terça-feira, 26 de maio de 2009

LOCAIS E CONFIDENCIAIS - 2

Confidenciais não porque sejam segredo. Unicamente porque a imprensa local está praticamente impedida de falar nestas coisas, por causa da publicidade e dos assinantes. Já que se fala em imprensa local, pessoa amiga e bem informada garantiu-nos que, apesar do recente desmentido de um dos seus administradores, CIDADE DE TOMAR está mesmo a atravessar um mau momento. Quebra na publicidade, nos assinantes que pagam e nas vendas. Administrativos a mais e operacionais a menos. Estilo redactorial ultrapassado. Continuam à procura de novo director mas todos os já sondados agradeceram a grande honra e declinaram. O próprio director terá confirmado todos estes factos numa recente reunião no Governo Civil de Santarém.
E passamos à fotografia, que evidentemente não tem qualquer relação com o escrito anteriormente.
Uma das raras sentinas públicas ainda em funcionamento na área urbana, apresenta este aspecto. Materiais inadequados para instalações de uso intensivo, não há papel higiénico, nem piaçá, nem sabão, nem secador. Mas estava mais ou menos limpa quando por lá se passou. A indicação por cima da porta é que era escusada. Pelo cheiro intenso, chega-se lá sem problema.

E esta hein? Uma típica tasca alentejana, na Rua da Fábrica, em Tomar. Há realmente um regulamento de cores. Porém, se não erro, aplica-se unicamente no chamado Núcleo Histórico. Quando aplica, claro! De qualquer maneira, a fachada está de acordo com as regras da arte, com o rodapé mais escuro, para disfarçar os salpicos e outras sujidades.



Igualmente na Rua da Fábrica, o que mostra a fotografia é um magnífico condomínio fechado. Pessoalmente, não gosto assim muito das cores escolhidas, que cheiram a novo-rico. Ensinaram-me todavia, na altura própria, que nunca é conveninte discutir sobre gostos ou sobre cores. Ainda assim, não consigo abster-me de criticar aquele rodapé branco, exactamente o oposto do que impõe a tradição. Após meia dúzia de bátegas bem fortes, serão obrigados a mandar limpar ou pintar outra vez. A não ser que, entretanto, resolvam rectificar o tiro.



8 comentários:

Anónimo disse...

...arre porra, se o rodapé é azul, é alentejano, se é branco, é branco e caga-se rápido!?....

oh doutor veja lá, e diga pó pagode qual a cor certa do rodapé em Tomar!


um meteco com o pincel na mão.

Anónimo disse...

....eu ajudo, ah,ah,ah...
é a cor do Dr.R quando foge....
...da latrina mal cheirosa, claro...

Sebastião Barros disse...

Quem deve responder é a competente secção camarária, uma vez que a Câmara a estabelecer um regulamento de cores exteriores para os prédios Normalmente os rodapés nabantinos são cinzento ou ocre.
Não vale a pena exaltar-se por tão pouco, nem ficar com o pincel na mão, que parece mal e pode implicar condenação por excibicionismo. Veja lá!

Anónimo disse...

(Re)lembro que foi por causa deste condomínio que o zulu Paiva mandou abater os plátanos centenários que existiam na rua da fábrica para dar lugar a 5 lugares de estacionamento, substituindo as magestosas árvores por meia dúzia de "pintelhitos" que nem daqui a 20 anos darão sombra de jeito.

É o que temos...

Anónimo disse...

Agora, à falta de assunto, e depois de nos ter bombardeado com fotografias das suas viagens, só para nós todos, os parolos, ficarmos a saber que o 'Bastião é muito viajado, eis que o nunca por demais celebrado blogueiro desta terra onde o diabo perdeu as botas nos presenteia com fotografias de cagadeiras públicas.
Não deve haver assunto sério para tratar nesta terra, por isso o "cabecinha pensadora" achou por bem falar das cagadeiras e mictórios públicos...

Tomar, cidade templeira, cidade cigana!

P.S.- Quando não é este tema é Luis Ferreira, Becerra. Leitão, Menina, etc, etc, etc...vai dar ao mesmo!

Sebastião Barros disse...

É como você diz, realmente! Vai tudo dar ao mesmo, incluindo o seu post, que em matéria de ideias novas, já nos idos de 1930 seria conformista. E fica-se sem perceber o que tem você afinal contra as viagens e contra as cagadeiras públicas. Não viaja? Nunca vai às tais cagadeiras? Acha que não vale a pena abordar temas tão reles? Afinal, se não somos demasiado indiscretos, poderia dizer-nos quais os temas que lhe agradariam, ou por outra, que não seriam "conversa de merda"? Os nossos antecipados agradecimentos.

Anónimo disse...

(Re)lembro que foi por causa deste condomínio que o zulu Paiva mandou abater os plátanos centenários que existiam na rua da fábrica para dar lugar a 5 lugares de estacionamento, substituindo as magestosas árvores por meia dúzia de "pintelhitos" que nem daqui a 20 anos darão sombra de jeito.

É o que temos...


Com a ilustre colaboração do sr. victorino, arquitecto que planeou o local, com o corte das árvores e a sua substituição por outras.

Mais um projecto válido do candidato da geração (a deitar abaixo) Tomar!

Votem nele, votem!

Pois claro!

Anónimo disse...

Mas esse Vitorino só é arquitecto de nome, ou melhor, por alcunha, porque do ponto de vista técnico é um aborto...