sexta-feira, 22 de maio de 2009

TURISMO: REQUALIFICAÇÃO FALHADA



A requalificação da montra do turismo, na Praceta de Olivença, ali ao fundo da Corredoura, referenciada em primeira mão pelo nosso colega Tomar, a Cidade!, não parece ter corrido lá muito bem. À partida era uma excelente e oportuna ideia. A execução é que falhou, pelo menos até agora, com três erros a corrigir quanto antes. O mais leve deles é a fotografia escolhida como fundo. Logo reconhecida pelos tomarenses e os que cá vivem há longos anos, é um mistério para os turistas, desprovidos de referências visuais anteriores que os possam levar a saber de que se trata. Fernando Ferreira disse-o, numa frase lapidar, embora com outro sentido -"Os turistas gostam muito da Festa dos Tabuleiros, mas os tomarenses vêem-na com outros olhos." A correcção é simples. Basta colocar uma legenda, nas principais línguas, com algo do tipo "Vista aérea panorâmica de Tomar, tirada no sentido nascente/poente. Ao alto o conjunto monumental Castelo dos Templários/Convento de Cristo".
O segundo óbice é o vidro usado, que não é antireflexo, tornando problemático enxergar alguma coisa a certas horas dos dias de sol. A única correcção possível seria a substituição do vidro, o que não é nada barato. E em época de vacas mirradas...
Terceiro e último defeito, a colocação do écran de vídeo na parte central foi um desastre, a demonstrar que não basta ter um monte de peças para se poder montar um automóvel. É preciso "savoir-faire", experiência laboral anterior. O trabalho parece ter sido feito a despachar e o vidro (acrílico?) nem sequer foi limpo em condições, conforme mostra a fotografia de cima. Obras à portuguesa? Esperamos que não!

5 comentários:

Anónimo disse...
Este comentário foi removido por um gestor do blogue.
Anónimo disse...
Este comentário foi removido por um gestor do blogue.
Anónimo disse...

É complicado fazer qualquer coisa nesta terra. O que parece obviamente fácil torna-se difícil dada a incapacidade e falta de profissionalismo de quem por cá manda.

Anónimo disse...

Sr. Dr. António Rebelo

Contacte o Sr. Luis Esteves de Matos que ele explica-lhe tudo.

Anónimo disse...

Lá está o censor do blogue a retirar alguns comentários. Acha que o turismo em Tomar é uma realidade assente em parques de campismo. Só para rir. Hoje em dia existem infraestruturas mais baratas que os ditos parques. É ler propaganda turística e alguns livros de orientação turística para se aperceber. Deve estar a querer dizer que o "Excelente Turismo" não é para massas e aí tem razão. O turismo tomarense não pode ser de massas, a não ser o Convento de Cristo e até a Barragem, mas não é com as infraestruturas a degradar-se e com a venda ambulante, sem formação, amadora e antipática, que vão lá.