quinta-feira, 18 de abril de 2013

Fique descansado...


Após ter anunciado há semanas que a câmara ia reduzir as chefias, em conformidade com as novas determinações da tutela, Carlos Carrão parece ter-se arrependido. Soube-se esta semana que afinal ficam os mesmos nos mesmos lugares com as mesmas retribuições. Em linguagem militar, voltou-se à primeira forma. O que significa 2 directores de departamento e 9 chefes de divisão para 38 mil eleitores. A título comparativo, com 44 mil eleitores Caldas da Rainha tem apenas 3 chefes de divisão. E o presidente da câmara (PSD) já ocupa o cargo há 27 anos. Uns pacóvios, os caldenses! Ainda não aprenderam a esfolar cabritos! Os nabantinos é que sabem! Saia um das Caldas, dos de cinco litros -tinto!- para o pessoal!
Então e a foto acima, vem a que propósito, perguntará com razão o leitor impaciente? Pois lá vamos.
Apesar de tanto chefe e da cada vez mais notória falta de índios, sobretudo na salubridade urbana, vulgo limpeza, durante a recente poda dos choupos junto à moagem, houve desastre. Ninguém avisou os trabalhadores de uma empresa privada que deviam proteger o murete, revestido a granito. Vai daí, uma pernada, decerto descontente por ter sido cortada, perdendo assim o lugar fez o trabalho que se vê na foto. É no que dá as árvores não votarem. Caso contrário, nem haveria poda uma vez que, como no caso das chefias, quanto mais pernadas mais votos. Digo eu...
Pouca coisa? Pois é. Tanto mais que, como se sabe, a ordem é rica e os frades são cada vez menos. Os que pagam, quero eu dizer. Caso isolado? Olhe que nem tanto.
Alí na esquina da Rua do Pé da Costa com a Joaquim Jacinto, está uma boca de incêndio a entornar água desde há perto de um mês. Já lá fui com uma chave adequada, mas nada consegui por não ser só falta de aperto. De modo que me desloquei ontem aos SMAS e avisei as senhoras da tesouraria. Até aproveitei para acrescentar, em tom jocoso, "Bem sei que a água está barata e a câmara é rica, mas mesmo assim não há razão para se estragar." -"Fique descansado", disseram-me depois de terem tomado nota e agradecido com toda a correcção.
24 horas passadas, continuo descansado. E a boca de incêndio continua a verter. Abençoada terra! Tem muitos chefes, uns eleitos outros cooptados, mas todos justificam largamente aquilo que auferem. Assim é que é!

Sem comentários: