sexta-feira, 1 de maio de 2009

CANDEIAS CADELAS E CARTAZES

O considerável avanço do PS/Tomar em relação às restantes forças políticas locais continua a merecer referência. Que nos lembremos, nunca os socialistas tomarenses iniciaram a campanha eleitoral tão cedo. Afinal ainda estamos a perto de seis meses do escrutínio autárquico. Até parece que decidiram "Tomar a dianteira", pelo menos até Outubro.
Certo é que, depois das idas às freguesias, da distribuição de cravos vermelhos no 25 de Abril e do anúncio de meia página no Cidade de Tomar, apareceu agora um grande cartaz de pré-campanha, que pode ser visto em www.nabantia.blogspot.com . Nele, três particularidades a reter, para além da pose do candidato, já referida anteriormente aqui no blogue. Antes de mais, aquela estranha cruz templária, entre o amarelo e o verde deve ser, julgamos nós, uma estreia absoluta. Até hoje nunca ninguém tinha ousado mudar a côr da cruz da nossa fundação, ainda por cima para a cor da fome. Ou de outra coisa que agora nos abstemos de dizer, por causa do cheiro.
A seguir há aquilo que parece ser o mote ou lema da futura campanha -Geração Tomar. Confessamos o nosso pasmo. Ainda não conseguimos entender o que se pretende inculcar. Por enquanto só conseguimos vislumbrar que, na verdade, a geração actual gosta muito de tomar. Tudo o que não seja água nem juízo. Alguém nos poderá explicar a intenção, em linguagem bebível? Em terceiro lugar há aquela foto do aqueduto, assim a modos que a fazer ponte para a direita. Está bem visto sim senhor! E induz a pensar logo nos reis espanhóis que mandaram fazer aquilo. Maneira subtil de insinuar que o candidato socialista tem 50% de sangue espanhol, nacionalidade de origem da senhora Dona Becerra, sua mãe?
Mas não é só o cartaz socialista a merecer comentários encomiásticos. A sua colagem também. Conforme os nossos leitores poderão constatar em www.psdigital.org , o candidato participou na colagem de alguns, ou pelo menos parece. E até levou capacete de trabalho e tudo. Esqueceu-se foi de tirar a gravata. Ou será que, quando e se for eleito, vamos vê-lo nas reuniões camarárias em fato-macaco? Era de hombre!
Em conclusão, diremos que os nossos socialistas (no sentido de que são tomarenses como nós, nada de mal entendidos...) se mostram empenhados, entusiasmados e com grande poder de antecipação. Pelo menos até agora. Será bom sinal? Será mau sinal? Nestas coisas, como de resto em tudo, nunca se sabe. Há quem diga que não adianta nada correr, porque o importante é chegar a tempo. Outros referem que antes da hora ainda não é a hora. Finalmente o povo, grande juiz destas e doutras causas, usa dizer que "Candeia que vai à frente, alumia duas vezes", tal como também diz amiúde que "As cadelas apressadas parem sempre cachorros cegos". Vá lá uma pessoa entender-se no meio disto tudo, de forma a levar a cruz até ao calvário de Outubro próximo, para então a colocar onde lhe parecer melhor...

25 comentários:

Anónimo disse...

VAMOS SER SINCEROS... ALGUÉM ACREDITA NESTE SORRISO?
VEJAM O CARTAZ DA FERREIRA LEITE COM O DESTE VITORINO. A SERIEDADE, O RIGOR NÃO SÃO CAUSAS DE SORRISO HIPÓCRITA. A HIPOCRISIA, A FALTA DE TRABALHO, A MENTIRA, O EMBUSTE SÃO ALICERÇADOS EM SORRISOS "AMARELOS" COMO O DO VITORININHO.
SE FOSSE UM JOVEM AGORA UM CINQUENTÃO? VENHA DEUS À TERRA! ESTE CARTAZ PARECE O DO MENDES EM 1996 HÁ UNS ANOS, FRENTE A PAIVA E VIRAM-SE OS RESULTADOS. A HISTÓRIA NÃO SE REPETE MAS QUE PODEM HAVER MUITAS COINCIDÊNCIAS PODEM ;-)


SELF MADE MAN!

Rui Ferreira disse...

Sinceramente não sei o q tem o sorriso a ver com o projecto político...

Agora, ... os braços cruzados são, definitivamente, um grande NO-NO no que respeita a marketing pessoal...

Se por um lado podem aludir a "status" (uma assumpção de trabalho feito, de patamar político atingido - O Q NÂO É O CASO)
Pode por outro lado representar, a nível de "body language" a inerente recusa de aproximação, alheamento ou mesmo repulsa pelo próximo....

Talvez por se não querer aludir a nenhuma das situações... os braços do candidato estão cortados!!
Esperemos que não tenha sido a concelhia do PS a "operar este corte"

HC disse...

Caro Prof. Rebelo e distintos heterónimos,

Vou dizendo aqui e ali, não tenho há já largo tempo grande disponibilidade e muitas vezes sequer vontade para a chamada blogolândia, com prejuízo para o meu próprio blogue, mas ainda assim tento acompanhar ao menos os mais ligados a Tomar, por sentir que a tal devo alguma obrigação pelas responsabilidades políticas que me foram confiadas, lendo o que aqui e ali se escreve e, não só por vezes descobrir ou aprender algo que ainda não conhecia, como também encontrar opiniões convergentes ou divergentes, pelo menos as que são assinadas ou mesmo que não sendo, mostrem seriedade na forma como são expostas.

Tento fazê-lo com alguma periodicidade, pelo menos com um compasso semanal. É naturalmente o caso deste espaço que como já noutra oportunidade escrevi é bem-vindo e de salutar conteúdo, como o são todos os que mostram interesse pelas coisas da nossa terra, e pela crítica na acepção mais abrangente do termo, que é muito diferente do simples “dizer mal” ou estar contra. O “Tomar a dianteira” tem contudo um contra nestas minhas leituras rápidas e temporalmente espaçadas, é que dada a extensão do trabalho que aqui se produz, a leitura tende a ser quase sempre “diagonal”, certamente para meu prejuízo.

É o que estava a fazer agora, e achei que devia comentar este seu último texto, enquanto se mantém esta também actualmente muito parca vontade de escrever.

A introdução vai longa, passemos ao comentário já assim: acredite que não o digo com intenções pejorativas, mas há coisas que só o meu caro colega jubilado se lembraria! Creia que eu gosto de fazer as coisas com cuidadoso pormenor e simbolismo, muito em especial naquilo que à comunicação e à imagem diz respeito, áreas aliás que me são muito caras, mas essas suas interpretações são de uma grande capacidade de imaginação! E mesmo que não sendo mais do que livres análises possíveis, têm também vária possibilidade de contraditório, já que, como dizia uma excelente personagem do Herman: opinião, cada um tem a sua e quando a quer dar, dá. (a frase original é um pouco maior, mas para aqui é pouco apropriado dizê-lo…

Comecemos pela questão da cor das cruzes. Evidentemente que não se trata de mais do que uma questão estética, à qual o comum dos cidadãos não dará a mínima importância, e não servindo de atenuante, isso já foi feito mil e uma vezes em sei lá quantos locais e diferentes suportes. As cruzes templária e da Ordem de Cristo (estão lá as duas), a exemplo de muitos outros símbolos têm uma atractiva carga que os faz ser muitas vezes usadas pelos criativos do design gráfico.
Quanto à simbologia das cores é tema do qual se escrevem livros e dá para todos os gostos. No caso do amarelo, um professor de educação visual por exemplo, poderá dizer que sendo a cor primária mais clara, ela representa a luz e o sol, e terá sido por isso que os chineses a elegeram como a cor imperial – talvez aquele patamar de nobreza que Tomar já teve e tem fugido. Mas o amarelo também representa a mente e a inteligência – e qual será a postura que mais falta faz em Tomar? E como disse dá para tudo, pelo que o amarelo representa ainda a jovialidade e a alegria, a compreensão e a inspiração. Ou seja, tudo o que tem escasseado pelas terras do Nabão. E se do amarelo chega, do verde que dá fundo ao cartaz, chegará dizer essa cor foi eleita pelos republicanos que compuseram o simbolismo da nossa bandeira nacional, como o emblema da esperança no futuro melhor.

Quanto à pose do candidato (e seria assim, fosse qual fosse a pose usada), não vale a pena argumentar muito, depende sempre dos olhos de quem e como vê. Quem gosta, achará que transmite energia, que tem um ar simpático ou mesmo empático, com uma postura que denota disponibilidade para ouvir, para tentar compreender, para dialogar – algo que tem faltado aos Presidentes de câmara mais recentes. Quem não gosta, poderá dizer muita coisa, por exemplo a mais recorrente que se diz de quase todos os que se vêem expostos em lugares de destaque: que dá ares de arrogante.

Já a questão do Aqueduto dos Pegões tem dois aspectos. O “fazer a ponte para a direita” é por si mesmo rebatível, porque as pontes por princípio ligam sempre, no mínimo, dois pontos. E mais uma vez, parece-me que é disso que Tomar precisa, pontos de união. Depois a referência a essa ser uma obra do tempo em que fomos governados pelos espanhóis e de como isso invoca a ascendência materna do candidato socialista confesso ser sublime. Mas se isso fosse realmente intencional, seria mau? Observe-se desde logo que, Portugal não foi só governado pelo espanhóis, acabou por sê-lo também pelos ingleses por exemplo, quando a corte fugiu para o Brasil com medo do Napoleão; ou por um primeiro-ministro com título de marquês que mandava mais que o rei e que, dizem alguns entendidos, recebia ordens do imperador austríaco…
No caso dos espanhóis, a verdade pragmática é que essa governação foi muito proveitosa a Tomar, não só no protagonismo que tinha então, mas também nas obras então efectuadas, caso, lá está, dessa obra magistral de arquitectura e de importante objectivo na época, que é o Aqueduto dos Pegões.

Em todo o caso, se os portugueses são uma imensa manta de retalhos de genes das mais diversas proveniências, Tomar é dos locais onde tal é mais flagrante. O encontro de culturas e consequente miscigenação é algo aliás que muito tem a ver com os Templários e os seus sucedâneos da Ordem de Cristo. Por Tomar corre sangue cristão, muçulmano, judaico, espanhol, francês… Rebelo por exemplo, é nome de origens germânicas. E muitos foram os estrangeiros para com quem Tomar está “endividado para a eternidade”. Exemplo grande é esse génio da arquitectura a quem devemos entre tanto mais, a janela do capítulo, e a quem chamamos João de Castilho, e que não fora já o sobrenome indicá-lo, na verdade se chamava Juan.

Mas importante mesmo, não é nada disto, mas sim o facto do José Vitorino, nabantino como todos os demais ter, além do bem-querer à sua terra, a garra, a capacidade, a inteligência, e além de muito mais, a de igual importância, equipa, para, com todos ainda que queiram participar na tarefa, fazer a mudança necessária, assim os tomarenses a pretendam, para imprimir uma nova história, à triste existência do concelho nos últimos anos.

Por fim, o slogan: Geração Tomar. O texto vai longo e a vontade de estar ao teclado desvanece-se, mas embora seja propósito que ele vá sendo trabalhado e explicado ao longo dos próximos tempos, dedico-lhe ainda assim duas ou três frases. Quase todo o slogan, e o mesmo acontece no caso, pretende transmitir uma ideia. Aqui é uma ideia complexa, e no entanto tão simples; não se trata aqui do significado estrito da palavra geração e nada tem que ver com idades, mas tão sim com espírito. O espírito da iniciativa e da vontade, da capacidade e porque não, da necessidade, de todos os que, com 20 ou com 80, fazendo parte da mesma comunidade, vivendo e querendo viver em Tomar, almejam que este concelho seja diferente no rumo e nos horizontes, nos resultados e nas oportunidades. Essa é a alternativa que o PS oferece, e é para tal que a todos convoca: todos os que queiram fazer parte desta Geração. Os outros que nada disso querem, que os há, os que defendem o imobilismo e o conservadorismo, os que acham que Tomar está bem como está, tem várias outras hipóteses por onde escolher.

Bom, talvez houvesse mais pontos para discussão, mas já chega,
Como diria o Eng. Sousa Veloso: até para a semana :) despeço-me com amizade.

Hugo Cristóvão
(e dada a natureza da matéria, entende-se por conveniente acrescentar: Presidente do PS Tomar)

Anónimo disse...

Que grande xaropada!

O Sr. Dr. António Rebelo (colega jubilidado do escrivente!) acaba por adormecer a meio, ou até antes!!!

Lá dizia o outro: cantas bem, mas não alegras!!!

Estes intelectuais de pacotilha!!!!!!!!

Rui Ferreira disse...

Bom texto o do Sr. Hugo Cristóvão!
Defende bem as suas "cores", é cortês e mostra sabedoria.

Anónimo disse...

Cristo (vão) Vital

Sebastião Barros disse...

Um agradecimento imediato e muito sincero ao Hugo Cristóvão que, numa prosa tão longa quanto inspirada, se deu à trabalheira de tentar explicar o cartaz do candidato PS. Bem haja pois!
Claro que não vou responder-lhe ponto por ponto, pois você já se adiantou, citando o Herman José. Em todo o caso, peço-lhe que, quando tiver disponibilidade para tal, leia as mensagens aqui do blogue, as do Nabantia e as do Templário. Verificará então que estou bem longe de ser o único cidadão baralhado e banzado a emitir opinião sobre o cartaz.
Sobre a alusão ao aqueduto e aos reis espanhóis, se quiser voltar a ler o texto de forma menos apaixonada, concluirá concerteza que partilho da sua opinião e só por isso abordei o assunto e de forma respeitosa.
Quanto ao resto, sempre ouvi dizer que dos gostos e das cores não adianta debater.
Uma nota final: Certamente devido à falta de tempo, confundiu o portal da Virgem com a Janela. Aquele é do castelhano Castilho, esta do alentejano Arruda, irmão do da Torre de Belém.
Cordiais cumprimentos,

António Rebelo

Anónimo disse...

Tem toda a razão, lapso por demais elementar, tal era a vontade de descobrir um pai espanhol à nossa janela...:)

Bom fim de semana.

Unknown disse...

Assim dá gosto ver discutir.
Quando se discutem ideias e opiniões com educação e elevação.

Parabéns aos dois.

Anónimo disse...

GOSTARIA QUE OS PARABÉNS VIESSEM MAIS TARDE - APÓS OS RESULTADOS ELEITORAIS DO PS MAS É CLARO QUE VÃO DE MAL A PIOR... VAI UMA APOSTA?
PARECE O PR VERSUS PM HÁ UNS TEMPOS ATRÁS E MUITO BEM SATIRIZADOS PELOS "GATO FEDORENT0": UM BEIJINHO PARA AQUI UM BEIJINHO PARA ACOLÁ.
EU QUERO É VER TRABALHO POR TOMAR; EU QUERO É VER IRS/IRC PAGOS CÁ; EU QUERO É VER A RAPAZIADA A COMPRAR CÁ CASA; EU QUERO É VER A JUVENTUDE A VIVER CÁ; EU QUERO É QUE TENTEM FAZER COMO EU E NÃO COMO UM PINÓIA QUE NUNCA FEZ NADA NA VIDA E QUE VEM A TOMAR QUANTO NEVA E PRONTO... MANDA UNS BITAITES QUE MEIA-DÚZIA APLAUDE COM PARABÉNS.
SE A CORAGEM HOUVESSE TERIA ESSE SENHOR "PRESIDENTE DE CONCELHIA" ADMITIDO QUE É UM BOM CANDIDATO À PRESIDÊNCIA DA CÂMARA E TUDO POR TOMAR. EU TAMBÉM GOSTO DE ESTAR NAS TRINCHEIRAS MAS HOMEM QUE É HOMEM DÁ O PEITO OU ENTÃO VIRA "MENINA".


SELF MADE MAN!

Rui Ferreira disse...

Pronto Alfredo.. !Sujou!

Unknown disse...

É o que há cá!

Vá lá, vá lá!

Rui Ferreira disse...

Tens razão.. podia ser um texto em caracteres árabes com ameaças físicas e impropérios sobre a nossa conduta religiosa, ameaças de morte e comparações a canídeos e outros quadrúpedes....

Unknown disse...

ROTFL

Anónimo disse...

Melga...

Sebastião Barros disse...

Caro SELF MADE MAN:

Felicito-o porque o seu "post" desta vez, vá lá! vá lá!, até está bom. Comparado com outros do mesmo autor até parece um lapso.
Quanto às relações aqui do blogue com os socialistas, com qualquer outra força política, ou com qualquer outra entidade ou cidadão de boa-fé, nunca deixarão de ser correctas embora não lambe-botas, engraxa sapatos ou espinha torcida. Vénias não. Respeito e educação sim. Na discordância quando tal for o caso. Mas sem nunca confundir as pessoas com os cargos que exercem.

Anónimo disse...

Deve andar a tomar um derivado de Xanax para a raiva...

Anónimo disse...

Parabéns ao Hugo pelo texto e pela postura. Prova que há mesmo que mudar as figuras que tem andado a gerir a nossa terra.
Tão bom seria que no PSD também surgisse um grupo de nova gente que pussesse aqueles que lá estão a caminho de casa.

Anónimo disse...

parabéns a você, nesta data querida, muitas felicidades, muitos anos de vida

e vivó povão!

Sebastião Barros disse...

Para anónimo das 18:21:

Tá a ver que o pessoal aqui do blogue nem é assim tão mau como o pintam?! Podíamos remover o seu comentário mas decidiu-se que tem piada e está dentro do contexto. Há, porém, um equívoco: para a raiva só a vacina do camarada Pasteur, que já tomámos há muito. Nota-se assim tanto?

Anónimo disse...

Tanto faz ser xanax como a vacina do Pasteur! Interessa é tomar algo. Nunca ouviu falar do efeito de placebo?

Anónimo disse...

O Hudo Cristovão veio aqui salutarmente fazer pela vida. mas qualquer publicitário, até dos que já trabalharam para o PS, como Edson Athaíde, lhe dirá que cartaz que carece de tão grande explicação tanto pode servir para vender alfinetes como couves de Bruxelas.

Nabantia

Anónimo disse...

NÃO TOMO XANAX OU OUTRA COISA PARECIDA APENAS ÁGUA, LEITE E ALGUMA L'CARNITINA.
DEVO ASSUMIR QUE APESAR DE SER MUITÍSSIMO BURRO... MAS MESMO BURRO OCORREM-ME PONTUALMENTE RASGOS DE ALGUMA SOBRIEDADE... A GOSTO OU DESGOSTO DOS QUE LÊEM OS POSTS POR MIM ASSINADOS.


SELF MADE MAN!

Rui Ferreira disse...

BURRO COMES ALIVE!!

O maiusculado musculado continua habitando a planície bloguista!

LOL

Anónimo disse...

Não passa de tesão cerebral!