segunda-feira, 14 de maio de 2012

Um símbolo...


Um símbolo! Pela primeira vez em mais de cinquenta anos, estamos a meio de Maio e a Roda do Mouchão não anda, nem foi ainda feito o açude tradicional. Mas a ridícula fonte modernaça da Rotunda -com água às cores e tudo, como em Las Vegas/USA- essa funciona e consome energia eléctrica, paga por todos nós. Dir-se-à que, a partir do momento em que a infeliz reformulação do Mouchão, patrocinada por António Paiva (que nunca ali brincou ou namorou, o que explica muita coisa...), destruiu o tradicional e ecológico sistema de rega, a roda não tem qualquer utilidade prática. Será mesmo assim? Os turistas virão a Tomar para ver a fonte modernaça da Rotunda, os pastéis de cão pelas ruas, as obras da Estrada do Convento, a falta de sinalização adequada, os monumentos fechados e uma cidade decrépita? Ou, pelo contrário, para verem, visitarem e saborearem coisas típicas, ruas limpas, gente alegre e uma cidade dinâmica? 
Sobre o actual estado de coisas, correm duas versões convergentes. Há quem garanta que a roda não funciona porque a actual maioria relativa já não consegue controlar os funcionários da autarquia, descontentes com a cada vez maior penúria e as desagradáveis e por vezes ridículas medidas de austeridade. Outros acrescentam que foi a própria troika local a decidir não fazer o açude, como medida emblemática da nova e forçada política de poupança. Em ambos os casos há portanto um aspecto comum -a falta de dinheiro para horas extraordinárias. Exactamente aquilo que o vereador socialista Luís Ferreira deixa transparecer no seu mais recente texto, aqui. A ser assim é grave, mas entende-se. É grave, pois doravante os tomarenses e os visitantes deixam de ter a certeza de que poderão contar com pronta assistência dos bombeiros ou com eficazes serviços autárquicos, quando necessários. Entende-se, porque ainda recentemente o presidente Carrão, tentando passar a mão pelo pêlo demasiado susceptível dos senhores funcionários, se proclamou adversário resoluto da inevitável racionalização dos meios humanos da autarquia, com uma curiosa justificação: "Temos 529 funcionários, o que representa outras tantas famílias que dependem do município". É humano e à primeira visa solidário. Mas será que as autarquias existem para dar emprego (por vezes de favor...) aos cidadãos? Ou prioritariamente para desempenhar com eficácia e prontidão os indispensáveis serviços públicos à comunidade?
Por este caminho, a resposta final não tardará muito. Pois se até o guarda da Mata, lamentando há poucos dias a situação "numa cidade que dizem de turismo", exclamou que "Até parece fazermos de propósito para colocar o carro à frente dos bois!" Queria ele dizer que temos o hábito lamentável de distribuir e gastar a riqueza que ainda não produzimos, ou de fazer conta com os ovos nos ovidutos das galinhas... E não há meio de aprendermos!

3 comentários:

Leão_da_Estrela disse...

Caro professor,

Já percebeu que há situações em que o meu pêlo fica demasiado eriçado e uma delas é quando fala nos FP's.

Já aqui fiz algumas contas de merceeiro e demonstrei que cada vereador custa, por baixo, mais de 5000,00 € por mês aos municípios, o que dava, no mínimo para, com todos os encargos, pagar a 7 ou 8 "demasiado susceptíveis senhores funcionários" limparem a caca de cão e ainda chegava para montar mais dois ou três açudes, com a madeira de algumas árvores recicladas da limpeza das margens do rio (feitas por mais 7 ou 8 trocados por mais um vereador).

Até parece que é aos "susceptíveis senhores funcionários" da Autarquia que compete planificar e fazer executar seja o que for, ou, a bem da Nação, toca lá de ir trabalhar de borla fora do horário porque não há graveto, porque é preciso garantir as mordomias dos senhores eleitos?

Valha-nos Santa Bárbara!

Pata Brava Tomarense disse...

Professor Rebelo caso lhe interesse. Julgo que Tomar agradece ao João Esteves por ter tido a CORAGEM de desmascarar Miguel Relvas:

Os Miguéis Relvas desta vida: o "cancro " da nossa democracia!

João Lemos Esteves (www.expresso.pt)





4:12 Segunda feira, 14 de maio de 2012





1. Em Portugal, há uma geração de políticos que gosto de brincar com tudo. Com a Pátria, com os portugueses, com o dinheiro dos contribuintes que através do seu trabalho honesto fazem (tanto quanto possível!) pela vida. Eles brincam porque tratam o País como se fosse a sua loja maçónica (a que legitimamente pertencem, desde que não interfira com os interesses de Portugal) ou o seu clube restrito de amigos - no fundo, comportam-se como se fossem gestores de condomínio de um grande espaço, sobre o qual dispõem de um poder absoluto e isento (julgam eles!) de críticas. Mas Portugal é uma Nação secular e com uma História que a todos nos orgulha - não, não é o clube privado desta geração de líderes que nasceu a contar fichas de militantes nas secções partidárias, nunca se dignou a pensar o futuro da respectiva freguesia (quanto mais do País!) e inventaram nomes ou usaram o nome de pessoas que já nem sequer se encontravam entre nós para "medir forças" nas votações internas dos partidos. Miguel Relvas é um modelo clássico, inequívoco desta nova geração de "políticos funcionais" que nos levaram ao abismo. E que são a causa imediata, estrutural e real da crise nacional e europeia (principalmente). Só que Miguel Relvas e os seus pares devem perceber, de uma vez por todas, o seguinte: há limites para a brincadeira. Já aumentaram impostos para níveis sufocantes, já retiraram subsídios de férias e de Natal, empobrecendo os portugueses, andam à deriva quanto ao desemprego - mas atenção: não nos vão negar o respeito pelos nossos direitos, liberdades e garantias mais elementares! É que ter comissários políticos a chefiar as secretas, tendo acesso à informação detalhada de todos os portugueses, à nossa vida privada, podendo utilizá-la para chantagear tudo e todos para alcançar os seus objectivos, isso ultrapassa todos os limites razoáveis! Isso é um atentado contra o Estado de Direito Democrático!


http://expresso.sapo.pt/politicoesfera=s25409

FUNICULIN disse...

Roda do Mouchão um símbolo? De quê? Da inércia Camarária? Além dos 37 papagaios bobos da Assembleia Municipal ainda existem mais sete no Município a fazerem o quê? Assim a RODA DO MOUCHÃO PARADA É SOMENTE O SINAL DO DESLEIXO DOS SEUS RESPONSÁVEIS.