quarta-feira, 27 de maio de 2009

A FAMA E O PROVEITO

O nosso recente escrito, sobre as ligações entre alguns políticos locais e o mundo dos negócios, parece ter vindo agitar algumas águas. Pelo menos a julgar por um dos comentários/respostas, cujo estilo assanhado nos parece denotar alguma atrapalhação, geralmente caraterística de quem é "apanhado com as calças na mão". Porque a singela verdade é esta: não só as informações colhidas são de fontes idóneas, como até o que foi escrito se limita a noticiar factos, sem qualquer conotação. E nem poderia ser de outro modo, dado que as ligações e actividades mencionadas são perfeitamente legais. Serão igualmente inatacáveis? É o que falta apurar, por culpa dos próprios implicados, embora não exclusivamente.
Como é sabido, sempre houve e continua a haver neste país uma "cultura do segredo e da dissimulação", incompatível com uma democracia robusta. Tendo entendido isso, o actual governo tem vindo a agir no sentido de tornar tudo mais transparente, para que não haja zonas de sombra nem, sobretudo, fugas aos impostos. Temos assim a lei que obriga os titulares de cargos públicos a declarar os seus rendimentos e interesses, sendo essas declarações de consulta livre. Há, igualmente, a lei 46/07 que faculta o acesso e a eventual fotocópia de qualquer processo administrativo, sem necessidade de justificar qual o fim em vista.
Infelizmente, os senhores políticos que temos parecem continuar a pensar, como a personagem do Lampedusa, que quanto mais isto muda mais fica na mesma. E va daí, quando algum incauto ousa escrever o que, segundo eles, não devia, enervam-se, irritam-se, exaltam-se, mas não dizem nem sim nem sopas. Passam ao ataque. Criticam os outros.
No caso que agora nos ocupa, a eventual sociedade Miguel Relvas, Duarte Nuno, António Lourenço, nada tem de menos legal ou ético, o mesmo sucedendo com a eventual operação de alienação de património municipal, desde que respeitados todos os condicionalismos legais, como parece estar a ser feito. Essa ideia de que os políticos no activo perdem parte dos seus direitos enquanto cidadãos, não passa de um equívoco. Um político pode agir como qualquer outro cidadão livre, desde que o faça nos estritos limites da legalidade e tenha em conta a ética vigente.
Sobre as alegadas ligações Luis Ferreira/Becerra Vitorino/Paulo Fonseca, no âmbito de empresas dominadas ou geridas por este último, também não há nada a dizer do ponto de vista legal e ético. Ou haverá? É que pelo menos uma reacção foi tão ácida...
Tanto com aquele como com este grupo, o único aspecto que nos interessa, enquanto cidadãos pagadores de impostos e eleitores, é se tudo está devidamente legalizado, sem alçapões ou outros ardis. No caso do senhor deputado Relvas, por exemplo, soube-se pela imprensa diária que é consultor de 4 (ou 5?) empresas. Pois agora, que estamos em ano eleitoral e poderá haver mudanças significativas, seria de todo o interesse, para ele e para nós, que nos fosse explicitado quais são essas empresas, quanto lhe paga cada uma e em que especialidade ou especialidades o consultam. Dir-se-á que são coisas do domínio privado. Pois não são, não senhor. Ignorando quanto lhe pagam, como se poderá saber se os respectivos impostos são efectivamente liquidados? Ignorando qual a especialidade das consultas, como se poderá determinar se estamos ou não perante pretextos para gratificar parlamentares eleitos?
O mesmo se aplica ao supracitado trio socialista. Exercem todos funções públicas, em lugares de escolha, confiança e nomeação políticas. Desempenham, em regime de permanência ou de substituição, os cargos aos quais concorreram e para que foram eleitos. Onde estão as respectivas declarações de rendimentos e de interesses? Estão à espera de quê para as publicarem, no vosso próprio interesse, como forma de evitar a proliferação de calúnias?
Ontem já era tarde. E teria sido muito mais eficaz do que aquela "lógica do malandro", no estilo "os outros é que são uns malvados, de maneira que se nós não fizermos, fazem eles e a gente fica a perder".
Ficamos a aguardar...

24 comentários:

Anónimo disse...

Sr. "sebastião", mas quais ligações "Luis Ferreira/Becerra Vitorino/Paulo Fonseca"? Políticas, sim isso têm, e com muitos mais, agora, que outras ligações mais espera que tenham?
Expliquem-se, deixem-se destas insinuações que não servem para nada, a não ser que alguém com menos de dois dedos de testa vá nessas cantigas!
Ou este blogue é uma espécie de jornal 24 horas à nossa escala?
Pensava-se que o professor rebelo pugnasse por mais alguma qualidade.

Anónimo disse...

Mas qual é a estranheza, este blogue não passa de caixa de ressonância da má língua de certos cafés, embora disfarçado com palavras mais elaboradas.
O Rebelo reduziu-se a isto.

Anónimo disse...

Estão muito assanhados. Será que o Rebelo está a tocar na ferida ?

Anónimo disse...

Este Doutor Rebelo é um ordinário e deveria ter vergonha por mostrar os seus sinais de ostentação através das suas curtas viagens embora sejamos sempre presos por ter burro e por não ter.

templario disse...

A propósito....

"Quem tem medo de Marinho Pinto?"´

É o título de um excelente Artigo de Batista-Bastos no "DN" de hoje, onde a certo ponto escreve:

"Não pode deixar de causar perplexidade os ataques de que Marinho Pinto tem sido alvo. Ele não fala baixinho, não sussurra, não vive dos seus próprios venenos e em nada contribui para garantir a quietude das águas palustres. Vai-nos revelando, com estremecedor vozeirão e gestos a condizer, que muitos componentes da sociedade portuguesa, criminais e legais, estão imbricados uns nos outros. E tem exigido que sejam submetidas a controlos reais algumas veneráveis instituições e suas actividades peculiares".

"... Querem-no brunido, direitinho, ajeitado, dentro da esquadria: um artesão formal da aplicação das leis e seu complacente vigilante".

Um Artigo que merece ser lido e meditado.

Anónimo disse...

Pedro Marques esteve durante anos envolvido em situações de favorecimento clara de alguns sectores. Disso se falou, com gravações, actas e tudo, nos respectivos orgãos do Município - Câmara e Assembleia.

Sobre isso escreveram inúmeras pessoas nos Jornais, Carlos Carrão incluído.

Sobre isso escreveu o ano passado Luis Ferreira, que na altura foi ameaçado de processo em tribunal.

Alguém sabe dar conta se foi levantado tal processo?

Misturar gente séria com acusados 'homens de esquemas' encartados dá nisto...

Anónimo disse...

Marinho Pinto dá voz aos advogados "pobres" e é atacado com os misseis dos advogados "ricos" donos de magestáticos escritórios, amigos do poder.

Embora como um elefante numa loja de porcelanas Marinho Pinto tem posto o dedo na ferida e deixa muito nervosos os interesses instalados daqueles que, não sabendo o que é uma acção, um julgamento ou um Tribunal, agenciam negócios fabulosos e fogem ao Fisco em milhões e milhoes. Conhecem bem os off-shore, isso conhecem!!!!!

E ainda para ajudar o ramalhete aqueles indivíduos que mandam no Ministério da Justiça e das Finanças fizeram uma lei de contratos públicos a dar a preferência total às sociedades de advogados e a escorraçar os advogados individuais.

Realmente é o socialismo capitalista no seu melhor.

E viva o Zézito, o Manelzinho, o Lino Jamais, O Posta, o Teixeira dos Bancos e o Afirma Pereira!

Vivam tais demUcratas que estão no poder para servir o povo!!!!!!!

Sebastião Barros disse...

Convinha que decidissem quanto antes no sentido de explicarem o que se vos pede, em vez de insistirem em qualificar quem julgam que escreve.Mete dó verificar que ainda não conseguimos ultrapassar a fase admiravelmente descrita no milenar dito chinês "Quando o dedo aponta para a Lua, os idotas põem-se a olhar para o dedo". Deixem de empatar jogo, atirando sistematicamente a bola para fora. Há ou não várias sociedades que pertencem a Paulo Fonseca, com toda a legitimidade, de resto? É ou não verdade que tanto Luis Ferreira como Becerra Vitorino colaboram nessas sociedades ou nalguma delas, de forma permanente ou episódica? Existem ou não declarações de rendimentos e de interesses dos eleitos socialistas, de acordo com a imposição legal?
Respondam senhores!!! Deixem-se de músicas de embalar!

Unknown disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Anónimo disse...

O Luis Ferreira já respondeu.

Anónimo disse...

Mete-te na tua vida ó espécie de chulo.

Se tiveres alguma coragem e algum discernimento nesse resto de cérebro candidata-te a algum lugar e exerce o mandato que o povo te der com honestidade e deixa de ser hipócrita de sofá.

Anónimo disse...

Pela maneira como ficam assanhados tudo indicia que os interesses são mais que muitos !

Anónimo disse...

Uma resposta de nível, essa do Luis Ferreira.

De facto tem razão. Devo concordar que algumas das suas ideias são, no mínimo discutíveis, como aquela da cultura de criar uma Empresa Municipal de Cultura, mas do que conheço dele ñunca teve quaisquer ligações a empresas de construção.

Não era um outro senhor que era amigo dos donos da CONZEL e lhes facilitou a vida enquanto teve responsabilidades na Câmara?

Anónimo disse...

O José Vitorino e o Luis Ferreira devem estar a mexer em interesses muito grandes, que estando instalados na Câmara há alguns anos têm medo da sua entrada em força na autarquia em Outubro.

Que o PS, com os seus 18,5% para a Câmara nas eleições de 2005 podia meter tanto medo, nunca ninguém imaginaria.

Os interesses devem ser mesmo enormes e não são só os amigos do Pedro Marques a ter o "rabo entalado", está de ver que também muito bom PPD por aí que "anda com eles apertados".

Anónimo disse...

Deduz-se pela não-polémica que todo o mundo acha que a empresa que irá concorrer ao Conento de Santa Iria é uma parceria entre os consultores/empresários Relvas/Vasconcelos/Lourenço.

Por aí se entende o silêncio do PSD local perante a solução de venda e não de concessão.

Qurem esquema fácil e valorização a prazo. saão mais uns especuladores que procuram comer os restos que criaram.

Uns miseráveis que não têm vergonha. Ao pé deles Pedro marques/Luis Narcelino/Conzel, são umas crianças de cô(i)ro.

Anónimo disse...

"É ou não verdade que tanto Luis Ferreira como Becerra Vitorino colaboram nessas sociedades ou nalguma delas, de forma permanente ou episódica?"

A isto não respondeu.

Anónimo disse...

Defendo hoje, como ontem, a Liberdade, a Igualdade e a Fraternidade e pauto a minha vida pela Verdade, pela Justiça, pela Honra e pelo Progresso.

Viva a Revolução Francesa!

Viva Robespierre!

Viva o Brasil brasileiro!

Viva D. Pedro!

Vivam os euros (muitos=!

Anónimo disse...
Este comentário foi removido por um gestor do blogue.
Anónimo disse...

Gosto especialmente da palavra Conento de Santa Iria.
Acho que tudo isto é mesmo um grande CONENTO.
Alguém , finalmente, diz a verdade.

AH,AH........

O Observador

Anónimo disse...

Falemos de nós, das revoluções que não fomos capazes de fazer, dos crimes que deixámos acontecer, do comodismo e oportunismo em que nos deixámos afundar.

Já no século XVI, o Grande Sá de Miranda assim se queixava e chamava a atenção ao Rei sobre os que consumiam o país:

"Um bando de parasitas que medram na corte, um fisco inexorável, que flagelava as classes pobres, e uma justiça corrompida que não dava o seu ao seu dono,perseguindo os pequenos e poupando os grandes".

Somos uns tristes, uns politicotes de merda, regra geral em busca de uma posiçãozita de hierarquia.

Temos (todos) muitas vergonhas. Vejam só o que se passa com a Petição em curso para a trasladação de 3000 restos mortais de militares caídos, ainda abandonados, nas ex-colónias, abandonados pela "classe" política e pela oficialagem superior das nossas Forças Armadas. A guerra colonial começou em 1961. Uma vergonha! Ninguém dá por isto. Preferimos as emoções dos filmes americanos sobre a guerra do Vietname, os filmes feitos com argumentos talhados para os actores e actrizes charmosos de Hollywood, etc..

O que queremos é roncar à custa das ajudas europeias e quando vamos a votos dizemos que a Europa nos rouba soberania, soberania que não fomos e não somos capazes de assumir com dignidade. O que parece acontecer é que todos querem cunhas, favores, compadrios, negociatas à custa do povinho, utilizar o Estado para resolver o seu problema pessoal e pavonear-se como um grande ou pequeno senhor bem sucedido.

O caso do BPN é bem o exemplo disso e os deputados da Comissão de Inquérito acrescentam mais, a demorarem uma eternidade a fazerem as perguntas que levam nas suas notas , previamente organizadas (bastariam 15 minutos), e o inquirido a responder em 1/3desse tempo. Uma exibição escandalosa, uma falta de produtividade arrepiante, uma maneira vaidosa de ser. Nem perante um preso... Aquilo não é uma comissão de inquérito, é uma comissão de vaidosos, de parvos, são cinco comissões de inquérito, tantas quantos os partidos, exibindo-se para a câmara de televisão.

Viva a Revolução Francesa!..., diz.

E se for Viva Portugal?
Grande imbróglio! Isso só na bola, porque no resto somos internacionalistas, Pátria é para os reaccionários, Independência Nacional é para os nacionalistas, trabalhar afincadamente para bem colectivo é uma anedota, o melhor é ter um grupo de amigos para atacar o poder onde as falanges de cada um espreitam uma oportunidade.

Que maçada.

Agora vou ver o Manchester vs. Barcelona e vou torcer pelos vermelhos ponto final.

Eu até gosto de vocês.

Anónimo disse...

Blau grana, isso sim!

Anónimo disse...

O Sr.Adjunto do Presidente da Cãmara de Tomar, Arquitecto José Faria, que não executa nenhuma das missões de Adjunto de um Presidente, aufere o rendimento nos termos da Lei, de cerca de 1650€ mensais.

Anónimo disse...

Tomar é dos Farias!!!!!!!!!

Anónimo disse...

Está mal pago! É uma vergonha! Não há direito! Uma barriga daquelas precisa de e merece muito mais. Espera-se que no próximo mandato lhe aumentem a ração. Perdão! A subvenção mensal. Como diz a CDU nos seus cartazes: SEM FALTA!