terça-feira, 19 de maio de 2009

SITUAÇÃO POLÍTICA LOCAL

António Rebelo
A três semanas das eleições para o parlamento europeu, a situação nas margens do Nabão parece-me deveras peculiar. Como é hábito, de resto. Quando cheguei a Veneza no passado dia 3, já estavam nos seus devidos lugares os painéis municipais obrigatórios, para a afixação da propaganda eleitoral. No caso, tinham até sido colocados por uma empresa especializada, contratada pela autarquia. O mesmo aconteceu nas restantes cidades que tive o gosto de visitar (Pádua, Verona e Vicenza).
Aqui em Tomar, mais de duas semanas depois, nada. E a oposição também ainda não julgou útil protestar contra tal estado de coisas, que só pode resultar de lamentável falta de zelo. Mais uma.
Devem considerar, tal como a local maioria PSD, que de Bruxelas só interessam os fundos europeus, os substanciais vencimentos dos membros da Comissão Europeia, e os chorudos ordenados dos deputados com assento em Estrasburgo. O resto é sempre uma maçada e das grandes. Só assim se explica o tal esquecimento dos painéis, mas também aquela palavra de ordem de "soberania" na propaganda da CDU. Se calhar estarão convencidos de que, num país que precisou de dinheiro de Bruxelas para acabar a auto-estrada Lisboa-Porto, na qual agora se paga portagem, apesar de feita com o dinheiro dos contribuintes portugueses e europeus; estarão convencidos, dizia eu, de que alguém come "soberania" a alguma das suas refeições diárias.
Das outras formações políticas, só o PS e o Bloco consideraram até agora útil mostrar ao povo votante alguma propaganda. "Nós europeus", para os socialistas, "Justiça na economia" para os bloquistas. Os outros nem ai nem ui. Os seguidores da Dona Manuela têm-se contentado com um algo enigmático "Não desista. Todos somos precisos". Os do senhor Portas são tão raros por estas bandas que nem se manifestam, se calhar com receio de poderem vir a ser confundidos com caça grossa. Numa terra de gente basicamente ainda com terra agarrada aos tacões, rústica portanto, todos os cuidados são poucos.
Outro aspecto que chama a atenção é a corrida autárquica, que nunca mais acaba de começar. Nesta altura da competição, só o PS é que afixou grandes cartazes com o dístico "Geração Tomar". Vai daí, à falta de outras mensagens sobre o mesmo tema, os eleitores não tardaram a reagir à boa maneira tomarense. Segundo aquilo que consegui apurar, mas posso estar parcialmente enganado, face àquela mensagem socialista, as reacções do potencial eleitorado podem ser divididas em três grupos, de tamanho desigual. O mais importante é o daqueles que simplesmente não entendem o que se pretende dizer ou fazer com o tal "Geração Tomar". Um outro grupo, bastante mais pequeno, engloba os que se sentem ofendidos. Dizem que se consideram esta a "Geração Tomar", isso quer dizer que os anteriores e os que vierem a seguir só poderão ser de fora de Tomar, apesar de cá viverem, traidores da cidade ou, pior ainda, filhos de senhoras menos sérias. O terceiro grupo, enfim, é o da malta mais na crista da onda. Gente com menos de 40, para quem os outros são todos ou "velhos" ou "cachopos". Pois dizem eles, em tom da chacota que "Geração Tomar, só se for Tomar atrás." Quando interpelados sobre a eventual falsidade e brejeirice da extensão, logo retrucam -"Falsidade? Acha que Tomar está a avançar ou a ficar atrás?". Não há dúvida, os dirigentes do PS local meteram-se mesmo numa alhada de todo o tamanho. E é pena, que até iam aparentemente bem lançados...
Perante isto que acabo de escrever, o presidente Hugo Cristóvão é capaz de vir tentar outra vez explicar as escolhas feitas. Tem naturalmente todo o espaço deste blogue à sua disposição, mas julgo que será trabalho em pura perda. Digo isto porque, na comunicação em geral e na publicidade em particular, o que conta não é aquilo que se pretende transmitir, mas sim e exclusivamente o que os destinatários recebem. E contra isso batatas! O mal está feito e amanhã é outro dia.
Quanto às outras formações políticas locais, a situação é a habitual -clara como o dorso de um melro. No PSD apenas se sabe quem será o cabeça de lista e o seu segundo, embora se murmure há muito tempo quem será o terceiro. A terceira, para ser mais preciso. Na CDU há fundadas suspeitas de que Bruno Graça acabe por aceitar encabeçar a lista. No Bloco o silêncio é de rigor. Os independentes, por seu lado, anunciaram já os três primeiros, mas quanto a grandes linhas programáticas, nicles. O próprio PS, apesar de liderar a corrida da afixação de cartazes, ainda não julgou útil indicar quem irá conjuntamente com Vitorino.
Há depois a hipótese de outras listas independentes. Naquilo que me diz respeito, julgo já ter sido suficientemente claro. Como nenhum dos candidatos já conhecidos me convence, sou forçado a manter-me disponível para qualquer hipótese viável que os eleitores tomarenses achem útil e até indispensável para a cidade e o concelho. Mas só isso. Ou seja: não me poderei recusar, por uma questão de coerência, e para não ter de ouvir mais tarde que não havia alternativa, mas só avançarei se houver um apoio largamente explicitado. Caso assim não suceda, prefiro continuar aqui no blogue e nas viagens, que são actividades bem mais agradáveis. Como dizia em privado o saudoso Cartaxo da Fonseca, o "pai" da actual biblioteca municipal, "Os tomarenses não são nada fáceis de aturar". E não é que tinha razão!?

31 comentários:

Anónimo disse...

Melga.

Anónimo disse...

O que é que Tomar tem a ver com a Europa? Salvo melhor, pouco. Tomar tem mais a ver com o Mundo e nomeadamente África e Ásia. Ou já se esqueceram que foi sede e origem do maior empreendimentos que fizemos e que se fez em toda a História da Humanidade, refiro-me aos Descobrimentos portugueses. Sejam tomarenses, mas daqueles com orgulho na cidade e não daqueles que não conhecem a sua história e nem sabem o que é o Convento de Cristo.Os partidos vão, Tomar fica!

Anónimo disse...

A conversa do "lá fora é que é bom" é demasiado ultrapassada para servir de introdução a uma série de coisa nenhuma. Humildade intelectual também não é coisa que exista nas análises políticas tomarenses. A fonte cibernética acaba por ser o símbolo do umbigo dos cronistas políticos locais...

Anónimo disse...

Dr Odete Foice Indigna das Farturas.

O único, o verdadeiro, o analista sem mácula.

O Nharro.

Anónimo disse...

Dr Anselmo Das Farturas

Vou à Rotunda ver os patos.

Ali pelo menos aprende-se qualquer coisa.

O Nharro.

Anónimo disse...

Pronto, a vaca histérica do SELF MADE MAN mudou de "visual" mas o "toque" permanece.

Anónimo disse...

Oh dr. Rebelo, carago, nem parecem coisas suas!
Com a crise que por aí vai, ao custo de cada “outdor” – umas centenas largas de CONTOS,
( assim, à antiga, soa mais forte e tudo) – acho cá, cus meus botões, que os seus politicozitos, só fazem bem em não se meterem nisso! Poupam-se uns cobres e o pagode não vai a votos na mesma…pra qué cu senhor quer publicidade a coisas más? Valha-o Deus!
Deixe lá as modas dos ítalos! Esses têm, também, que se possa dizer. E não é bom, como o sr. bem sabe….
Se me coubesse mandar, (ah caragos isto é que era…!) pode crer, votava-se tudo no mesmo dia!
E já estava! Todos prá jarreca ao mesmo tempo…

Saudações.

Anónimo disse...

Tomar aparece, finalmete, agora na TV - Por tristes razões.
O Bloco vai com o Dr. Pedro Marques? É mais um apoio e embora todos sejam precisos atrevo-me a dizer que o Dr., mesmo sem eles, já ganhou a presidência dos Paços do Concelho.

Julião Petrúchio :-)

Anónimo disse...

É só bocas.

O Bloco vai apoiar a CDU.

Vai ser uma candidatura muito forte.

Isto está a animar.

Anónimo disse...

consta que a Isabel Miliciano anda a arranjar uma lista !

Anónimo disse...

Pode-se juntar ao Rebelo!

Anónimo disse...

A lista apresentada pelo Ipt fica muito aquém das expectativas.

Está muito fraca

Anónimo disse...

A CDU vai supreender pela positiva.

No meio de todo este pantanal vai ser a tal pedrada no charco !

Anónimo disse...

«A lista apresentada pelo Ipt fica muito aquém das expectativas.

Está muito fraca2»

Devo concordar que os que foram apresentados têm, no global, mais de 50 anos e não vejo sinais de rejuvenescimento dos IpT: era uma promessa de há 4 anos do Dr. Pedro Marques mas enfim as coisas são como são e ele tomou as suas opções. Só espero que consiga atingir os seus objectivos, a bem de Tomar, mas é preciso muita fé até mais que trabalho pois quase todos já ouviram falar dele. Já agora três questões: primeiro apresentam as caras e os programas e as propostas? Onde estão? As caras foram para dar impacto? Para mim mais importante que a forma é a substância mas são prioridades e estou certo, que a seu tempo, apresentá-las-á.

Julião Petrúchio :-)

Sebastião Barros disse...

O tipo de algumas mensagens dá para entender que os seus autores têm para com a Europa, o tal "lá fora", a mesma atitude que face ao estado português -só temos direitos; os outros é que têm obrigações.
Pois vão-se pondo a jeito que Bruxelas não tardará a exigir contrapartidas para tantos fundos aqui gastos. É só esperar que passem as eleições...

Anónimo disse...

«Ou prefere que seja uma ou duas/três cabeças?»

Em 2005 foram duas ou três sabia? Não é preciso auscultação pois o Dr. Pedro Marques conhece todos os anseios e problemas da população.
Mas calma que vamos cair nos cartazes, nas esferográficas, nos jantares e nos folhetos. Tudo muito igual ao que se fez há quatro anos. Mas mesmo sendo mais do mesmo desta vez o Dr. já ganhou.

Julião Petrúchio :-)

Anónimo disse...

«face ao estado português»

Sr. Sebastião:
"Estado" é com maiúscula!
Ai esse sentido de "Estado".

Julião Petrúchio :-)

Anónimo disse...

ÚLTIMA HORA:

PS avança para a Cãmara Municipal com José Vitorino, Hugo Cristóvão, Anabela Freitas, António Cúrdia e Zita Duarte.

Na Assembleia recandidata Luis Ferreira, Anabela Estanqueiro, Jorge Franco e Hugo Costa.

Sta. Maria: Enfermeira Saudade.
S.João: Francisco Faria.
Casais: Sandra Silva.
Paialvo: António Alexandre.
Pedreira: José Mendes.

Anónimo disse...

Ó amigo Julião:

Gosto muito de ler o que escreve, pois já vi que tem muito cuidado com a forma, coisa que vai rareando por estes lados. Infaustamente, quanto ao conteúdo as coisas não vão assim tão bem. Ja não estamos no tempo em que se aceitava bem quem falava de cátedra. Agora até os padres, bispos e cardeais se abstêm de subir ao púlpito, que no entanto foi feito exatamente para isso. Nos nossos dias, proclamar já não resulta. É preciso mostrar os dados e demonstrar o raciocínio. No seu caso, senhor Julião, em que se baseia para sustentar que Pedro Marques vai vencer? Se não ganhou há quatro anos com o apoio activo de Rosa Dias, Fernando Oliveira, Carlos Mota e Vítor Viana, como poderá ser agora o mais votado quando pelo menos o Fernando de Oliveira, que era políticamente o mais hábil e de longe, já desistiu?
Porque será que Rosa Dias decidiu afastar-se? Por causa dos netos, não foi? Balelas, caro senhor Julião. Essa história dos netos já dura há mais de oito anos...

Anónimo disse...

Xico Esperto em S. João,

Saudade em Santa Maria,

saudades dos bons velhos tempos de Luis Bonet ou de Pedro Marques, Presidentes da Câmara eleitos pelo PS,

saudades do Mendes filho, Presidente da assembleia eleito pelo PS,

saudades do Mendes Pai Presidente da Junta da Pedreira eleito pelo PS,

saudades dos tempos das Juntas de Freguesia PS
Asseiceira, Casais, Pedreira, S. Pedro, Santa Maria,


saudades de cidadãos eram eleitos pelo PS de Tomar para o Parlamento, ou escolhidos para o Governo Civil, Turismo, CCR, etc.

saudade não tem fim ........

Anónimo disse...

«Ó amigo Julião:

Gosto muito de ler o que escreve, pois já vi que tem muito cuidado com a forma, coisa que vai rareando por estes lados. Infaustamente, quanto ao conteúdo as coisas não vão assim tão bem. Ja não estamos no tempo em que se aceitava bem quem falava de cátedra. Agora até os padres, bispos e cardeais se abstêm de subir ao púlpito, que no entanto foi feito exatamente para isso. Nos nossos dias, proclamar já não resulta. É preciso mostrar os dados e demonstrar o raciocínio. No seu caso, senhor Julião, em que se baseia para sustentar que Pedro Marques vai vencer? Se não ganhou há quatro anos com o apoio activo de Rosa Dias, Fernando Oliveira, Carlos Mota e Vítor Viana, como poderá ser agora o mais votado quando pelo menos o Fernando de Oliveira, que era políticamente o mais hábil e de longe, já desistiu?
Porque será que Rosa Dias decidiu afastar-se? Por causa dos netos, não foi? Balelas, caro senhor Julião. Essa história dos netos já dura há mais de oito anos...»

O Sr. Rosa Dias está cansado mas fez um bom lugar de vereador assim como o Sr. Carlos Silva. Eu sei que o Sr. Rosa Dias fazia o trabalho de casa com o Dr. Pedro Marques mas já duvido que o Sr. Carlos Silva dominasse tão bem as "pastas" como o PS tentou fazer acreditar mas adiante.
No meu entendimento o Sr. Rosa Dias pretende ser o oráculo dos IpT. Está farto de campanhas e quer ter um pé dentro e outro fora caso a coisa dê para o torto. É uma estratégia... e serve-lhe se ganhar ou perder. Metaforicamente é uma raposa velha mas que ama a política autárquica. E claro que deve querer mais tempo para a família como todos nós. Um outro que não posso deixar passar é o Dr. João Simões profundo apaixonado pela política local e que fez trabalho de sapa na Assembleia Municipal.
Os IpT perderam em Outubro de 2005 porque existia o Eng.º Paiva que às tantas chegou a apanhar um grande susto. Viu como estava muito inseguro nos debates com o Dr. Pedro Marques? Agora os tempos são outros e as personagens também: Dr. Corvêlo de Sousa e Arq.º Vitorino. Ninguém duvide que as guerras internas no PSD local fragilizaram-no. Quanto ao PS é já uma doença crónica não tanto quanto aos seus candidatos mas ao círculo que o rodeia e à forma como se comportam. O eleitorado desconfia deste PS local - há muito sufrivelmente gerido pelo Sr. Luís Ferreira. Claro que a crise económica (desemprego), a imagem do PS nacional e as sondagens não ajudam nada.
Há alguma lufada de ar fresco? Não!
Então sendo racional em quem se vota quando se está desconfiado e pessimista? No Dr. Corvêlo de Sousa? No Arq.º Vitorino? Alguns sim votarão até porque o eleitorado é conservador mas penso que os votos sairão com facilidade para o Dr. Pedro Marques e Companhia e os próprios sabem-no tão bem como eu sei que a nossa água canalizada não tem trialometanos.
Se em 2005 o Dr. Pedro Marques tinha dois "pesos-pesados" da esquerda a acompanhá-lo agora tem dois do PSD (ou um?). O Sr. Soares é, quanto a mim, uma má escolha e pior ainda do que a que foi feita em 2005. Lembra-se da Arq.ª Maria Redol uma talentosa e assertiva senhora embora muito "pura" para esta política de voto rápido? Lembra-se do Sr. Luís Santos? Lembra-se do Sr. Mário Reis? Lembra-se do Sr. António Silva? Lembra-se do Sr. José Júlio? E dos outros? Lembra-se da boa campanha dos IpT? Foi a melhor? E sabe quem foram os seus principais mentores? Sim esses mesmos... o Dr. Pedro Marques e o Sr. Rosa Dias. E cá estão outra vez, não é?
Concluo pois já se faz tarde: o Dr. Pedro Marques vai ganhar apenas porque a concorrência é muito fraca embora certezas ninguém as tenha. Mas afianço que a incerteza em 2005 era maior que a de agora porque se antes foi uma experiência bem sucedida agora pode ser um sucesso bem experimentado ou não!

Julião Petrúchio :-)

Anónimo disse...

"Sta. Maria: Enfermeira Saudade.
S.João: Francisco Faria.
Casais: Sandra Silva.
Paialvo: António Alexandre.
Pedreira: José Mendes. "

Duvido destas candidaturas do PS.

O Alexandre para Paialvo só para rir.

O Jose Mendes para Pedreira ? O PS não tem mais ninguém ? Vai buscar um reformado que já deu o que tinha a dar.

Anónimo disse...

Muito agradecido, senhor Julião!

Assim já se entende muito melhor o caminho intelectual que o levou a pensar ser o Dr.Pedro Marques o provável vencedor das próximas autárquicas. É claro que descurou, se calhar sem querer, duas ou três "peças" importantes, mas isso é coisa que nos acontece a todos. Esqueceu-se, por exemplo, desta: Pedro Marques só deixou alguma saudade em dois microgrupos sociais -o dos funcionários autárquicos e o dos desportistas/chupistas de bancada.
Infelizmente para ele e para os IPT, aqueles já perceberam que no tempo dele era a época das vacas gordas e agora é a das vacas esquelécticas. Quanto a estes últimos, são afinal o mesma capelinha, relativamente pequena. Se assim não fosse, os IPT teriam ganho em 2005.
E depois há outro dado importante. Se Marques não ganhou contra Carlos Silva, muito menos ganhará contra Vitorino, diga-se o que se disser.
Faltando conhecer os eventuais projectos (que não arranja projectos quem quer, mas quem pode), e os programas, direi que, no estado actual da contenda, Corvêlo de Sousa ganha. À justa, mas ganha.

Anónimo disse...

E o Pedro Marques enriqueceu na Câmara, acabou por empobrecer fora dela e por isso agora quer voltar. Só não percebe isto quem estiver muito, mas mesmo muito...distraído

Anónimo disse...

«Muito agradecido, senhor Julião!

Assim já se entende muito melhor o caminho intelectual que o levou a pensar ser o Dr.Pedro Marques o provável vencedor das próximas autárquicas. É claro que descurou, se calhar sem querer, duas ou três "peças" importantes, mas isso é coisa que nos acontece a todos. Esqueceu-se, por exemplo, desta: Pedro Marques só deixou alguma saudade em dois microgrupos sociais -o dos funcionários autárquicos e o dos desportistas/chupistas de bancada.
Infelizmente para ele e para os IPT, aqueles já perceberam que no tempo dele era a época das vacas gordas e agora é a das vacas esquelécticas. Quanto a estes últimos, são afinal o mesma capelinha, relativamente pequena. Se assim não fosse, os IPT teriam ganho em 2005.
E depois há outro dado importante. Se Marques não ganhou contra Carlos Silva, muito menos ganhará contra Vitorino, diga-se o que se disser.
Faltando conhecer os eventuais projectos (que não arranja projectos quem quer, mas quem pode), e os programas, direi que, no estado actual da contenda, Corvêlo de Sousa ganha. À justa, mas ganha.»

O Dr. Pedro Marques é o mais forte dos candidatos (não me parece que fossem apenas esse "micro-grupos" que deram cerca de 5.000 votos aos IpT? Ou foram? Parece que temos que os inventariar?). O senhor sabe muito bem quem e porquê votaram no Dr. Pedro Marques e passar atestados de menoridade ao Sr. Carlos Silva em favor do Arq.º Vitorino é, com franqueza, de uma pobreza intelectual notável.
O senhor já assistiu a alguma reunião da Câmara? Facilmente se conclui que o Dr. Corvêlo está, por certo, na cadeira errada mas vamos dar-lhe mais algum tempo para mudar de lugar. Não acha?
O Dr. Corvêlo é um candidato amorfo embora um homem sério.
Portanto para não melindrar ninguém: o Dr. Pedro Marques é o menos fraco de todos mas isso depende da perspectiva de análise.
Manda a coerência que a linha de rumo se vai manter nos IpT embora se deva fazer um upgrade. Aguardemos pelo programa dos IpT mas noto que está pouco atento ao trabalho camarário da dupla Marques/Dias. Tantas propostas!
Finalmente o senhor poderia escrever IpT em vez de IPT pois esta última sigla é o Instituto Politécnico de Tomar ou estarei enganado?

Julião Petrúchio :-)

Anónimo disse...

Coitado do Pedro Marques, empobreceu mas foi a comprar "aceleradores" na Ervanária 2000. Ele e o seu braço-direito guardador de ovelhas tresmalhadas...

Anónimo disse...

Só duas achegas. Sobre os microgrupos e os votos dos IpT, considera-se geralmente que cada simpatizante vale três votos nos países latinos, em virtude da persistência do padrão "pater familias". A ser assim, 500 funcionários autárquicos vezes três, dá-nos 1500. Mais mil e tantos desportistas/chupistas/de bancada, igualmente a multiplicar por três, e temos 3000 e picos. Com os 1500 anteriores...
A respeito do trabalho autárquico dos dois senhores, convirá considerar dois aspectos. Por um lado, as propostas serviram apenas para ornamentar a sua actuação, pois nem sequer eram, no geral, de uma qualidade por aí além. Por outro lado, e bem mais grave: Tudo indica que Pedro Marques ainda não se terá dado conta de que a actual situação da Câmara, ou aquela que iria encontrar se ganhasse, nada tem a ver coma Câmara do seu tempo, a não ser em termos de algum pessoal e de alguns vícios velhos e relhos. Rosa Dias deu-se conta. Ele ainda não. Significa isto que a experiência de que julga dispôr em vez de lhe servir para alguma coisa, só o poderia atrapalhar, agravando os problemas em vez de os resolver. Nas novas condições criadas pela crise local, nacional, europeia e mundial, já está amplamente demonstrado não ser com soluções velhas que se resolvem problemas novos. Mas vamos esperar pelos programas, que nos irão certamente ajudar a formar opiniões mais fundamentadas.
Quanto à comparação Carlos Silva/ Vitorino, é claro que, no contexto tomarense, este levará sempre a melhor e de muito longe. Poderá é perder muitos votos por ser vira-casacas. Tal como acontecerá com a Graça Costa. Aqui em Tomar, quem gostava muito de feijão frade era a tropa e foi no século passado. Agora já nem a tropa.

Anónimo disse...

Comparar Graça Costa, efectiva traidora do PSD a exemplo do que foi José Vasconcelos, traidor do PS em 2005, quando abandonaram os seus grupos, apenas porque não tinham lugar das respectivas listas para a Câmara, com José Vitorino que é militante do PS há 3 anos, depois de mais de 10 de afastamento do PSD, é um bocadito de mais?

Não conseguem melhor para demonstrar o desespero anti-PS?

Anónimo disse...

Da Graça Costa não me lembro de nada a não ser dumas mocas do caraças que ela tinha por altura da patinagem artística, já lá vão uns bons anos.

Anónimo disse...

Os eleitores dirão em Outubro próximo se era desespero anti-PS ou cegueira dos pseudocegos do costume.
O Vital Moreira saiu do PCP há mais de 20 anos e mesmo assim foi o que se viu...
Na política ninguém perdoa nada a ninguém. Pior ainda: Se fazes bem, ninguém se recorda; se fazes mal, ninguém esquece. É assim a porca da vida. E a vida de alguns porcos.

Anónimo disse...

O FEIJÃO-FRADE


…ora vejam lá se o feijão-frade é ou não é do melhor?!
se bem confeccionado: uma delícia! …e, como o “nosso” é de boa qualidade…
vejam só o cozinhado:

SALADA DE FEIJÃO-FRADE COM BACALHAU ASSADO

de véspera ponha o feijão de molho. no dia coza-o em água juntamente com uma cebola descascada e uma pitada de sal (pouco sal).

entretanto, asse as postas de bacalhau nas brasas ou numa chapa em cima do fogão.
enquanto isso, descasque os alhos e corte ao meio; lave e pique a salsa; aqueça uma travessa e esfregue-a bem com os alhos cortados. à medida que o bacalhau vai assando, parta-o em lascas grandes e sem espinhas e coloque-o na travessa. regue-o com metade do azeite e do vinagre.


sirva noutra travessa o feijão escorrido temperado com sal, pimenta moída na altura, o resto do azeite e vinagre, e salsa picada.

Alimentem-se…..