quinta-feira, 17 de maio de 2012

Cargos de confiança política e respectivos vencimentos...na Câmara de Leiria

JORNAL DE LEIRIA, 17/05/2012, página 10, Gratuito

Fica desde já prometida a publicação de igual documento sobre a Câmara de Tomar, logo que a imprensa local o consiga obter e difundir... Só para verificar as diferenças entre autarquias ricas e  autarquias pobres.

2 comentários:

HC disse...

Caro Prof Rebelo,

Sabe bem que esses são os lugares de confiança política oficiais, depois há sempre mais uns... na câmara de Tomar então!

De qualquer forma não é por isso que escrevo este comentário, mas sim pelo seu texto anterior, e pela (normal) desmotivação que parece estar a sentir.
Sabe bem que nem sempre concordo consigo, mas mais importante que isso é dizer que, como bem afirma, são (muito!) poucos aqueles que têm opiniões convictas e fundamentadas e, mais importante, as assumem publicamente.
Estou aliás há muitos anos convicto que essa é uma característica que se sente ainda mais em Tomar que em muitos outros concelhos, e é um dos fatores que muito contribui para a nossa situação nos últimos anos.

Por isso, mesmo que abrande, não deixe de dizer o que pensa, não podendo deixar de aceitar que raramente há uma só verdade, mas muitas perspetivas dessa mesma verdade, e sabendo sempre que, como bem disse Martin Luther King, "para criar inimigos não é necessário declarar guerra, basta dizer o que pensa".

abraço

Leão_da_Estrela disse...

Caro professor,

Louva-se a colocação deste post e a abertura da CMLeiria, mas se a imprensa local quiser saber os valores de Tomar, basta perder um pouco de tempo e pesquisar; no DR está lá tudo.

Já agora, não resisto a escrever algo sobre o "quadro de honra" que postou:

Acácio de Sousa, antigo diretor do Arquivo Distrital de Leiria, assumiu (hoje) funções como chefe de gabinete do presidente da Câmara Municipal de Leiria, informou a autarquia.
Segundo nota divulgada, a nomeação não envolve qualquer encargo para a Câmara de Leiria, decorrendo de autorização governamental.
Acácio de Sousa, que saiu do Arquivo Distrital de Leiria há um ano, aposentando-se, regressa desta forma à Câmara de Leiria, onde antes foi vereador eleito pelas listas do PS.
http://dre.pt/pdf2sdip/2011/05/089000000/1996319983.pdf
O valor da aposentação do senhor Chefe de gabinete:
MINISTÉRIO DA CULTURA
ACÁCIO FERNANDO SANTOS LOPES SOUSA DIRECTOR DE SERVIÇOS ARQUIVO DISTRITAL DE LEIRIA € 2 458,54

http://www.regiaodeleiria.pt/blog/2012/05/02/acacio-de-sousa-e-o-novo-chefe-de-gabinete-de-raul-castro/
Não é remunerado porque a legislação o não permite, mas louvo-lhe o espírito de missão, que mesmo assim o levou a ir trabalhar quase de borla. Ainda assim, mesmo sem fazer contas, opta pela reforma porque ela será superior ao vencimento de Chefe de Gabinete, mas isso não lhe posso criticar, obviamente que em situação semelhante, sem dúvida que optaria da mesma forma.

http://www.jornaldeleiria.pt/files/_Ed_1386_4d4a737b04d38.pdf
http://www.jornaldeleiria.pt/portal/index.php/portal/index.php?id=5821&path=%2C1119&mode=show&page=1&lang=DF
Já agora, é curioso verificar que duas vereadoras sem pelouro exercem funções de direcção em empresas ligadas ao município, mas isto sou eu que sou má língua…
Já agora ainda, aqui vai o sítio da candidatura de Raúl Castro à CMLeiria:
http://castropresidenteleiriaps2009.blogspot.pt/2009/08/aqui-vos-apresento-lista-de-candidatos_5377.html
Lá está, em oitavo lugar, Ana Monteiro…não foi eleita, mas o lugarinho, lá está, garantido.
E Jorge Gameiro, será este:
http://www.linkb2b.pt/empresas/jorge-gameiro-501708073.php
É que se é, não deixa de ser “engraçado” que tenha funções da área da habitação social…
Não teço comentários acerca de Pedro Silva, a não ser que um licenciado em HST seja agora adjunto do vereador para a Juventude e Educação…será porque é jovem (ou aparenta ser)? nem acerca de José Maria Faria, a não ser um apontamento de que fez parte da lista do PS às legislativas de 2011; apesar de tudo, parece estar no lugar certo, a ver pelas funções que desempenhou anteriormente; nem acerca de Paulo Pinheiro, apenas a curiosidade de ser o mais antigo de todos e não ter foto. Lembrar ainda que excepção feita a este último senhor, todos os outros entraram para a Câmara no início deste mandato…mas isto é transversal a todo o espectro político, não é só na CMLeiria, infelizmente.

Cumprimentos