sábado, 26 de maio de 2012

Preocupante



Por razões que só os visados poderão explicar, vive-se em Tomar desde há meses um clima pouco saudável e por isso mesmo preocupante. Vejamos.
Contrariando um hábito com pelo menos 50 anos, a autarquia não mandou fazer o tradicional açude do Mouchão, pelo que a roda (feita de novo o ano passado) não funciona. Os senhores autarcas da troika local não deram qualquer explicação; a oposição calou-se; a comunicação social nada disse.
Inopinadamente, foram retirados os bancos da Praça da República há já três semanas. Os senhores autarcas da troika moita carrasco; a oposição moita carrasco; a comunicação social moita carrasco. 
Sem qualquer noção do que sejam liberdades fundamentais, garantidas pela Constituição, um labrego cívico qualquer, com responsabilidade directiva nas malfadadas obras da Estrada do Convento -logo agora que começa a estação turística- mandou vedar todos os acessos pedonais ao monumento, menos o da Mata dos Sete Montes.
Temos assim uma situação deveras curiosa. Quando há qualquer manifestação transitória, que implique interrupção de trânsito automóvel, pedonal ou de estacionamento, a autarquia publica antes (porque a isso é legalmente obrigada) um edital dando conta da ocorrência, com data, prazo e justificação. Agora que os turistas e os habitantes da zona do Casal do Láparo ficaram -não se sabe porquê nem por quanto tempo- sem as três ligações mais usuais para o Convento e arredores, (Estrada do Convento, Calçada de S. Tiago, Calçada dos Cavaleiros), os senhores autarcas moita carrasco; a oposição moita carrasco; a comunicação social moita carrasco. Apesar de durante a noite a Mata estar fechada, o que impede a utilização da única via pedonal disponível. Será que a autarquia tenciona explicar o que se passa? Entendem os digníssimos representantes do povo que não vale a pena gastar cera com ruins defuntos? Vão distribuir helicópteros (ou pelo menos as 10 bicicletas compradas pelo vereador Luís Ferreira) aos turistas e aos habitantes daquela zona?
Tudo isto me parece muito preocupante, mas quê?! Neste momento o que está a dar em Tomar é o tiro ao Relvas. Basta ler os blogues Algures aqui e Vamos por aqui, por acaso ambos de eleitos socialistas locais, que pelo menos têm a coragem de dar a cara. Os restantes devem tomar banho com escafandro, para não se molharem...
Pobres turistas! Pobre terra! Pobre gente!

6 comentários:

Maria disse...

António:
Deixe-me chamar-lhe só assim.
Nasci em Tomar há 67 anos, no tempo do Capitão Oliveira e, sempre adorei a minha terra. Sofri muito, quando saí daí, com onze anos.
Sempre que podia, ia à minha linda terra, falava dela a toda a gente, foi o 1º sítio onde levei o meu marido.
Hoje, amigo, tenho medo de falar da minha terra, tenho medo de lá ir, dói-me saber o que por lá se passa.
Continuo a amá-la e como. O meu blogue chama-se "Alcatruzs da Roda", o meu cãozinho, que me deixou há 15 dias, chamava-se Nabão, tenho recordações de Tomar, por todo o lado.
Fiquei doente com a morte do meu bicho. O meu marido quis levar-me aí, para ver se eu reagia. Não fui capaz. Aquilo que leio na Net e me contam, faz com que ainda me sinta mais triste.
Para acabar com as lamurias, só lhe digo, parafraseando alguém: " O meu cão morreu, a minha terra está a morrer e, eu não me sinto nada bem".
Desculpe o desabafo, mas estou mesmo muito em baixo.
Maria

templario disse...

DE: Cantoneiro da Borda da Estrada

Dr. Rebelo, por falar no blogue Algures Aqui...

Que pensa do Dr. Hugo Cristóvão como candidato do PS à presidência da CMTomar?

Tenho dele uma boa impressão. Parece-me um jovem com capacidade. Acha que tem o perfil para ser o meu "Zézito" de Tomar?..., com capacidade para trazer a ele (quiça ao PS) as andorinhas que se andam a perder no BE. Estou a lembrar-me de um jovem desse partido que entrevistou na R. Hertz, que me deixou excelente impressão?

Se me quiser responder, tomarei em alta consideração a sua opinião.

Quanto a Relvas, resolvi sair da linha de combate; a luta trava-se agora numa dimensão mais profissionalizada, no patamar onde sempre desejei fosse travada. É onde se luta agora. Não gosto de "bater" em vencidos.

Mas asseguro, pelos clippings que me vão chegando e pelas mensagens que não param de chegar ao meu telemóvel especial de corrida, que mais coisas surpreendentes vão ser escarrapachadas.

Adianto apenas que o Aranhiço já disse que se queria demitir, decisão que está a ser adiada, pelas consequências que terá (há reuniões por todo o lado, ajustamento de contas, etc.): leva o primeiro ministro agarrado a ele (é de raça ainda pior que o seu braço direito), e, logo a seguir, o Presidente da República, acravadinho neste pântano, pela contribuição arrogante que deu para este lamaçal. Consta-se também -tenho as minhas fontes habitualmente fidedignas - que nas redações dos jornais já houve cenas de porrada em luta pela liberdade de informar.

Ah! uma nota: não acredite na multidão de jornalistas que andam agora a dizer que também já foram pressionados... É tudo mentira. Estão a tentar limpar a sua caninice perante os seus chefes e donos dos jornais. Dentro de pouco tempo vão começar a ser reveladas as canalhices que fizeram a J. Sócrates.

Pois é. Vai ver que vem tudo por aí abaixo, agarrados uns aos outros. Exceto um: o presidente da República. Este cairá sozinhito, sacudido por todos.

Se me quiser enviar a opinião que lhe pedi por outras vias... - o meu email também é especial de corrida.

Obrigadinho.

Unknown disse...

Para Templário/Cantoneiro:

Será o PS a escolher os seus candidatos, julgo que lá mais para diante, após as eleições internas do mês que vem. Tenho a melhor impressão do Hugo Cristóvao e da actual líder local, Anabela Freitas. Tive o gosto de entrevistar ambos na Hertz e agradou-me o que disseram. Há contudo uma pequena questão: no meu humilde entendimento, nas próximas autárquicas os eleitores tomarenses vão escolher um programa, não um candidato ou um partido. Caso contrário, se já estamos mal, iremos ficar ainda pior.

Unknown disse...

Para Maria:

Compreendo o seu estado de espírito. Os tempos são bem agrestes para os tomarenses, que estão agora a colher os frutos daquilo que foram semeando desde que há eleições livres. Situação sem remédio? Recuso-me a acreditar. Poderá levar tempo, mas havemos de voltar a ter orgulho nesta nossa terra-mãe bem amada. Coragem Maria! Amanhã é outro dia!

Pedro disse...

Ontem estive de visita a Tomar. Fotografei a Porta do Sangue do castelo Templário cuja área está agora limpa. Não tive coragem de fotografar as obras do outro lado. Sabia que as lágrimas me viriam aos olhos, de revolta. Mesmo assim, o triste espectáculo que presenciei à entrada da Mata dos Sete Montes levou-me a lamentar ter lá ido.
Não vou reproduzir aqui os diálogos entre os visitantes e os funcionários que ali trabalhavam, de tão deploráveis que foram, mas tudo circulava à volta do facto de os wc existentes à entrada (último grito da tecnologia espacial) não terem água nas torneiras, não terem papel nas retretes e todo o interior estar em péssimas condições de higiéne e limpeza. Inadmissível !
Ainda ouvi entre funcionários e em tom de chacota a sugestão para os visitantes irem "cag..." a casa. (!!!).
Pensei em Tomar dos Templários e senti-me no Planeta dos Macacos...
Cada vez sinto menos vontade de lá voltar.

alexandre leal disse...

Com o devido respeito e sem pretender qualquer polémica devo dizer que apelidar o Dr.Hugo Cristóvão de novo zézito , comparando-o a Sócrates é ofensivo para o jovem socialista e só queima a sua eventual candidatura.