quarta-feira, 2 de maio de 2012

Indo a direito


O texto "Estava escrito!", sobre telemóveis tectos e tetas, causou azia em pelo menos um leitor adepto dos IpT, assaz boçal para publicamente enfiar as botas no prato. Entende-se. Está em causa o estatuto dos senhores eleitos, muitos dos quais se julgam saídos não da barriga da respectiva mãezinha, mas da coxa de Júpiter. Feitios!, diria o saudoso Solnado. O mais grave, porém, reside no facto de, para além disso, serem em geral tão desprovidos, cabeçalmente falando, que nem sequer disso mesmo se dão conta. Aos factos!
Ilustre desconhecido na política do burgo, na qual nunca antes participara, mesmo ao de leve, Pedro Marques foi, por evidente bambúrrio, eleito presidente da câmara. Durante dois mandatos, em tempo de poucas nuvens, praticou o quero posso e mando. Com tal eficácia que até os seus parceiros Lino Cotralha e António Alexandre disso se lastimaram amiúde, referindo um feitio difícil, do tipo egocêntrico. Como ainda hoje, de resto.
Rejeitado pelo PS local para um terceiro mandato, deixou na autarquia uma tal ensarilhada que quinze anos volvidos ainda ninguém lhe conseguiu dar a volta. O manhoso e tosco PDM continua a desagradar a todos e o império burocrático do ex-DAU, apoiado nos ditames da senhora Marques, que durante anos e graças à atitude colaborante do então presidente, se julgou dona daquilo tudo, nunca esteve tão forte.
Por motivos nunca cabalmente explicitados, a dada altura regressou à política o ex-independente pelo PS, agora numa lista Independentes POR Tomar. Acompanhado por ex-eleitos da CDU, entre os quais Fernando Oliveira, António Rosa Dias, e João Simões. Além de outros por detrás da ribalta, como José Neto, Carlos Mota ou Vítor Viana. Seis anos volvidos, apesar do slogan "gente que resolve", têm para apresentar uma mão cheia de vento e outra de sombras de paredes. E já desapareceram sucessivamente da cena política local Fernando Oliveira, Rosa Dias, José Soares e a arquitecta Redol. É muita deserção em tão pouco tempo. Porque será?
Na sua bosta cerebral, o supracitado adepto pedrista insurge-se contra o facto de não ter sido então escrito que  o seu ídolo e a outra eleita, segundo afirma, se pronunciaram a favor de um tecto para os telemóveis dos eleitos, tal como para os funcionários. Pois aqui fica o esclarecimento! Com uma indispensável adenda: Como quase sempre, a seu tempo se verá que as meias tintas nada resolvem. Corajoso e eficaz seria, isso sim, renunciar aos telemóveis, ao gabinete, ao computador, à impressora e aos consumíveis. Que se justificam apenas para os vereadores com pelouros distribuídos. Agora assim...
Da mesma forma, o presidente Carrão e restantes membros da troika nabantina, tendo em conta a catastrófica situação financeira da autarquia -que tende a piorar e de que maneira- deveriam renunciar imediatamente a adjuntos, secretários e chefes de gabinete, recrutados nas suas respectivas rodas de amigos políticos, entregando tais lugares a funcionários da autarquia, bem entendido sem qualquer aumento de vencimento ou regalias. Isso é que era serviço!
De paleio e de medidas simbólicas estamos todos fartos! 

6 comentários:

Anónimo disse...

Na parte final deste post, concordo plenamente que algumas renuncias deveriam ser feitas, tais como os secretários, os adjuntos e chefes de gabinete, porque não mais e do que dar tacho a alguns deles. Sobre a renuncia dos telemóveis, gabinete, computador e consumíveis, o prof deve estar redondamente enganado, vejo mesmo que nada de politica ou de como trabalham os vereadores sem pelouro percebe. O seu objectivo só tem um caminho, denegrir a imagem de tudo e de todos, infelizmente nada contribui para nada, nota-se que o desespero e grande e coloca-se a adivinhar coisas que não sabe e manda papos para o ar a ver se colam, pois bem, a sua cola esta demasiado liquida e não pega. As botas vou eu ver o prof. a enfiar, não no prato, mas naquela travessa enorme que tem ai, aquela que a sua avozinha lhe deixou em testamento da fabrica de louça de Sacavem se ate 2013 não se partir... A ver vamos!

alexandre leal disse...

Professor salvo erro este erudito estava na "reunião das sanitas"!
Por uma questão de saúde pública deve accionar o autoclismo.
O resto...vindo de quem vem ...apoiante do infatigável e perene lider...

Leão_da_Estrela disse...

Meu caro professor, não é só em Tomar. Já lhe contei a estória do município que dá emprego a toda a família do presidente da câmara e dos vereadores da maioria, infelizmente é assim em grande parte das autarquias do País.
Já quanto aos telemóveis, olhe, eu entreguei o que me estava distribuído e não imagina o sossego!(sempre tive "plafond" - 35,00€/mês - que nunca foi ultrapassado)
Ainda relativamente aos lugares de chefes de gabinete, assessores, etc. e tal, a mim o que me incomoda é que não se atribuam os lugares a pessoas do quadro das autarquias, tirando partido dos seus conhecimentos e da sua competência e se traga gente de fora, porque os vencimentos, esses, estão estipulados por Lei e são uma percentagem do vencimento do Presidente.
Quanto ao sujeito do texto, concordo consigo, deixou aí uma lepra pior que a do pessegueiro, que volta todos os anos.

Ctos

alexandre leal disse...

Professor

Serei de compreensão lenta e distraído! Mas só agora me pareceu perceber que os sérios e dignos vereadores sem pelouro desde o príncipio(perene lider inventariador de sanitas e a Dona Graça) tem telemóveis pagos com os impostos do portuguesinho lorpa?
Mas porquê ? Será para avisarem que vão estar presentes na próxima assembleia municipal ou para o sofisticado politico proceder ao inventário sanitário do concelho???Obra meritória decerto...
Esta ligação à construção civil já vem de longe! PDM embrulhado, etc

Anónimo disse...
Este comentário foi removido por um gestor do blogue.
Unknown disse...

A senhora ou senhor "Por Tomar" acérrimo defensor dos pedristas tomarenses, vai-me desculpar mas doravante todos os seus comentários serão eliminados. Trate portanto de mudar de pseudónimo. Mas tenha cuidado porque o seu estilo é fácilmente reconhecível.
Já sei que vai exaltar-se, queixando-se de ser vítima de censura. É verdade. Censuro-o porque você não passa afinal de um reles vigarista, sempre pronto a insultar os outros, porém capaz das piores barbaridades em relação à verdade. Com que então esteve na reunião onde foi discutida a questão dos "plafonds" para os detentores de telemóveis pagos pelos contribuintes. E os pedristas até votaram pelos tectos. O PSD e O PS é que votaram contra, escreveu você alhures. Trafulha! O assunto nunca foi sequer discutido em qualquer reunião, como se pode confirmar no comentário do vereador Luís Ferreira no post "Estava escrito".
Por tudo isto, passe bem e procure não chatear mais. Pode ser?