onde está fixada. Dizia o arquitecto, e com toda a razão, que por esse caminho ainda acabava por ser preciso deitar a igreja abaixo. Tomar a dianteira, sempre incapaz de resistir a uma ideia nova (como o Carlos Carvalheiro), aproveitou logo a deixa -Era uma excelente ideia. No terreno deixado livre pela demolição instalava-se o Coro Alto manuelino, com a Janela, tudo previamente desmontado e numerado pedra a pedra, o que obrigava os turistas a virem cá a baixo. Finalmente! -Qual Coro Alto? Aquele que os franceses queimaram?, indagou o arquitecto Faria. Bem dizia aquele nosso amigo, franco-russo-argentino e de religião judaica -Não gosto muito do português porque é uma língua ambígua.
Concluindo. Os painéis, de uma maneira ou de outra, vão ser substituídos, o que é de aplaudir, porque conforme mostram as fotos acima, já só servem para nos envergonhar aos olhos dos visitantes. O mesmo acontece com aquelas indicações da sinagoga, mais próprias de um país do 3º mundo. Dos mais atrasados. E felicitar a autarquia pela iniciativa. Realmente, tarde é o que nunca vem e as eleições fazem milagres.

12 comentários:

Anónimo disse...

Apenas com eleições??? Nem isso....

Anónimo disse...

Sr. Dr. António Rebelo

O Dr. Pedro e o Prof. Rosa Dias, Vereadores da oposição no executivo, apresentaram há n meses uma proposta para a substituição destes paineis de roteiro (um escarro, uma vergonha, dado o estado a que os deixaram chegar) e para que tal roteiro fosse devidamente explicitado e publicitado em desdobráveis (ou similar) a entregar aos turistas, assim permitindo realizar o percurso e entender a história.

Só agora uma "alma caridosa" da maioria camarária do PSD concedeu começar a dar execução à decisão (advinda da proposta e tirada por unanimidade), só se espera que com todas as consequências dela decorrentes.

E já agora se mal pergunto: para quando se prevê a correcção das anomalias da escrita da placa colocada ao pé do Nini e do Lopes-Graça? (alterar a palavra farmaceuta, colocar as datas de nascimento e de falecimento e explicar melhor quem foram e o que fizeram).

Vá lá dê uma ajudinha a pôr as coisas no são.

Ms ainda ficatanto e tanto por fazer!

VESPASIANO DE JUNCAIS

Sebastião Barros disse...

A opinião dominante aqui no blogue é que, para além das correcções que propõe, o monumento deve ser mudado para a Várzea Pequena, por troca com o do Gen. Fernando de Oliveira. Uma simples troca entre Fernandos e tomarenses, a bem da coerência e da verdade.

Anónimo disse...

Ó senhor Vespasiano: Vai desculpar a interpelação, mas é inevitável: O senhor sabe o que é uma vespasiana, por tradução directa do francês "vespasienne"?
É um daqueles urinois colectivos, em ferro, instalados nos passeios, de que ainda existem alguns exemplares em Paris.

Anónimo disse...

Na história do império romano ficou célebre o Imperador Vespasiano, que vivia numa óptima mansão, com retrete privada!

Ah! e não falava francês .

Sabia?

Talvez não, dada a sua formação não clássica, mas post- moderna!

Saudações Democráticas!

Anónimo disse...

Vergonha por causa daqueles indicadores decrépitos e ferrugentos? Então não acham que há coisas bem mais importantes de que devemos sentir vergonha?
Olhe sr. Rebelo, vá...

Anónimo disse...
Este comentário foi removido por um gestor do blogue.
Anónimo disse...
Este comentário foi removido por um gestor do blogue.
Anónimo disse...

Tó, removes a mensagem, mas deixas a anterior ofensiva para pessoas que te respeitam e que também merecem respeito.

Onde está a tua coerência?!.

Claro, vais remover esta mensagem. Não é?!

Critérios!!!!!!!

Anónimo disse...
Este comentário foi removido por um gestor do blogue.
Sebastião Barros disse...

A mensagem anterior foi removida porque vinha outra vez com a estafada calúnia do inventado alcoolismo de um dos administradores deste blogue. É curioso que uns são acusados de abusarem do copo, mas os outros, geralmente sempre ligados aos IpT, é vêm para aqui vomitar insanidades. É mais um exemplo do velho adágio "Uns comem os figos, outros rebentam-lhes os beiços"?
A política porca e a falta de educação, de cultura e de ideias, não servem para desculpar tudo.

Anónimo disse...

Sr. Barros

Essa de "...os outros, geralmente sempre ligados aos IpT, é vêm para aqui vomitar insanidades..." está fundamentada ou é apenas um bitaite?

Fazer afirmações destas sem provas não dignifica uma pessoa séria e de bem. É própria de provocadores de pacoltilha.

Veja lá isso homem!