quinta-feira, 14 de maio de 2009

UM ÊXITO METEÓRICO PARA PEDRO MARQUES

A pré-lista dos IpT, que acaba de ser noticiada pela Templário, constitui sem qualquer dúvida um êxito para Pedro Marques, pivô e mentor daquela formação. Ao conseguir, após laboriosas manobras de bastidores, tirar em simultâneo dois coelhos da Cartola (Graça Costa e Jorge Neves), comprometer apesar de tudo Rosa Dias, verdadeira garantia moral do agrupamento, embora doravante num lugar apenas simbólico, ao conseguir enfim a fidelidade sem falha de João Simões, o antigo presidente da edilidade terá surpreendido muita gente, se não mesmo tudo e todos. Criou igualmente uma situação nova, ao conseguir criar condições para atrair eleitores habituais do PSD, tal como fez com os do PS em 2005. Tudo em aberto, portanto, o que significa, nas condições actuais, que qualquer das três formações pode ganhar tangencialmente. O que nos daria, sempre nas condições actuais, uma câmara do tipo 3-2-2, ou mesmo 3-2-1-1, caso Bruno Graça resolva avançar pela CDU.
Mas este êxito indubitável de Pedro Marques, que vem complicar deveras a tarefa de cada um dos outros intervenientes, uma vez que, pelo menos no PS e no PSD, se contava abertamente com o desmantelamento dos IpT devido à saída de Fernando Oliveira e ao abandono de Rosa Dias, pode não passar de um pequeno meteoro, de um mero fogacho, que apenas poderá impressionar os menos advertidos destas situações. Na verdade, num país e numa terra tão virados para o futebol, todos já viram equipas com excelentes jogadores perderem jogos, bem como o inverso -equipas fracas, com jogadores fracos, obterem vitórias inesperadas. Tudo costuma depender, no futebol como na política ou nos negócios, do treinador, da táctica e da estratégia. Isso de que a melhor defesa é um bom ataque serve apenas para entreter os jornalistas mais sornas, sempre atidos a frases feitas.
No caso dos IpT, o elemento mais rodado e com mais ronha, decidiu arrumar as botas. Ter-se-á finalmente cansado de ser, primeiro e durante largos anos, a voz do dono; mais tarde um simples animador de pista, que é o usual papel dos vereadores da oposição nos executivos de maioria absoluta. Dada a indisponibilidade de Fernando de Oliveira, com algum traquejo e capacidade de elaboração teórica por escrito só resta João Simões, embora Graça Costa e Jorge Neves possam vir a revelar-se excelentes tribunos, sobretudo a dissidente do PSD, cujas intervenções na AM foram bastas vezes objecto de rasgados elogios. Aguardemos.
Pelas bandas do PSD, se a situação já não era mesmo nada favorável, devido a erros anteriores mas também a sinais evidentes de inabilidade e de falta de pulso, agora com este "golpe" de Pedro Marques uma de duas: ou arranjam rapidamente reforços substanciais para a futura lista, ou podem ir procurando outros poisos mais acolhedores e remuneradores, que a autarquia já lhes terá dado o que tinha a dar.
No PS, por seu turno, embora não resistam, quase pela certa, a acusar-nos mais uma vez de haver aqui no blogue um administrador ressabiado, etc. etc. etc., a verdade é que a situação se apresenta como ainda muito mais trágica. Enquanto ao PSD ainda resta alguma margem de manobra, bastando-lhe procurar reforços credíveis, dado que raramente os detentores do poder perdem eleições, aos socialistas só resta fazer hara-quiri, caso queiram realmente algo mais que um ou dois lugares de animador de pista, num fraco elenco circense que já não entusiasma quase ninguém.
Se há quatro anos as coisas não correram nada bem ao PS/Tomar, devido a um evidente erro de "casting", a subsequente actuação autárquica e o natural desgaste provocado pela crise e pela acção governamental, podem muito bem vir a estar na origem de um resultado negativamente histórico. A menos que haja coragem suficiente para o tal hara-quiri. Mudar de candidatos enquanto é tempo. Porque não faz sentido nenhum avançar com quem já demonstrou não estar à altura da função, e muito menos nas actuais circunstâncias, tal como ninguém comprende que o governador civil avance em Ourém, como cabeça de lista para a Câmara, e o seu adjunto não tenha a coragem de fazer outro tanto em Tomar. Resta-nos aguardar o que aí virá, que Outubro é já ali adiante... Mas a coisa promete!

33 comentários:

Anónimo disse...

É de rir esta análise!
É de rir!

Jorge Neves um grande tribuno? Alguém que não sabe articular duas frases com sentido e foi o pior, leia-se bem, o pior Presidente de Região de Turismo que nos seus 25 anos os Templários tiveram?
E Graça Costa, sempre afectada psicologicamente (a depressão continuada é o seu "meadle name") e nos últimos tempos com um discurso quase que saído do baú das lamentações leninistas?

Respeita-se a opinião, mas não se pode perceber o sentido.

É um conjunto de renegados e excluídos, sem qualquer rasgo ou capacidade para ajudarem Tomar a ultrapassar as dificuldades que existem.

Com um objectivo único: eleger Pedro Marques a Vereador e ajudá-lo a continuara receber dinheiro dos clientes do seu escritório de Advogado.

Anónimo disse...

Vê-se por este comentário que o Eng. Manuel Faria está possesso!

Dói-lhe dupla, ou melhor, triplamente e percebe-se bem porquê!

Mas tem de aguentar (n)o céu e com cara alegre! O soldo é bom e ainda tem margem de manobra!!!!

Uns "criam" turismo e vivem dele, outros passeiam!

E siga a marinha!!!!! Nabão acima, Nabão abaixo!

OUSAR LUTAR! OUSAR VENCER!

Anónimo disse...

Não percebo nada disto. Nem interessa perceber. Muda-se de camisola como quem muda de cuecas. Isso só quer dizer que as estruturas partidárias não existem, são agências de emprego.

Anónimo disse...

Para o anónimo das 14:59:

Desculpará o reparo mas pensamos que ou não terá lido bem aquilo que escrevemos ou então o seu entendimento do português não coincide com o nosso. O que se escreveu foi "embora Graça Costa e Jorge Neves possam vir a revelar-se excelentes tribunos..." Salvo melhor interpretação "possam vir" indica uma hipótese futura, uma probabilidade, não um facto já consumado.
Sobre os presidentes da Regional de Turismo dos Templários estamos devidamente esclarecidos. Tudo boa gente, pessoal de trabalho, competentes e totalmente dedicados à causa pública. Foi graças a eles que Tomar se conseguiu guindar ao elevado patamar que agora ocupa no sector. E os novos dirigentes da nova estrutura regional só vieram reforçar as ideias que já tínhamos dos anteriores. Valha-nos Deus, porque se não for ele vamos ao fundo e não tardará muito, que a cadela "República" não aguenta com tanto cão.

Anónimo disse...

Emprego. Boa. Mas ou me engano muito ou dentro em breve vamos ver a Graça no Centro de Emprego, mas do lado dos clientes.

nas companhias em que anda, só pode.

Uma verdadeira desilusão esta lista.

Como alguém já escreveu, só nos esta tentar perceber se vale mais votar na equipa do Dr.Corvelo ou na do Arq.Vitorino.

Anónimo disse...

EU TINHA AVISADO NÃO TINHA? PEDRO MARQUES É MESMO ASSIM. ATÉ PARECE QUE CONVIVO COM ELE QUOTIDIANAMENTE, NÃO É?
BOM... VAMOS AGUARDAR POR NOVIDADES QUE SERÃO FANTÁSTICAS VÃO VER.
O MANUEL FARIA TEM QUE IR AO PSIQUIATRA E O JORGE NEVES É MUITO MOLENGÃO E JÁ NADA ME SURPREENDE NO PEDRO MARQUES. SÓ ME INSULTA A INTELIGÊNCIA COM TÃO FRACAS FIGURAS QUE ESCOLHEU. NÃO TEM QUALQUER HIPÓTESE E ATÉ DIGO MAIS... NEM É ELEITO VEREADOR.


SELF MADE MAN!

Anónimo disse...

NÃO TEM QUALQUER HIPÓTESE E ATÉ DIGO MAIS... NEM É ELEITO VEREADOR.

ACERTOU!

ELEITO PRESIDENTE NÃO É ELEITO VEREADOR!

Elementar!

Anónimo disse...

O senhor Rebelo deu agora para a ironia?
"êxito indubitável de Pedro Marques" esta lista da treta se se confirmar?
"embora Graça Costa e Jorge Neves possam vir a revelar-se excelentes tribunos"? Mas a Graça Costa já é tribuna há muito, e chamar-lhe execelente só se for por comparação aos "mudos" da sua ex-bancada. Já o Jorge Neves, foi como todos sabem um excelente presidente da região de turismo...
"só resta João Simões", pois, mas a fazer o quê?
"o seu adjunto não tenha a coragem de fazer outro tanto em Tomar"...!??? Está a dizer que o candidato do PS devia ser o Luís Ferreira?! Mas é preciso dizer mais alguma coisa?

Ó Rebelo, a ondulação de Veneza fez-te mal...

Anónimo disse...

Há muita gente em Tomar que queria que o adjunto fosse o candidato do PS.

Anónimo disse...

SEJA O QUE O POVO ELEITOR QUISER E PERANTE OS RESULTADOS OS PERDEDORES TÊM QUE SE RESIGNAR.
UMA COISA É CERTA PEDRO MARQUES TEM O "O TEMPLÁRIO" COM ELE. UM ERRO DO PASSADO... DAR-SE MAL COM OS JORNAIS.
O POVO NÃO VOTA PELO QUE VEM NO JORNAL MAS PELA OBRA DO CANDIDATO E DAÍ CONCLUO, SE CALHAR MAL MAS CÁ VAI, QUE PELO QUE OIÇO AS PESSOAS DIZEREM: ESTÃO FARTAS DE PEDRO MARQUES NA POLÍTICA POIS ESTÁ QUEIMADO. SE CONSEGUIR SER ELEITO VEREADOR NÃO VAI ACEITAR E FAZ UM FAVOR A TODOS NÓS POR ISSO ESTA SERÁ AO QUE PRESUMO A ÚLTIMA DAS TENTATIVAS DE MARQUES CHEGAR AO CADEIRÃO - A DERRADEIRA BATALHA FINAL DO SENHOR DOS LEITÕES.
QUANTO AO TÓ REBELO DEVO ADVERTI-LO QUE A PARTIR DE HOJE O SEU BLOGUE SÓ SOBREVIVERÁ SE TOMAR UMA POSIÇÃO POLÍTICA A FAVOR DE ALGUM DOS CANDIDATOS POIS A PARTIR DE HOJE CADA UM FICA DUM LADO DA BARRICADA E JÁ NÃO DÁ PARA LER TEXTOS IMPARCIAIS. COMEÇOU A GUERRA E EM TEMPO DE GUERRA JÁ NÃO INTERESSA ESTAR NO MEIO DO FOGO POIS NINGUÉM NOS LIGA. ENTENDESTE OH TÓ REBELO?
SE PERCEBESTE DECIDE, HOMEM!


SELF MADE MAN!

Anónimo disse...

Para anónimo das 21:50

A democracia tem alguns inconvenientes, sobretudo para quem só nominalmente é democrata, mas tem igualmente uma grande vantagem -cada um pode pensar e/ou escrever o que quiser, semn vir a sofrer qualquer consequência legal, desde que respeite os costumes.
Dado que o presente candidato anunciado do PS não passa de mero executante do seu mentor Luis Ferreira, não seria melhor avançar o mentor? É menos polido e requintado? Poderá ser. Mas é igualmente muito mais consistente e hábil em termos políticos. E mais autêntico. E escreve as suas intervenções e as dos outros, incluindo as do candidato. POr tudo isto...

Sebastião Barros disse...

Hi! Hi! Hi! Como se o Rebelo fosse o único dono ou administrador do blogue! E onde é que está escrito que se não apoiarmos alguém o blogue não sobrevive? Caso o blogue acabe, qual será o problema e para quem? Já não se lembram que aqui foi escrito à tempos ser nossa intenção dar a conhecer as mossas opções? Já se esqueceram que aqui foi dito que face aos candidatos já anunciados nos restam apenas a abstenção, o voto branco ou o voto nulo? Nas autárquicas, bem entendido...

Anónimo disse...

OH TÓ REBELO O CAMARADA AINDA NÃO SE APERCEBEU QUE O SEU BLOGUE SÓ TEM SOBREVIVIDO PORQUE AINDA ESTAVA ENVOLTO EM MISTÉRIO QUANTO AO CANDIDADO QUE IRIA APOIAR?
ISENÇÃO? MAS QUAL ISENÇÃO? O SENHOR NUNCA FOI ISENTO EM NADA! NEM NOS NÚMEROS, CAMARADA.
AGORA A ÚNICA COISA QUE PODE MANTER ESTE BLOGUE SÃO RELATOS DOS BASTIDORES DA CONTENTA QUE SE INICIA HOJE ATÉ QUE HAJA UM NOVO OU VELHO PRESIDENTE DE CÂMARA. EU SOU MAIS NOVO QUE O CAMARADA MAS PARECE QUE VEJO MAIS LONGE. VÁ PASSEAR ATÉ AO MÉXICO.

SELF MADE MAN!

Anónimo disse...

Há muita gente em Tomar que queria que o adjunto fosse o candidato do PS.

14 de Maio de 2009 21:59


É melhor o original que uma cópia (e muito má)!!!!!!

Mas o adjunto quer ser governador civil (livra!) e gosta de bastidores, de águas turvas, empurrando outros (controladospor si) para a frente!

Anónimo disse...

O SELF MADE MAN, cujo nome de baptismo é bem capaz de começar pelas iniciais MAAF, a não ser que seja um seu subordinado agindo sob ordens, pensa que é o exacto centro do mundo e mente com quantos dentes tem na boca. Quer seja um ou outro, nenhum deles tem qualquer doutoramento, nem sequer mestrado ou licenciatura que se veja. É só cagança cheia de coisa nenhuma. É mentira? Então façam o favor de ser mais claros:Universidades, faculdades, anos, áreas de estudo e investigação. Basta de aldrabices para enganar o pagode pagante.

Anónimo disse...

Para Sebastião Barros

Mas há alguma dúvida de que é o autor do bloguezeco é o António Rebelo e de que o resto são meros heterónimos?

Sebastião Barros disse...

Nunca ninguém disse que havia ou há dúvidas. Há é certezas sem que, todavia, se possa ser mais explícito. As pessoas têm a sua vida profissional e não desejam ser incomodadas.

Anónimo disse...

O candidato Vitorino já incomoda tanto que agora a tática para o criticar é dizer que deveria ser outro o candidato do PS?

O Luis Ferreira, líder da bancada da Assembleia, bom parlamentar, está é bem aí a fazer o seu trabalho político.

E tem sido um trabalhador incansável, ora para Alexandre em 1997, ora para Carlos Silva em 2005 ou para Paulo Fonseca depois de 2003.

Quererá ser Governador? Duvido.
Quererá fazer o "seu PS" ganhar a Câmara em 2009? Talvez.
Quererá livrar-se em definitivo do fantasma de Pedro Marques do PS? Decerto.

Se for isso, até aceito que pode ser útil votar em Vitorino e no PS, porque Tomar precisa de algo diferente. Não precisa do mesmo.

Anónimo disse...

Ó Luizito tá calado!! Deixa-te lá de de vangloriares a ti próprio, tu podes ter muitas qualidades mas ninguém tas reconhece. Tu és muito pior que as pessoas que criticas, queres comparar-te a Pedro Marques, ganha tino.
São pessoas como tu que dão mau nome à política, que passam pelos corredores sem nunca terem feito outra coisa e sempre a comer á conta. Tu não gostas do Pedro mas as únicas diferenças que tens dele são para pior, achas que não te topam?

Anónimo disse...

Anónimo das 13:21

Deve ser do almoço! Se o Vitorino alegrasse ou incomodasse alguém, a música seria outra. Infelizmente, nem assim nem assado. Sobre o Luis Ferreira e o seu excelente trabalho, basta ver a consideração que por ele tem o seu actual patrão Paulo Fonseca. Ao renunciar ao lugar de governador civil, em vez de o entregar ao seu adjunto Luis Ferreira, como seria o mais natural, preferiu o seu chefe de gabinete Paulo Catalão. Assim se vê a conta em que têm o patrão dos socialistas tomarenses.

Anónimo disse...

O Luizito nem dele consegue ser patrão, o PS é uma casa sem donos. E isto não é um elogio ao PS.

Anónimo disse...

Quem desdenha quer comprar...

Ao haver tanta referência ao luis Ferreira, deve estar para acontecer alguma coisa no PS.

Não é sabido que sempre que há listas em formulação aparecem uns ressabiados a disparar a torto e a dorito?

Anónimo disse...

INFORMAÇÃO: Um Governador Civil está inibido de ser candidato a qualquer autarquia.

CORRECÇÃO: Quem substitui um Governador Civil nas suas ausências e impedimentos é o Chefe de Gabinete e não o seu Adjunto.

ADVERTÊNCIA: Para quem quer tomar a posição do Luis Ferreira no PS só tem que, nas próximas eleições onde ele se candidatar, concorrer em alternativa e ganhar-lhe. É muito simples.

P.S. - Se L.Ferreira fosse nomeado Governador não poderia ser candidato nem a uma Junta de Freguesia. Porque será que era isso que alguns gostariam?

Anónimo disse...

Ó Luisito, quem te faz as referências és tu, olha que te afogas no reflexo.

Tu, o Bezerra, o Cristóvão, tudo uma cambada de vaidosos convencidos e arrogantes, mas tu ainda és pior que eles.
Como diz o outro, vai mas é trabalhar.

Anónimo disse...

"O SELF MADE MAN, cujo nome de baptismo é bem capaz de começar pelas iniciais MAAF, a não ser que seja um seu subordinado agindo sob ordens, pensa que é o exacto centro do mundo e mente com quantos dentes tem na boca. Quer seja um ou outro, nenhum deles tem qualquer doutoramento, nem sequer mestrado ou licenciatura que se veja. É só cagança cheia de coisa nenhuma. É mentira? Então façam o favor de ser mais claros:Universidades, faculdades, anos, áreas de estudo e investigação. Basta de aldrabices para enganar o pagode pagante."

HOMEM OU MULHER TENHO O CV NA INTERNET POR ISSO DÁ-TE AO TRABALHO, ESTÁ BEM?
ORA SE FOSSE DIZER TUDO O QUE PEDES NÃO SERIA MELHOR IDENTIFICAR-ME?
QUANDO DEUS TE CONCEDEU A GRAÇA DE NASCERES ESQUECEU-SE DE TE DAR INTELIGÊNCIA. TANTA INVEJA PORQUE SOU O MELHOR E A NOSSA TERRA ESTÁ CHEIA DE OTÁRIOS. UM DELES É ESSE NEVES QUE NÃO PERCEBE NADA DE NADA. NUNCA ESCREVEU NADA. NUNCA PRODUZIU NADA A NÃO SER UM FILHO. SEMPRE VIVEU À CONTA DO ESTADO. POR ALGUMA RAZÃO O PSD O LARGOU NÃO FOI? TANTO MAMOU NA EX-RTT. ATÉ UM HOTEL CONSTRUIU NA NIGÉRIA. É COM ESTES GAJOS E COM MAIS UMA DEPRESSIVA E UM MALUCO DA MÚSICA QUE PEDRO, O LEITÃO QUER CHEGAR AO CADEIRÃO? EU PAGO PARA VER. AINDA ESTÃO PIORES QUE HÁ 4 ANOS ANOS. O PS AINDA ESTÁ PIOR. E O PSD? TODOS DE RASTOS.

SELF MADE MAN!

Anónimo disse...

Aumenta a zurraria à medida que se aproxima a hora marcada! Apressem-me meninos, tempus fugit!! Esmerem-se nos epitáfios, dedilhem as harpas da canção da morte...

...o que faz correr a galitada parqa um tacho bem pago sem fazer nada!!!

Anónimo disse...

Eu acho graça.

A identidade do Self Made Man já foi descoberta e ele continua incógnito.

Já foram tantas as identidades atribuídas que uma delas será a verdadeira, afinal apenas resta saber qual?

Anónimo disse...

Pedro Marques está de parabéns, pois soube rodear-se de pessoas competentes, sérias e com provas dadas para o acompanharem no próximo executivo.
Os nomes apresentados são uma autêntica revolução face aos que é habitual e àqueles que se perfilam nas lógicas partidárias.
É a primeira vez que em Tomar é apresentada uma lista a pensar num projecto global para Tomar e não na satisfação pessoal dos incompetentes com que os partidos normalmente se apresentam.
A população está ansiosa pela mudança e esta está nas mãos do Dr. Pedro Marques, quer gostem quer não gostem os boys da partidarite.

Anónimo disse...

Os IpT aí estão a liderar e com mérito.
Pedro Marques
Graça Costa
José Soares

E ainda os que estão para serem anunciados.
Em abono da verdade, diga-se: Pedro Marques tem razões para estar satisfeito, pois não só apresenta uma lista que promete, como lidera as intenções de voto.
Quanto à Assembleia Municipal, esta também promete:

Jorge Neves
João Simões
Pedro Vasconcelos

Quanto às Juntas de Freguesia, os IpT merecem desde já o aplauso, quer por já ter apresentado um conjunto de candidatos, quer pela qualidade e respeitabilidade que estes merecem.
Pedro Marques está a jogar forte e para ganhar.

Anónimo disse...

Actualmente o PS de Tomar é um pequeno grupelho de basófias sem conteúdo. Este grupo é liderado pelo Luís Ferreira, tendo o Hugo Cristovão como testa de ferro e Becerra como moço de recados. Ponto final!
O PSD local também não é muito diferente. Porém a sua liderança não sendo feita por putos é, isso sim, por eunucos políticos que de política percebem muito pouco. Aliás, basta ver quem faz parte da comissão política para se percerber que estamos perante um grupo de pobres diabos ao serviço do senhor Relvas e dos seus interesses pessoais.
Quanto aos IpT, o primeiro passo já foi dado e já provocou uma onda de medo nos costumes e interesses instalados. Por tudo isto, e pela lista que apresentaram é caso para dizer que a vitória está a caminho dos IpT.
O Pedro Marques bem merece até pelas calúnias a que foi sujeito proferidas por gente sem escrúpulos, sem mérito e sem Ética.
Tomar está a encontrar o seu caminho.

Anónimo disse...

Tomar e as eleições autárquicas.

Ouve-se por aí que o Corvelo culpa o Paiva pelos atentados cometidos em Tomar, particularmente na questão do contencioso com a Bragaparques e com as obras no Centro Histórico. É caso para dizer: Oh homem, onde é que você estava quando as decisões foram tomadas e que contaram com o seu prestimoso voto?
Com este tipo de atitudes chegamos ao seu carácter!!!
Diz-se por aí que você não é boa resma, apesar da carapaça com que se disfraça!!!

O Bruno Graça descobriu a pólvora: contratou uma jornalista do cidade de tomar para a gualdim pais com o fito de a usar na propaganda da CDU para as eleições autárquicas.
O Bruno, não sendo um político que mereça qualquer interesse, não deixa de ser uma ratazana disposta a tudo para tudo destruir a favor do seu elefante que um dia destes se tornará branco.
O país e Tomar há muito que disse não ao estalinismo e ao comunisma mais retrógrado que o Bruno representa. Sabiam que Estaline viveu os últimos tempos em constante fuga - não dormia duas noites no mesmo sítio. Porque seria?
O Bruno é um dos melhores herdeiros do stalinismo, representando o que de mais reles isso significa.
Mas há gostos para tudo...

Anónimo disse...

As eleições autárquicas só são objecto de interesse porque os IpT estão na corrida e para ganhar.
Quanto aos partidos tradicionais, seja o PS, PSD ou CDU não trazem nada de novo a não ser a descrença.

O Pedro Marques está a jogar forte e para ganhar. Com mérito, diga-se.

O actual executivo é tão confrangedor e incompetente que até faz dó.

Até Outubro.

Anónimo disse...

O Pedro Marques e os Indepnedentes por Tomar estão em alta.

Mantenham o nível com que se apresentaram na Biblioteca que os tomarenses bem educados agradecem.

Se os nomes já apresentados merecem a aprovação da comunidade e da população que está com os Independentes, aguardamos pela apresentação dos restantes membros para o executivo e Assembleia Municipal, que serão estarão certamente ao nível dos que já apresentaram.

Força quer Tomar está convosco!