terça-feira, 2 de abril de 2013

Ponto de vista interesseiro

Em declarações à Rádio Hertz, Jaime Lopes, presidente da Junta de Freguesia de Casais, lastimou que alguns dos eleitos que chumbaram o PAEL na Assembleia Municipal apareçam agora a pedir ajuda à câmara. Acrescentou que não sabem nada da vida real de todos os dias os deputados municipais que recusaram o voto favorável ao referido pedido de empréstimo, ou que de algum modo se abstiveram. Percebe-se a indignação do autarca casalense, que julga estar cheio de razão. 
Na verdade, aprofundando um pouco as coisas, constata-se que os verdadeiros responsáveis pelo actual estado de coisas (dívidas por pagar há meses e meses, comerciantes que se recusam a fornecer a autarquia, preços fortemente empolados...) não são os eleitos da oposição. São os da maioria relativa, que continuam a gastar a crédito, sempre a contar com o ovo no cu da galinha. Sucede assim que, sem fundos para pagar a pronto, onde tencionam os carronistas ir desencantar mais tarde verbas para pagar os empréstimos e os respectivos encargos? Recorrendo a novos empréstimos?
Daqui resulta uma situação algo curiosa. Enquanto em Lisboa o governo se esforça no sentido de cobrar mais e reduzir despesas, o que o torna fortemente impopular, aqui pelas margens nabantinas continuam a imperar hábitos do tempo das farturas. Toca a gastar, que alguém há de pagar! O que vale é que Outubro é já ali adiante. Porém, pensando melhor, com os candidatos já anunciados, tudo indica que vamos de mal a pior. Triste sina, a nabantina! Não temos mesmo sorte nenhuma!

Sem comentários: