terça-feira, 19 de maio de 2009

SITUAÇÃO POLÍTICA LOCAL - ACTUALIZAÇÃO

Afinal, quando esta manhã se escreveu que até ao presente só os socialistas locais tinham mostrado cartazes da campanha eleitoral para o Parlamento Europeu, estava-se a enganar os leitores sem querer, como mostram os exemplos que agora publicamos. No de cima, se o leitor ampliar a foto, verá Ilda Figueiredo com bigode retorcido, entre outros atributos acrescentados pelos grafiteiros, o que é bom sinal. Dizem os especialistas em comunicação que normalmente essas coisas só acontecem em cartazes com pessoas carismáticas. Veremos.
Sobre o texto, Emprego, Salários, Justiça Social, tudo bem. Nada a opôr. O problema está na Soberania, como já aqui referido anteriormente. Sejamos frontais -Soberania e União Europeia não são coisas compatíveis. Onde está no presente a nossa soberania nas pescas, na agricultura, na imigração e controle das fronteiras, na moeda, etc.? Honra e proveito não cabem no mesmo saco, diz o povo. Ou União Europeia ou Soberania. Ir para Estrasburgo defender a Soberania é praticamente o mesmo que ir para uma reunião da paróquia defender o ateísmo. Ou não?


O PSD mostra cartazes variados, cada um com seu tema, mas todos com "Assina por baixo?". Conquanto Paulo Rangel seja uma pessoa muito conceituada, segundo diz um administrador do blogue que foi seu aluno, essa tal palavra de ordem "Assina por baixo?" deve ter-lhe sido imposta pela Dona Manuela. Isto porque, no nosso fraco entendimento, é uma pergunta ambígua e muito escorregadia. O nosso painel de comentadores, os tais que nos falaram da "Geração Tomar atrás", nem hesitaram. Assina por baixo? não é pergunta que uma pessoa bem educada possa fazer a quem quer que seja. Na sua esfera íntima cada qual assina quando quer, como quer e com quem quer. E até nem é de macho latino assinar por baixo. À missionário é que é!



Estão a ver que a pergunta é mesmo inconveniente? O próprio candidato caiu na armadilha. Por dois motivos. Primeiro, porque ninguém tem nada que saber, nem lhe perguntou, como ou porque é que ele assina por baixo. Segundo, porque terá de arranjar outra justificação para a posição assumida. Pelo interesse nacional não é. De certeza. Pelo interesse nacional é certificar-se antes de que a parceira na sofre de doença contagiosa nem usa qualquer contraceptivo. Depois é só assinar no sítio certo. Em qualquer posição e com a bênção da Santa Madre Igreja. Ou estaremos a entender mal?



8 comentários:

Anónimo disse...

Como é hábito do Partido que se diz Socialista o alvo principal é o PCP e a CDU. Podiam ter-se informado melhor, por exemplo aqui.

Anónimo disse...

A situação política local não é a mais favorável, mas a nacional não lhe fica atrás e a Europeia continua aristocrática e medieval. E dizem que querem ultrapassar a América e a Rússia, a China e o Japão. Não me parece. Acaso viram os prós e contras na segunda - feira passada e ouviram o primeiro orador (Doutor Adriano Moreira)? Acham que a política local, eu acho importante, mas acham que dão importância às políticas locais? Acham que o interior terá algum peso quando cada vez mais se sobrecarrega o litoral? Pensem bem! Há que fazer algo mas não através do vilipêndio verbal que se vão compor as coisas.
Um abraço.

Anónimo disse...

…… oh senhoras e senhores da política e das políticas, não sei a que propósito, mas algum será, nunca como agora, me parece, a vampiragem rasou tão baixo… não haverá, jamais, SHELTOX para dizimar tais pragas….
…. e vão lá quarenta anos! os mosquitos mudam as fezes continuam as mesmas…
….ora vejam se não?!....

OS VAMPIROS**

No céu cinzento
Sob o astro mudo
Batendo as asas
Pela noite calada
Vem em bandos
Com pés veludo
Chupar o sangue
Fresco da manada

Se alguém se engana
Com seu ar sisudo
E lhes franqueia
As portas à chegada
Eles comem tudo
Eles comem tudo
Eles comem tudo
E não deixam nada

A toda a parte
Chegam os vampiros
Poisam nos prédios
Poisam nas calçadas
Trazem no ventre
Despojos antigos
Mas nada os prende
Às vidas acabadas

São os mordomos
Do universo todo
Senhores à força
Mandadores sem lei
Enchem as tulhas
Bebem vinho novo
Dançam a ronda
No pinhal do rei

Eles comem tudo
Eles comem tudo
Eles comem tudo
E não deixam nada

No chão do medo
Tombam os vencidos
Ouvem-se os gritos
Na noite abafada
Jazem nos fossos
Vítimas dum credo
E não se esgota
O sangue da manada

Se alguém se engana
Com seu ar sisudo
E lhes franqueia
As portas à chegada
Eles comem tudo
Eles comem tudo
Eles comem tudo
E não deixam nada

Eles comem tudo
Eles comem tudo
Eles comem tudo
E não deixam nada


** José Afonso

Anónimo disse...

Que saudades dum SHELTOX chamado CANAL 7.

Esse era mesmo reconfortante!!!!
Olá se era!

Anónimo disse...

Ora bem! Agora ouvili eu!!! Bons tempos...a malta divertia-se, confraternizava, contavam-se umas piadas. A vida era mais sincera!
Agora não! Agora é a política que ocupa os iluminados...

Anónimo disse...

Ouvia-se Zeca Afonso, José Mário Branco, Adriano, Luis Goes, os fabulosos Tubarões de Cabo Verde...
...isto para enquadrarmos na lusofonia!

Anónimo disse...

Que os céus me perdoem, então não é que me estava a esquecer do Rui Mingas?

Anónimo disse...

De lá de fora vinham King Crimson, Scott Walker, Elton John, The Wallace Collection, The Animals, etc, etc, etc, etc...

Agora ouve-se Clemente, José e Ana Malhoa, Dino Meira, Quinzinho de Portugal, etc, etc, etc,...e aturam-se políticos como Paiva, Corvêlo, Carrão, Marques, Ferreira,etc, etc, etc...

...tem tudo a condizer!