domingo, 17 de maio de 2009

OCORRÊNCIAS DOMINICAIS

Tendo em conta o lema de Tomar a dianteira ("Os meios de saber e a coragem para o dizer"), não resistimos. Respondemos à pergunta acima. Surrealismo numa longa exposição em Tomar, porque a própria situação tomarense também é surrealista. Tal como a fotografia acima mostra, e os leitores já terão entendido, mas nada melhor que explicar detalhadamente, o cartaz exposto refere uma determinada situação social. As duas figuras femininas representam também o rosto de um ancião. O vestido da odalisca da direita constitui o bigode e a barba, o seu braço esquerdo o nariz, o conjunto rosto e cabeça um dos olhos do ancião. Por sua vez, o braço direito da outra odalisca, em conjunto com a mecha de cabelo, formam a orelha e uma parte da cabeleira do ancião. Já viu?
Pretende a composição mostrar que os homens já velhos têm a cabeça cheia de (ou só pensam em) meninas novas. Trata-se, naturalmente, de uma situação referente ao século passado e em Portugal. Nos nossos dias, com a fartura que por aí vai e com as facilidades de todos conhecidas, é suposto que os velhos tenham mais tendência para pensar em sopas e descanso. Embora ainda possa haver casos.
O grande acontecimento dominical foi a chegada de dois ou três patos adultos, acompanhados por uma ninhada de patitos, às águas da rotunda, conforme se pode ver na fotografia acima. Sempre ao corrente do que se passa na sua terra, foi o Manel Cavalo de Pau que recolheu os patitos que estavam no passeio e os colocou na água. Mais tarde, elementos dos bombeiros municipais acharam que a situação não era normal e decidiram (sem consultar os patos, está-se mesmo a ver...) levar as aves e as avezinhas de regresso ao rio. Não valeu de nada. Pouco depois regressaram à rotunda. Ou não fossem eles tomarenses, e portanto teimosos que nem burros velhos. Agora são mais uma curiosidade, ficam fora do alcance das habituais ratas de água, e até já arranjaram quem lhes dê comida.
Para Tomar a dianteira, esta acção do Manel Cavalo de Pau indica que, em conjunto com o Zé Bazaruco da retrete de S. Gregório e o Rogério Barbichas, numa lista para a autarquia, eram bem capaz de conseguir um resultado surpreendente...

Sempre atento ao que ocorre na urbe nabantina, o conceituado e ponderado SELF MADE MAN, seja ele quem for, tendo constatado que o fim de semana está fraquito na blogosfera local, dado que a biblioteca está fechada, os serviços públicos também, e a maioria dos navegadores tomaristas não têm internet nem "barco", o que os força a usarem a biblioteca municiapl ou o do patrão, o SELF MADE MAN (repetimos o nome, que ele gosta e o seu egocentrismo incha mais um bocado), mandou-nos uma mensagem a prognosticar a ida de Tomar a dianteira para o cemitério. A mensagem foi apagada, por não ter relação com o texto a comentar, mas não caiu em saco roto. Como pouco depois apareceu uma outra mensagem, igualmente removida para o lixo, desta vez de um entendido, cujos antolhos ideológicos lhe não permitem entender que a macroeconomia, quando praticada pelos governos, é economia política, tendo até aproveitado, armado em grande especialista, para insultar gratuitamente um dos administradores deste blogue, não estivemos com meias medidas. Decidimos consultar a actual líder da oposição sobre os dois assuntos -a anunciada morte do blogue e a economia política. A sua reacção ficou bem documentada na foto acima, tirada na altura certa. Ai vocês estavam convencidos de que ela nunca se ria, não era? Pois então tomem lá que é para aprenderem a ficar calados para a próxima vez. E, já agora, um detalhe quantitativo: só ontem o Tomar a dianteira registou 286 visitas. É pouco? Numa terra tão grande, tão culta e com tantos computadores?



50 comentários:

Anónimo disse...

"E, já agora, um detalhe quantitativo: só ontem o Tomar a dianteira registou 286 visitas. É pouco? Numa terra tão grande, tão culta e com tantos computadores?"

286 VISITAS? MAS DE COMPUTADORES DIFERENTES OU DO MESMO? É QUE EU CADA VEZ QUE ESTOU NO TEU BLOGUE E FAÇO NO MEU COMPUTADOR "ACTUALIZAR" É UMA NOVA VISITA NO TEU BLOGUE SABIAS? ONTEM VISITEI OU "REFRESQUEI-O" ACHO QUE 25% DESSAS 286 VISITAS. EU NESTA COISA DE BLOGUES NÃO SOU VIRGEM. OH SENHOR É FÁCIL MANIPULAR E FALAR NO ALTO DO PALANQUE PARA IGNORANTES E NÃO PARA TIPOS COMO EU QUE HABILITAM O 3.º CICLO DO ENSINO BÁSICO.

SELF MADE MAN!

Anónimo disse...

Aliás, SELF MADE MAN, tu virgem não és em lado nenhum...penso eu de que!!!

Anónimo disse...

É VERDADE HOMEM É VERDADE: PELO MENOS NÃO MORRO ESTÚPIDO.
ACABEI DE VIR DO SANTUÁRIO DE FÁTIMA E APÓS PROFUNDA MEDITAÇÃO RESOLVI DEIXAR ESTES ESPAÇOS ALTAMENTE TENTADORES. ACHO QUE NUNCA FIZ CÁ FALTA APESAR DA MINHA GENIALIDADE E SINTO (NÃO... TENHO A CERTEZA) QUE ESTOU A MAIS. O SELF MADE MAN ESTÁ A MORRER E FARÁ A SUA PRÓPRIA MORTE SÚBITA DESDE JÁ. ADEUS MAS CERTO QUE UM DIA NOS ENCONTRAREMOS TODOS.

SELF MADE MAN!

Anónimo disse...

É lavado em lágrimas, mão trémula e voz embargada que, em nome de "Tomar a dianteira", me despeço do SELF MADE MAN, com uma exclamação bem ao seu estilo -Chiça! Gaita!, Bolas!!! Custou mas foi! Se tenho sabido antes que era esse o remédio para nos vermos livres do prosador das maiúsculas, já há muito tempo que teria publicado a foto da Dra Manuela a zombar dos néscios.
Agora só nos resta aguardar, para ficarmos a saber quanto tempo vai durar a "retirada definitiva" de tão insigne e saudoso blogueiro.

Hasta la vista hombre!

Anónimo disse...

Vai, SELF MERDAS, e quando lá chegares manda saudades que é coisa que cá não deixas.

Anónimo disse...

GRANDE CONCENTRAÇÃO na Praça da República para evocação do SELF MADE MERDAS, e desejar-lhe uma longa estadia longe destas paragens. Para mal já chega termos por cá gente como Paiva, Corvelo, Leitões independentes, Dias malfadados, Silvas obtusos, Ferreiras corruptos, e tantos outros que apregoam as boas práticas mas de que nunca se conheceu bons actos...

Anónimo disse...

Grande anónimo anterior. Isso é que é falar verdade.Eles falam falam mas nada dizem.Apenas pensam na primeira pessoa do singular!
Tomar??? O que é isso???
Não sou eu a dizer, e pasme-se, ao inquirir uma santarena esta não sabia nem onde era, nem o que era Tomar.
E assim anda o Mundo(:

Anónimo disse...

Bom, pelo menos parece que não morro sozinho com as minhas ideias.

Sebastião Barros disse...

Agora só falta ganhar coragem, arregaçar as mangas, olhar para o futuro, ter confiança e desencadear um movimento de cidadania que venha a ser capaz de dar a volta a isto. Vamos a ele?

Anónimo disse...

O senhor Sebastião Barros e companhia nunca o vão conseguer.
É impossível pois apesar de tudo o senhor Dr. Pedro Marques é o mais forte dos candidatos.
Pode crer que o seu post mostra claramente falta de bom senso (já existe uma lista independente com experiência de há quatro anos); feeling e clareza políticas (mais uma lista afastará alguns votos ao eleitorado do Dr. Pedro Marques) e ainda menosprezo pelo trabalho do IpT e pelos partidos políticos que muito trabalharam nos orgãos autárquicos tomarenses: todos mas mais uns que outros arregaçaram as mangas desde 2005. Não é a altura certa para arregaçar as suas. Tinha-o feito há quatro anos atrás. O que pede agora é apenas aquilo que alguns lhe conhecem: demagogia política e tentativa de desnorte eleitoral. Tente concentrar um movimento de cidadania que verá o trabalho que dá; os contactos que tem que ter; o tremendo apoio logístico e financeiros necessários para levar a cabo tamanha "empresa". Como corolário do que foi dito atrás afianço que não há nada como arregaçar as mangas por isso fico à espera que vá mais longe e suje as mãos não no teclado mas junto do povo, pois é o povo quem mais ordena e prevejo que as suas ideias são daquelas com pés de barro ou como castelos de cartas. Dou-lhe o benefício da dúvida. Vamos ver se consegue ser capaz de atrair gente competente; desinteressada nos cargos; credível e, não menos importante, se consegue ultrapassar o tremendo obstáculo burocrático que é pedir ao Estado um subsídio de apoio à sua campanha por um movimento de cidadania.

Sebastião Barros disse...

"Ao inquirir uma santarena esta não sabia nem onde era, nem o que era Tomar."

O caso que relata revela uma realidade bem mais grave que aquilo que me parece considerar. Por um lado, mostra realmente a perda de liderança regional e de protagonismo nos mais diversos sectores, onde Tomar já foi uma referência. Por outro lado, é um exemplo do estado a que chegou o nosso ensino. Copiando porfiadamente padrões norte-americanos, está naturalmente a obter resultados semelhantes aos dos USA. Num inquérito recente, divulgado na imprensa europeia, 78% dos americanos interrogados revelaram não saber onde fica o Canadá.
O mais grave, porém, não é a ignorância dos outros em relação à nossa terra. É, isso sim, a ignorância dos próprios habitantes de Tomar. Estão convencidos de que a cidade nasceu e cresceu graças às ajudas de Lisboa, quando afinal nunca assim foi. Bem pelo contrário, os tão celebrados descobrimentos portugueses foram possíveis porque a Ordem de Cristo foi forçada a avançar com o respectivo financiamento. É o próprio Zurara, cronista do infante D. Henrique, que o escreve: "O senhor infante lançou a empresa das navegações com os fundos da Ordem de Cristo e recurso aos seus cabedais próprios."
Quase 6 séculos depois, é esse o caminho que devemos trilhar, se de verdade quisermos sair da crise -arranjar maneira de gerar riqueza, que outros virão depois aproveitar, como fez o Infante. Ou então continuar a viver das esmolas de Lisboa. Dá muito menos trabalho e enquanto durar é bom. Mas não vai durar muito mais tempo.

António Rebelo

Sebastião Barros disse...

"O senhor Sebastião Barros e companhia nunca o vão conseguir."

Não vamos conseguir o quê? Acordar os que vivem em Tomar? Olhe que já se conseguiu alguma coisa com os blogues. Pelo menos, gente que sempre se calou, começa agora a tomar posição, a queixar-se, a reivindicar nos locais próprios. É um bom sinal!
Sobre a eventualidade de mais uma lista independente para as próximas autárquicas, vamos ser sérios e objectivos. Havendo gente suficiente, em qualidade e em quantidade, para tornar possível uma arrancada vitoriosa, rumo a um futuro mais digno desta terra, não será preciso perder tempo a recolher assinaturas. Oxalá haja coragem, empenhamento, humildade e siceridade, que o resto, posso garanti-lo, virá por acréscimo.
Quanto ao seu texto, no conjunto respeito-o, embora o considere algo incoerente. Termino garantindo-lhe que nunca recebi qualquer subsídio a título político, nem espero vir a receber.

Anónimo disse...

"Agora só falta ganhar coragem, arregaçar as mangas, olhar para o futuro, ter confiança e desencadear um movimento de cidadania que venha a ser capaz de dar a volta a isto. Vamos a ele?"Deixem-me rir!

Em Tomar!?

Até parece que não sabem que isto é uma terra onde muitíssimo poucos, ou nenhum mesmo, arregaçam as mangas seja para o que for ou que não sabem que em Tomar, gente com inteligência e não facciosa é mais rara que árvores no deserto.


Agora percebo a intenção do blogue.

Anónimo disse...

Rebelo para Presidente e os heterónimos para a Assembleia.

Sebastião Barros disse...

"Agora percebo a intenção do blogue."

Julga ter percebido, o que já não é nada mau. A prová-lo está o que escreveu anteriormente. Claro que sabemos muito bem, ou pelo menos cuidamos saber, como são as gentes da cidade e do concelho. Ou, melhor dizendo, com têm sido até agora. Porque é neste ponto que divergimos. Você parece considerar que coisas e pessoas são imutáveis. Nós, pelo contrário, nunca perdemos ainda a esperança. Tudo muda, mais ou menos lentamente. Mesmo os tomarenses. Quase não se tem dado por isso? Concordamos. Mas também é a primeira vez, em 80 anos, que estamos confrontados com uma crise desta amplitude. Por isso os tomarenses vão mudar. Que remédio têm eles!!! Afinal, o povo não costuma dizer que "É a ocasião que faz o ladrão"? Pois vamos aceitar tal ditado pela positiva e deixarmo-nos de fatalismos.

Sebastião Barros disse...

"Rebelo para presidente e os heterónimos para a Assembleia."

Está bem achado sim senhor! Com dois pequenos óbices: 1-Nunca se sabe se são só heterónimos ou também pseudónimos. Em qualquer dos casos a lei não lhes permite votar nem ser eleitos, enquanto tais. 2-O rosto oficial do blogue já disse e repetiu -Está disponível e tem um projecto sério e adequado para a cidade e o concelho. Não está ainda farto de estar bem, pelo que só avançará se sentir um apoio muito substancial da população. Caso contrário, ficará quedo mas não mudo nem com ressentimentos, pois o problema não será dele mas dos eleitores concelhios, visto que tem casa igualmente no concelho de Ourém...

Anónimo disse...

Percebo mesmo! Sr. Dr. António "Sebastião Barros" Rebelo.

Anónimo disse...

Ou será que era o Sr. Dr. António "Odete das Farturas" Rebelo?

Anónimo disse...

Assim sendo, e da direita para a esquerda, teremos:

Corvelo de Sousa
Isabel Miliciano
António Rebelo
Pedro Marques
Becerra Vitorino
Bruno Graça


Mal por mal voto em mim!

Anónimo disse...

O senhor Sebastião Barros ainda não percebeu ou está a assobiar para o lado?
A recolha de assinaturas é obrigatória e o subsídio é a "fundo perdido2 sabia, senhor Sebastião Barros?
Uma pequena nota para um bloguista do site concorrente: diga-me um político profissional competente? José Magalhães e Carlos Coelho? São sim. E mais? Com um microscópio electrónico talvez se encontrem. Não conheço nenhum em Tomar até porque a política local honesta não compensa nem remuneratoriamente nem é benéfica à nossa vida familiar daí que só existam cá desequilibrados, ralvas raras excepções, como António Rodrigues da Junta de Santa Maria.
Quanto a uma nova lista. Não vão conseguir fazê-la pois já expliquei atrás que o bom senso impera. Ninguém vai em cantigas pois os tempos serão muito difíceis e as pessoas não querem paraquedistas apesar da suas provectas idades ou vontades de fazer. Não conheço ninguém que domine tão bem os dossiers camarários como o Dr. Pedro Marques. Não sabe muito de economia? Esteja descansado que ele está bem assessorado. Um abraço e vamos ver se das suas intenções aos actos vai um pequeno passo. Eu também gostaria de ser mais alto mas aceito a minha altura com muita naturalidade.

Anónimo disse...

O senhor Sebastião Barros ainda não percebeu ou está a assobiar para o lado?
A recolha de assinaturas é obrigatória e o subsídio é a "fundo perdido" sabia, senhor Sebastião Barros?
Uma pequena nota para um bloguista do site concorrente: diga-me um político profissional competente? José Magalhães e Carlos Coelho? São sim. E mais? Com um microscópio electrónico talvez se encontrem. Não conheço nenhum em Tomar até porque a política local honesta não compensa nem remuneratoriamente nem é benéfica à nossa vida familiar daí que só existam cá desequilibrados, ralvas raras excepções, como António Rodrigues da Junta de Santa Maria.
Quanto a uma nova lista. Não vão conseguir fazê-la pois já expliquei atrás que o bom senso impera. Ninguém vai em cantigas pois os tempos serão muito difíceis e as pessoas não querem paraquedistas apesar da suas provectas idades ou vontades de fazer. Não conheço ninguém que domine tão bem os dossiers camarários como o Dr. Pedro Marques. Não sabe muito de economia? Esteja descansado que ele está bem assessorado. Um abraço e vamos ver se das suas intenções aos actos vai um pequeno passo. Eu também gostaria de ser mais alto mas aceito a minha altura com muita naturalidade.

Anónimo disse...

Manifesto Eleitoral de D. Jerónimo Foice, AR

Plebe de Tomar, aceitai prestes a minha liderança nas lidas que boas entendo por Tomar, guindai-me às honras e mordomias de senhor do Paço de D. Manuel I ou ver-me-eis olvidar o burgo de D. Gualdim que tanto amo e dedicar a minha afeição às oureanas terras de D. Nuno, agora de Santa Maria, por mor de uma fritada de peixe que foi ao olho da beata cozinheira, e não penseis que é ameaça vã posto que por lá já tenho poiso e espero poleiro.


Nota:
AR - Avis rara.

Anónimo disse...

Resposta ao post das 20:29,

Não sabia (quaão admirado estou mas e depois que culpa tem o senhor? Não trabalha? Essa é boa então vamos ver quem merece o voto do povo daqui a uns meses.
Pode ser que o que lhe queira suceder consiga mais e melhor e com os mesmos 2.000 euros. Também posso dizer o mesmo do Dr. Corvêlo de Sousa pois os funcionários é que fazem tudo! E o mesmo do Eng.º Sócrates e de Doutor Cavaco Silva.
O senhor não me conhece? Veja o filme "Horsemen" e encontrará nele um actor parecido comigo. Eu também não o conheço, compadre, e nem quero saber das suas características pois é um insignificante como qualquer um de nós. Haja pudor, senhor profissional da política. Só gostava que fosse "daquele resto" que muito trabalha e pouco aparece nos jornais ou seja dos que não são chulos de todos nós. Fiz-me compreender ou faço um desenho Sr. Luís Ferreira mas mais conhecido por Duplo Queixo a convergir para Triplo Queixo com a "profissão que abraçou com tanto amor"?

Julião Petrúchio :-)

Anónimo disse...

Resposta ao post das 20:29,

Não sabia (quão admirado estou) mas e depois que culpa tem o senhor? Não trabalha? Essa é boa então vamos ver quem merece o voto do povo daqui a uns meses.
Pode ser que o que lhe queira suceder consiga mais e melhor e com os mesmos 2.000 euros. Também posso dizer o mesmo do Dr. Corvêlo de Sousa pois os funcionários é que fazem tudo! E o mesmo do Eng.º Sócrates e de Doutor Cavaco Silva.
O senhor não me conhece? Veja o filme "Horsemen" e encontrará nele um actor parecido comigo. Eu também não o conheço, compadre, e nem quero saber das suas características pois é um insignificante como qualquer um de nós. Haja pudor, senhor profissional da política. Só gostava que fosse "daquele resto" que muito trabalha e pouco aparece nos jornais ou seja dos que não são chulos de todos nós. Fiz-me compreender ou faço um desenho Sr. Luís Ferreira mas mais conhecido por Duplo Queixo a convergir para Triplo Queixo com a "profissão que abraçou com tanto amor"?

Julião Petrúchio :-)

Anónimo disse...

Não sabia (quão admirado estou) mas e depois que culpa tem o senhor? Não trabalha? Essa é boa então vamos ver quem merece o voto do povo daqui a uns meses.
Pode ser que o que lhe queira suceder consiga mais e melhor e com os mesmos 2.000 euros. Também posso dizer o mesmo do Dr. Corvêlo de Sousa pois os funcionários é que fazem tudo! E o mesmo do Eng.º Sócrates e de Doutor Cavaco Silva.
O senhor não me conhece? Veja o filme "Horsemen" e encontrará nele um actor parecido comigo. Eu também não o conheço, compadre, e nem quero saber das suas características pois é um insignificante como qualquer um de nós. Haja pudor, senhor profissional da política. Só gostava que fosse "daquele resto" que muito trabalha e pouco aparece nos jornais ou seja dos que não são chulos de todos nós. Fiz-me compreender ou faço um desenho Sr. Luís Ferreira mas mais conhecido por Duplo Queixo a convergir para Triplo Queixo com a "profissão que abraçou com tanto amor"?

Julião Petrúchio :-)

Anónimo disse...

Comunicado do CAEDJF
(versão provisória a ver no que dá.)

Caros concidadãos Tomarenses/Oureenses.

O CAEDJF (Comité de Apoio Eleitoral a D. Jerónimo Foice, AR) vem apelar ao voto de todos os concidadão Tomarenses/Oureenses no nosso candidato.~

D. Jerónimo Foice,AR, é o único candidato que se apresenta ao eleitorado tomarense/oureense, com um programa eleitoral que sendo segredo não revelado mesmo assim concita todo o nosso empenho, admiração e apoio inconcicional.

Mais informamos o eleitorado tomarense/oureense que só não começamos já a arregaçar as mangas dado que com o calor que está estamos de mangas cavas.

A bem de Tomar/Ourém.

O CAEJF

Sebastião Barros
Conde da Rua D. Aurora MacedoAnselmo Anjos
Marquês da Praça da RepúblicaSalvador Sem Sorte
Conde de Carregueiros, sem sorte porque queria sê-lo de Carvalhos de FigueiredoJosefina
Baronesa de Aquém e Além da Ponte e do Pinhal de Santa BárbaraA Velha Senhora Indigna
Marquesa da Rua Pedro DiasOdete das Farturas
Viscondessa da Várzea Grande em dia de Feira de Santa Iria, Fornecedora da Casa Real de farturas, churros e outros fritosViva Tomar/Ourém
Viva D. Gualdim/D. Nuno


Este comunicado aguarda decisão de D. Jerónimo Foice,AR, quanto à edilidade a concorrer.

Sebastião Barros disse...

"Assim sendo, e da direita para a esquerda, teremos..."

Vai-me desculpar, que vou ser algo agreste. Uma das nossas liberdades fundamentais é a de expressão do pensamento. Todavia, quando se começam a debitar bacoradas, corre-se o risco do insulto. Como é sabido, quem diz o que gosta, arrisca-se a ouvir o que não gosta.
A sua listagem é, no meu entender, tão ridícula que será perder tempo comentá-la longamente. Ainda assim, pode dizer-se que revela bem a sua ignorância da paisagem política tomarense. Colocar Vitorino à esquerda de Marques ou Rebelo (que ainda não é candidato, que se saiba), à direita de Marques, só de um nharro ou de um doido, o que vai dar ao mesmo, neste caso.
Aliás, a sua ignorância só surpreenderá quem nada entenda de psicologia. Se você até teve o desplante de escrever que prefere votar em si próprio, está-se mesmo a ver que o seu programa é o seu umbigo. Acertei?

Anónimo disse...

"Não vamos conseguir o quê? Acordar os que vivem em Tomar? Olhe que já se conseguiu alguma coisa com os blogues. Pelo menos, gente que sempre se calou, começa agora a tomar posição, a queixar-se, a reivindicar nos locais próprios. É um bom sinal!"

Ó Rebelo, desde quando um chorrilho de disparates, mesmo que com algumas coisas sérias pelo meio, vindas de anónimos, num espaço visto por meia dúzia que passam o dia ligados a isto, é sinal de alguma coisa. Já devias saber mais homem!
Os que sempre se calaram continuam calados, senão tinham coragem para assumir o que escrevem. Os que assinam, poucos, para não dizer só os proprietários dos blogues, são os que já assumiam as suas opiniões fora da internet.

Sebastião Barros disse...

"O senhor Sebastião Barros ainda não percebeu, ou está a assobiar para o lado?"

Percebi perfeitamente, apesar de (sobretudo) na política (tomarense) nem sempre ser fácil chegar à compreensão cabal. Adiante. Durmo bem de noite e faço a sesta todos os dias, de maneira que não costumo andar a dormir na forma. Assim sendo, mantenho tudo o que escrevi, e acrescento:Há pelo menos três formações partidárias que já manifestaram a sua eventual disponibilidade para apadrinharem uma lista de independentes que seja credível e tenha um projecto capaz.
Como vê, em caso de candidatura, nem será preciso ir à cata de assinaturas, nem haverá subsídio para os que integrarem a lista, mas sim para a organização partidária que a apadrinhar. Está a ver no podem dar as pressas no raciocínio? A política está cheia de alçapões...

Anónimo disse...

Claro que não acertou.

Aqui o nharro prefere votar em si mesmo, o que significa que não vai votar, a ter que votar em candidatos, pretensos candidatos e protocandidatos que são evidentemente umas misérias políticas.

E não se abespinhe. Claro que o Vitorino está à esquerda de Marques e, sobretudo, de Rebelo.

Estou a ver que de sapiência, psicologia e polimento estamos conversados.

O Nharro, que não é parvo e só é doido porque lhe dá trela.

Anónimo disse...

Ah!

E para que conste, como sou Tomarense, conheço-os a todos.

O Nharro.

Sebastião Barros disse...

Para os chocarreiros de serviço:

Agradecemos as vossas múltiplas intervenções, que mesmo não sendo humorísticas por aí além, têm pelo menos o mérito de revelar a vossa inveja e falta de pedalada.
O que o nosso amigo Rebelo pretendeu dar a entender (e que vocês perceberam muito bem, mas procuram disfarçar porque não vos convém) é simples: 1-Não precisa da política para nada. Se decidir avançar será apenas para cumprir o seu dever de cidadão inscrito nos cadernos eleitorais e (substancial) pagador de impostos; 2-Caso as coisas se venham a agravar singularmente em Tomar, como ele prevê, vocês é que terão de "pagar as favas", pois pode sempre mudar-se para o concelho de Ourém, onde a família tem casa.
Continuem a escrever, que a vossa escrita tem graça. Não muita, mas é o que vai havendo por aqui. Infelizmente.

Anónimo disse...

Caro Odete da Farturas.

É o que se arranja.

Nem todos têm os dotes de oratória do Sebastião Anselmo Jerónimo António Salvador Josefina Indigna Odete.

Sebastião Barros disse...

É claro que acertei! E em cheio! De outro modo você não teria acusado o toque e tentado disfarçar, ao escrever para eu não me abespinhar. Fique tranquilo que tal não vai aontecer. E contenha-se. Olhe o coração!
Sobre a sua apreciação Vitorino/Marques/Rebelo, é do mais humorístico que se escreveu por aqui até agora. Ouvem-se as gargalhadas de todos os que conhecem os referidos cidadãos.
E deixe-se de bazófias! Há quem cá viva há mais tempo do que você e ainda não ouse dizer que os conhece a todos. Mas claro, são tomarenses com letra pequena e você escreveu com letra grande, o que é significativo (não venha agora acrescentar que foi umn lapso, pois ninguém iria acreditar).

Anónimo disse...

E como eu sou nharro ou doido que pata o efeito tanto faz, quer-me explicar a mim que sou parvo como é que o tão propalado amor por Tomar do Sr. Dr. Odete é compatível com a deserção para Ourém?

É que eu sou nharro mas acredite, Sr dr Indigna, parvo não sou.

O Nharro

Anónimo disse...

Assim não dá! Coloca mal os tomarenses, aos olhos de quem fora de Tomar siga estas bizarrias. Então você escreve "quer-me explicar a mim que sou parvo..." e logo mais abaixo "É que eu sou nharro mas acredite,...parvo não sou." Afinal em que ficamos? Nestas coisas, como de resto em tudo, convém ser coerente. Não lhe parece?
Vai agora a explicação para aquilo que lhe pareceu inconciliável -o amor por Tomar e a (eventual) deserção para Ourém. Justamente porque tenho uma paixão por esta terra onde nasci, cresci e vivo, custa-me ver certas coisas. Como não sou masoquista, se as coisas vierem a piorar bastante, como julgo que virá a acontecer, restar-me-á o exílio, pois como é sabido "longe da vista, longe do coração." Chega?

António Rebelo

Anónimo disse...

Mas qual lapso?
Claro que sou Tomarense. Nunca "tomarense" que até acho que é coisa que não existe ou que a existir se aplica apenas aos que estão divididos entre Tomar e Ourém, Sr. Dr. Foice Indigna.

E claro que não acertou. Aliás A D. Odete Rebelo não é conhecida pelos seus dons de clarividência.

Antes votar do Manel Cavalo de Pau.

Anónimo disse...

E, cara Senhora D. Elvira, não é desplante nenhum assumir que preferiria ter que votar num candidato tão fraco quanto eu a ter de votar naqueles que se perfilam. A D. Josefina Barros incluída.

O Nharro

Anónimo disse...

"Ó Rebelo, desde quando um chorrilho de disparates..."

Não há pior cego... Os que ultimamente têm ido protestar às reuniões da câmara, os que processaram a autarquia por causa do paredão do Flecheiro, os que subscreveram o pedido de informação sobre a taxa de tratamento de esgotos, as recentes deserções de militantes do PSD e do PS, mais numerosas do que o anunciado, é tudo um chorrilho de disparates?
Se as suas opiniões políticas são todas do mesmo calibre desta, está-se mesmo a ver que para analista não serve. Talvez para fotógrafo...

Anónimo disse...

A troca de galhardetes está visivelmente a azedar-se e um dos intervenientes a perder a compostura. Não adianta continuar, sob pena de começar a haver necessidade de remover mensagens. O pessoal tem um poder de encaixe proporcional à cultura geral ambiente. Que se lhe há-de fazer?

Anónimo disse...

Por mim podem remover as mensagens todas do Sr Dr Indigna Odete.

O Nharro

Anónimo disse...

"Colocar Vitorino à esquerda de Marques ou Rebelo (que ainda não é candidato, que se saiba), à direita de Marques, só de um nharro ou de um doido, o que vai dar ao mesmo, neste caso.
Aliás, a sua ignorância só surpreenderá quem nada entenda de psicologia..."

Por falar em perder a compostura.

quem cometer o sacrilégio de ter a ousadia de perfilhar opinião diferente de Sua Sapiência Mor corre o risco de ser insultado com termos tão compostos como "nharro", "doido" ou "ignorante".

Quer-me parecer que o Sr Dr António Rebelo e os seus pseudónimos e/ou heterónimos tem toda a razão em falar de compostura e em necessidade de remover mensagens.

Pobre terra que tais filhos tem.

O Nharro, doido e ignorante.

Anónimo disse...

«Mal de um país com gentinha desta, que nem apreciar aqueles que têm contribuido e querem continuar a contribuir para o desenvolvimento.»

Quem? Fale de nomes, profissões e obra feita (vulgo trabalho!) que eu direi se são gente decente ou não.
Serão Dr. Vara, Eng.º Sócrates, Dr. Passos Coelho, Dr. Santana Lopes ou Dr. Relvas exemplos de boa conduta, relevância profissional e coerência moral? Como é óbvio... não!
Por exemplo Louçâ? Um exemplo a tentar seguir mas nunca a copiar.
Tomar está cheia de ignorantes e labregos que, lamentavelmente, vivem ainda atrasados mentalmente alguns anitos do centro da Europa. Julgo que o Dr. Pedro Mraques ganhará com maioria absoluta as próximas eleições autárquicas. Nas europeias ganha o PS e nas legislativas formar-se-á o BC e eu ainda vou ganhar o euromilhões para ver os pardais a comer na minha mão.

Julião Petrúchio :-)

Anónimo disse...
Este comentário foi removido por um gestor do blogue.
Anónimo disse...
Este comentário foi removido por um gestor do blogue.
Anónimo disse...

«Há pelo menos três formações partidárias que já manifestaram a sua eventual disponibilidade para apadrinharem uma lista de independentes que seja credível e tenha um projecto capaz.»

O senhor pensa que está a escrever para o zé da esquina? O que diz acima é para o ignorante que nada percebe de jogadas de bastidores não para mim. Vamos todos ver como se sairá com tamanha trapalhada. Porque o seu pior inimigo sabe qual é? O tempo... falta-lhe tempo. Agora é tarde. Tivesse aparecido há quatro anos atrás e o seu hobby seria trabalhar para os tomarenses e não fazer tanto turismo e debitar, no meio de tanta sabedoria, alguma cangalhada para atingir pretensos orgasmos intelectuais. O povo quer gente de trabalho, suor e transpiração e está farto de anafados, gordos e besuntados. Percebeu ou não?

Julião Petrúchio :-)

Sebastião Barros disse...

Que culpa tenhor eu!?

Começa-se um texto com um pedido de desculpas porque se é forçado a ser agreste perante certas coisas, que de tão rudes e toscas até magoam. Vai daí, o autor dos manifestos disparates analíticos sente-se muito ofendido, nem sequer se dá à tarefa de ler convenientemente o que foi escrito e toca de continuar a vilipendiar o contraditor. E depois ainda se vem lastimar, com o tradicional "Pobre terra que tais filhos tem." Realmente! Quando um respeitável cidadão nem sequer se consegue enxergar, ainda não é o fim, mas estamos próximo.

Sebastião Barros disse...

"O senhor pensa que está a escrever para o Zé da Esquina?"

Nunca pensei tal coisa. Sempre procurei escrever para quem sabe e gosta de ler português. E também nunca usei de basófia para tentar colocar-me num patamar nitidamente acima das minhas reais capacidades intelectuais, designadamente na área da política e da convivência social. Nem todos poderão dizer o mesmo, respeitando a verdade, o que sinceramente lastimo.
Julgo até útil lembrar uma vez mais que, para pessoas treinadas, aquilo que se escreve e a maneira como se escreve, mostra perfeitamente, como numa montra, as avenidas do pensamento. Prudência portanto!

Anónimo disse...

Para mim a situação é facilmente resumível àquilo que tenho vindo a dizer: passa o tempo, aproxima-se o dia D e aumenta a zurraria. Muito se escreve, pouco se entende. Lembra um jogo de xadrez jogado por principiantes que nem as peças sabem colocar no tabuleiro. Conversa estéril, ideias a condizer. Jogos infantis de palavras que não servem senão para reforçar a opinião que tenho dos intervenientes e das suas preferências (ou tendências). O panorama é confrangedor. A política ao seu mais baixo nível, a política autárquica, só pode ser maltratada, tal a (falta de) qualidade quer humana quer cívica dos interessados.

Anónimo disse...

...e não venham dizer que escrevo por despeito ou inveja, A política não me interessa como modo de vida, o que não quer dizer que não me interesse por política.
Não aspiro a qualquer cargo. Não me prostituo.