domingo, 28 de abril de 2013

Desemprego na Europa

Le Monde, 26/04/2013, página 3

Dois grandes grupos: um periférico = > 10%, outro central = < 9%. O grupo ultraperiférico = > 14% inclui Chipre, Eslováquica, Espanha, Grécia, Irlanda, Letónia e Portugal.
No que concerne a Portugal, é previsível um aumento do desemprego logo a seguir às eleições autárquicas de Outubro próximo. Não só porque o governo já anunciou despedimentos na função pública, mas também e sobretudo porque nalgumas autarquias a situação tornou-se insustentável. E sem contra-argumentação credível, dado que, enquanto médicos, professores, juízes, polícias, etc. fazem falta, nas autarquias locais, quanto menos administrativos e chefes, menos burocracia e mais facilidades para os investidores.
Basta atentar neste exemplo, já que apresentado antes: Caldas da Rainha > 16 freguesias, 44 mil eleitores, dívida de 4 milhões de euros, população a aumentar, de acordo com o INE, 3 chefes de divisão; Tomar > 16 freguesias, 38 mil eleitores, dívida de 38 milhões de euros, população a diminuir, de acordo com o INE, 2 directores de departamento + 9 chefes de divisão.
Há chefes e funcionários a menos nas Caldas? Ou evidente excesso de uns e de outros em Tomar? Porque será que a população tomarense desce, enquanto a caldense sobe?
O presidente (PSD) das Caldas da Raínha é o mesmo há sete mandatos...

Sem comentários: