domingo, 27 de maio de 2012

Abusos intoleráveis

Já em tempo de vacas gordas o pessoal gosta mais de copos e petiscos que de leituras. Então agora, em época de desgraças, ler coisas desagradáveis, nem pensar! Tentando ultrapassar tais idiossincrasias, seguem algumas fotos de ontem, assim em forma de banda desenhada. Vá lá, faça um pequeno esforço. Leia e desculpe o incómodo.

As malfadadas obras da Estrada do Convento já se arrastam há 15 meses, designadamente por causa da falência do empreiteiro anterior. Até agora nunca fora necessário (ou nunca houvera descaramento suficiente para?) vedar todas as tradicionais vias de acesso ao Convento. Aconteceu nesta altura do ano, quando começa a estação alta do turismo.. Sem qualquer respeito pela liberdade de circulação nas vias públicas, constitucionalmente garantida. Abuso intolerável portanto.



 A Calçada de S. Tiago está agora assim...


Com indicações que até eu, habituado a plantas, guias, viagens e que não me considero dos mais burros, estive mais de cinco minutos para perceber este quadro.

A Calçada dos Cavaleiros está assim. Com um detalhe pícaro...

Este painel está a meio da subida, e não à entrada...

O que leva alguns turistas mais ladinos a entrar pelas costuras...

A via principal -Estrada do Convento ou Av. Vieira Guimarães- está assim há mais de um ano.

E não se percebe porque vedaram agora a Calçada de S. Tiago, pela qual sempre se transitou, apesar das obras.




Lá em cima, junto à Porta de S. Tiago, é isto. Tudo vedado e uma indicação "Centro" em português, a apontar na direcção da periferia, de acordo com as plantas distribuídas aos visitantes nos serviços locais de Turismo. Devem pensar que por estas bandas o pessoal anda um bocado fanado da mona...

Mais adiante, junto à fachada norte do monumento, no local do futuro parque de estacionamento para 9 (!!!) autocarros, este quadro não engana. As cinquentenárias pinheiras da Cerrada dos Cães tinham mesmo raízes a mais. Fica o documento, para o caso de algumas secarem, o que me parece provável.

Concluindo por agora, resta assinalar a improvisada via de acesso ao Convento de Cristo, Património Mundial desde 1982. A funcionar há 15 meses. (Visitantes com dificuldades de locomoção, façam o favor de aguardar melhores dias, pois não há mal que sempre dure...) 
Mais palavras para quê? São artistas tomarenses!
Se fossem obras particulares, de certeza que já teriam sido embargadas há muito tempo. Dando de barato que o projecto teria sido aprovado, o que está por demonstrar. Mas tratando-se da Senhora Dona Autarquia, dona de muitas prendas e governada por caseiros de muitos predicados, como está à vista de todos...

Sem comentários: