sábado, 30 de maio de 2009

PARQ T - A ORIGEM DAS MAZELAS 1

Entretidos, primeiro com os "arranjos" do Jardim da Várzea Pequena, do Mouchão, do ex-Estádio, do Pavilhão, do Parque de Estacionamento que mete água e das piscinas; depois com a discussão e posterior execução das obras do Flecheiro, os cidadãos esqueceram pouco a pouco as evidentes mazelas do Parque de estacionamento da Park T, ali nas traseiras do Paços do Concelho, no local do antigo mercado. Tais mazelas ou "defeitos de fabrico" resultam, como infelizmente já vai sendo hábito, de um projecto mal articulado e incompleto. Mal articulado porquanto se nota perfeitamente que não teve em conta todas as variáveis que era míster hamonizar. Incompleto porque não apresentou solução para nenhum dos principais problemas colocados -trânsito na Rua do Pé da Costa de Cima (na foto), sustentação da estrada de acesso ao Convento, saída do parque de estacionamento, café com terraço panorâmico, ligação Baixa-Castelo.
Tais carências resultaram de evidente precipitação e falta de humildade do "dono da obra". Eleito sem qualquer programa capaz, vendo-se na óbvia necessidade de "mobilar o mandato", como espírito prático que era, recorreu ao que havia. Ouvira falar vagamente da excelente ideia que seria construir um parque de estacionamento a poente da Câmara e zás! vamos por aí antes que se faça tarde! Há que aproveitar os fundos europeus enquanto há! E assim se avançou para a realização de um filme a cujo indispensável guião faltavam páginas fundamentais. Ou seja, para usar linguagem de engenheiro, o caderno de encargos não estava nem nunca ficou completo.
Para complicar ainda mais, o mal amanhado projecto inicial foi mandado para Lisboa, onde foi apreciado e emendado por uns senhores do IPPAR (agora IGESPAR), ao que parece mais acostumados a jogos de computador do que a projectos de parques de estacionamento em zonas ditas sensíveis.
A fotografia acima mostra uma das principais mazelas: para assegurar a saída do parque, os moradores da Rua do Pé da Costa de Cima ficaram sem acesso rodoviário até à porta. No sentido descendente é trânsito proibido, no sentido ascendente têm de transitar pelo interior do parque, o que implica pagar bilhete para poder levantar a barreira e saír. Temos assim uma situação única do País -moradores a quem não é concedida uma das liberdades fundamentais de qualquer cidadão, a liberdade de circulação.

Um outro dos problemas que era necessário resolver, já esteve na origem de um processo judicial que a autarquia perdeu, o que a forçou a pagar ao empreiteiro 750 mil euros + alcavalas. Mesmo assim a situação mantém-se, com o aspecto manhoso que a fotografia documenta. Aquilo que foi feito, alegadamente para sustentar a barreira, não é eficaz nem estético e envergonha a engenharia portuguesa, no dizer de um técnico qualificado. "Na América do Sul ou em África, enfim! Agora na Europa, no século XXI? Tenham pena de mim" exclamou com ar magoado.


Tendo ouvido falar, nos primórdios, de café panorâmico, esplanada, elevador, o dono da obra, cuja principal qualidade nunca foi a humildade, julgou ter percebido perfeitamente o filme, apesar de só ter ouvido alguns fragamentos da história, se calhar até mal contada. Vai daí, ordenou que o parque a construir devia incluir uma escada de acesso à cobertura, um ascensor, um terraço em calçada à portuguesa e instalações para um café. Além de outras especificações que veremos a seu tempo, na próxima peça.
A ilustração mostra o estado actual das coisas. Há realmente uma larga escadaria, um terraço em calçada, um ascensor e instalações para um café com esplanada. Não será nunca aquilo a que se poderá chamar panorâmica, mas enfim! Lástima das lástimas, como era previsível a partir do erro inicial de concepção, aquilo nunca funcionou nem vai funcionar. O café esplanada porque ninguém vai aceitar explorá-lo na localização que agora tem; o elevador porque sem café-esplanada a funcionar não serve rigorosamente para nada. Uma desgraça nunca vem só...



39 comentários:

Anónimo disse...

Disseram-me, e eu acredito, que o homem tirou a ideia do parque de estacionamento por detrás da câmara, numa viagem à Áustria onde viu uma coisa do género.
Agora digo eu: olha a nossa sorte! Se por acaso o homem calha a ir ao Taj Mahal ainda substituía a ideia do Forum...

Anónimo disse...

Excelente artigo, parabéns!
Quando tiver tempo tentarei escrever algo de substancial mas até lá o Doutor Rebelo vai fazendo as honras da casa.

Julião Petrúchio :-)

Anónimo disse...

Além do fiasco que tem sido em todos os aspectos. Desde o estético - a volumetria é desadequada ao espaço em que se insere - até ao aspecto financeiro que se tem revelado um desastre, passando pelo imbróglio jurídico em que se afundou, só temos a dizer bem da administração Paulino Paiva, incompetentemente coadjuvado pelos cromos que compuseram a sua corte na câmara, a casa da corrupção deste concelho.
Igualmente bem concebido foi o palheiro municipal - assim chamo àquela espécie de pavilhão gimno-desportivo mais parecido de facto com um armazém para fardos de palha bem arrumadinhos, que entretanto se tem revelado mais propício a feiras de stocks que a desporto propriamente dito, uma vez que não reúne as condições técnicas exigidas para a realização de eventos desportivos oficiais. Hoje em dia já qualquer aldeia com meia dúzia de casas está dotada de infraestruturas desportivas a preceito. Por cá não! Não pode ser...se calhar por causa da Janela do Capítulo, enfim!

Muito mais há para dizer. Fiquemo-nos por aqui, guardando outros assuntos para futuras ocasiões.

Anónimo disse...

«Além do fiasco que tem sido em todos os aspectos. Desde o estético - a volumetria é desadequada ao espaço em que se insere - até ao aspecto financeiro que se tem revelado um desastre, passando pelo imbróglio jurídico em que se afundou, só temos a dizer bem da administração Paulino Paiva, incompetentemente coadjuvado pelos cromos que compuseram a sua corte na câmara, a casa da corrupção deste concelho.
Igualmente bem concebido foi o palheiro municipal - assim chamo àquela espécie de pavilhão gimno-desportivo mais parecido de facto com um armazém para fardos de palha bem arrumadinhos, que entretanto se tem revelado mais propício a feiras de stocks que a desporto propriamente dito, uma vez que não reúne as condições técnicas exigidas para a realização de eventos desportivos oficiais. Hoje em dia já qualquer aldeia com meia dúzia de casas está dotada de infraestruturas desportivas a preceito. Por cá não! Não pode ser...se calhar por causa da Janela do Capítulo, enfim!

Muito mais há para dizer. Fiquemo-nos por aqui, guardando outros assuntos para futuras ocasiões.»

Muito bem.
O Eng.º Paiva foi parte da causa do gigantesco rol de malefícios que impôs aos tomarenses mas e o resto? O que teve um maior peso nessa causa? Foi e é um senhor Dr. que aparece na Sic Notícias como comentador ocasional. Nada fez por Tomar e julga que, por cá vir quinzenalmente, é dono da nossa terra. Já é tempo dos tomarenses acordarem. A sua sorte é que quando lhe querem "bater" pisga-se para Lisboa, Brasil ou Angola. É bom que se valorize a dedicação exclusiva pois fazer de Tomar um part-time deu no que deu em 12 anos. Esse Dr. é... Miguel Relvas, o político saltitão.

Julião Petrúchio :-)

Anónimo disse...

Deixo umas questões para meditação: se o Doutor Rebelo vê tantas qualidades no Sr. Luís Ferreira como a sua inteligência ou a sua capacidade de trabalho porque é que é que é que (escrevo como o Julião Petrúchio fala na novela da Sic "O Cravo e a Rosa") o Duplo Queixo, com tantas novas oportunidades, ainda não tirou um curso superior? Já só peço ficar-se pelo 1.º ciclo de estudos superiores!
Não será pedir muito ou será? Ou será mais fácil publicar a sua declaração de rendimentos modelo 3?

Julião Petrúchio :-)

Anónimo disse...

....ta fod... oh amigo.
escreves com diferentes nomes e não percebes que já todos percebemos, que és tu e só tu uma e uma só pessoa! que, nas mazelas da Andropausa, sequioso de quê? não te enxergas, e vomitas todo o fel acumulado duma vida a só ver mal!
põe óculos e sê construtivo! ainda algo de bom há nesta terra! que mais não seja, sejam todos aqueles que não vêem como tu!
jarreta, invejoso, maldoso, intriguista...

TRATA-TE!

ps: como o teu estofo é castelo de papel, de certo, este escrito vai ser retirado!
elementar meu caro...

Anónimo disse...

Oh pá ponham o gajo na lista da isabelinha! ( que PARELHA, ofereço-lhes a indumenta, da melhore palha).
Com as ambições de ambos, ( não têm espelhos em casa, não se medem…) pensam que esta merda da politica é para todos!
Não! É só para alguns! E esses somos nós, os eleitos.
Vai cortar capim, cresce e aparece.

Querias ser presidente de quê? Só se for da SAT ( traduzo: Sociedade Anónima de Trauliteiros)…

Oferece os teus préstimos à tasquita do Salomão….
A Salomé agradece!

Anónimo disse...

Relativamente à questão do não acesso de veículos aos moradores é fácil dar um empurrão à coisa e expô-la publicamente para todo o país. É só contactar o programa "Nós Por Cá" da Conceição Lino da SIC.
E aproveitando a maré falava-se também desses tapumes à "ingenheireiro" que continuam a "tapumar" a encosta.

Aliás, em Tomar não faltam motivos para chamar cá esse programa que bem poderia, à nossa custa, criar uma rubrica chamada "ABERRAÇÕES".

Sebastião Barros disse...

Vamos por partes! Não vejo assim tantas qualidades. Vejo algumas qualidades, que são fundamentais para um bom desempenho político. As outras são do domínio privado e não me dizem respeito, nem a mim nem a você. Convém nunca confundir guardanapos com panos de cozinha. Em relação à sua pergunta, devo confessar que não consigo perceber onde pretende chegar. Por um lado porque só o próprio Luis Ferreira lhe poderá responder, se o quiser fazer, sendo óbvio que não teria qualquer dificuldade em obter um canudo em qualquer universidade, desde que tivesse tempo e dinheiro para a frequentar, o que não parece ser o caso.
Por outro lado, permita-me a expressão, não tem nada a ver o cu com as calças. Apenas a título de exemplo, posso dizer-lhe que Maldonado Gonelha foi Ministro da Saúde e nunca frequentou qualquer universidade, tal como Jacques Delors foi até hoje o melhor presidente da Comissão Europeia e tem apenas o ensino básico francês.
Curiosamente, tanto um como outro foram electricistas de profissão.
Uma nota final. As licenciaturas já foram em tempos "licentia docendis" = licença para ensinar. A evolução tem sido tal que agora são apenas licença para continuar a aprender. Nunca esqueça este detalhe...

Sebastião Barros disse...

Para os dois anónimos, patentemente invejosos e mal educados:

Se fosse possível manter o debate de forma serena, educada e com argumentação racional, discutindo o que se escreve e nunca quem escreve, o pessoal agradecia. Por esse lado da irritação não vmos a lado nenhum, que nós aqui no blogue já sabemos que os tomarenses, sobretudo os que julgam ter mudado de classe social, só porque foram eleitos numa lista sem programa capaz, não são propriamente grandes exemplos de cidadania. Estravam era mal habituados. Durante muitos anos nunca ninguém lhes "deu no osso", como convém sempre em democracia.
Acostumem-se!, diria o meia leca careca.

Anónimo disse...

«Vamos por partes! Não vejo assim tantas qualidades. Vejo algumas qualidades, que são fundamentais para um bom desempenho político. As outras são do domínio privado e não me dizem respeito, nem a mim nem a você. Convém nunca confundir guardanapos com panos de cozinha. Em relação à sua pergunta, devo confessar que não consigo perceber onde pretende chegar. Por um lado porque só o próprio Luis Ferreira lhe poderá responder, se o quiser fazer, sendo óbvio que não teria qualquer dificuldade em obter um canudo em qualquer universidade, desde que tivesse tempo e dinheiro para a frequentar, o que não parece ser o caso.
Por outro lado, permita-me a expressão, não tem nada a ver o cu com as calças. Apenas a título de exemplo, posso dizer-lhe que Maldonado Gonelha foi Ministro da Saúde e nunca frequentou qualquer universidade, tal como Jacques Delors foi até hoje o melhor presidente da Comissão Europeia e tem apenas o ensino básico francês.
Curiosamente, tanto um como outro foram electricistas de profissão.
Uma nota final. As licenciaturas já foram em tempos "licentia docendis" = licença para ensinar. A evolução tem sido tal que agora são apenas licença para continuar a aprender. Nunca esqueça este detalhe...»

Certo... nada de novo mas esses senhores chegaram a algum lado, não foi?
São opções de quem é inteligente não pretender ser avaliado por outrem ou não será?
Essa da licenca para aprender levava-nos a uma boa discussão mas nem a essa problemática certas licenciaturas de algumas universidades e politécnicos conseguem escapar.

Julião Petrúchio :-)

Anónimo disse...

Gostaria (mas não será possível) que o Sr. Luís Ferreira fosse corajoso e alojasse a sua declaração de rendimentos modelo 3 no seu blogue.
Se ele próprio diz que quem não deve não teme e ele tem responsabilidades políticas para além de ser uma figura pública então de que está à espera? Venha à superfície a sua ética republicana, seriedade, honestidade e transparência... força valente. Vamos ver se é homem ou Homem.
Em vez de criticar jornalistas não manipuláveis e impolutos mostre que quem não deve não teme tal como faz a TVI. Eu serei o primeiro a enaltecer o seu acto CORAJOSO (embora o senhor já o deveria ter feito por obrigação moral até dos que lhe apontam o dedo como o Doutor Rebelo) embora não conte com o meu voto nem dos meus familiares aqui em Tomar. Quando se exercem cargos políticos sujeitos ao escrutínio do povo a primeira coisa que se faz é apresentar a quem o elegeu a declaração de rendimentos e depois de terminar mandatos voltar a fazê-lo para chegarmos a conclusões. Enriqueceu? Dedicou-se? Empobreceu? Com isto tudo pergunto-me a mim mesmo se o Sr. Luís Ferreira é um homem sério. Só depois da publicitação da declaração de rendimentos aos jornais da terra ou no seu blogue pois até lá é um político como os outros: parasita, em comissão de serviço e sem percurso profissional.

Julião Petrúchio :-)

Anónimo disse...
Este comentário foi removido por um gestor do blogue.
Anónimo disse...

Pois eu insisto.

O Julião não tem uma única ideia na cabeça. Passa a vida a mandar uns bitaites e são incomensuravelmente mais as letras que produz que as ideias que tem, porque não tem nenhuma.

Isto só tem um nome.

Parece que não se pode dizer.

Anónimo disse...

E comparativamente ao que se escreve mais abaixo, qualificar, justamente, de besta o Julião não me parece agravo de maior.

Se o palermóide até quer que o Luís Ferreira prante o modelo 3 no blogue...

Anónimo disse...

"Com isto tudo pergunto-me a mim mesmo se o Sr. Luís Ferreira é um homem sério. Só depois da publicitação da declaração de rendimentos aos jornais da terra ou no seu blogue pois até lá é um político como os outros: parasita, em comissão de serviço e sem percurso profissional."

É ou não é uma besta?

Anónimo disse...

Pronto.

Retiro "besta" e ponho "pessoa estúpida".

Para não ferir susceptibilidades.

Anónimo disse...

"Quando tiver tempo tentarei escrever algo de substancial mas até lá o Doutor Rebelo vai fazendo as honras da casa."

é ou não é uma b..., perdão!, pessoa estúpida.

Anónimo disse...

Mas tenho ou não tenho o direito de qualificar o Julião Patranhas como uma besta se aquilo que revela ser é ser uma besta.

Anónimo disse...

Ou será que o Julião Patranhas é "protegido"?

Anónimo disse...

Concurso relâmpago.

"Certo... nada de novo mas esses senhores chegaram a algum lado, não foi?
São opções de quem é inteligente não pretender ser avaliado por outrem ou não será?
Essa da licenca para aprender levava-nos a uma boa discussão mas nem a essa problemática certas licenciaturas de algumas universidades e politécnicos conseguem escapar."
A quem conseguir explicar o que a pessoa estúpida do Julião Patranhas quis dizer.

Dou um bom prémio.

Anónimo disse...

«Ou será que o Julião Patranhas é "protegido"?»

O senhor está a ser um pateta PS.
Uma nota: deve escrever-se "licença" e não "licenca". Erro meu do qual me penitencio quanto ao resto aguardo há 4 anos e acho que vou aguardar mais quatro que o Duplo Queixo publique a sua declaração de rendimentos. Quem não deve não teme.

Julião Petrúchio :-)

Sebastião Barros disse...

Pede-se encarecidamente às senhoras e aos senhores internautas que usam o anonimato, par escreverem unicamente aquilo que seriam capazes de dizer ao contraditor caso ele estivesse presente. Será pedir demasiado?
Como decerto já tiveram ocasião de verificar mais de uma vez, Tomar a dianteira é um blogue produtor de conteúdos. Não necessita, por conseguinte, da participação dos leitores para mobilar. Assim sendo, aceitamos e agradecemos os vossos postes com toda a consideração e respeito, mas se viermos a ser forçados a accionar a moderação de mensagens, pela nossa parte não perderemos nada de essencial...

Anónimo disse...

Ó Julião

Eu quero lá saber se escreves licença, licenca ou outra parvoíce qualquer.

Aquilo que te digo, e dir-to-ia cara-a-cara, pode estar descansado Sr. Sebastião!, é que és uma nulidade.

Vens com ar de entendido "cagar umas postas de pescada" mas não tens uma única ideia.

C...... como é que estás há quatro anos à espera da declaração de rendimentos do Luís Ferreira e só te lembraste disso quando o AR "falou" na coisa.

Queres saber porque é que eu sei?

É que se falou na declaração de rendimentos dos políticos a ser entregue no Tribunal Constitucional e não do modelo 3 do IRS, seu tangas.

Anónimo disse...

Sr Sebastião.

Se não precisa dos comentários para que se produza aqui conteúdo e se, concomitantemente, acha que isto é mobília, porque não os fecha de vez e pronto?

Começo a desconfiar que Vossa Excelência é padre e que isto é uma aula de Religião e Moral.

Anónimo disse...

Reparei, Julião Patranhas, que me diriges o mimo "pateta PS".

Do PS é, penso que ainda seja, o António Rebelo, do PS é, sei que é O Luís Ferreira, o epíteto que lhe diriges de Duplo Queixo revela bem do respeito que tens pelas pessoas que tendo uma posição política diferente da tua não és capaz de contradizer e partes antes para o insulto gratuito, do PS é o Becerra Vitorino, o Hugo Cristovão e outros que não me apetece nomear.

Eu não sou militante do PS, não sou simpatizante e atá acho que o PS é um partido de direita e que, por isso, NUNCA terá o meu voto.

Mas, ó Patranhas, PS, mesmo para mim, não é insulto.

Vai lamber as botas ao Pedro Marques, que quando eras SELF MADE MAN, apoiaste, deixaste de apoiar, atacaste violentamente e agora como Julião das Patranhas voltas a apoiar com o maior descaramento.

Anónimo disse...

Sr Sebastião.

Parece-me haver um distinto tratamento dos comentadores.

Qual é a diferença, que faz com que um comentário meu que afirma que o Julião Patranhas é uma BESTA seja eliminado (eu dir-lho-ia cara-a-cara sem problemas) e o do Julião Patranhas que afirma que eu sou um pateta PS?

O facto de ele ter escrito PS e ser bom para a campanha?

Da-se!!!!!!!!!

Anónimo disse...

Aguardamos serenamente a publicação das Declarações de Rendimentos (entregues no Tribunal Constitucional) dos últimos 4 anos de António Paiva, Corvelo de Sousa, Carlos Carrão, Rosário Simões, Ivo Santos, Pedro Marques, Rosa Dias, Carlos Silva, Luis Vicente, Júlio Figueiredo e Sandra Mata.

Todos temos o direito a saber quem, de entre estes autarcas obrigados a apresentar declarações de rendimentos ao Tribunal Cosntitucional, enriqueceu ou empobreceu e porquê.

Muito devem ter a explicar Ivo Santos e Pedro Marques, ou estaremos enganados?

Porque não as mostram ao público? Têm medo de quê? Que negócios têm promovido à sombra do poder?

De ser fiscalizados pelo POVO?

Anónimo disse...

Carai!!!!....


E o LUÍS FERREIRA?

Anónimo disse...

Não misturem o Luis Ferreira nisto, que é um entre 37 membros da Assembleia Municipal, ou um entre mais de 200 autarcas em funções no Concelho de Tomar, mas sim:

Aguardamos serenamente a publicação das Declarações de Rendimentos dos últimos 4 anos de Miguel Relvas, António Paiva, Corvelo de Sousa, Carlos Carrão, Rosário Simões, Ivo Santos, Pedro Marques, Rosa Dias, Carlos Silva, Luis Vicente, Júlio Figueiredo e Sandra Mata.Todos temos o direito a saber quem, destes autarcas obrigados a apresentar declarações de rendimentos ao Tribunal Cosntitucional, enriqueceu ou empobrceu e porquê.

Muito devem ter a explicar Ivo Santos e Pedro Marques, ou estaremos enganados?

Porque não as mostram ao público? Têm medo de quê? Que o POVO descubra proque estão na política?

QUREMOS AS DECLARAÇÕES DOS POLÍTICOS DE TOMAR NA INTERNET JÁ!

DECLAREM OS VOSSO INTERESSES.

E JÁ AGORA TAMBÉM ANTERIORES AUTARCAS COMO ISABEL MILICIANO, JOSÉ MENDES, FERNANDO SANTOS, ANTÓNIO ALEXANRE E ANTÓNIO FIDALGO MOSTREM-NAS TAMBÉM.

Anónimo disse...
Este comentário foi removido por um gestor do blogue.
Anónimo disse...
Este comentário foi removido por um gestor do blogue.
Anónimo disse...
Este comentário foi removido por um gestor do blogue.
Anónimo disse...
Este comentário foi removido por um gestor do blogue.
Anónimo disse...
Este comentário foi removido por um gestor do blogue.
Anónimo disse...
Este comentário foi removido por um gestor do blogue.
Anónimo disse...

Este administrador de blogue devia ser removido ppor esta mensagem.

Anónimo disse...

Gabem o administrador do blogue que ele fica todo inchado. Parece um peixe-lua! Tem um ego do tamanho dum porta-aviões.

Anónimo disse...

MEDITA

Com permissão de V.Exa:
V.Exa. Sr. Dr., não está a usar de seriedade para quem, como este seu humilde e certo admirador, - sediado longe das paragens de D.Gualdim Pais, - vem, devotamente, tentar, aqui nesta sua magnífica montra ( melhor que uma outra qualquer, no Bairro Vermelho de Amesterdão localizada) tentar saber coisas novas e bonitas dessas nossas ( e digo nossas porque embora não parando por aí, sou tomarês de gema e jamais meteco) terras de Santa Iria…
E porquê? Veja tão só os posts rectro-localizados! Têm todos esta coisita (não da coisa que o coiso gosta de mostrar à coisa.. mas sim coisita da coisa (realidade, circunstância)) de comum:

“Esta mensagem foi removida por um administrador do blogue.”

Concordará V.Exa. insuspeito administrador, (tem salário à altura da
Administração?...!), naturalmente, que não será bonito! O lápis azul, de tão saudosa e longínqua memória, infelizmente foi-se!
O vosso, autêntico Doutor, de que cor é? Branco concerteza pois com ele tudo se esvai…
Não sejais assim insigne administrador, deixai exprimir os albinos!
A verdade não mata mas corrói….
É um favor que V.Exa. não deixará de ter em conta, que mais não seja, por mor da devoção, entrega, prazer fecundo e paixão total que diz ter e defender, pelo torrão que é de nós todos: as margens urbanas de tão nobre curso de água a que um dia deram o nome de Rio Nabão!


á espreita, de Binóculo