sexta-feira, 15 de maio de 2009

ANÁLISE DA IMPRENSA LOCAL E REGIONAL

Redacção de Tomar a dianteira Colaboração CLIPNETO
Semana pacata para "Tomar a dianteira", esta que agora termina. E ingrata para os que usualmente nos criticam. Desta vez não podemos enaltecer a imprensa regional e vão, por isso, ficar sem alguns cartuchos, do tipo "o gajo só gosta do que é de fora". Coisas.
Visivelmente solicitados por outras bandas, tanto O MIRANTE como O RIBATEJO, apenas se referem a Tomar no caso do Congresso da Sopa, que tem direito a foto de página inteira no semanário sediado na Chamusca.
Em contrapartida, os dois semanários locais apresentam-se mais recheados. CIDADE DE TOMAR, o decano, faz manchete com o triste caso de um doente, obrigado a chamar a PSP após 8 horas de espera, para ser consultado. Passou-se na urgência do Hospital de Tomar. Fora da urgência já sabemos todos que há casos em que é preciso esperar anos. Ou abrir a carteira e ser atendido pelos mesmos médicos mas "no privado". Assim vamos...
Também no semanário dirigido por António Madureira, uma referência para a manifestação de trabalhadores da IFM e da João Salvador, estes agora um pouco mais aliviados, visto que entretanto receberam o ordenado de Fevereiro, foi-lhes prometida a liquidação do resto logo que possível, e a empresa continua a laborar normalmente.
Outro tema importante no CIDADE DE TOMAR é o anunciado encerramento do RIO BAR, a discoteca situada junto ao rio entre a Ponte Nova e a do Flecheiro. O proprietário lastima-se de que, com as obras do paredão, o acesso se tornou muito difícil, da falta de estacionamento, dos degraus enormes e do constante cheiro nauseabundo proveniente do improvisado urinol resultante do novo "deck". Temos portanto mais um caso em que "o doente morre da cura". Gastou-se ali tanto dinheiro, entre outras com a alegação de que era para desenvolver uma zona de lazer e de bares, quando afinal agora até um dos estabelecimentos que já existiam antes é forçado a fechar portas. A incompetência e o deslumbramento face aos fundos europeus têm destas consequências... E depois os que em tempo útil criticaram mais ou menos asperamente as asneiras já em perspectiva é que não passavam de simples adeptos da má-língua. Vê-se!
Habitualmente pouco dado à política local, porque mais "virado" para o "fait-divers", desta vez O TEMPLÁRIO, fosse porque fosse, esmerou-se. Nada menos de três assuntos de grande impacto logo na primeira página. Em manchete, a já amplamente divulgada intervenção cidadã do arq. Lebre, na recente reunião pública do executivo, também já aqui comentada. Mais abaixo uma matéria que congrega as assinaturas de José Lebre, de Isabel Miliciano, de António Rebelo, de João e Joaquim Oliveira Baptista. Falamos do estranho caso da cobrança da taxa de tratamento de esgotos durante mais de sete anos, sem que alguma vez os consumidores/pagadores tenham sido informados dos resultados das análises de tal serviço, em contradição com o preceituado na legislação. Face à ausência de tal informação, há fundadas suspeitas de que o serviço cobrado nunca foi prestado, podendo por isso vir a ser determinado pelo foro competente o reembolso integral dos quantitativos entretanto arrecadados. A ser assim, os SMAS/Município de Tomar, vão ter de arranjar mais de 6 milhões de euros para cumprir a legalidade. Assunto a seguir com atenção neste ano tri-eleitoral.
O terceiro tema importante do semanário dirigido por José Gaio é o anúncio de alguns dos mais importantes candidatos nas listas dos Independentes por Tomar, assunto ao qual já nos referimos em texto anterior. Resta apenas acrescentar que tal divulgação, ainda que bem recente, já começou a produzir reacções. O PSD local procura desesperadamente uma coligação com o CDS e mais quem vier, mas esbarra num obstáculo de peso -no caso do CDS não sabe com quem há-de contactar a nível local, pois os únicos dois militantes conhecidos do partido de Portas são funcionários municipais, não sendo muito ético misturar contactos funcionais com contactos políticos. Pouco a pouco as coisas lá vão aquecendo. Mesmo no vale do Nabão, habitualmente tão calmo.

23 comentários:

Anónimo disse...

… a propósito das “conversa da merda, se tratada a mel ou a fel”, de rebos do centro histórico, e quejandas, invocadas acima e nos gazetas locais, dá vontade de perguntar, por onde terão andado durante os anos todos que referem, tão ilustres (a diferentes naturezas: uns de sangue, que dizem azul; outros, de pseudo domínio pensador cá do burgo) tomarenses; de certeza chegaram agora; e de pára-quedas!
…serão coisas de eleições ou de capricho!?...
saudações

Anónimo disse...

De tacho.
Ou da falta dele.

Anónimo disse...

Acabei de saber que Isabel Miliciano está a preparar uma lista de independeñtes à Câmara de Tomar.
Boa! Força Isabel! Estou contigo.
Isto começa a animar.

Um Tomarense

Anónimo disse...

Boas notícias.
É sempre bom saber que a direita se divide.

Anónimo disse...

Anda tudo maluco.
Todos perseguem tudo pelo poder só pela ansiedade de se tornarem notados. De resto, conversa fiada como diz o outro.
Se tudo anda mal onde anda bem, quanto mais aqui neste burgo esquecido e mal amado pelos seus próprios.
Esqueçam.

Anónimo disse...

A lista Independente era bem vinda. Mas que seja com independentes melhores que aqueles que amanhã vão ser anunciados, a começar pelo seu cabeça de lista.

Anónimo disse...

Há algum problema em as pessoas
gostarem de disputar o poder?
Não foi para isso que se fez o 25 de Abril?
Ora esta... É legítimo e só fortalece a decmocracia haver o maior número de alternativas!

Uma das alternativas

Anónimo disse...

Muito Bem. Não sei com a Miliciano ou não, mas poderia ser, o que é certo é que será muito bom se aparecer outra lista. Das que se conhecem pouco se aproveita, e pensar que um dauqles vai ser presidente de câmara... Como Tomar se deixa morrer a cada ano que passa.

Anónimo disse...

Tomar está acabada. E com este piorar da crise ainda pior. Deixem-se andar deixem-se.....

Anónimo disse...

Certo, uma nova lista independente e já. Quantas assinaturas são precisas? É tratar já disso.

Anónimo disse...

Vá anónimos, assinem a lista! Já!

Anónimo disse...

Eu quero um lugar na lista. E garanto 1000 assinaturas.

Estou indo para a Praça da República, àmanhã estou no mercado.

Quero o segundo lugar na lista e uma pistola para matar o primeiro.

Anónimo disse...

…vejam, como eles se atropelam, de apoquentação! porquê??
na busca da caçarola!
repare-se a mistura explosiva que formam os três primeiros personagens de uma lista anunciada! mais, os outros e outras que se perfilam!
esta terra não mereceria melhor?
bem por mal que fique quem está! não se arranja, nem quer arranjinhos.
SÃO GENTE SÉRIA, TRABALHADORA! OS SEUS INTERESSES SÃO O CONCELHO E SUAS GENTES!

Anónimo disse...

Polinizem-se meus caros e caras, polinizem-se! Para não ousar o vernáculo! f…
Tantos e tantas a correr atrás do tachito. ..
Sois todos gente de opinião válida, pessoas de obra… por fazer, tagarelas permanentes, críticos de tudo o feito, bota a baixo por ofício…
Reparem,: o “povão” , – aquele que põe lá o papelinho, aquele que decide, aquele que trabalha – não vos autentica, nem sabe que existis nesta vossa parafernália masturbante de blogs, posts, primos e primas….
Ide bugiar, ide trabalhar, e depois tereis opinião escribas de meia tigela.

Ah, ah, ah,ah….

Anónimo disse...

Vá você bugiar!
Se não gosta não coma!

Olha-me este, era o que faltava as pessoas não poderem participar no jogo democrático.

Qual tacho, qual quê?
A cidadania é isto: a participação cívica dos cidadãos na vida pública!

O tacho

Anónimo disse...

Atropelos???

As pessoas ainda são livres de quererem fazer da sua vida o que querem!

O povo é que vota! não é??

Deixai o povo esolher com serenidade!

Anónimo disse...

Hoje realizou-se grande almouçarada em casa do Jaime dos Casais.
Presenças: Corvelo de Sousa, Miguel Relvas, Carrão, António Campos (Nersant), e diz-se também que o Alexandre ex- PS também foi mamar o almocinho! O objectivo era convencer o Jaime a candidatar-se pelo PSD, dizem as más-línguas que o PS andava a namorà-lo. Ou então foi ele que fez correr esse boato.
A verdade é que veio o estado maior
por aí abaixo.
Afinal, o homem é bronco, mas é de peso para a política.
Quem nos salva disto?????

OH Isabel vê lá se arranjas uma lista de jeito. Estamos fartos
destes broncos.

Ao que chega o Relvas... Para garantir a sua base. AJoelha-se aos broncos e afins!
As elites do Corvelo andam muito por baixo!

O bronco n.º 2, mas não dou almoços!

Anónimo disse...

O PS andava a namorá-lo????!!!!
Só mesmo na cabeça dele.

O PS pode ter muitos defeitos, mas parece já ter provado que não escolhe as pessoas em função de ganhar por ganhar eleições. A determinante recusa em aceitar Pedro Marques não mostra isso?

é que bronco por bronco...

Anónimo disse...

É o assalto ao orçamento municipal! Já não há decoro. Agora até a Miliciano vai arranjar um bando!
SÓ VISTO!!!

Anónimo disse...

É a política de cano de esgoto! Jaime dos Casais, um bronco mas com peso político? Por amor de Deus! O homem até na Idade Média estaria desenquadrado.

Sebastião Barros disse...

É preciso muita falta de vergonha, de capacidade de análise, ou das duas coisas, para apelidar o Jaime dos Casais de Bronco. Se ele fosse o único bronco da política local, mesmo na Câmara e nas direcções partidários, poderia eu ir dormindo bem mais descansado. E depois há broncos e broncos. Olhem para o Alberto João e vão aprendendo como é que se faz a poda!

Anónimo disse...

…E prontos são esta a política e os políticos que temos! Abjectos mortais…
Uns, do seu suposto pedestal“pseudointelectualpolíticotécnicoresolvedoresdasmagnasquestõesdoconcelhoesuapopulaça”:
ad ex:
o sr Dr.Prf. Rebelo!
Outros, ratos de porão, sempre vigilantes, para aparecer e desaparecer em função das circunstâncias dos interesses pessoalíssimos, … disparate, públicos,… pavoneando-se como consultores ( principescamente remunerados…) de INformação elevadíssima aos difíceis problemas de Empórios do Capital (Empresas Públicas, por regra….); são fundilhos dos entourages políticos por onde sempre se abanaram e de onde sempre mamaram:
ad ex:
DR. Miguel Relvas e ENGº. (sempre pronto a dar uma mãozinha -solidária- àqueles em dificuldades…., que altruísmo!…) António Alexandre….
Vivam, e façam o favor de se nutrirem!

Anónimo disse...

ena meu, começam a curtir-se coisas do baril por aqui!
até cá o Guitas, que passava por isto como cão por vinha vindimada, hoje stopou e mirou!
boa maralha! a verdade é CORROSIVA, e como cá o molas a ribomba!
mas, se querem fazer a lista por inteiro dos “mamadores” na VAQUECA, não haverá páginas de blog que se assumam…
o mangas que trás ao bico os penduras nomeados não necessita de óculos…. faltam só os outros…
e se são bué deles!...
mas fixe meu, os dois manganões apontados, (exemplos perfeitos e acabados de xulecos eternos da VACAGORDA e seus apêndices) cá no torrão são do melhor: sem nunca terem feito puto de nada, têm sempre mamado do leite fino!...
é só olhá-los: quão luzidios se aparentam…




Guitas